Ibanez JS1200 ou Fender American 60th ?

Autor Mensagem
rafaelcds
Veterano
# jul/07 · Editado por: rafaelcds
· votar


WeS Guitar Hero
- O Headstock da JS1200 é da cor do corpo. As demais, se nao me engano, é preto.
- Tem um capacitor ligado no potenciometro de volume que faz com que, quando o volume nao tá no maximo, o som continua com agudos, o que deixa o som bem cristalino mesmo abaixando o volume. O Satch usa mto isso... abaixa o volume com distorcao ligada e fica um som lindo.
- Segundo um kra disse acima parece que ela é mto mais leve tb.
Boa pergunta.. Pensava nisso: Comprar um JS100 e botar os caps da 1200.
Acho que a ponte dá pra segurar por um tempo... Alias... o pessoal fala tanto mas acho que a diferenca nao deve ser mto perceptivel

feliperocks
Veterano
# jul/07
· votar


Bom, pelo que pesquisei antes de comprar minha JS1200, as diferenças seriam principalmente a madeira, a mao-de-obra (serie 1000 = japonesa, serie 100 = koreana) e os captadores... que eu lembre era isso.
Se alguém lembrar de mais alguma posta aqui!

Aproveitando a deixa, tenho que confirmar que a ponte LO PRO EDGE é realmente muuuuuuito boa!!! E também que a tocabilidade da guita é muito boa, poucas vezes toquei em uma guitarra onde fazer bends é tao facil e legal! :P

victorhugofs
Veterano
# jul/07
· votar


WeS Guitar Hero

faria Bastante diferença.... seriam identicas!!!

as duas (Js 100 e 1000) são feitas da mesma madeira, sendo diferentes a penas os captadores.
popssuem o mesmo hardware elétrico e mesma ponte.

se vc colocasse um PAF PRO e um Fred acabou! JS1000.

agora a diferença entre a 1000 e a 1200 sao os captadores tb
o que muda sao somente os captadorea

confiram:

http://www.ibanez.com/eg/series.aspx?s=js

feliperocks
Veterano
# jul/07 · Editado por: feliperocks
· votar


Desculpa Victor, mas acho que você esta equivocado. 4000 reais de diferença apenas nos captadores n faz o menor sentido... reveja sua fonte de pesquisa, nesse site mesmo mostra que n só os captadores sao diferentes, como tb a ponte, o neck e o neck type :P

victorhugofs
Veterano
# jul/07 · Editado por: victorhugofs
· votar


cara, a diferença está nas cores e nos captadores
nada mais

uma ponte eh a Lo Pro Edge e a outra é Edge III so muda o material de construção da ponte... a Lo Pro Edge tem mais níquel na liga que a Edge III, mas a durabilidade eh pouco a mais.... e o funcionamento ew qualidade de afinação eh a mesma.

só isso...

feliperocks
Veterano
# jul/07
· votar


Legal entao, vamos todos comprar JS100 e gastar uns R$1000 pra trocar os caps e ponte... assim economizamos R$2000 e a serie JS1000/1200 deixará de existir! :)

victorhugofs
Veterano
# jul/07
· votar


claro que econimiza!
cara esse negocio de comprar nome não está com nada.

eu montei uma JEm pra mim com 700 dólares com tudo identico...
a original custa 2.200 dólares e ai? pq vc acha que ele eh melhor que a minha? so pq o Ibanez juntou as peças e parafusou?!
a minha ponte eh GOTOH e a deles Lo Pro Edge... a rosca da minha ponte eh interna.... meus captadores sao os mesmo do Steve e o circuito todo Dimarzio. até as molas são dimarzio. meu Switch é um 5 ways da Switchcfraft da dimarzio...
pra que que eu vo pagar 10.000 reais por uma JEM?! na Foztrot uma Jem esta 10 mil reais... eu nao gastei 1.400
quem foi mais esperto? eu ou quem comprou uma Jem original pra dizem que eh montada pela fabrica da Ibanez?

victorhugofs
Veterano
# jul/07
· votar


EU JAMAIS COMPRARIA UMA Ibanez original se posso montar uma por 2/10 do preço!
isso é ser inteligente!

rafaelcds
Veterano
# jul/07
· votar


É verdade... tem algo errado.
Teve um kra ai que disse que eh mais leve tb a 1200... Deve ser.

victorhugofs
Veterano
# jul/07
· votar


se eu fosse vc faria o mesmo!

o corpo da minha guitarra na verdade não se assemelha ao da JEM, na verdade eu escolhi um corpo idêntico ao da JS1000, ´só que o som é idêntico ao da JEM por causa do Hardware... e a minha é linda, totalmente dourada! quem lucrou mais?!

rapaz, melhor coisa é vc montar as coisas de acordo com a sua necessidade. O Ozielzinho copiou uma JEm na ícone Luthiers e ficou absolutamente idêntica! vcs precisam entender isso.... aparencia é legal mas o som é independente de aparência! não importa se eh da Ibanez, Fender, Gibson, made in Chimbinha... rs....
o que manda é o material e o hardware.... o resto é lorota!

feliperocks
Veterano
# jul/07
· votar


cara, se o som da guitarra que vc montou te agradou e supriu sua necessidade, parabens! n posso julgar pq nao ouvi o som da sua guitarra...

o que eu n concordo é sobre as diferencas q vc citou entre a JS100 e a JS1000, de verdade, vc esta enganado se pensa que é só trocar os caps que as 2 ficarao iguais...

mg32_san
Veterano
# jul/07
· votar


rafaelcds
- Tem um capacitor ligado no potenciometro de volume que faz com que, quando o volume nao tá no maximo, o som continua com agudos, o que deixa o som bem cristalino mesmo abaixando o volume. O Satch usa mto isso... abaixa o volume com distorcao ligada e fica um som lindo.

Vc por acaso não teria o esquema de como é ligado esse capacitor e qual o valor dele em uF
se ele é ligado como normalmente são os capacitores do tom e talz..

victorhugofs
Veterano
# jul/07
· votar


cara, quem disse que as guitarras sao iguais não sou eu e sim a página da Ibanez.
O conteúdo que ela passa sobre as guitarras é o mesmo.
e além do mais não é um bicho de sete cabeças um hardw3are elétrico de guitarra não. Acerca do peso é boato simplesmente pq o que mais pesa na guitarra é a madeira e os componentes elétricos não pesam quase nada. No caso das JS elas usam o mesmo tipo de madeira no caso a Basswood para o corpo e a escala em Rosewood e o braço em maple. cara, quem disse isso não fui eu e sim a própria Ibanez! entra lá:
http://www.ibanez.com/eg/series.aspx?s=js

victorhugofs
Veterano
# jul/07
· votar


se vc tem alguma dúvida faça o seguinte...
Primeiro selecione uma guitarra do modelo.
depois na parte superior da tela tem uma caixa escrito compare eletric Guitars.
vai abrir uma caixa e em seguida clika na sua guitarra selecionada e depois na outra que vc quer comparar.
flw crianças!

feliperocks
Veterano
# jul/07
· votar


Continuo então com a teoria acima...

Legal entao, vamos todos comprar JS100 e gastar uns R$1000 pra trocar os caps e ponte... assim economizamos R$2000 e a serie JS1000/1200 deixará de existir! :)

rafaelcds
Veterano
# jul/07
· votar


mg32_san
o esquema eletrico da JS1000: http://www.satriani.ru/guitar/img/w97010.gif

De canja, como sou viciado no Satch, acabei achando uma belezura de guitarra que eh uma versao da Ibanez JS de acrilico ou sei lah... (Como nao leio russo presumo que seja de acrilico...)
Vejam as fotos, que linda: http://www.satriani.ru/guitar/jsy2k.html[b]

feliperocks
Não podemos esquecer de comprar um balde de tinta coral pra pintar o headstock da gutarra!

Snakepit
Veterano
# jul/07 · Editado por: Snakepit
· votar


victorhugofs
Li o que voce disse mas não concordo, mas tudo bem. Eu acho que pelas Fender serem guitarras vintages existe uma busca muito maior por modelos antigos, principalmente se tiver aquele aspecto "detonado", o que valoriza muito mais as Fenders usadas. Agora o cara que quer som moderno vai querer o que, comprar uma guitarra de 20 anos atras ou uma JS 5000 novinha? Vai querer comprar uma nova lógico, com captador recem lançado que com uma ponte mais moderno.


Sobre ele morrer ou sair de linha, o mesmo se aplica aos modelos Signatures da Fender, que custam um pouquinha mais caras do que a JS 1200, custam de 1300 a 1500 dólares. Mas tenho praticamente certeza que essa do Satriani nunca vai sair de linha, mesmo com ele morrendo. Assim foi com o Randy Rhoads, SRV, etc. As guitarras continuam sendo fabricadas normalmente.

victorhugofs
Veterano
# jul/07
· votar


feliperocks

Continuo então com a teoria acima...

Legal entao, vamos todos comprar JS100 e gastar uns R$1000 pra trocar os caps e ponte... assim economizamos R$2000 e a serie JS1000/1200 deixará de existir! :)


Concordo contigo! a Ibanez quer ganhar dinheiro fácil demais... assim como a Fender nao tem tecnologia pra cobrar esse preço absurdo que eles cobram nao!
bobo é quem dá!

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Opa, acho que não é por ai não.

A fabrica na corea foi montada para baratear a produção.

Barateando, os caras tem :

- Mais maquinas e menos mão de obra especializada (custo hora homem quase escravo, pessoal pouco qualificado em luthieria)
- Madeiras asiaticas (inclua ai, basswood, maple e rosewood)
- Hardware generico, também feito por lá. Inclua, captadores, ponte, tarrachas, pots e tudo mais.


No Japão :

- Maquinas tambem, porém, com mão de obra especialidizadissima. Os luthiers da Ibanez Japan são fodissimos.
- As madeiras são muito melhores selecionadas, geralmente basswood e maple vem da america do norte. E isso não tem nada haver com pais A ou pais B, e sim com o clima melhor para determinado tipo de madeira, que é o caso do maple
- Hardware top, tudo de primeira, uma das melhores floyd´s equipam a JS1000, fora os pickups Dimarzio. Quem conhece a ponte sabe exatamente o pq dela ser top, nada haver com a corea.

Tudo isto justifica o preco de alguns mil´s reais a mais numa Ibanez JS1000 Japan.

O preco, além de todas as specs da guitarra, é maior por conta da mão de obra da fabrica do japão.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/07
· votar


Além de tudo isto, esqueci de comentar que o hard case que vem na JS1000 e afins, é muito legal.

É um case que se fosse vendido separadamente, custaria facil uns Us$ 250 a 300 !!!

rafaelcds
Veterano
# jul/07
· votar


Snakepit
Ce sabia que ja tem a JS6000?
Só que ela eh bem antiga! Deve ter sido uma das primeiras...
Mas tipo.. só ta havendo essa guerra pq o kra perguntou entre Fender ou Ibanez signature.
Agora... se fossse JEM x JS nao haveria razao pra te isso aqui. Isto eh. Sabemos que parte do dinheiro da guitar seja só marketing. Mas a maioria é o valor dela mesmo. Ninguem pode desvalorizar isso.
Só pq os captadores tem o nome JOE neles nao quer dizer que ficarão ruins quando o Satriani lancar outro cap desses.
Blz... Mas vamos rezar para que o Satch não lance outra JS pra guita do kra aí nao ficar desvalorizada.

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/07
· votar


A ponte da JS 100 é uma droga!!!
nunca vi a da JS 1000 ou da JS 1200, mais se todos dizem que ela é muito boa acredito que não tenha nada a ver com a da JS 100.
Intão já começa por aí a diferença de preço.

Eu sei que, infelizmente, se eu trocar os captadores da JS 100 o som não vai ser igualzinho os da 1000 e 1200, mas fiz a pergunta para saber se o som chegaria perto, porque eu tenho uma JS 100.

E levando em consideração o que falaram aí em cima, o que vi no site da Ibanez e o que vejo na minha guitarra acho que se eu trocar os captadores, pois são bem ruins, principalmente o do braço, a ponte e talves os trastes (porque com pouco tempo os meus se desgastaram e ficaram meio "desalinhados") talves o som chegue bem perto.

rafaelcds
Veterano
# jul/07
· votar


WeS Guitar Hero
Putz kra... ce falando assim me decepcionou mto. Eu tinha mto o sonho de pegar uma JS100 e botar caps.
Tipo... os trastes realmente são diferentes:
JS100 = Medium frets / JS1000 e JS1200 = 6105 frets

Mas tipo... o que é exatamente RUIM nessa ponte? Eu tenho um FloydRose II aqui e me satisfaço mto bem... Talvez seja pq eu nunca toquei noutra guita com Floyd... Mas o que realmente é RUIM aí ou difere do FloydRose II?

feliperocks
Veterano
# jul/07
· votar


JoeCruzGuitar


obrigado pela sua sabia contribuicao! era exatamente o q eu estava tentando dizer para o rafael...

mg32_san
Veterano
# jul/07
· votar


o esquema eletrico da JS1000: http://www.satriani.ru/guitar/img/w97010.gif[/i]
rafaelcds


Vlwz cara :)
agora é só implementar na mgsinha e ver o que vira.. hauahauaa

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/07
· votar


rafaelcds
É o seguinte, em relação a segurar a afinação eu naum posso me queixar muito, mas de quando comprei ela para agora senti uma leve mudança, parece que não segura com a mesma precisão que antes (não estou dizendo que está horrivel, mais não está perfeito) e eu li aqui nesse forum um tempo depois de compra-la que um cara teve esse problema com uma outra série de guitarra da Ibanez que ultiliza a mesma ponte.

Mas o maior problema dela está na alavanca, que não tem um encaixe perfeito na ponte, tem uma folga, o que deixa ela sem firmeza e precisão.

E os trastes se desnivelaram muito rápido, tanto que simplesmente não sai som nenhum quando dou bend na 15ª e 16ª casa da primeira corda.


Mesmo assim eu vou trocar os captadores dela, acredito que vou por o FRED e o PAF JOE mesmo, como os da JS1200. Quando o fizer posto aqui minhas conclusões finais.

Abraço

victorhugofs
Veterano
# jul/07
· votar


WeS Guitar Hero, troque a sua ponte por uma GOTOH melhor pontes do mercado, com afinação de altíssima precisão, bem leve, macia, e acabamento duradouro de verdade sendo que a rosca da alavanca é interna gerando assim menos contato e menos tensão na rosca que uma floyd com rosca externa.
Show de bola, nunca mais vc usará outra ponte... troquei a minha Floyd Rose Original por ela e estou super feliz!

rafaelcds
Veterano
# jul/07
· votar


WeS Guitar Hero
Tipo... em relação a ponte ainda... esse lance da alavanca com folga é tipo que... quando solta a alavanca ela desce (nao segura a posicao que ce deixa quando ta tocando em pé) e quando vc vai pressionar a alavanca tem um espacozinho até que ela começa a se mover, eh isso?
Em relacao a sua Ibanez JS:
Que eu saiba a evolucao dos caps foi assim:
1989: Ponte: Fred (lançado em 1989) e Braço: PAF Pro.
2004: Ponte: Fred (de 1989...) e Braço: PAF Joe (lançado em 2004)
2006: Braço: Mo' Joe (lançado em 2006) e Braço: Paf Joe (de 2004...)

Ao inves de Fred, bote Mo' Joe:
"Joe Satriani has used the Fred® as his main bridge pickup for years. This year Joe asked us for a hotter and bigger version to replace the Fred® in his new Ibanez guitars. The new model called the Mo’ Joe™ is all about tone and definition. It’s name says it all. It has more power than the Fred®, but it doesn’t sacrifice clarity or dynamics. "

Ja que a gente ta na seção Satch, deem uma olhada nas fotos das bixinhas que tem nessa pagina: http://ibanez.com/forum/forum_posts.asp?TID=7&PN=1&TPN=26

rafaelcds
Veterano
# jul/07
· votar


victorhugofs
Tipo, se vc deixar a alavanca na horizontal ela naum fica decendo nao?
O que eu fico com raiva da minha FloydRoseII é que o parafuso que segura o tubo que prende a alavanca fica afroxando por dentro... Dai eu tenho que que ficar, de vez em quando, abrir a tampa traseira pra apertar. Ja tentei apertar ate dizer chegar e eh so da uns 10 whammy dive bomb que a bixa fica frouxa feito gatinha recem nascido. ;-(

braddock
Veterano
# jul/07
· votar


Entrando na discussão, na minha opinião são guitarras excelentes, com material de primeira e acabamento de primeira, mas o preço está um absurdo. nenhuma ibanez signature vale 7 a 10 mil reais, o preço é alto por causa da taxa de importação que todo mundo está cansado de saber. Essas guitarras deveriam custar em torno de 3 a 4 mil.


rafaelcds

Mas tipo... o que é exatamente RUIM nessa ponte? Eu tenho um FloydRose II aqui e me satisfaço mto bem... Talvez seja pq eu nunca toquei noutra guita com Floyd... Mas o que realmente é RUIM aí ou difere do FloydRose II?


Já tive uma JS100 em 2006, pensei que era só trocar os captadores que ficaria igual a JS1200. Engano meu, logo após voltar do luthier para relugar, ele percebeu que a oitava não afinava nunca principalmente a corda G, totalmente fora. Tudo bem, pode acontecer erro de cálculo de escala na hora de fazer, mas não foi só isso me decepcionou, mesmo por que assim que devolvi a guitarra (com defeito) na loja, poderia trocar por outra que dificilmente teria o mesmo problema (troquei por uma prestige RG). Porem, a ponte(EdgeIII js 100) não segurou a afinação não, não sei se só aconteceu comigo, mas em algumas alavancadas o E quase caiu para D. Já tive ibanez que as buchas estavam um pouco soltas na madeira, e durante a alavancada o parafuso fica jogando.Faz o seguinte, para tirar uma boa conclusão, vai na loja da teodoro e senta a mão nas alavancadas (plugada em um afinador cromático), aí vai saber se ela segura ou não a afinação.

Sinceramente, acho que vale mais a pena uma ibanez prestige. É mais negócio, uma guitarra top assim como uma js1200.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ibanez JS1200 ou Fender American 60th ?