Estudo Diário na Guitarra

Autor Mensagem
Slash_II
Veterano
# jul/07 · Editado por: Slash_II


Fala galera,

Bom eu queria saber de vocês, como é o processo de estudo diário de vocês, pra que a gente possa trocar informações e ajudar aqueles que precisam...
bom o meu é de uma hora, dividido em duas partes de 30min
sendo que são
5 minutos de Sweep com arpejo 90BPM 4/4 Semicolcheia
5 --------- de Bends e Vibrato 90BPM 4/4 Semicolcheia
5 --------- de Ligados(Pull Off e Hammer On) 90BPM 4/4 Semicolcheia
5 --------- de Tapping 90BPM 4/4 Semicolcheia
5 --------- de Digitações de Escalas 90BPM 4/4 Semicolcheia
5 --------- de Digitações de Escalas 90BPM 3/4 Semicolcheia

depois repito tudo denovo...
tudo com metrônomo
tá legal ou eu posso otimizar?

r2s2
Veterano
# jul/07
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Slash_II

Faça isso por um tempo. Se vc sentir melhoras significativas é pq está funcionando.

guschard
Veterano
# jul/07
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Slash_II
acho q 5 minutos d kda exercicio eh pouco...
qdo eu vo treinar eu treino uns 20 min d kda tecnica...

Slash_II
Veterano
# jul/07
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na verdade é 10 min de cada, so que dividido em 5min...

Raizen
Veterano
# jul/07
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guschard
Concordo.

Slash_II

Sou auto didata...Cara..aconselho o seguinte. a cada semana/dia aprende um exercicio novo e repita ele sempre.
por exemplo: você começa com 1 exercicio, no dia seguinte aprende outro...porém não deixe de fazer o primeiro..e assim por diante...desse modo você repassa tudo

Slash_II
Veterano
# jul/07
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se eu tivesse tempo treinaria 30min cada tecnica, mas eu tocando uma hora, a galera aki de ksa já fica na onda, huahuahuauua
tenho sentindo muita diferença desde quando começei a treinar, ate pq vem sendo constante...mas eu tinha parado esses dois dias, e qndo treinei hoje, senti mais ainda a evolução...em relação as tecnicas, a que eu sinto desenvolver mais rapido é o tapping...abs e valeu galera...

Richard Guitar
Veterano
# jul/07
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Exercicio diário vc quer dizer não ??

eu acho melhor estudar cada dia uma tecnica.

ou então 30 minutos de uma tecnica e depois mais 30 minutos de improvisação com enfase na tecnica do dia.

guschard
Veterano
# jul/07
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Exercicio diário vc quer dizer não ??

eu acho melhor estudar cada dia uma tecnica.

ou então 30 minutos de uma tecnica e depois mais 30 minutos de improvisação com enfase na tecnica do dia.

(2)

treinando 5 ou 10 minutos por dia d uma tecnica, vai ser dificil vc c aprofundar mto nela
eu acho melhor vc treinar kd coisa por mais tempo, mas revezar os dias q vc treina kda coisa

Valmick
Veterano
# jul/07
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Rapaz.. tem tempo que eu não sei mais o que é estudar guitarra..... eu tinha que voltar...

Patys
Veterano
# jul/07
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Rapaz.. tem tempo que eu não sei mais o que é estudar guitarra..... eu tinha que voltar...(2)

WeslleyGuilber
Veterano
# jul/07 · Editado por: WeslleyGuilber
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GERENCIANDO SEU TEMPO DE ESTUDO

A premissa básica para mantermos um aprendizado constante depende fundamentalmente de termos uma diretriz bem clara, "trocando em miúdos", cada segundo do seu estudo diário tem sumária importância para a realização de seus objetivos. Em função dos mesmos, trace uma linha de estudo que varie com seu tempo hábil, sua facilidade ou dificuldade com determinado assunto e suas próprias metas.

Os assuntos abordados neste método são a estrutura básica para a solidificação de seu vocabulário guitarrístico ( independente se você almeja ser um jazzista rei do Be bop ou um mestre dos " tapping Van Haleanos " ).

Entenda que todo este material ( leitura, acordes, ritmos, etc.. ) vai ser o fator de diferenciação entre a verdadeira música e meros modismos passageiros. Lembre-se que todos nossos " heróis " da música universal sempre foram resultados de estudo muito intenso ou de uma concepção muito pessoal ( leia-se " gênios " ) .Vale aqui a frase atribuída ao pintor espanhol Pablo Picasso: " Um grande trabalho é resultado de 10% de inspiração somados a 90 % de transpiração ".

Um dos pontos que mais afligem os iniciantes em seus primeiros passos é o que diz respeito à necessidade ou não de uma rotina diária de estudos. Devemos ter em mente o bom e velho ditado: " O hábito faz o monge " ,ou seja, a freqüência de estudo mínimo diário vale mais que um exagero esporádico. A fluência e a velocidade são resultados de uma eficaz interiorização da informação, seja ela um lick ou uma escala. Lembre-se, a velocidade vem com o tempo !

No intuito de organizar seu tempo de estudo, sugerimos uma tabela que aborda assuntos estruturais. Com o acúmulo das informações obtidas no decorrer do curso você poderá, eventualmente, construir uma nova tabela. O caráter deste enfoque é rotatório, feito antes de mais nada em função de suas próprias necessidades.

Segue então uma sugestão de um roteiro mínimo de estudo:

(Obs. : É bom frisar que o desenvolvimento musical também é resultado de um crescimento neuro - muscular, portanto, tenha cuidado com seu mais precioso instrumento : suas mãos !!! Faça sempre um aquecimento que envolva alongamentos de seus músculos e tendões.)
Assunto

Tempo mínimo sugerido
Exercícios Cromáticos
20 min.
Notas no Braço (intervalos)
10 min.
Escalas
30 min.
Descanso
5 min.
Arpejos / Tríades
30 min.
Acordes / Bases
30 min.
Leitura
20 min.
Descanso
5 min.
Improvisação/Composição
45 min.
Repertório
45 min.
Tempo Total
4 Horas

Caso você venha se sentir desanimado, tenha sempre em mente que a perseverança é a chave para o sucesso !

Os norte-americanos prezam muito a expressão " attitude ". Esta, assim como uma série de termos em inglês, não possui uma tradução literal, mas pode ser definida como a maneira que encaramos a música dentro de nosso contexto diário. Cada pequeno detalhe é encarado com uma grande seriedade e pensamento positivo para nosso verdadeiro desenvolvimento.

Estude sempre com a sua atenção focalizada. Nossa mente é como uma câmera que registra informações em nosso arquivo central (cérebro) e este, como os próprios computadores, não tem critério do que é certo ou errado. Sendo assim, registre cada informação com o máximo de cautela. Estude absorvendo quantidades pequenas de informações. Respeite o seu próprio tempo!

O processo de aprendizado é cumulativo, tudo o que você aprender será utilizado durante vários anos em sua carreira musical, por isso cada tópico deve ser sempre reestudado. A sua ótica em relação à estes mesmos assuntos amadurecerá proporcionalmente à sua evolução.

Tenha cuidado também com a sua postura, pois a maneira como você "sente" e "veste" seu instrumento serão fundamentais para definir sua técnica e fluência . Uma má postura pode acarretar sérios problemas de coluna, membros superiores e mãos. Cuidado com a altura da correia da guitarra, apesar de esteticamente os "roqueiros" de plantão preferirem se utilizar da famosa postura "bad boy", com a guitarra na altura do joelho. Na verdade esta não é a postura mais confortável para se estudar guitarra! Tenha como exemplos " monstros " das seis cordas que tocam com a guitarra numa postura correta : George Benson, Frank Gambale, Les Paul, Roy Buchanan, Mozart Mello , Jonh Mclaughlin, entre outros.

A técnica, que nada mais é do que uma habilidade mecânica, existe não para dizermos que somos mais rápidos do que este ou aquele guitarrista. Não se trata de uma corrida onde quem é o mais rápido chega primeiro ao pódio. A técnica existe para que não haja limitações físicas na sua execução. Ela permitirá a você tocar qualquer coisa, qualquer seqüência de notas que sua imaginação criar.

Para alcançar a tão almejada técnica, incorpore a essência dos assuntos tratados acima através das seguintes diretrizes:

* Praticar lentamente: vale mais a qualidade que a quantidade e lembre-se: devemos ser como um trem que parte da estação lentamente e aos poucos vai pegando velocidade, sempre em direção ao seu destino.
* Positividade: Complementando o quesito " attitude ", você nunca deve se pressionar dizendo " tenho que acertar, não posso errar ". Isto pode causar-lhe um grave bloqueio mental. Não se apresse, não se pressione, assim sua mente não perderá tempo nem atenção em outros fatores. Apenas concentre-se !
* Concentração: É exatamente o complemento do que citamos acima. Não devemos estudar vendo TV, pensando no fim de semana, etc. Concentre-se no estudo, no que você realmente estiver estudando.
* Não gaste muito tempo no mesmo exercício: Delimite um tempo máximo para cada exercício, isto evitará problemas físicos associados a movimentos repetitivos, como a Síndrome do Túnel do Carpo, que "tirou de ação" o tecladista Keith Emerson. Vale salientar que um estilo interessante de guitarra é uma somatória de várias possibilidades de execução.

Siga este caminho e curta sua viagem através das estradas da música!

Tomando cuidado com suas mãos!

Amplificadores queimados e guitarras com braços danificados são (apesar de causarem pesadelos na maioria dos mortais) situações que podem ser facilmente remediadas. Ao passo que o veículo máximo de sua expressão ( suas mãos ) pode sofrer danos causados por exageros e mal uso, o que lhe trará "pesadelos" ainda maiores.

Os tendões e ligamentos das mãos que são submetidos a movimentos regulares e contínuos podem sofrer problemas denominados como Síndromes de Movimentos Repetitivos. Na realidade, tais problemas são causados por uma somatória de fatores : esforço contínuo num mesmo movimento, má postura, tensão nervosa, entre outros.

O ato de estudar diariamente seu instrumento exige também uma postura e preparação corretas, tanto no intuito de obter melhor desempenho como também pensando em prevenir os problemas acima citados. Para tal, leve em conta a regulagem de sua guitarra no que diz respeito à ação ( altura ) das cordas pois estas, estando mais próximas da escala, demandam menos pressão dos dedos ( embora percam bastante a sustentação do som ). Além disso pense em pequenos exercícios que irão ativar sua circulação sangüínea e " pré aquecer " seus músculos e tendões:

1. Estenda seu braço direito como se os seus dedos estivessem sendo empurrados contra uma parede. Então, puxe os dedos com sua mão esquerda gentilmente para trás. Pare ao sentir seus tendões forçados. Depois repita o processo com sua mão e braço virados ao contrário. Você deve fazer isso por no mínimo de 20 a 30 segundos 3 vezes em cada forma.
2. Exercícios extensores de pulso - estenda seus braços de uma forma reta na sua frente com os cotovelos firmemente presos. Aponte seus dedos para baixo e puxe-os em sua direção. Faça o movimento contrário (para cima). Não use a sua outra mão como auxílio.
3. Temos também um exercício específico para os dedos que é realizado da seguinte maneira: Mantenha seus dedos esticados de modo que eles apontem para cima. Puxe-os para baixo contra a palma de sua mão e enrole-os fechando o pulso. Então, desenrole os dedos até que eles apontem para cima, voltando à posição inicial. Repita o processo várias vezes.
4. Faça movimentos de abrir- e- fechar suas mãos repetidas vezes para ativar a circulação.
5. Movimentos rotatórios com os punhos fechados também são ótimos como aquecimento.

Além desses pequenos cuidados, não se esqueça das outras partes do seu corpo envolvidas no processo de tocar, como sua própria coluna. Lembre-se dos "toques" que já demos à respeito da postura e utilização da correia da guitarra.

Conscientize-se, tenha cuidado e bons estudos!

Mão direita - exercícios básicos

Existem basicamente três vertentes no que diz respeito a mecânica da palhetada. A primeira consiste em centrar os movimentos no pulso, ou seja, o centro de apoio é o próprio pulso. A segunda consiste em utilizar o antebraço, onde o centro de gravidade se dará no cotovelo. A última consiste em fazer movimentos circulares com os dedos. Caso você observe os vídeos de seus guitarristas favoritos, perceberá que há tantas maneiras bem sucedidas de palhetar quanto o número de guitarristas bem sucedidos. Lembre-se que a constituição física e os estilos são muito variados, sendo assim, existem soluções diferentes para cada situação.

Tenha em mente que o tipo de música que você estiver tocando vai determinar a sua postura de palheta, ou seja, você não vai tocar um " groove " de funk com o mesmo enfoque de palhetar um " fast run " do Paul Gilbert .

De qualquer forma seguem aqui algumas normas gerais:

1. Permaneça relaxado;
2. Pratique sempre a palhetada alternada ( nunca repita a direção da palhetada );
3. Algumas pessoas apoiam sua mão direita ou antebraço em algum lugar para guiá-las, outras não. Se for utilizar o apoio não o faça de maneira desleixada. Encontre o local certo como a borda da ponte por exemplo. Experimente as posições de palhetar e perceba como estas vão influenciar crucialmente o seu som. Ao palhetar perto da ponte você obterá um som mais "brilhante", já o ataque próximo da escala lhe dará um som mais encorpado, a exemplo de Frank Zappa, cujo estilo peculiar de tocar sobre a escala da guitarra lhe dava um som bem " gordo " , apesar de perder um pouco da sua definição;
4. A forma com que você ataca a corda é muito importante, podendo ser um ataque bem frontal ( perpendicular ) ou angular;
5. Seja econômico com os movimentos de suas mãos. Quanto menores os movimentos, maior a velocidade e precisão;
6. Você não tem que segurar a palheta com muita força entre seus dedos. Somente uma leve pressão para deixá-la fixa é o suficiente;
7. Palhetas muito finas geralmente não são muito boas para palhetadas rápidas. Elas não voltam à sua forma plana rápido o suficiente depois que uma corda é palhetada. Essas palhetas mais finas ( de 0.15 a 1.0) normalmente são usadas para sons acústicos e mais despojados ,dando-lhes uma sonoridade mais "brilhante". As palhetas mais grossas (de 1.0 a 3.0) dão uma sonoridade grave e encorpada. Devido à sua firmeza são ideais para técnica e velocidade.

Obs.: As palhetas são fabricadas de vários materiais como :

Metacarbonato - Têm boa durabilidade, muito semelhantes com as de plástico comum;

Nylon - Normalmente são finas, produzem um "clique" peculiar ao tocar;

Delrin - Geralmente são mais porosas e desta forma aderem mais aos dedos;

Materiais exóticos - metal, prata, ágata, osso, madeira ,etc.

Não se esqueça que desde a escolha da palheta até a forma de tocar deve ser um processo totalmente pessoal, fazendo com que você alcance seu próprio estilo desde os primeiros estágios.

fonte : EMT

Jorge Master
Veterano
# ago/11
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Eae.

Evitando criar outro tópico irei usar esse...

Então gente, tenho mto tempo de sobra no trampo, infelizmente posso estudar só teoria, o que recomendam?

E técnica?

Sou meio noob nesses assuntos ainda...

Duds McCready
Veterano
# ago/11
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Jorge Master
Se vc tá perdido por onde começar cara, o melhor, pra ser bem proveitoso e render, é fazer aula. Aí um professor vai te orientando conforme precisar. E tem vários tópicos de iniciantes por aí. Dá uma olhada em alguns...

...e cuida com esse tempo de dobra no trampo hein, senão teu chefe pode aumentar esse o tempo de sobra pra 8 horas... hehehehe

Abraços!

vitor_antunes
Veterano
# ago/11 · Editado por: vitor_antunes
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na hora dos ligados eu treino assim:

e---8h9-8h10-8h11-----------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Jorge Master
Veterano
# ago/11
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Duds McCready

Então man, eu tava fazendo aula, e vou procurar outro lugar...
Só que tipo, gosto de estudar matérias da aula e outras...

Em casa de noite, depois da aula, treino técnica...

E no trampo,( Faço nada o dia inteiro, trampo bão! Kkk pior que esse tempo de sobra são 9hras bom que não tenho que ver meu chefe todo dia kkk ) eu treino teoria...
Ou pelo menos estou tentando

Só que ja não sei mais o que estudar, campo harmônico, escalas, q+?

E para técnica? :/

Olhei alguns posts, e estou colocando no meu "caderno musical"

vitor_antunes

Vlw kk! Tenho uns treinos parecidos com ligados (:

Alguém da opinião sobre cronograma?

Abraço valeu!

Fábio Loco
Veterano
# ago/11
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Treine pelo menos uns 10 minutos de cada técnica..., mas 5 já ajuda já!

Jorge Master
Veterano
# ago/11
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Fábio Loco

? Ta falando do autor do post d 2007?

Falar nisso é bom esse treino? Do autor do topico...

Tmusic
Veterano
# ago/11
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Jorge Master
Pra teoria, tente estudar intervalos, formação de acordes. Depois estude escalas. Mas são assuntos muito amplos, demoram para ser estudados. Cnforme aprofunda nos estudos, esses três assuntos te "puxarão" a outras áreas que vc deverá conhecer, e então voce começa a estuda-las.

Tmusic
Veterano
# ago/11
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Falar nisso é bom esse treino? Do autor do topico...
Creio que é muito pouco tempo para cada estudo. MUITO pouco mesmo!

Primeiro se foque na palhetada alternada, numa velocidade confortavel para você(metronomo é o nosso melhor amigo).
Vá almentando gradativamente, fazendo o famosíssimo 1 2 3 4.

Paralelamente, treine a digitação em X, e quando já tiver alguma desenvoltura nos dedos, pegue trechos de músicas fáceis para tocar.

Se você quiser tocar rock ou metal, é obrigatório o estudo de Power chords(bases) e pentatônica(solos).

jucasambora
Veterano
# ago/11
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Meu processo de estudo diário tem sido este:
Deu tempo eu faço qq coisa na guitarra!

P.S. "qq coisa" tem critérios, como por exemplo, se eu tiver de tirar uma música pra tocar no proximo evento, ou alguma técnica que precise melhorar... é isso aí...

V.inny
Moderador
# ago/11
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Galera bem metódica... haha

Não existe tempo certo pois isso varia de cada um pra cada um... O importante é ter em mente que ser músico exige sacrifícios e esforço diário... Tem que tá treinando, estudando, procurando coisas novas...

No início, não é necessário muito tempo de treino para perceber melhoras, mas depois de um tempo, a necessidade de tempo se dá por mais de horas e horas... ;)

Jorge Master
Veterano
# ago/11
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Valeu caras!
Diariamente to estudando:

Teoria:
Campo Harmônico
Escalas

Técnica:
1234
1234(salto)
Escalas Maiores
Sweep+Arpejos
Repertório

Ouvindo metronomo =), comecei a usar esses dias(tenso), pq vi no forum q eh essencial

Só isso, para verem como ta fraco... Sei que ta fraco, mas to sem ideias de exercicios eo que estudar...

*Mals se ñ respondi diretamente cada um de vcs e se comi palavras, to no cel ta fda

Jorge Master
Veterano
# ago/11
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Up

ze_neto
Veterano
# ago/11
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eu tento fazer assim :
tenho pouco tempo de guitarra. estudo um pouco de teoria musical, aplico na guita e depois faço exercicios praticos todos os dias(100 exercicios, que vou aumentando aos poucos rsrs,,, so faço 15 por enquanto) e toco algumas musicas pra treinar.faço um esforço pra treinar bem treinado 1h + teoria musical :=)

eric strato
Veterano
# ago/11 · Editado por: eric strato
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Como eu tenho pouco tempo para tocar e estudar, então eu faço os exercícios que foram passados pelo meu professor nas escalas, assim eu treino a técnica e as escalas ao mesmo tempo.

No momento eu estou estudando sem metronomo, isso é prejudicial para a minha técnica futuramente?

Jorge Master
Veterano
# ago/11
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ze_neto

Legal kra ^^ q exercícios são?

eric strato

Eu treino os exercícios de 1234 etc, mais escala o/
É bom estudar com metrônomo para vc ficar de bem com ouvido, sobre o ritmo, e aprimorar sua velocidade kra é super fda, comecei a usar esses dias.

Jorge Master
Veterano
# ago/11
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Valeu caras!
Diariamente to estudando:

Teoria:
Campo Harmônico
Escalas

Técnica:
1234
1234(salto)
Escalas Maiores
Sweep+Arpejos
Repertório

Ouvindo metronomo =), comecei a usar esses dias(tenso), pq vi no forum q eh essencial

Só isso, para verem como ta fraco... Sei que ta fraco, mas to sem ideias de exercicios eo que estudar...


Mais recomendações plz? Sugestão?... Critica?

Stevan Guitarr
Veterano
# ago/11
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Galera vou Usar este tópico mesmo não sei se é permitido outros assuntos mas nem sai tanto assim ...
é o seguinte até sei um pouco de teoria mas muito Pouco mesmo queria aprender Tudo o que Posso aprender levando em Conta que ngm sabe tudo :D
Queria começar do 0 mas Não sei por onde começo :S

Mu_Cephei
Veterano
# ago/11
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Stevan Guitarr
intervalos e graus.

Stevan Guitarr
Veterano
# ago/11
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Mu_Cephei
Intervalos até sei algo mas Graus
C-D-E-F-G-A-B-C
1-2-3-4-5-6-7-8
?

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