Como saber se tenho talento?

Autor Mensagem
alexsatriani
Membro Novato
# mar/16
· votar


Lelo Mig

Você está certo. Então para incrementar vou citar Thomas Edison:

"Talento é 1% inspiração e 99% transpiração. "

Então se você cria objetivos e se esforça para alcançá-los, você tem talento.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/16
· votar


Lelo Mig

Nao conseguiria uma definição mais sensata que essa! Disse tudo, faço minhas suas palavras.

entamoeba
Membro Novato
# mar/16
· votar


bruno_novatorj
Então seguindo sua brilhante teoria se qualquer se dedicar pode ser um messi? Basta isso? Para de papo furado...

Claro que é papo furado, mas eu não disse isso!

Onde você viu "minha brilhante teoria"? Não postei teoria nenhuma! Será que algum dia as pessoas vão aprender a conversar?

entamoeba
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: entamoeba
· votar


Agora que estou com tempo, vou explicar como entendo o talento.

MARATONISTAS: correr é uma habilidade bem específica, com uma função adaptativa inquestionável e você pode mensurar linearmente o desempenho de um corredor (espaço percorrido / tempo). Há uma variedade de seres humanos no Quênia que nascem com características que permitem que, se bem treinados, eles sejam corredores de longa distância mais rápidos do que a média.

O caso dos quenianos ilustra bem o que se costuma entender por talento inato, que é a soma de uma vantagem adaptativa (determinada filogeneticamente) à prática regular.

VIVÊNCIAS: Só que será que alguém nasce com talento para escrever ficção? Escrever ficção não é uma habilidade adaptativa, mas algo que é derivado de uma habilidade adaptativa, no caso, a linguagem. Escrever ficção é um comportamento que se desenvolve ao longo da vida (ontogenia) e que envolve variáveis complexas, sendo, muitas delas, formadas ao longo do desenvolvimento do indivíduo, por meio de suas vivências.

É preciso compreender que a vivência é uma experiência singular. Duas pessoas que foram submetidas a mesma situação certamente a vivenciaram de maneiras diferentes. Para entender o conceito é preciso compreender cada indivíduo num sentido histórico, ou seja, compreender que ele é constituído por todos os fatores de sua história biopsicossocial.

CONCLUSÃO:

Para o corredor, um conjunto de características adaptativas somadas ao treinamento adequado determinará seu desempenho. Não adianta ter outras qualidades além das necessárias para o ofício.

Características A + Ambiente B = corredor profissional

Na arte a coisa é diferente. Não há um conjunto de características que sejam determinantes para o talento. Até as características mais improváveis podem se tornar um diferencial para a expressão artística.

Isso quer dizer que "qualquer um pode se tornar um artista"? Não! Nem de longe as minhas afirmações endossam o discurso da autoajuda. Mas a arte não é uma tarefa tão especializada quanto a corrida, que demanda determinadas qualidades inatas. A sensibilidade artística, ao meu ver, deve-se muito mais à ontogenia do que à filogenia.

Na música tem gente que pode se acabar de treinar que não vai mexer os dedos tão rápido como algum papa da fritação; tem gente que pode treinar arduamente todos os dias que não terá o ouvido de alguém com ouvido absoluto etc. Essas características são inatas, mas são dispensáveis. A maioria das pessoas conseguirá desenvolver a velocidade e o ouvido em um nível (não atlético) que seja o bastante para se fazer arte.

Estudante eterno
Membro Novato
# mar/16
· votar


entamoeba

Excelente explicação, sem tirar nem por. Isto me esclarece muitas coisas.
Obrigado pelo post.

Abraço

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/16
· votar


entamoeba

se você diz que a minha opinião é achismo, é pq a sua que é contraria a minha é baseada em alguma teoria. concorda? por isso o uso de "sua brilhante teoria" agora se não é o que vc disse tb não passa de achismo! Tudo o que vc disse acima não tem nada a ver com talento, correr esta muito mais ligado a outras coisas do que talento, mas como não tenho embasamento para falar disso não vou me estender no assunto. Na minha opinão, talento não se adquire ou vc tem ou não tem. Você pode estudar e ser um excelente instrumentista, compor fazer sucesso mas isso não esta ligado diretamente ao talento.

De Ros
Veterano
# mar/16
· votar


Achismo por achismo, o meu achismo é parecido com o achismo do entamoeba.

Lelo Mig
Membro
# mar/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

Concordo com sua explanação, menos com:

"A maioria das pessoas conseguirá desenvolver a velocidade e o ouvido em um nível (não atlético) que seja o bastante para se fazer arte."


A maioria das pessoas conseguirá desenvolver a velocidade e o ouvido em um nível (não atlético) que seja o bastante para executar música!

Fazer arte é outra coisa......e é aqui que friso que "arte" não precisa nem saber tocar prá fazer.

Mas, óbvio, são apenas pontos de vista.

No entanto, entendo bem quem pensa diferente. Estou cercado de músicos muito, mas muito estudiosos, e é natural perceber sua dificuldade e desconforto com alguns que não estudam nada e fazem tão boa música ou tocam tão bem.

Jube
Veterano
# mar/16
· votar


Concordo com o entamoeba e me canso de ver pessoas atribuindo seus fracassos aos "talentosos de nascença".
Essa é uma desculpinha esfarrapada que não cabe mas é o que tem de sobra, não só na música, mas em qualquer área vejo isso.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/16
· votar


Opinião é feita para ser dada e ninguém precisa concordar comigo, e eu continuo no meu achismo. se fosse assim tínhamos um monte de hendrix por ai. e sucesso e talento não são coisas que caminham de mãos dadas.

Jube
Veterano
# mar/16
· votar


bruno_novatorj
E existem centenas de hendrix por ai e alguns até melhor, porém, como você diz: sucesso e """talento"""" não caminham de mãos dadas

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/16
· votar


Jube

se vc acha....legal.

entamoeba
Membro Novato
# mar/16
· votar


bruno_novatorj
Tudo o que vc disse acima não tem nada a ver com talento

O dicionário discorda:

3. Aptidão natural ou adquirida.
4. Engenho, disposição, habilidade.


O problema é que "talento" ganhou uma conotação mágica, possivelmente, em função da dificuldade das pessoas em compreendê-lo como um conjunto de habilidades que se adaptam bem a certa tarefa.


"sua brilhante teoria"
Até aquele momento, não tinha exposto teoria nenhuma. Agora expus! Não é exatamente minha, é emprestada de uns caras aí...

entamoeba
Membro Novato
# mar/16
· votar


Lelo Mig
A maioria das pessoas conseguirá desenvolver a velocidade e o ouvido em um nível (não atlético) que seja o bastante para executar música!

Ficou melhor, mesmo!

Lelo Mig
Membro
# mar/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"O problema é que "talento" ganhou uma conotação mágica..."

Confunde-se talento com sucesso e com arte.

Sucesso qualquer um pode ter... é acaso, sorte, (ainda que alguns ralem muito atrás dele e desta feita "abrem mais portas") estar no lugar certo, na hora certa com o produto que as pessoas querem.

Talento, um cara que estuda muito e adquire habilidades, têm talento.

Eu separo somente o termo "arte"... arte é outra coisa.

Arte é a única coisa que explica porque tanto cara talentoso e hábil, ainda que tecnicamente perfeito, não consegue fazer um só trabalho relevante e significativo... e mostra, (aqui penso o contrario de nosso amigo Jube), o porque de não existirem centenas de Hendrix por aí.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/16
· votar


entamoeba

legal, mas continuo com o meu achismo ao invés do seu. se for assim todos tem talento pra tudo, e PARA MIM (minha opinião) não é bem assim. Não vou mais debater sobre o assunto pq não vai levar a lugar algum e isso pouco me importa.

"sua brilhante teoria"
Até aquele momento, não tinha exposto teoria nenhuma. Agora expus! Não é exatamente minha, é emprestada de uns caras aí...


continua não sendo sua teoria e sim um achismo baseado em uma opinião que vc compartilha.

HortaRates
Membro
# mar/16
· votar


Este vídeo contribui para o tema: Nele o autor comenta um estudo que mostra que certas pessoas tem mais facilidade para algumas coisas, ou seja, "talento".

https://www.youtube.com/watch?v=LOaZQCvP1rI

Achismo por achismo eu acho que existem pessoas que tem mais facilidade pra certos assuntos sim. Eu sempre fui monstro em matemática. Sempre umas das maiores notas da turma, sempre entendia tudo muito facilmente. Nunca estudava em casa, e até entrar no ensino superior, só revisava as matérias na véspera das provas. E tinha muitos colegas que morriam de estudar matemática e tinham um desempenho bem abaixo.

Agora pra música eu sou uma desgraça. Toco a quase 10 anos e não sai merda nenhuma por mais que eu tente. Mas o importante é se divertir!

daimon blackfire
Membro Novato
# mar/16
· votar


Eu tenho uma facilidade enorme em aprender idiomas, e com música também. Talento?, sei lá, pra mim nem importa.

Ale Tattoo
Membro Novato
# mar/16
· votar


Na minha opinião, a verdadeira virtude é saber viver bem com o que se tem e se sentir capaz de trabalhar em pro do que almeja.
Como dizia um velho blues man, não é a quantidade de notas que faz a boa música.

Amago
Membro Novato
# mar/16
· votar


O pessoal reclamo tanto de eu ter revivido o tópico, mas olha só como deu pano pra manga

Rednef2
Veterano
# abr/17 · Editado por: Rednef2
· votar


Essas definições de dicionários, nem sempre são confiaveis. As palavras ganham novos sentidos com o desenrolar do processo histórico.
Basta ver a palavra "negro", que na era escravocrata, tinha conotação totalmente diferente da de hoje.

Mas entrando no assunto do topico: sim, talento existe. Caso contrário, seriamos todos geniais.
O que é talento? Pra mim é quando você nasce com certas aptidões (fisicas e ou mentais) para determinadas atividades.
Vou citar um exemplo aqui do futebol: Romário. O cara mal treinava, as vezes sumia 3 dias da concentração, aparecia no dia do jogo, e marcava 3 gols.
Enquanto temos milhares de atacantes que se matam de treino, e não conseguem chutar uma bola.
Quantas vezes num jogo não pensamos: "Puta que pariu, meu Deus, quem foi a cigana que mentiu dizendo que esse perna de pau é jogador de futebol?"

A mesma coisa rola no desenho. Quantos aqui sabem desenhar? Conheco dois caras que nunca fizeram curso de desenho, e eram mestres em desenhar. Faziam coisas impressionantes no papel.

Na oratória. Certamente na faculdade, todo mundo aqui ja estudou um alguém que tinha uma oratória perfeita. Aquela pessoa que, em trabalho em grupo, todo mundo fala: "Fulano, é tu que vai falar la na frente, beleza?" E por que? Porque todo mundo ali sabe, que do grupo, é ele que possui mais aptidão (talento) para oratória.
Em contrapartida, esse cara bom em oratória é péssimo em escrita. Já na mesma sala, existe o cidadão que é pessimo falando em publico, mas que escreve como poucos. O cara consegue pegar dois, três paragrafos, e escrever 10 paginas, em menos de 1h, relacionando os paragros com textos de vários autores. E o principal: de um jeito que todo mundo consegue entender ao ler. Tamanha a habilidade com que o sujeito escreve.

O mesmo acontece em maratonistas. Vocês acham que só Bolt que treina? Tenho certeza que tem vários que treinam, e se dedicam mais que ele, porém, ainda assim não conseguem ser tão bons assim.

E quase todo mundo reconhece isso.

Mas, chega o assunto "talento" na musica e todo mundo rejeita. Algo estranho. Acredito que por a musica mexer muito com o sentimento da galera, e ainda por cima, sonharmos em sermos tão bons como musicos que admiramos, tentamos nos convencer "que é só estudar 10h por dia que seremos como Steve Vai".

Porra! Peguem ai Gutrie Govan. O cara disse que jamais estudou velocidade. Nunca dividiu o estudo em "1h arpejos; 3h escalas; 4h improviso". Ele mesmo diz que o estudo dele era tentar aprender as musicas que gostava, até soarem iguais a original. E o maluco tem mais tecnica do que muita gente que passa horas a fio treinando tecnica.

O mesmo ocorre com Jason Becker. Li uma entrevista dele, onde o mesmo afirmara que nunca estudou como as pessoas hoje estudam. Ele simplesmente pegava uma partitura de alguma musica, e estudava por ela.
Enquanto isso, vários que passam horas e horas treinando tecnica, não chegam nem no chinelo da tecnica de Becker.

Marty Friedman ja disse em entrevistas que, por vezes, passa longos periodos sem enconstar na guitarra. E toca muito.

Mas isso é só uma parte da coisa. Um musico pode não ter talento (aptidão fisica nata) pra ter uma tecnica elevadissima. Porém, pode ser um cara extremamente talentoso pra compor.


Entendo talento como essa facilidade natural que temos.
"Ah, mas existem cursos pra melhorar a oratoria, e a escrita"... de fato existem, mas isso não quer dizer absolutamente nada. Primeiro, porque as pessoas com oratoria natural (talento) continuam existindo (só ver esses estelionatarios genais que vez ou outra aparecem por ai), Segundo, na maioria dos casos, esses cursos visam desenvolver uma aptidão pré-existente na pessoa.


Edit: só agora vi que o topico é de 2016.

Snakepit
Veterano
# abr/17
· votar


Snakepit, contribuindo inutilmente since 2007.

10 anos desse lero lero.

entamoeba
Membro Novato
# abr/17
· votar


Não é que "talento" não exista...

O problema é que "talento" não passa de uma explicação mequetrefe que não reconhece a complexidade dos processos adaptativos. É uma palavra inútil.

Pior do que isso, é uma palavra nociva.

bruno_novatorj
Membro Novato
# abr/17
· votar


já se passou mais de 1 ano da minha postagem, eu to treinando todo dia, mas ainda não consigo jogar igual o Messi.. absurdo isso! deve ter alguma coisa que não to fazendo certo... kkkkkk

Jube
Veterano
# abr/17
· votar


entamoeba
Não é que "talento" não exista...

O problema é que "talento" não passa de uma explicação mequetrefe que não reconhece a complexidade dos processos adaptativos. É uma palavra inútil.

Pior do que isso, é uma palavra nociva.


Estou com o entamoeba nessa.

Lelo Mig
Membro
# abr/17
· votar


Voltando ao cerne da questão:

"Como saber se tenho talento?"

Não têm! Porque se tivesse saberia!

bruno_novatorj
Membro Novato
# abr/17
· votar


Voltando ao cerne da questão:

"Como saber se tenho talento?"

Não têm! Porque se tivesse saberia!


kkkkkkkkkkkk melhor resposta!

Rednef2
Veterano
# abr/17
· votar


entamoeba
Depende do que você entende como talento.
Eu vejo como uma aptidão natural para certas atividades, coisas que o cara ja nasce. Aptidão tanto fisica quanto mental.

Trazendo pra guitarra, um cara alto que possui dedos longos terá maior abertura de dedo na hora de tocar, do que uma pessoa pequena com dedos curtos. Esta ultima pode treinar até arrebentar os dedos, que jamais vai ter a mesma abertura que o cara com dedos longos.
É mais ou menos por ai que entendo como talento. Isso na parte fisica.

Já na parte mental, há pessoas que possuem um modo de pensar muito mais voltado pro abstrato, e outras pra coisas mais objetiva, tangiveis.
É o caso de pessoas que são fodas em areas que exigem maior abstração do pensamento (Filosfia, artes) e pessimas em area que exigem algo mais matematico.

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


Lelo Mig
Voltando ao cerne da questão:

"Como saber se tenho talento?"

Não têm! Porque se tivesse saberia


HAuiheuahuheuha!!!

Ou então; Vc novato, e com 1 mes de aula ja toca a For the Love of the god do Vai inteira sem engasgar...

Pronto, vc tem talento! hehe

entamoeba
Membro Novato
# mai/17 · Editado por: entamoeba
· votar


Rednef2

Já vi muita gente desistir de desenhar alegando que "não tem talento para o desenho". Mas que diabos é talento para desenho? Qualquer criatura, se bem treinada, consegue se tornar um exímio desenhista. A maioria das pessoas não desenvolve tais aptidões porque não é adequadamente estimulada.

E o que seria da alfabetização se nas primeiras tentativas as crianças julgassem que não têm "talento" para escrever? Seríamos quase todos analfabetos, já que escrever é algo difícil pra caralho.

"Falta de talento", em casos como esses, acaba servindo como pretexto para quem não tem ânimo para persistir - onde "ter ânimo" não é nenhuma virtude especial.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como saber se tenho talento?