Dúvidas sobre modificações na guitarra

Autor Mensagem
kairi
Veterano
# set/07


Olá, bem vindo a mais um tópico sobre dúvidas de modificações e lutheria! \o/
Porém, este é um caso específico.

Ontem, eu ganhei de presente a minha primeira guitarra, uma Jackson JSX-94 (acho que da pra começar a treinar, nhé?) e meu padrasto logo se empolgou em modificar a bichinha. Como ele entende bastante de pintura de carros e móveis, ta empolgado pra mandar uma custom na guita.

O fato, é que eu quero turbinar ela, dar uma geral... e eu não sei por onde começar.

As seguintes modificação a serem feitas:
Pintura do corpo
Troca da marcação
Implantação de nut de micro-afinação (não, a guitarra não tem nut. o/)
Aplicação de Binding no corpo, do braço, e no headstock.
Troca da Captação

Ou seja, a guitarra é assim, e eu quero deixá-la assim.

As minhas dúvidas são:
1) Qual é o grau de dificuldade de cada modificação? É necessário bastante conhecimento e experiência para realizálas?
2) Existe uma ordem correta para fazer as modificações? Ex: primeiro pintura, depois marcação, depois binding, etc...
3) O custo para realizar as modificações (exceto a captação) são muito elevados?
4) A otras modificações que devo tomar nota?

Abraços, e muito obrigado pela atenção.

paulgilbert
Veterano
# set/07
· votar


o que é BINDING?

eu acho que não tem uma ordem entre fazer braço ou corpo (pintura ou marcação), porque não são coisas ligadas...

kairi
Veterano
# set/07
· votar


paulgilbert
Binding é uma espécie de 'faixa' que se põe no contorno da peça aplicada para dar um detalhe, um chamar uma atenção, uma modificação totalmente estética.

http://www.leadguitars.fr/images/ibanez-gb200-bs.jpg

Ta vendo umas listras amareladas correndo pelas bordas do corpo? Isso é Binding.

Abraços.

paulgilbert
Veterano
# set/07
· votar


kairi
ahhh

eu chamo de friso

então

mas esse binding da pra ser feito será? o custo de colocar ele + marcação não compensa mais mandar fazer um braço novo?

kairi
Veterano
# set/07
· votar


paulgilbert
Eu não sei quanto custa uma parada dessas... Mas sei que um braço de maple com ébado é bem, mas bem caro.

Abraços.

paulgilbert
Veterano
# set/07
· votar


kairi
mas sua jackson é rosewood acredito, e não ébano...

kairi
Veterano
# set/07
· votar


paulgilbert
Sim, mas se eu for comprar um braço novo, pra que vou colocar rosewood, se com um graninha a mais ponho ébano? ;D

mazellan
Veterano
# set/07
· votar


Pintura do corpo (esse eh facil, jah q seu tio mexe com pintura, soh ler alguns topicos aki sobre ql verniz usar...ql pu)
Troca da marcação (essa eh foda...e provavelmente caro num luthier)
Implantação de nut de micro-afinação (axo q c medir com bastante cuidado num tem tanto problema naum...mais tem q tomar cuidado...num luthier isso num sai tão caro)
Aplicação de Binding no corpo, do braço, e no headstock. (nem sei)
Troca da Captação (essa eh facil...tem o manual bem explicadinho...e trocar num profissional eh de boa)

enfim...o mais foda eh tocar a marcação......da pra fazer...mais eh meio tenso...

kairi
Veterano
# set/07
· votar


mazellan
Uma ida no luthier para troca de captação e aplicação de nut sai por quanto, em média?

kiki
Moderador
# set/07
· votar


kairi
o melhor é voce levar num luthier e fazer um orçamento, e pesar pra ver se vale voce fazer ou mandar num profissional.

a pintura acho mais tranquilo, pois é só uma questão estética, não deve afetar o som. se seu pai já mexe com isso, ótimo, já sabe os procedimentos. só tome muito cuidado ao desmontar a guitarra, e ao remontar após a pintura.

a parte da escala (binding e marcação) eu não sei não, depende da vossa habilidad com marcenaria e trabalhos manuais. os dois são bastante precisos na execução, e um serviço mal feito, se não estragar a sua escala, vai piorar a tocabilidade.
consulte o site www.projectguitar.com, e leia os tutoriais, deve ajudar. tem uma seção só de inlays e binding.
mas vale pensar em mandar este num profissional.

os captadores vai do seu gosto. é o mais tranquilo de trocar, é só soldar no lugar. o custo depende inteiramente do cap que voce quer.

o nut acho o mais importante. uma guitarra com floyd sem trava acaba dando algum problema. ou desafina, ou entorta a tarracha. não sei qual é o trabalho de instalar um nut com trava, mas um erro aqui pode acabar com sua guitarra. estude bem o assunto antes de furar o braço.

conclusões:

de tudo o que voce perguntou, só o nut é essencial. o resto é por que voce quer, não por que precisa. a guitarra já é boa, não é apenas "pra brincar" como voce disse.

pense bem no que voce quer dela. eu me preocuparia menos em "tunar" ela, e mais em investir em ampli, pedais, etc.

é isso. espero ter ajudado.

Tio Frank
Veterano
# set/07
· votar


kairi
(acho que da pra começar a treinar, nhé?)

Humilde ein?

enfim, a guitarra é das boas, a unica necessidade mesmo é colocar o nut pra não desafinar, as outras coisas que você que não é necessario.

Se for fazer uma pintura custom, sei lá, fazer igual a do Van Halen? Falta de originalidade. Inventa alguma ai.

Troca a marcação eu acho que é a pior ideia, é mais facil e sai mais barato um braço novo se não me engano. Fora que eu prefiro marcação de bolinhas, ai vai de gosto.

Foukez
Veterano
# set/07
· votar


Por favor pessoal,ajudem no topico http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/169813/p3#4616554

Obrigado
obs:é urgente

kairi
Veterano
# set/07
· votar


Tio Frank
Eu vou inventar uma... só que no site que eu fiz esse desenho a pintura tipo EVH foi a melhorzinha, mas, COM CERTEZA, não será essa.

kairi
Veterano
# set/07
· votar


Ah, esqueci de dizer um detalhe...

A pintura da guitarra, não é por uma boba questão de estética... Guitarra veio numa cor vinho desbotada, e está cheia de arranhões e de pedacinhos quebrados. A pintura será mais que uma 'restauração' do que uma aplicação de butique.

Quando o binding, e a marcação, será só para serguir o modelo das guitarras top da Jackson.

Abraços.

Jânio F. Lira
Veterano
# set/07
· votar


Saudações Kairi

Dê uma olhada nesta minha pasta:

http://rapidshare.com/users/2P9LLY

Lá tem um tutorial (em inglês) que explica como fazer está pintura que você deseja. Quanto as demais coisas ainda não disponho de informações. Boa sorte.

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


kairi
OQ q compensa mais?
Vender essa guitarra e comprar uma do jeito q vc qr! hehehehehehe
Não entendi direito pq q comprou uma guitarra se na verdade, qria algo completamente diferente.
Uma coisa q me veio ali... Vc falou q é sua primeira guitarra né?!
Já tem amp? Pedais? Etc?
PQ isso sim faz mais falta do q uma pintura nova.
Agora, se já tem, vamos lá...
A torca de marcação, binding no braço e troca do nut, vc vai ter q fazer tudo de uma vez. Embora eu ache muito estranho a guitarra ter floyd e não ter lock nut. Improvável, eu diria.

mas sei que um braço de maple com ébado é bem, mas bem caro.
Depende do q vc considera "caro". Mas acho q nem é tanto assim não.
O único problema é q não se encontra ébano tão fácil assim no Brasil.

E no final das contas, o preço q vc vai pagar por tudo isso, vai dar quase outra guitarra cara (se não mais). Faça um orçamento e pense direito.

luiz_sjrp
Veterano
# set/07
· votar


kairi

Pintura do corpo Só faça isso, já que você disse que está ruim.
Troca da marcação Pra que? Só porque é de "bolinha"?
Implantação de nut de micro-afinação (não, a guitarra não tem nut. o/) Deixa como está por enquanto.
Aplicação de Binding no corpo, do braço, e no headstock. Não vale.
Troca da Captação Por mim fica essa da Jackson, não é ruim não.

kairi
Veterano
# set/07
· votar


Jânio F. Lira
Opa! Vou dar uma lida! Abração!

Soulface
Não entendi direito pq q comprou uma guitarra...
Ontem, eu ganhei de presente a minha primeira guitarra...

...se na verdade, qria algo completamente diferente.
uma Jackson JSX-94 (acho que da pra começar a treinar, nhé?)

Já tem amp? Pedais? Etc?
Guitar Rig conta?

Embora eu ache muito estranho a guitarra ter floyd e não ter lock nut. Improvável, eu diria.
É, acredite. o/


luiz_sjrp
Não tem como deixar SEM o nut... desafina a cada 2 minutos. =/

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


kairi
Sim... Mas geralmente qm compra um presente desse, geralmente pergunta ql é o modelo q a pessoa qr ganhar. Ou pelo menos faz sondagens pra ter uma margem.
Pelo menos foi assim comigo.

Guitar Rig conta?
Se vc não tem banda e vai ficar tocando só em casa na frente do pc, sim.
Se não, vc vai ter uma guitarra "linda", do jeitinho q vc gosta, mas só pra olhar. PQ vc não vai ter onde espetar ela.

O grande problema em se colocar um lock nut em uma escala q veio com nut normal, é q nem sempre se tem espaço disponível pra instalação do lock nut. Talvez será preciso alguma adaptação aí.

Enfim, todas essas mudanças q vc está qrendo fazer aí vão sair bem carinhas.

TheChaosSpirit
Veterano
# set/07
· votar


livro ensinando a pintar :)
http://download.yousendit.com/E2C9DFCC06B453CF

kairi
Veterano
# set/07
· votar


Soulface
Não tenho banda, e se por som alto, entro na lingüiça. o/
Ela não veio com um nut normal... veio com um lock nut sem algumas peças... falta a parte de cima (que cobre e prende as cordas) e os parafusos.

TheChaosSpirit
brigado0o0oo00o0o0

bjo. ;*

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


kairi
Então veio com lock nut po... Só está faltando as peças.
A guitarra não é nova então né?!

diwillo
Veterano
# set/07
· votar


kairi

Ouça o sr Soulface ai que ele manja.

Mas vou dar meus pitacos...
Já que a guita foi um presente e vc não pode vender, manda bala na reforma.

Pintura: essa é tranquilo e nem vai custar tão caro.

Troca da marcação: fica bem carinho, até pq dependendo do caso vc vai ter que trocar a escala, o que vai encarecer ainda mais (SIM, antes que perguntem, da pra trocar a marcação sem trocar a escala de uma forma que a modificação fique imperceptível)

Binding: é um processo bem delicado, muitos luthiers não fazem. Mas pode ser feito, desde que por alguem bem qualificado. Aqui também entra a questão do material q vc pretende utilizar, uns tornam o processo mais fácil, outros, impossível.

Instalação do Lock-nut: pelo que li a guita costumava ter o lock-nut, mas foi retirado, provavelmente pois deve ter espanado. Basta que vc compre outro compatível e coloque no lugar.

Bom, é isso.

abraço

Xfactor
Veterano
# set/07
· votar


Na minha opinião, modificar uma guitarra é como tunar um carro.. comece pelo motor... depois interior e por último, a lataria.

kairi
Veterano
# set/07 · Editado por: kairi
· votar


Soulface
Ela tinha o Nut. O cara tirou, e colocou uma peça de ferro por cima.

diwillo
Bem, binding e marcação são os últimos... antes vem:
.nut
.corte da madeira (a guitarra é HSS, vou colocar pra HSH)
.pintura
.ponte
.captação
.fiação

Depois, vem o braço.

Xfactor
Fica difícil dizer isso quando a guitarra é em basswood, e os captadores e a guitarra é Bolt On.

mazellan
Veterano
# set/07
· votar


Xfactor
nossa...viajo hein....

kairi
c eh oq deseja...faça-o.....
soh num c arrepender dps....

kairi
Veterano
# set/07
· votar


mazellan
Eu queria um V, mas como a grana não da né... =)

mazellan
Veterano
# set/07
· votar


kairi
paro....
c a grana num da...
junta....
c vc qr uma V....compre a V....

dps c arrepende...
oq vc vai gastar pra reformar essa jackson num vai dar pra pegar dps qdo for revender....
c for reformar eh pra vida inteira....

luiz_sjrp
Veterano
# set/07
· votar


kairi

Bem, binding e marcação são os últimos... antes vem: Certo
.nut Então é só trocar a peça.
.corte da madeira (a guitarra é HSS, vou colocar pra HSH) Não complica, deixa assim, se você quer mudar a captação coloca aqueles HB's "fantasiados" de Singles. Mas faz do teu jeito.
.pintura Você disse que está ruim, então manda ver.
.ponte Mais pra frente. Mas se o modelo que você quer colocar tem tamanho diferente, então faz junto com a pintura.
.captação Se vai mudar a configuração é melhor fazer junto com a pintura.
.fiação Faz junto com o cap......
Depois, vem o braço. Marcação, binding,..........

Pensa bem no que vai fazer pra fazer tudo de uma vez só, pra não ficar refazendo.
Veja se o "cash" aguenta, ou se não é melhor investir em outra (eu sei... é presente).
Abraço.

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


P essas e outras q eu e a muié já combinamos em casa.
Qndo é presente pra mim, eu escolho. Qndo é pra ela, ela escolhe.
Aí ganhamos exatamento oq qremos/precisamos, e não corremos o risco de perder dinheiro comprando algo q não satisfaça.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvidas sobre modificações na guitarra