Autor |
Mensagem |
laemcasa Veterano |
# out/07 · Editado por: laemcasa
Pessoal, faz um tempo q experimentei as cordas Elixir, q segundo a propaganda usa uma cobertura "nanoweb" que promete prolongar a vida útill das cordas e tal. Eu confesso q achei a maior historinha isso, principalmente porque o termo "nano" tá em moda hj em dia e qq coisa é motivo pra propaganda enganosa. Sempre usei D'adario, é a corda q mais dura pra mim, e resolvi fazer um teste justo. A condições foram as seguintes:
- coloquei as cordas com tensão normal; - toquei sem limpar nada após o uso: acabava de tocar, eu simplismente pendurei no suporte, não coloquei em bag nem nada; - não passei nenhum produto de qq espécie nem nas minhas mãos e nem nas cordas;
Nessas condições, a corda D'adário arrebentou em no máximo 3 meses, enquanto q a Elixir durou quase 8 meses. Peguei então duas cordas si (B) de cada marca nessas condições e botei num microscópio ótico, com objetiva com aumento de 30x. As imagens falam por sí:
Elixir Strings D'addario Strings
Nem preciso falar qual é qual, a diferença é visível!! A olho nu, a corda da D'adario estava "preta" enquanto q a Elixir ainda tinha o brilho (passaram-se 8 meses xD). Olhando a imagem ampliada fica claro que a propaganda da Elixir está LONGE de ser enganosa. Realmente, a parte superficial está intacta, fora alguns "ARRANHÕES" básicos. Minha conclusão? Que as D'adário são corda muito boas sim, e duram relativamente bem mantendo o timbre razoável. E as Elixir são realmente tudo o q falam, e valem o preço pago. O desgaste da corda é extremamente reduzido, não há praticamente nenhum ponto de oxidação ("ferrugem") e a estrutura da corda permanece intacta. Pra quem tb tem essa curiosidade, ou sempre quis VER a diferença, tá ae as fotos! Sem entrar no mérito de melhor ou pior, as Elixir pra mim ganharam "respeito", é uma marca MUITO boa e cumpre o que promete. A pergunta seguinte é "que tipo de material eles usam pra dar essa camada anti-rust", dae fica pra uma outra xD Abraços, e espero q seja útil pra alguém xD
|
BurnTKD Veterano |
# out/07
· votar
mt bom..parabens pela pesquisa... abraços
|
Luiz Rhoads Veterano |
# out/07
· votar
laemcasa legal p kct cara, nunca usei elixir. mas ja vou pensar melhor nisso.
deviam fazer um teste com as cordas da rouxinol.
|
fabguitar Veterano |
# out/07
· votar
Bela iniciativa!!!
Assim que puder ($$$), vou por a Elixir
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# out/07
· votar
laemcasa
Muito bom irmão das seis cordas, mas precisamos analisar o seguinte:
- Em termos de timbre... qual das duas é melhor independente de duração ou não?
- Será que a Elixir apesar de não oxidar tanto tb não perde o "brilho" em termos de som?
Deixo minhas dúvidas.
Abraço...
|
Cysio Veterano |
# out/07
· votar
Irei compra Elixir da próxima vez xD
|
wcpm Veterano |
# out/07
· votar
Quanto sai um encordoamento da Elixir e da Daddario?
|
ogaitnas Veterano |
# out/07
· votar
massa, teste digno de estudo científico heeh
me convenceu a gastar um pouco mais e pegar elixir na próxima troca de cordas p/ ver como ficam hehe
|
Fast_Hand Veterano |
# out/07
· votar
A Daddario ta parecendo brasa de cigarro brother !!!
Vlw mesmo pela pesquisa...Abraço
|
diwillo Veterano |
# out/07
· votar
Ja usei Elixir várias vezes e concordo com a pesquisa ai. Atualmente voltei a usar D´addario pq tinha vários jogos parados aqui.
Mas definitivamente vale a pena pagar mais um pouco nas Elixirs, especialmente quem usa guitarra com floyd.
laemcasa Se não me engano a Elixir tem 2 tipos de cobertura, de dois materiais diferentes, não me recordo quais são..mas qual vc usou?
abraço
|
Fox_scc Veterano |
# out/07
· votar
laemcasa,
excelente trabalho, eu particularmente nunca usei cordas Elixir, mais agora estou inclinado a testá-las.
|
laemcasa Veterano |
# out/07 · Editado por: laemcasa
· votar
Nick_Oliveri_Guitar
Dae velhão, não coloquei esse lance de timbre pq é bem pessoal e tal, nem quis induzir niguém a nada (e nem tou querendo fazer propaganda). Posso dizer quais são as minhas impressões pessoais pra comparação, não q seja algo "útil", mas vamo lá xD
- Em termos de timbre... qual das duas é melhor independente de duração ou não?
Olha, sinceramente eu prefiro o timbre da D'addario com + ou - uma semana de uso, acho o melhor timbre do mundo nas minhas stratos. A Elixir é MUITO, MUITO brilhante pro meu gosto, nos 3 primeiros meses fica quase q insuportavelmente alto qdo toca com a guita desligada (pra vc ter idéia). Qdo o timbre começa a ficar mais controlável vc começa a "sentir" a corda pegar, por causa do desgaste nos trastes. Não sei até q ponto isso é perceptível, eu percebi e chegava a quase q incomodar. Ela mantem esse timbre "bom" até estourar. Detalhe, estourei a lázona (A) do jogo Elixir, bem na região da palhetada - desgastou tanto q arrebentou. As D'addario eu quebro preferencialmente a mizinha (E) depois de uns 3 meses.
- Será que a Elixir apesar de não oxidar tanto tb não perde o "brilho" em termos de som?
Não, msm pq pra mim ela fica com o brilho exato depois de 3 meses...como ela tem muito (MUITO msm) brilho essa "perda de brilho" = "ficar com brilho normal". Isso pra mim, q toco em strato e tenho a palhetada meio forte tb xD. Minha opinião.
diwillo
Se não me engano a Elixir tem 2 tipos de cobertura, de dois materiais diferentes, não me recordo quais são..mas qual vc usou?
Dei uma checada no site da Elixir antes de postar hehe, nem sabia q tinha uma nova. Usei a "antiga", a nanoweb (anti-rust).
E olhando esse tipo novo (polyweb) acho q é o q eu preciso, eu sempre achei as nanoweb com muito (MUIIIITO) excesso de brilho e essas novas são mais "aveludadas" - segundo o fabricante :)
todos
valeu galera, fico feliz em ver q vcs tão curtindo, realmente sempre foi uma dúvida minha e nada mais justo do q compartilhar as "descobertas" com quem tá ae no barco :) Abraços!
|
Simonetti Veterano |
# out/07
· votar
Acabei de comprar uma caixa com 10 jogos de encordoamento D'Addario de .010 (EXL110) nos EUA. Um amigo chega neste fim semana com ela (além de alguns brinquedos!)
|
Guitar_L Veterano |
# out/07 · Editado por: Guitar_L
· votar
Elixir é Elixir. Uma vez nesse mundo, não se quer mais sair! /o/ ASUHUAHSUHASuhasuhasuhsuhsah O melhor encordoamento que existe, em termos de som e durabilidade. Abraços
|
Homem Cueca Veterano
|
# out/07
· votar
Nick_Oliveri_Guitar Em termos de timbre... qual das duas é melhor independente de duração ou não?
Prefiro elixir
em ambos os aspectos.
Só uso elas hoje em dia, o unico problema delas é que elas sao um pouco mais "duras" que cordas normais...mas coisa que com o tempo acostuma.
Ah sim, adoro o timbre delas.
Minha ibanez tem escasses de agudos, elas ficam exelentes!
|
luckseven Veterano |
# out/07
· votar
laemcasa muito legal...
gostei muito da pesquisa...
essa Elixir pra guita com floyd eh a melhor coisa...
eh um saco trocar cordas em guita com floyd
|
HYBRID PRS Veterano |
# out/07
· votar
que legal o seu teste... quando for trocar minhas D'Addario vou testar a Elixir para ver no que da!!!
|
Hugo capitalista Veterano |
# out/07
· votar
laemcasa
Muito bom seu teste, já tinha percebido também essa diferença. Mas oito meses com a corda foi radical, com minhas mãos mijadoras de ácido não chego nunca a isso aí.
|
SweetDistortion Veterano |
# out/07
· votar
laemcasa Ótimo review! Cara, quais guitarras vc utilisou para o teste com que pontes (standard, floyd, tune-o-matic,..)? e quanto tempo de uso por dia?
Pessoal Qual é a diferença de preço entre uma e outra?
Gostaria de colher estes dados, pois é com eles q podemos ver qual corda é mais vantajosa para o perfil do músico e do instrumento. Exemplo: se vc toca 5 horas por dia, 7 dias da semana, com floyd "truando" eu não acho q vai fazer muita diferença. Agora se vc tocar 3h por semana a diferença de preço pode ser de 300% que ainda vale a pena!
laemcasa Desculpa o trocadilho: Tio Patinhas vs. Prof. Pardal! haha
|
Vinicius Nogueira Veterano |
# out/07
· votar
acabei de comprar uma dario 0.10 =//
|
Nato guitar Veterano |
# out/07
· votar
Elixer ta anos luz na frente de todas, em questão de durabilidade!
em questão de timbre ela e mt boa mesmo, mas prefiro o timbre da ernie ball...
mas agora eu so 100% elixer, to usando fas 4 meses e ainda ta brilhando, isso pq toco todos os dias e nem passo um pano nas cordas, vale mt a pena ela
|
Thedekai Veterano |
# out/07
· votar
ja usei elixir e d'ddario a elixir dura mais mesmo mas eu ainda prefiro as d'dario, nao gostei muito dessas elixir, em tocabilidade, pegada... sei la velho, nao gostei ainda so mais d'ddario e a diferença de preço eh grande tambem... d'ddario custa uns 16/17 reais... ja elixir eu achei por 36 conto abraço
|
thigsm Veterano |
# out/07
· votar
laemcasa Parabens pela pesquisa cara
hahaha vende essa pesquisa pra elixir, vai ser um bom marketing, pois pelo menos eu acho que na proxima troca vou comprar Elixir =)
|
maths_hendrix Veterano |
# out/07
· votar
Quanto custa essas cordas da elixir?
|
makumbator Moderador
|
# out/07
· votar
laemcasa
Belo teste! Teve até "prova científica". A D'addario parece um carvão em brasa...
Sempre usei D'addario, mas agora entendo a diferença de preço das Elixir, e estou tentado a comprar um jogo. Entretanto, tenho uma dúvida ainda, o Homem Cueca citou que ela é um pouco mais dura. Essa característica se reflete na tensão da corda também? Ou seja, apesar de em teoria um 0.9 da marca A e a 0.9 da marca B terem a mesma tensão, sempre há pequenas diferenças. Acontece isso entre a Elixir e a D'addario? Caso existe essa diferença, ela é grande o suficiente que irá desregular a ponte flutuante de modo que exija uma pequena correção de regulagem na primeira vez? Ou essa "dureza" é mais na pegada e maciez da corda?
|
laemcasa Veterano |
# out/07
· votar
SweetDistortion
Cara, quais guitarras vc utilisou para o teste com que pontes (standard, floyd, tune-o-matic,..)? e quanto tempo de uso por dia?
Fala, blz? Usei 2 stratos com tremolo "vintage" e escalopadas (exagero nos bends e vibratos), e toquei 4h por dia em média (todo dia). Cheguei a dar umas alavancadas ignorantes, mas como é tremolo nem deu nada (mas tb não desafina!)
Tio Patinhas vs. Prof. Pardal!
lol, é issae ;)
thiago motta
vende essa pesquisa pra elixir, vai ser um bom marketing, pois pelo menos eu acho que na proxima troca vou comprar Elixir
Pior q eu tou pensando em entrar em contato com eles sim, eu queria ter feito as imagens com microscópio eletrônico de varredura pra propor uma publicação em revista científica q trate de Materiais e afins. Quem sabe eles não "compram" essa idéia? Mas sem grana envolvida, só pra publicar msm :) Como é comercial capaz de eu ser procesado por "engenharia reversa" heheeh.
makumbator Acontece isso entre a Elixir e a D'addario? Caso existe essa diferença, ela é grande o suficiente que irá desregular a ponte flutuante de modo que exija uma pequena correção de regulagem na primeira vez? Ou essa "dureza" é mais na pegada e maciez da corda?
cara, vou dar minha opinião e vamos esperar pra galera ae se amnifestar tb. Eu acho q as cordas primas da Elixir 09 são EQUIVALENTES às D'addario 010. Achei ela tão mais dura quanto é um jogo 010 em relação a um 09.Se eu fosse chutar eu falaria q se vc usar floyd vai dar diferença sim, a impressão q da é q a tensão aumenta um pouco. A Elixir 010 é de pedrero, testei uma vez e é foda de tocar xD Eu comparo a Elixir 09 com a D'addario 010, uso bastante essas cordas e neste calibre não sinto diferença. Aliás, se puder use o Elixir híbrido (bordões 010 e primas 09), fica muito bom o timbre!
todos
Valeu ae, abraços!
PS. ah sim o preço...aqui em SP consigo D'addario por 15 conto (comprando 2 jogos..) e as Elixir já paguei 28 conto, hj em dia nem sei qto morre um jogo...
|
Gambá do Rock Veterano |
# out/07
· votar
laemcasa A pergunta seguinte é "que tipo de material eles usam pra dar essa camada anti-rust"
Lembro de ter lido sobre a camada protetora das Elixir... é o seguinte: a corda é revestida por teflon... akele mesmo material de panelas. Isso dá um durabilidade incrível realmente. Eu já havia testado e aprovado o material mas nunca havia visto os graus de oxidação dessa forma. parabéns pela pesquisa! abraço
|
MANFREDINI Veterano |
# out/07
· votar
mas prefiro o timbre da ernie ball... viva \o/ toquei com elas na guitarra de um amigo meu, muito boa (pra mim a melhor de todas que já toquei)
enquanto a Daddario, é ótima, também já toquei com ela
agora, eu não curto muito encordamento da fender
nas elixir eu nunca toquei, vou comprar minha guitarra no fim desse ano, e com certeza, vou de ernie ball
|
nobre Veterano |
# out/07
· votar
show de bola as imagens :) ja tem um tempo q venho pensando em colocar elixir, minhas cordas tao velhas pra kct...
|
Bigode Ozzy Veterano |
# out/07
· votar
adoro daddario, e comprei Ernie Ball agora, muito boa também! tem q ver quanto tempo dura...já a Elixir, achei por desgraçados 35 contos pra vender...não pago nem fodendo...
|