Para ouvir e aprender: Um herói da guitarra

    Autor Mensagem
    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15


    Poucos foram como ele: Simples, humilde, amante do palco e de seu público, intenso e grande guitarrista.
    Rory Gallagher:
    https://www.youtube.com/watch?v=sXOwDDBhT80

    EduJazz
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Esse foi embora cedo demais. Sou fã absoluto.

    MMI
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Um dos maiores strateiros que já pisaram nesse mundo. Brilhante, só que foi cedo demais e podia ainda estar fazendo música para a gente... \o/

    De quebra, a guitarra dele é uma das melhores stratos que a Fender fez em linha.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Um dos maiores strateiros que já pisaram nesse mundo.(2)

    Rory Gallagher pôs a Irlanda no mapa do rock.

    MMI

    "De quebra, a guitarra dele é uma das melhores stratos que a Fender fez em linha."

    Você sabia que esta que ele mais usava (quase sempre) é a mesma que esta com ele desde os 15 anos de idade?

    EduJazz
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Lelo Mig
    MMI

    E essa strat ainda é tocada "de quando em vez"

    http://youtu.be/2AceOp5sYHg

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Lelo Mig
    Rory Gallagher pôs a Irlanda no mapa do rock

    Rory Gallagher é excelente, mas acho que Van Morrison já havia feito o serviço!

    MMI
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Lelo Mig
    EduJazz

    Desculpem, essa guitarra dele é bem legal e sei da história dela. Mas eu me referia (muito mal escrito, me expressei mal) à Fender Rory Gallagher signature, guitarra de linha. Foi mal.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/15
    · votar


    entamoeba

    "acho que Van Morrison já havia feito o serviço!"

    Hehehe...sou fã de Van Morrisson, tenho bem mais álbuns dele do que do Gallagher.

    Morrisson é 3 anos mais velho e seu lendário álbum "Astral Weeks" é de 68, a banda do Gallagher, "Taste" era dessa época também.

    Mas, Morrisson é elite. Gallagher arrebentou no festival da ilha de Wight em 1970, festival onde um tal de Jimi Hendrix também tocou....hehehe.

    Talvez você tenha razão pode ser que tenha sido o Morrisson, ou os dois.... de qualquer forma, a Irlanda tava bem representada nesta época.

    jprpfera
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Nunca tinha ouvido...muito bom!
    É uma versão melhorada do Gary Moore hehe

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    O que mais me chama atenção do Rory não é sua excelência como guitarrista. Isso é óbvio, e ele foi um dos Grandes. O cara era um "monstro" na guitarra (e era só a sua Strato, seus amps e seus dedos...).
    O que mais me impressiona é sua postura "anti-mainstream", absolutamente humilde, íntegra. Um cara que faz uma falta danada...
    Não é à toa que ele é endeusado na sua terra natal e tanta gente fale dele com simpatia e carinho...
    Abçs

    Ramsay
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Na guitarra ele manda bem.
    Só a voz é que achei meio fraca, do tipo bem comum...

    Will Bejar
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Marcandoooooo!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/15
    · votar


    https://youtu.be/mC38cm4-zDo?t=250

    como ele segura nota daquele jeito?

    Lelo Mig
    Membro
    # out/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Johnny Favorite

    "como ele segura nota daquele jeito?"

    Realimentando, em feedback, com um Vox Valve anos 60 apimentado e no talo... e obviamente, com dedo de "macho", prá não aliviar a pressão dá corda contra a escala.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Johnny Favorite
    Amp bom, guitarra "top", guitarrista excelente... Nada mais...
    Aliás, procura o "pedal" alí... Não tem!
    O cara segurava a nota, tinha "pegada" de "hombre" e sabia como ninguém a antiga e sábia arte de usar os controles da guitarra, principalmente o botãoi de volume e a chave....
    Dedique-se à esse estudo.
    Abç

    Hammer
    Veterano
    # out/15
    · votar


    até curto algumas guitarras relic... mas essa do rory acho feia pra kcete...

    Calime
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Rory é um dos guitarristas dessa vibe que mais curto. Sempre que vejo nego endeusando o SRV, paro e penso: "o kra é mto bom, mas prefiro o Rory" . Pra mim esses dois kras, junto com o Hendrix, fizeram uma ponte entre o blues e o rock, e acharam um meio termo mto legal ali. Curto mto isso. A posterior houveram outros, mas esses de fato foram os primeiros. Curto pacas.

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # out/15
    · votar


    irlandes, tocava blues e morreu de cirrose

    pleonasmo ultra-vicioso

    Lelo Mig
    Membro
    # out/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Hammer

    "até curto algumas guitarras relic... mas essa do rory acho feia pra kcete..."

    Essa "marronzinha" que ele usava direto não era relic não; era "podre" mesmo... kkkk. Ele ganhou essa guita quando tinha 15 anos!

    Foi "relicada" na marra, no extremo, entre bebedeiras e brigas em pubs da Irlanda, nem o logo Fender no headstock têm mais! Nem guitarra é mais, é um "herói da resistência".

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Hammer
    Cara, essa guitrarra NÃO era "relic", era assim mesmo. Marcas de batalha e não modinha de pseudo-guitarrista riquinho que compra guitarra "detonada de boutique" para parecer que é fodão.... Do paraíso do róquenrrol, onde o Grande Rory está, ele lança sobre esses uma maldição celta...
    Kkkkk....

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Lelo Mig
    Mauricio Luiz Bertola

    rs, caras, eu toco a mais de 15 anos, eu sei fazer aquilo. Era só pra alimentar a magia do mito hihihi

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Lelo Mig
    Mauricio Luiz Bertola
    essa guitrarra NÃO era "relic"
    Vi num documentário que o Rory suava demais, muito pelo excesso de álcool. Podem ver que em todos os shows ele fica completamente encharcado. Ai a tinta da guitarra não aguentou o brutal excesso de suor ácido durante anos, isso contribuiu muito pra transformar aquilo ali. Uma imagem muito representativa do impacto do rory na musica.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Johnny Favorite
    Pódiscrê!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para ouvir e aprender: Um herói da guitarra