rompendo paradigmas (bolt on x set in)

Autor Mensagem
crocodigo
Veterano
# ago/07


To cansado de ler aqui no fórum q os braços colados (set in) proporcionam um melhor som do q os parafusados (bolt on). E isso então se tornou um paradigma pra mim, um padrão a ser seguido e divulgado.

Estou pesquisando guitarras ponte fixa na faixa de 900 mangos. Uma das q me chamou a atenção eh a Condor CLP2. Na mesma loja, a CLP3 era mais barata. Achei estranho o número ser "superior" e o preço inferior... Perguntei pro vendedor e ele me disse: Eh q a 2 eh colado e a 3 eh parafusado....

Desde então descartei a CLP3... Imaginem soh, braço parafusado... Jamais!

Continuei pesquisando e me interessei pela Cort EVL Z4. Guita sinistra! Mto loca! Entrei no site pra ver e descubro o quê????? Braço bolt on! Broxei na hora... Achei a guita linda... mas eh bolt on.... De repente, não mais q de repente me surge a dúvida: e a minha guitarra, será set in ou bolt on? (pra quem não sabe - e acho difícil não saber pq eu to causando no fórum com esse assunto, hehehe - eu vendi minha guitarra, mas ainda não consegui mandá-la pro comprador pq o Sedex limitou o tamanho de suas encomendas). E eis que descubro o q??? BOLT ON!!!! MINHA GUITA EH BOLT ON!!!

Meu... eu soh comprei essa guita pq, na faixa de preço dela, era a q tinha o timbre mais pesado e lôco, de longe foi a q mais me agradou..... Comparei com Corts, "Ibanezes", etc (todas na mesma faixa de preço, claro) e preferi qual??? A bolt on!!!

Meu único receio de acabar gostando mais do som da EVL Z4 do q da CLP2 eh, depois, na hora q eu for revender, ela ser desvalorizada por ser bolt on...

Q coisa não? Será q a diferença eh tanta assim??? Não fosse a revenda, eu já tinha mandado pras cucuias o paradigma SET IN >>> BOLT ON !!!

Dissertem.

PS: Eh a 2ª ou 3ª vez q eu posto um tópico um pouco mais filosófico e reflexivo nesse fórum... Seria eu o Arnaldo Jabor do Cifraclub???
Acho q eu sou soh um leigo querendo comprar uma guitarra mais barata..... ahuehoaehouehoauehuoeae.... zuera....

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Aliás, o q eu to percebendo eh q, nessa faixa de preço de 900 conto, a Condor CLP2 eh a única ou uma das únicas com braço colado... As EVL, soh as top são colado, o mesmo acontece com as LTD e com as outras Cort...

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
Simples, pra cada tipo de guitarra, um tipo de braço.
Les Paul com braço parafusado perde o sustain característico de les paul.
Braço colado dá mais sustain, geralmente maior facilidade no acesso às últimas casas e uma precisão maior na construção. Em compensação qualquer problema é mais complicado de resolver do que em uma guitarra com braço parafusado.
Não é melhor nem pior, só que cada tipo de braço tem uma certa adequação a um certo tipo de guitarra.
Eu particularmente não gosto de braço parafusado, justamente por causa do sustain. Toca em uma CLP2 e em uma CLP3 e compara o tempo que uma nota vai soar em cada uma delas.

A um tempo atrás o mano Headstock Invertido quase me bateu porque eu insisti (até cansar) que ele comprasse a SG com o maldito braço colado, porque braço colado é parte das características de uma SG.

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
Shelter SG e LP têm braço colado, e estão nessa faixa de preço.

Dogs2
Veterano
# ago/07
· votar


Seria eu o Arnaldo Jabor do Cifraclub???

Acho que não, e agradeça a Deus por isso hahahah

Fábio Goll
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
To cansado de ler aqui no fórum q os braços colados (set in) proporcionam um melhor som do q os parafusados (bolt on)

Eu tb acho viagem isso, inclusive tem um site gringo q colocou um estudo que quebrava esse "paradigma" dos braços colados, as Gibson são desse jeito pq o dono gostava de violino, algon nesse sentido, tem toda uma história...rsrsrs

Vou ver se consigo com um amigo meu o link.

edilsonaragaojr
Veterano
# ago/07
· votar


Fábio Goll
Sério cara, tou no maior medo de pegar a clp3 soh por causa disso...

edilsonaragaojr
Veterano
# ago/07 · Editado por: edilsonaragaojr
· votar


crocodigo
cara, tbm acho q a diferença não deve ser tão gritante assim, acho q sustain depende de N fatores...tem gente q não consegue nem afinar guitarra sem afinador eletrônico, o q dirá, perceber uma diferença sutil dessas...Eu jah desconfiava do q o Fábio Goll falou...Pra vc ver como sustain depende de N fatores, uma vez o Homem Cuece postou uma gravaçao dele do solo de november, putz, pirei no timbre, timbre gordo e com sustain e era uma strato...se vc peskisar, um pivete de 11 anos um dia desses postou aki no fórum um solo q ele gravou com uma GIBSON LES PAUL...e adivinha qual era o melhor timbre...É LÓGICO Q A GIBSON EH MELHOR...MAS A PEGADA DO MENINO ERA TÃO FRACA E A CAPACIDADE DE TIMBRAGEM ERA TÃO BAIXA Q NO FINAL A GIBSON PARECIA UMA GOLDEN...Por isso q eu digo, depende de N fatores...Eu acho q eu vou eh parar de frescura e pegar a condor clp3...

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Fábio Goll

edilsonaragaojr

Pois eh.... acho q pra mim q sou leigão e to procurando entender um pouco mais, pelo menos por enqto, continuo com a teoria de catar a guitarra e testar, ouvir o som q EU consigo tirar dela, e escolher a q eu mais gostar...

Mas um fato q macula um pouco essa minha filosofia eh o fato da revenda ser prejudicada justamente pq a maioria nasceu sabendo q colado eh melhor q parafusado.

No meu caso, como eu já to meio q decidido a catar a Condor, pela grana q eu já to disposto a pagar vou acabar pegando a CLP2 mesmo pra garantir. Muito mais pra não desvalorizar na hora de revender do q pq o sustain e o timbre são isso ou aquilo.... Não fosse pelo tema satânico, se eu testasse e curtisse a EVL mais do q a Condor eu ateh pensaria em catá-la por ter caps EMG e ter um design mais moderno, mesmo sendo braço parafusado.


Dogs2

haoehaueoahuoahe... soh de não ter aquele cabelo de bozo e falar feito uma matraca já fico feliz mesmo, mas na escrita.... hehhehehehehe



zaqueu_grunge


pode ateh ser, mas continuo preferindo testar a guitarra e ver q som EU consigo tirar de cada uma delas, independente dessa parada de set in e bolt on.

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/07
· votar


Cara, a diferença de sustain é notável SIM.
Claro que um bom equipamento vai dar um timbre muito melhor que um equipamento ruim, não dá pra comparar, assim como a pegada influi pra cacete no som. Mas faz esse teste que eu te falei, deixa uma nota soar na CLP2 e deixa uma nota soar na CLP3.

edilsonaragaojr
Veterano
# ago/07
· votar


zaqueu_grunge
Sério cara? Vc realmente sentiu essa diferença? Eu pensava q a diferença de preço era por causa do acabamento em flamed maple top, q encarece bastante (vide cort x6 e cort x11), porém eu pessoalmente não curto esse tipo de acabamento...

axleWs
Veterano
# ago/07
· votar


Sou novo por aqui mas tenho lido inúmeras vezes o Soulface dizendo que essa coisa de diferenciar madeira e talz é pura lorota e eu concordo.

Dane-se se é colada ou parafusado, dane-se se é mdf ou mogno hyperconcentrado (inventei agora), a questão é VC, que vai tocar gostar da guitarra.

Tá, digaaaaaaaaaamos que dê mais sustain, o que duvido, usa algum efeito pra prolongar a nota, sei lá, mas fique com a guit que VC gosta, não a que os outros gostam.

crocodigo

Pode não ter filosofado, mas a partir do momento que você vai contra um paradigma você tenta quebrar um preconceito, o que é legal, te apoio nessa "revolta" conta quem diz que braço colado é melhor.

edilsonaragaojr
Veterano
# ago/07
· votar


axleWs
poiseh cara, mas pode ser q seja mesmo...eu tenho medo sinceramente...mas pode ser q seja besteira tbm...a galera às vezes viaja legal, uma coisa q me disseram, eh q não importa TANTO o tipo de madeira, o mais importante é o TRATAMENTO q ela recebe (corte e secagem)...Se não fosse assim as ibanez não seriam feitas em basswood...Seriam feitas em mogno ou maple ou cedro-rosa...

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


axleWs

neh???? essa parada das madeiras tb eh outra coisa.... Uma Golden de Mogno deve ter som mais leve q uma ESP feita de pena de papagaio...

Vc tem q curtir a guitarra e pronto. Comprei minha LTD MH-50 nessa... Testei, curti, comparei e comprei. Não adianta, soh dá pra comprar guitarra com o teste do colo (não tem o teste do sofá? Então, a guitarra passa pelo teste de colo... aheoaehauohauoea... nada a ver...)

zaqueu_grunge


tipo q, no caso da Condor eu vou acabar catando a 2 mesmo, como eu disse, mais pra não desvalorizar na hora de revender do pq o sustain dela eh melhor... Aliás, ela eh bunita hein... Testei uma preta.... animal.

E na faixa de preço q eu to querendo, a grande maioria eh parafusado mesmo... Acho q, como já foi citado aí pra cim, as únicas exceções são a condor e a shelter... E entre as duas eu continuo na Condor....

axleWs
Veterano
# ago/07
· votar


edilsonaragaojr

verdade, então como o amigo disse acima, dá diferença, pronto, dá, mas daí deixar de comprar a guitarra por isso? sei lá, acho bobeira. mas agora pintou uma dúvida:

algum luthier ou entendido do assunto por favor responda.

dá pra colar um braço que de fábrica veio parafusado?

edilsonaragaojr
Veterano
# ago/07
· votar


Outro dia eu fui testar umas guitarras e a galera daki tinha falado q a epiphone les paul standard pesava mais q a condor les paul, pelo fato de uma ser de mogno e a outra ser de nato...Aí quando eu testei, eu constatei q a epiphone era mais leve, falei isso aki e soh faltaram me engolir...Aí depois um usuário do forum constatou q a epiphone eh laminada (mogno/alder)...por isso fica difícil de acreditar em tudo q se escuta...Fora o pessoal q idolatra a própria guitarra ou q quando compra um guitarra mediana fala q eh melhor do q uma de 2000 reais...dah raiva isso, parece negócio de ruelagem...eu quando tava com minha tagima, assumia q achei a shelter sst62 mais bem construída, mas a maioria do pessoal parece q tem é uma dor no coração de assumir q alguma guitarra eh melhor q a sua...nem...

Eric Lance Abbott
Veterano
# ago/07 · Editado por: Eric Lance Abbott
· votar


vcs viajam muito
já tive várias guitarras de braço parafusado e várias de braço colado
braço colado quase sempre tem mais sustain que uma de braço parafusado
e quando não tem é pq são guitarras de modelos, madeiras e qualidades bem diferentes
isso é fato, não adianta falar que é mito e bla bla
é realidade

mas a questão do valor, é pq pra se fazer uma guitarra barata de braço colado é necessário mais cuidado e NORMALMENTE material melhor do que uma guitarra vagabunda equivalente de braço parafusado, por isso são mais caras e pouco menos desconfiáveis

e pelamordedeus
em TODO tópico todo mundo tem que fazer comparações esdruxulas tipo "o menininho de 11 anos tirou um timbre horrivel com uma gibson de 12 mil! eu tiro coisa mto melhor com minha ibanez gio!"
porra
quem faz o seu timbre é VOCÊ
no dia em que VOCÊ pegar uma gibson e comparar com a sua ibanez gio, eu quero ver falar a mesma coisa

axleWs
Veterano
# ago/07
· votar


Eric Lance Abbott


concordo, dá mais sustain, maaas, e se o cara gostar do timbre da parafusada? então, to dizendo isso, saca, vc gostar da guit, não importando as características que os OUTROS gostam

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/07 · Editado por: zaqueu_grunge
· votar


edilsonaragaojr
sim, cara, pra mim a diferença foi gritante.

axleWs
Sou novo por aqui mas tenho lido inúmeras vezes o Soulface dizendo que essa coisa de diferenciar madeira e talz é pura lorota e eu concordo.
Errado. Toque numa strato de ash e toque numa strato de mogno e me diga o que achou.

Dane-se se é colada ou parafusado, dane-se se é mdf ou mogno hyperconcentrado (inventei agora), a questão é VC, que vai tocar gostar da guitarra.
Ok, no dia que você tiver uma ESP toda em mogno neck-through, troca ela na minha Jennifer de compensado e braço parafusado, já que você não sente a diferença.

Tá, digaaaaaaaaaamos que dê mais sustain, o que duvido, usa algum efeito pra prolongar a nota, sei lá, mas fique com a guit que VC gosta, não a que os outros gostam.

É isso que a gente tá dizendo, existem as diferenças, não é porque a JEM777 tem braço parafusado ela vai ser pior do que aquela tonante de braço colado que postaram uma vez aqui.
Só que uma LP de braço parafusado não vai ter timbre de LP nem a pau.

old steel
Veterano
# ago/07
· votar


Parafusado ou colado.Ora.Depende do modelo Jabor.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Bom, o meu objetivo com esse tópico não era dizer esse eh melhor q aquele ou aquele eh melhor q esse, e sim apenas lembrar q o "considerado melhor" pode não ser o melhor pra VC. No meu caso, uma bolt on foi ótema pra mim. Nêgo vier dizer q "guitarras com braço colado são melhores q braço parafusado" eu vou dizer "depende", pq uma de braço parafusado serviu pra mim.

Portanto, toda a opinião q pegarmos no fórum eh interessante como embasamento e não como conclusão final, a conclusão final quem tira eh vc. E o solo de Never Enough do Dream Theater quem tira tb eh vc, pq eu já tentei uma pá de vêiz, mas aquele Petrucci eh um retardado.... aheohauoehauoae

Em resumo: Uma guitarra bolt on pode ser boa pra vc, assim como a LTD MH-50 foi pra mim, capiche?

Minow
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
Cara, esse preconceito é completamente desnecessário. A Ibanez do Vai tem braço parafusado, as Fender também. Creio que uns 0,02% dos usuários desse fórum saberiam identificar pelo som (mais pelo sustain, creio) se uma guitarra tem braço colado ou não.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Minow

com certeza.

a grande maioria desse fórum eh composta por noobs como eu, mas eu pelo menos tenho senso crítico de não sair acreditando em tudo q me dizem e de ir atrás pra tirar as minhas próprias conclusões....


falô agora o formador de opinião.. ahehaoehoaeua

to falando, eu sou o Jabor das guitarras..... Vou mandar grafitar uma foto dele no corpo da minha guitarra.... haouehauoehuoehuoaehouahuaeh

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/07
· votar


to falando, eu sou o Jabor das guitarras..... Vou mandar grafitar uma foto dele no corpo da minha guitarra.... haouehauoehuoehuoaehouahuaeh
serás espancado /o/
heauahe brincadeira man

mas é sério cara, dá diferença no sustain sim. faz o teste e ouça você mesmo :)

kaus
Veterano
# ago/07
· votar


a diferença é mínima

tive uma epiphone standard com braço parafusado e comparei com a do outro guitarra que era igual mais era de braço colado modelo mais recente e talz

porra o som das 2 era igual não mudava nada o lance do sustain era mínimo mesmo, não dava de uma pessoa normal perceber diferença no som só a vibração era maior não sei como explicar ams em termos de timbres as 2 era quase idênticas

edilsonaragaojr
Veterano
# ago/07 · Editado por: edilsonaragaojr
· votar


zaqueu_grunge
Hunrum, tou estudando uma possibilidade de mandar uma amiga trazer dos EUA, mas gostaria de saber boas lojas pra isso e se dah certo mesmo...
kaus
Porra, agora fikei na dúvida...ehheehehhehehe...keria ver um vídeo comparativo entre a clp2 e a clp3 AÍ SIM EU ME CONVENCERIA, alguém se habilita...
Uma vez eu li q o bertola falou q a diferença soh seria tão perceptível se a guitarra tivesse plugada direta no amplificador, sem pedais, FLAT....

Fábio Goll
Veterano
# ago/07
· votar


zaqueu_grunge
Cara, a diferença de sustain é notável SIM.

Negócio é o cara levar o cronômetro pra loja!!! rsrsrs

Até eu desplugar a guitarra e ligar outra já não sei qual é a diferença de sustain de uma pra outra....só se for de uns 5 segundos...hahahah

Testa a guitarra e pronto....pega a q gostar mais.

Se for tudo a mesma coisa, pega a de braço colado, q na hora de revender o comprador valoriza.... =)

Acho q o encordamento influencia mais no sustein... =P

edilsonaragaojr
Veterano
# ago/07
· votar


Fábio Goll
aquele estudo q tu falou, tu chegou a ler? foi realmente comprovado q a influência eh zero?

Fábio Goll
Veterano
# ago/07
· votar


edilsonaragaojr
aquele estudo q tu falou, tu chegou a ler? foi realmente comprovado q a influência eh zero?

Faz tanto tempo q eu nem lembro....rsrs

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


Tudo tem seus prós e contras. São duas cosias diferentes, mas não neessariamente uma melhor q a outra.
Uma pessoa pode achar q colado é melhor. Mas se outra bater o pé dizendo q prefere parafusado, oq podemos fazer?
NADA!!!

Braço colado
Prós:
Maior sustain (mas perde para os neck-thru)
Timbre mais encorpado (pra qm gosta de timbre encorpado, lógico)

Contras:
Maior mão de obra no reparo de problemas
No caso das LP, difícil acesso às últimas casas

Braço parafusado
Prós:
Facilidade na regulagem (inclusive para "colar" as cordas na escala)
Timbre mais agudo (pra qm gosta de timbre agudo, lógico)

Contras:
Menor sustain (comparando com as de braço colado. não q não tenha sustain e isso seja um defeito)


É claro q existem muito mais fatores, mas esses sãoos mais relevantes.
No final das contas, como sempre digo, é questão de gosto.
Eu tenho guitarras dos dois tipos, e adoro igualmente as duas. Cada uma para um tipo de som.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a rompendo paradigmas (bolt on x set in)