Como saber se tenho talento?

Autor Mensagem
Ken Himura
Veterano
# jun/17
· votar


"Talento" é a muleta psicológica que muitos usam para terceirizar suas próprias falhas individuais.

Existe sim habilidades/facilidades inatas, mas nada no mundo supera a força de vontade aliada uma prática de qualidade. Qualquer pessoa pode chegar a ser world class em qualquer área ou assunto, até mais de um ao mesmo tempo; basta unir boas janelas de oportunidade a um ambiente didático bom (que dê suporte à prática de qualidade) e à força de vontade (ou autoconfiança?) inabalável. Notem que alto nível de proficiência não é sinônimo de sucesso ou até mesmo ganho financeiro; raramente as pessoas são selecionadas por mérito ou capacidade.

Só não é ético você chegar numa criança de 3 anos e dizer "você será o novo Pelé/Beethoven/Phelps/Federer/etc, não tem escolha, já está tudo traçado para isso" - como já aconteceu muito pelo curso da História.

JJJ
Veterano
# jun/17 · Editado por: JJJ
· votar


Já que todo mundo se meteu a responder e tornar esse tópico imortal, porque não?...

Sim, talento existe, claro como a luz do sol. Dizer que não é negar o óbvio.

Como saber se tenho talento?

É simples. Qualquer coisa X que um sujeito Y pega rápido e fácil, mesmo sem bagagem anterior, enquanto outros tentam, estudam, se matam, dão murro em ponta de faca e não saem do lugar, comprova que o sujeito Y tem talento pra X.

Outra forma de saber é olhar no seu bolso e ver se tem um desse.

xxx-Black_Wolf-xxx
Membro Novato
# 03/mai/22 14:42
· votar


Sim, talento existe, claro como a luz do sol. Dizer que não é negar o óbvio.


Existir existe, MAS se uma pessoa qualquer comprometer a estudar do "jeito certo" e tiver disciplina acredito que ela pode sim ficar boa em algo. Talvez não tanto quanto aquelas que tem dom, mas o importante é se sentir feliz enquanto toca.
Quando eu disse "jeito certo" quis dizer, que nesse caso o correto seria ter um professor de guitarra, que iria mostrar o bê-a-bá das coisas... Enfim, eu quase sempre fui autodidata, hoje eu acho que sou bom até, mas um professor no início teria feito toda a diferença.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como saber se tenho talento?