Aprender a ouvir...

    Autor Mensagem
    BalthamoS
    Veterano
    # out/03


    heehhe de uns dias pra cah eu tava vendo meus amigos q eles tiravam bastante musica de ouvido..e tocavam ao mesmo tempo que eu..
    intao eu queria começar tbm..
    mas como eu começo? ebhehhehe tirando musicas faceis? quais por exemplo? hehehe eu jah tentei aqui.. mas normalmente sai em notas erradas... tipo , eu nao tenho CERTEZA s é ali e talz..
    acertei 1 em 10 =( hauhauauh

    MKazan
    Veterano
    # out/03
    · votar


    BalthamoS
    não tem receita para tirar musicas.
    não existe um guia dizendo: "tire essa musica e depois tire essa outra..."

    na boa, a melhor dica que alguém pode te dar é a seguinte: Tire as musicas que vc gosta e pronto.

    BalthamoS
    Veterano
    # out/03
    · votar


    pow kra.. mas o q q vc faz qdo vc erra d+? é ir tentando e errando? me passa teu icq ae hauauh

    Lud
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Quando eu comecei a tentar tirar músicas de ouvido, eu só tirava o refrão e ainda ficava quase sempre errado.Deixei um pouco de lado esse lance de tirar música de ouvido.Mas em julho, deu vontade de tirar umas músicas, e eu consegui tirar, aí fui tirando, tirei em 2 dias 4 músicas, sem contar que consegui tirar o solinho de uma delas, e semana passada tirei o começo de "Run to the hills".

    BalthamoS

    Acho que você não deve ficar se forçando a tirar músicas.Eu acho que cada um tem o seu tempo, e depende também de treino, daqui a pouco você vai ver que vai estar conseguindo tirar as músicas, sem erros notáveis.
    Falow

    guschard
    Veterano
    # out/03
    · votar


    um negocio eh: vc n vai conseguir c n tentar e treinar
    vc tem q treina tira
    mas n precisa ficar treinando c vc n esta gostando, treina qto vc achar q ta bom por dia e dai vc vai melhorando aos poucos
    um negocio q eu gosto d faze e q ajuda bastante e vc aprender a afinar e ouvido, dai alem d afinar vc ja vai memorizar algumas notas na sua cabeça e isso facilita

    Ps1c0
    Veterano
    # out/03
    · votar


    primeiro:
    manjar de teoria e escala...


    cara c vc sabe o campo harmonico eh mto facil...
    pq vc ve o tom da musica...depois fica soh testando as notas...uma TEM q dar certo.....
    soh algumas exeções q alguns fogem do campo harmonico mas acabam usando notas q combinam...o Lulu Santos faz mto isso...

    Mas eh o esqma...campo harmonico ajuda mto...

    pagode alto astral
    Veterano
    # out/03
    · votar


    BalthamoS

    Tenta conhecer pelo som.
    Se vc conseguir isso poderá tirar músicas sem ter o instrumento em mãos.

    Cassio
    Veterano
    # out/03
    · votar


    É o que disse o Psiu aí
    Campo Harmônico
    Pois daí vc elimina um monte de acorde; fica só o time principal e alguns reservas.
    Lógico que se vc não conseguir detectar nem o nome do time, fica mais complicado saber ques são os jogadores.
    Confesso que n sei de cabeça as escalações de cada time, por isso tenho uma tabela...
    T+

    linkin
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Cassio
    Kra, há mto tempo eu to procurando uma tabela dessas!!!! tem como vc me falar onde eu consigo uma?????

    flw!!!!!!

    Kirk
    Veterano
    # out/03
    · votar


    bom, um cara q manja em campo harmonico ao tirar uma musica nao ficara na duvida... pode ter dificuldade em descobrir um certo acorde... mas conforme vc ouve a musica, vc acaba matando a charada....

    Cassio
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Fera>
    Peguei a tabela no site do Muneu, mas não me lembro.
    Muneu é um colega que pintava por aqui e indicou seu site. Talvez na Busca acima vc consiga.
    Mas o skema também é você entender o PORQUÊ de cada acorde.
    Ex. Tom C, o time é C, Em, G, F, etc. pois as notas que formam esses acordes fazem parte da escala de C.
    Ou seja, o segredo é que cabem todos os acordes cuja notas que os formam pertençam à respectiva Escala do Tom.
    Daí precisa saber quais são as notas de cada escala, mas isso tem por aí na Net em Teoria...
    Okei?
    Daí vc mesmo pode construir a tabela, até com mais profundidade, pois a tabela não mostra todos, com dissonantes...
    T+

    LoRd_Of_DaRkNeSs
    Veterano
    # out/03
    · votar


    isso é com o tempo kra, dpois q vc ja toca a muito tempo vc ja sabe q nota faz q barulho, mais é até bom vc tentar tirar musica d ouvido kra, vc aprende mais rapido,daqui uns 2 anos vc ja deve tar tirando autas musicas d ouvido kra...

    niredsystalironledfloyd
    Veterano
    # out/03
    · votar


    pa q tirar de ouviso se hoje em dia tem cifra e tab de qualquer musica? eu naum entendo

    LUCAS REIS
    Veterano
    # out/03
    · votar


    "pa q tirar de ouviso se hoje em dia tem cifra e tab de qualquer musica? eu naum entendo"

    Cara, tirar música de ouvido serve pra não ser medíocre, pra entender do que se toca, e não ser um mecânico tocando somente o que se lê... o cara que não sabe ouvir sempre terá limites.

    Eu mesmo não gosto nem de tabs e cifras, tiro tudo que escuto de ouvido, é muito mais tesão por que você escutou e tirou... somente uso tabs quando tenho muita dúvida em relação a algum trecho de um som.

    Por exemplo, até em questão de afinações alternativas, vários caras dependem de afinador e eu nunca usei um na vida e afino em qualuqer tom possível, com isso da pra ter versatilidade...

    Mas pro cara que perguntou originalmente eu recomendo que ouça as músicas várias vezes pra tentar fixar as notas, sei lá, eu tenho facilidade com isso, mas acho que ouvir bastante é a chave pra ouvir bem...

    Freiheit
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Kra o meu segredo, q ainda tou começando a tirar musica de ouvido eh o seguinte.
    Primeiro não tem segredo, a unica coisa q você tem que saber eh conhecer tua guitarra... Fica literalmente viçando nela, tocando coisas q não façam sentido pelo braço todo da guitarra, inventando "musicas" pelo braco da guitarra q nao precisam ter sentido teorico ou de escala.
    Dai depois de um tempo qdo vc tocar uma nota vc vai lembrar "ah, ja ouvi essa nota em alguma musica, deixa eu ver qual era"... ai vai pega o cd e escuta e ve q eh realmente essa nota, ai vai tentando tirar as outras a partir da primeira q vc ja tirou e pelo conhecimento de som da guitarra q tu ja tem...

    Eu tirei a Seek and Destroy do metallica quase todo, so falta o solo, nessa brincadeira de ficar frescando pelo braco, ai vi q parecia umas notas, e pus o cd, no q pus tava quase certo, e peguei o tom certo e a musica...

    Digao
    Veterano
    # out/03
    · votar


    BalthamoS

    Primeiro uma coisa basica q de vez em qd o pessoal esquece... afine a sua guitarra exatamente em E... pq as vezes pode tar um pouco abaixo ou acima dai qd chega pra tocar com os outros e aquela "po mas na versao q eu tirei a musica tava em outro tom"...

    E uma outra dica (no caso de power chords) e ver se eles estao na E A ou D pq o som deles e bem diferente...

    E como todo mundo ai falou estudar harmonia nunca e demais...

    Melodic Man
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Kra o meu segredo, q ainda tou começando a tirar musica de ouvido eh o seguinte.
    Primeiro não tem segredo, a unica coisa q você tem que saber eh conhecer tua guitarra... Fica literalmente viçando nela, tocando coisas q não façam sentido pelo braço todo da guitarra, inventando "musicas" pelo braco da guitarra q nao precisam ter sentido teorico ou de escala.
    Dai depois de um tempo qdo vc tocar uma nota vc vai lembrar "ah, ja ouvi essa nota em alguma musica, deixa eu ver qual era"... ai vai pega o cd e escuta e ve q eh realmente essa nota, ai vai tentando tirar as outras a partir da primeira q vc ja tirou e pelo conhecimento de som da guitarra q tu ja tem...

    Eu tirei a Seek and Destroy do metallica quase todo, so falta o solo, nessa brincadeira de ficar frescando pelo braco, ai vi q parecia umas notas, e pus o cd, no q pus tava quase certo, e peguei o tom certo e a musica...



    falou tudo cara

    Eu nao sei nada de musica pra dar opiniao, mas conheco bastante o braco da minha guitarra de tanto mexer nela...

    completando o que o amigo disse ae, fica fuçando na guita, acostuma aos poucos.

    Dieselboy
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Confesso q naum so craque em tiar musicas, ja tirei muitas do Nirvana, Green Day, Cpm22, Foo Figters, etc... Agora eu começei a tenta tira musicas com solos, to indo até bem.
    uma dica é tenta tira a musica, deois q vc tiver tirado a musica inteira vc pega a cifra, acho q com o tempo vc passa a condia mais no seu taco e para de conferi as cifras

    Dieselboy
    Veterano
    # out/03
    · votar


    qué tira uma musica bem facil?
    Tira Like a Stone do Audioslave

    CLorO
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Eu sou iniciante em tirar musica, toco violao a dois anos e passei pra guita a 2meses, sempre usei cifras (hoje as uso se realmente eu naum conseguir tirar de ouvido) eu uso o metodo do Freiheit vou fazendo pestanas pelo braco ate axar a nota qeu cabe.. começei tirando detonautas e cpm22 as musicas deles sao ridiculas de faceis...logo logo vc tira um quando o sol se for e a outra deles lah que naum lembro o nome :) agora o metallica que eu curto mesmo eu naum consigo tirar muita coisa pois eu axo muito dificil... :)

    Cassio qual eh seu icq ?

    Cassio
    Veterano
    # out/03
    · votar



    Mas é complicado se kerer harmonizar com mais perfeição.
    Embora música é livre, quanto mais se aproximar da harmonia original, mas beleza.
    Quero dizer que o básico da harmonia, ou seja, saber onde cabe acorde e qual pode-se colocar é fácil, mas sempre existe um outro que tem um som mais preciso naquele.
    POr ex. Pega uma música do Djavan cheia de acordes.
    Se eu for cifrá-la consigo, só que vai faltar um monte de dissonantes Bm7/5-/G, eyrgshdsjk, etc e tal
    Talvez por isso o método FREIHEIT tb seja indicado.
    Cloro> Não tenho ICQ aqui. Só em casa. Mas n sei o numero
    T+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender a ouvir...