Madeira N.zaganin x Shelter

Autor Mensagem
Foukez
Veterano
# set/07


Pessoal,me surgil uma duvida peculiar agora,éem relação as madeiras,usadas nesses dois casos.
1-Shelter FST-62(não a SST-62) das antigas,que é Alder
2N.zaganin Alder usado por eles.

Qual desses dois Alders é melhor?
Como que sei se a qualidade da madeira que o Luthier usa é boa,como sei o fornecedor dele,e sabendo de tal,como saber se é bom?

A Shelter da antigas FST-62 pelo que falam tinham um otimo Alder,e como só se encontra usadas hoje em dia,a madeira deve estar melhor não?!
Afinal durante esses anos ela foi secando mais e mais... ou não?
Depois do processo de fabricação a madeira para de secar?

Qual o processo de secagem de madeira do N.zaganin ?


Abraços

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/07
· votar


Foukez
Cara, a única coisa que eu posso dizer pra tentar ajudar é que as Zaganin são guitarras perfeitas, literalmente, no mesmo nível de uma Music Man Petrucci, por exemplo (senão ainda melhor, pq é custom). O guitarrista da minha banda tem uma coleção de guitarras respeitável, entre elas, 3 Zaganins (com a 4a. em fabricação) e nenhuma delas tem um detalhe a ser retocado sequer, desde a escolha das madeiras ao acabamento. Ele tb tem 2 MM Petruci e diz exatamente o que comentei (sobre estar no mesmo nível ou superior).

Abraços.

Foukez
Veterano
# set/07
· votar


Christhian

Valeu ae cara,ja ajudou,mas queria mesmo saber mais afundo sobre isso...

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07
· votar


Foukez

Teu parametro de comparacao é invalido.

Voce deve comparar guitarra fabricada em serie x guitarra fabrica em serie, sempre considerando as mesmas faixas de preço.

E guitarra custom feita a mão x guitarra custom feita a mão.

Foukez
Veterano
# set/07
· votar


Foukez

Teu parametro de comparacao é invalido.

Voce deve comparar guitarra fabricada em serie x guitarra fabrica em serie, sempre considerando as mesmas faixas de preço.

E guitarra custom feita a mão x guitarra custom feita a mão.


Nao cara,soh quero saber da madeira,só isso,essa comparação é possivel sim...
Eh soh falar essa eh melhor por isso isso isso,e aquela eh pior por isso isso isso...

Num importa o preço...
Imagina os dois pedaços de madeira do corpo um do lado do outro,dois pedaços de Alder...

Mickey Mouse IV
Veterano
# set/07
· votar


Foukez
Cara, que pergunta mais imbecil.

Falta de noção total comparar a qualidade de madeiras de uma guitarra TOP, Hand Made, com uma guitarra de 300 pau.

Na boa, não precisa nem de resposta pra tua pergunta.

Eric Lance Abbott
Veterano
# set/07
· votar


tudo conversa mole
segundo o Soulface, acrílico, MDF e compensado já dão no mesmo que qualquer madeira, então de alder pra alder, não faz diferença né?
o timbre está nos dedos e o que importa é ser feliz com a sua guitarra
huahuahuahua

Foukez
Veterano
# set/07
· votar


Cara, que pergunta mais imbecil.

Falta de noção total comparar a qualidade de madeiras de uma guitarra TOP, Hand Made, com uma guitarra de 300 pau.

Na boa, não precisa nem de resposta pra tua pergunta.


Aff,imbecil é a sua resposta que além de não adicionar nada a esse topico,ainda é burra por que a FST-62 não custa 300 conto e sim 500,e outra que a pergunta é para saber sobre madeiras,precisa de resposta sim.

Foukez
Veterano
# set/07
· votar


tudo conversa mole
segundo o Soulface, acrílico, MDF e compensado já dão no mesmo que qualquer madeira, então de alder pra alder, não faz diferença né?
o timbre está nos dedos e o que importa é ser feliz com a sua guitarra
huahuahuahua


Cara se essa resposta fosse na real,eu estava satisfeito...
Por que tipo,até agora ninguem respondeu a minha pergunta,acho que nao tentaram nem entender o sentio dela...
Séra que ninguem aqui sabe falar da qualidade das madeiras,pedaços brutos usados nas FST-62 e nas n.zaganin?
Será que é tão dificil assim?

Mera
Veterano
# set/07 · Editado por: Mera
· votar


Mickey Mouse IV
Falta de noção total comparar a qualidade de madeiras de uma guitarra TOP, Hand Made, com uma guitarra de 300 pau.

Pelo que eu entendi, ele quer saber o que faz a madeira da guitarra top ser melhor do que a madeira da shelter, mesma ambas sendo em alder.
Sua resposta da a impressão que a o único parâmetro de comparação usado na avaliação da madeira é o preço da guitarra e não suas características. O que vc disse eh certo, conhecendo o modo de preparo das guitarras, eh obvio que um luthier vai selecionar a melhor madeira para fazer a guitarra, e uma marca que faz guitarra "mais em conta" vai usar uma madeira pior pra enxugar custo, mas é bom explicar isso bem.

GuitarHome
Veterano
# set/07
· votar


Falta de noção total comparar a qualidade de madeiras de uma guitarra TOP, Hand Made, com uma guitarra de 300 pau.

500 reais as shelters.
isso por causa do processo.
em uma loja da teodoro ja vi antigamente, bem antigamente por 900 e pocos reais, sim é facada mais faze o que?.

E isso de preço não tem nada a ver, nada mesmo.


E outra eu te do minha vida se você diferenciar o timbre e discubri qual guitarra é qual entre uma shelter e uma N.zaganin com os mesmos hardwares e captadores, ligados no mesmo set.

abraços.

Drinho
Veterano
# set/07
· votar


E outra eu te do minha vida se você diferenciar o timbre e discubri qual guitarra é qual entre uma shelter e uma N.zaganin com os mesmos hardwares e captadores, ligados no mesmo set
GuitarHome
essa aposta serve pra mim tambem?


se apostar uma coisa alta eu to dentro

heehehhee tp um carro

Rafael do Baixo
Veterano
# set/07
· votar


Foukez

Sua pergunta é meio sem sentido,sem um parâmetro de comparação válido(como já disseram),e de resposta óbvia,

O alder q o N.Zaganin usa é muito melhor q o q a Shelter usa.

Algumas diferenças separam a qualidade da madeira destas guitarras,uma delas é o corte da madeira,o N.Zaganin usa apenas bons cortes de madeira,bem secos e conservados em ambiente apropriado,que são bem selecionados,e avaliados pra ver se eles servem ou não pra se fazer um instrumento de alto nível.

A Shelter não faz isso pq eles produzem em massa e em uma fábrica,o q impossibilita deles escolherem apenas bons cortes,eles compram toneladas de madeira q passam apenas por uma seleção leve,só pra ver se a madeira está "usável" ou não,e logo após são estocados em algum canto de uma fábrica.

Fora q a qualidade de uma madeira é muito influênciada,pelo clima,pela qualidade do solo e pelo tempo q ela foi plantada.

Outro ponto importante é o modo em q essa madeira é trabalhada,pq um erro pode acabar com a qualidade uma peça de madeira.Os N.Zaganin,são feitos por uma mão de obra muito qualificada e q sabe trabalhar bem com o material.As Shelter são feitas por uma mão de obra pouco qualificada q não sabe trabalhar bem com a madeira.

As suas outras perguntas eu não sei responder,tenta entrar em contato com o N.Zaganin e pergunta pra ele sobre o processo de secagem e qual o fornecedor dele,quem sabe ele te responde.

Drinho
Veterano
# set/07
· votar


Foukez
é complicado cara

nao tenho nem mta certeza sobre o que eu vou falar
portanto
ACREDITO que msm as duas sendo alders, o usado nas zaganins por ser uma guitarra de alto custo, artesanal e tudo mais... deve ser um alder muito mais selecionado (portanto de melhor qualidade).. comparado ao usado em uma guitarra de 500 reais, que eh construido com um controle muito menor do que uma artesanal jah que existe dentro disso uma linha de produção

só o madeiramento de uma zaganin eh mais caro do que uma shelter....
acho que nesse caso o preço pode justificar sim

Dublues
Veterano
# set/07
· votar


Sugestão: escreva um e-mail para o Marcio Zaganin, vá até a oficina dele na Lapa, conheça o processo dele e troca uma idéia...

Mas não se esqueça, Shelter Vs Zaganin? no way man!

Abs

Simonetti
Veterano
# set/07
· votar


Um fabrica que produz em larga escala não pode se dar ao luxo de rejeitar madeiras.

Para um luthier, isto já é quase uma obrigação.

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/07
· votar


Um fabrica que produz em larga escala não pode se dar ao luxo de rejeitar madeiras.

Para um luthier, isto já é quase uma obrigação.


falou tudo

MANFREDINI
Veterano
# set/07
· votar


Um fabrica que produz em larga escala não pode se dar ao luxo de rejeitar madeiras.
ehhh, Gibson?

Henrique S.
Veterano
# set/07
· votar


MANFREDINI


Um fabrica que produz em larga escala não pode se dar ao luxo de rejeitar madeiras.
ehhh, Gibson?




até a gibson, sendo mogno ta valendo!

tinha uma epoca que as guita parecia uma colcha de retalhos de tanto caco de madeira que tinha (acho q era nos anos 70)

tirando as custom shop (o mesmo pra fender)

daniel_guitar
Veterano
# set/07
· votar


Foukez
rapaz mesmo as duas sendo alder a N. zaganin tem um corte é tb processo de secagem mt superior a shelter

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar


a FST-62 não custa 300 conto e sim 500
meu deus em, por isso vc compara com uma zaga de 5000 ahahhaha

eu amo esse fórum

Foukez
Veterano
# set/07
· votar


Pelo que eu entendi, ele quer saber o que faz a madeira da guitarra top ser melhor do que a madeira da shelter, mesma ambas sendo em alder.
Sua resposta da a impressão que a o único parâmetro de comparação usado na avaliação da madeira é o preço da guitarra e não suas características. O que vc disse eh certo, conhecendo o modo de preparo das guitarras, eh obvio que um luthier vai selecionar a melhor madeira para fazer a guitarra, e uma marca que faz guitarra "mais em conta" vai usar uma madeira pior pra enxugar custo, mas é bom explicar isso bem



Muuuuito obrigado,você foi perfeito na sua conclusão e resposta

Foukez
Veterano
# set/07
· votar


Sua pergunta é meio sem sentido,sem um parâmetro de comparação válido(como já disseram),e de resposta óbvia,

O alder q o N.Zaganin usa é muito melhor q o q a Shelter usa.

Algumas diferenças separam a qualidade da madeira destas guitarras,uma delas é o corte da madeira,o N.Zaganin usa apenas bons cortes de madeira,bem secos e conservados em ambiente apropriado,que são bem selecionados,e avaliados pra ver se eles servem ou não pra se fazer um instrumento de alto nível.

A Shelter não faz isso pq eles produzem em massa e em uma fábrica,o q impossibilita deles escolherem apenas bons cortes,eles compram toneladas de madeira q passam apenas por uma seleção leve,só pra ver se a madeira está "usável" ou não,e logo após são estocados em algum canto de uma fábrica.

Fora q a qualidade de uma madeira é muito influênciada,pelo clima,pela qualidade do solo e pelo tempo q ela foi plantada.

Outro ponto importante é o modo em q essa madeira é trabalhada,pq um erro pode acabar com a qualidade uma peça de madeira.Os N.Zaganin,são feitos por uma mão de obra muito qualificada e q sabe trabalhar bem com o material.As Shelter são feitas por uma mão de obra pouco qualificada q não sabe trabalhar bem com a madeira.

As suas outras perguntas eu não sei responder,tenta entrar em contato com o N.Zaganin e pergunta pra ele sobre o processo de secagem e qual o fornecedor dele,quem sabe ele te responde.



Valeu ae,agora saquei qual eh o ponto...

Foukez
Veterano
# set/07
· votar


é complicado cara

nao tenho nem mta certeza sobre o que eu vou falar
portanto
ACREDITO que msm as duas sendo alders, o usado nas zaganins por ser uma guitarra de alto custo, artesanal e tudo mais... deve ser um alder muito mais selecionado (portanto de melhor qualidade).. comparado ao usado em uma guitarra de 500 reais, que eh construido com um controle muito menor do que uma artesanal jah que existe dentro disso uma linha de produção

só o madeiramento de uma zaganin eh mais caro do que uma shelter....
acho que nesse caso o preço pode justificar sim


Acredito que o que você falou esta certo,olhe as respostas dos nossos companheiros Mera e Rafael Baixo

Foukez
Veterano
# set/07
· votar


Muito obrigado aos que contribuiram ao favor deste topico e enriqueceram não só o topico como o meu conhecimento,o que não tem preço...
Agora queria dizer que é lamentavel os infelizes que vem aqui só pra falar merda,criticar a pergunta sem nem dar resposta,a esses eu acho que falta um elemento fundamental pra vida que é Respeito...

Abraços

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07
· votar


Foukez
Agora queria dizer que é lamentavel os infelizes que vem aqui só pra falar merda,criticar a pergunta sem nem dar resposta,a esses eu acho que falta um elemento fundamental pra vida que é Respeito...


Cara, na boa, eu estou inserido na categoria dos "infelizes que vem aqui só pra..."

Se voce não aguenta argumentação contra algo que voce pensa, então esqueca foruns.

Se você não aceita ler algo que não vá de encontro ao que voce espera, então você tá ferrado, pq a vida é assim.

Você tentou comparar laranja com banana, o pessoal só quis te mostrar que a comparação é invalida.

Desde o inicio voce se doeu com as respostas, e fecha o seu topico lamentavelmente desta maneira.

Eu não faltei com respeito contigo, apenas coloquei minha experiencia no assunto neste topico.

Se eu quisesse faltar com respeito, eu diria que tua comparação é uma asneira sem tamanho, e que você falou uma grande merda sem conhecer o minimo do assunto.

Assim fica melhor pra voce ?

Foukez
Veterano
# set/07
· votar


Cara, na boa, eu estou inserido na categoria dos "infelizes que vem aqui só pra..."

Cara,num to me doendo nem nada,só acho chato os caras que não contribuem com nada positivo pro topico,você falou que meu parametro de comparação é invalido,mas você não entendeu o real sentido das minhas perguntas...
Veja a forma como o Mira expos...
E outra,eu num quero exijo respeito de ninguem,mas pra mim criticar uma pergunta é um erro fatal,nenhuma pergunta é burra,nenhuma pergunta é idiota,é apenas pergunta,e quem pergunta pergunta por não saber,ou alguem tem obrigação de nascer sabendo???
É a primeiura vez que falo isso de ser lamentavel pq quando vi as respostas balancei a cabeça e ri por que nesse forum eu sempre vi que a maioria tenta ajudar e tal,mas as vezes tem esses infelizes que nao contribuem com naaaada,num chega nem a ser negativo,num chega nem a ser critica,soh falam merda...

Mas relacha,se você postou com a intenção de falar sobre sua experiencia sobre o assunto você quiz contribuir não?

Portannto você nem deveria se encaixar no meio dos 'infelizes' que citei...

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


Eric Lance Abbott
segundo o Soulface, acrílico, MDF e compensado já dão no mesmo que qualquer madeira,
Epa!!! Eu nunca falei nada disso.
Só vivo apostando aqui q ninguém tem o ouvido tão apurado à ponto de ouvir o timbre de uma guitarra e dizer: "Ah! Isso é MDF!"
E não tem mesmo... vc sabe disso.
Sempre digo q oq importa é se a pessoa gosta ou não.
Eu seria muito mais feliz se gostasse de uma Tonante e não de uma Gibson.
Eu economizaria alguns milhares de dólares e teria o meu sonhoe consumo em mãos.
Mas aí já é forçar a amizade... ahuehauehauehauheuahehuaea

Foukez
A questão é o seguinte...
Pra avaliar se o Alder das Zaganin é melhor ou pior q o Alder da Shelter vc tem q conhecer o fornecedor. Aliás, muito mais do q isso... Teria q saber de onde essa madeira foi retirada, ql foi o processo de secagem, em q região da árvore essa peça se situava... São vários detalhes.
E depois eu ainda te pergunto... Isso realmente vai fazer diferença qndo vc espetar a guitarra no amp e ouvir o mbre dela?
É lógico q, como já disseram aqui, a diferença da qualidade de construção de uma Zaganin pra uma Shelter é grande. Então não vale muito a pena se comparar esses timbres. Mas no q é atribuído somente à madeira, eu acho pouco perceptível.
É lógico q apesar das diferenças de qualidade e preço, estamos falando de empresas sérias. Se vc pegar uma guitarra feito por um pedreiro qulquer q utilizou madeira verde e mal conservada, pode ser a mais nobre q for, q será uma porcaria.
Agora, é difícil afirmar q o alder q a Fender utiliza nas suas guitarras é melhor ou pior q o alder q eu uso nas minhas guitarras.
Portanto, eu acho q até vale a curiosidade, mas não é algo muito relevante (a não ser q te ofereçam gato por lebre).

Mickey Mouse IV
Veterano
# set/07
· votar


Mera
Pelo que eu entendi, ele quer saber o que faz a madeira da guitarra top ser melhor do que a madeira da shelter, mesma ambas sendo em alder.
Cara... primeiro de tudo aprende.

Existem diversas sub-espécies de alder.

Além disso, o tempo de secagem das madeiras, influencia DEMAIS, e o metodo como são secadas, e isso muda tudo.

Cara, pensa um pouco antes de falar.

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar


melhor ou pior q o alder q eu uso nas minhas guitarras.
É A SOULCASTER GËNTEM!!!!!!111

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Madeira N.zaganin x Shelter