Shelter vale apena mesmo?

Autor Mensagem
JaO Maçon
Veterano
# mai/07


Todo mundo fala que a shelter produz ótimas guitarras, mas eu gostaria de saber se a sst 1 é uma boa guitarra, pois a vi no ML por R$ 239 e por esse preço é facil disconfiar, gostaria de saber tbm se vale a pena dar uma investida nela mais para frente.

Vlw

eusebio
Veterano
# mai/07 · Editado por: eusebio
· votar


Na verdade a shelter boa q tanto falam é a Shelter SST62, que tem SX no headstock, que tá + ou - uns 500 reais. Essa de 250 é a baixo custo da Shelter. A propósito, eu tenho uma SST62! :)

Abigobaldo
Veterano
# mai/07
· votar


Sim, vale a pena, mas lembrando que essa e uma guitarra pra começar msm... abçs veio x)

guilhermerizzo
Veterano
# mai/07
· votar


A sst1 e a stt2 não valem a pena.

guitartube
Veterano
# mai/07
· votar


JaO Maçon

Olha brow, eu tive uma SST62 e vou enumerar minhas considerações, são pessoais e baseado no que usei (durante 2 semanas).

Ela aparentemente é bem diferente de uma Fender 62, a começar pelo tensor que na fender 62 é próximo ao corpo, e outras diferenças .....

Ela tem um som fechado, bem distante do som limpo das stratos que já toquei;

Os captadores são cerâmicos e possuem saída alta com polos de mesma altura, um pouco desequilibrados mas razoáveis;

Trastes muito finos pro meu gosto;

Os tuners são legais no estilo kluson com a antiga, mas genial idéia dos furos para encaixar as pontas das cordas. Achei que seguram bem a afinação, pelo menos eu não sentia desafinar;

O sustain dela é sofrível, e fica pior quanto maior for o calibre das cordas, como eu uso 0.011, achei o resultado ruim;

O braço é muito estreito e cansa tocar nele se vc quer tocar vários estilos;

A parte elétrica é normal mas precisa de blindagem;

Eu instalei nela uns tex-mex braço e meio e um hot-rails SD na ponte com push-pull para splitar (herdados da minha Tagima Memphis). Não consegui bons resultados para som limpos, embora ela seja muito boa para sons distorcidos pq parece uma Les Paul com pouco sustain encarnada em corpo de strato.

Já ouvi os samples do Youtube e achei o som limpo bem estridente sem a pureza do som limpo de uma fender mesmo, se observar bem no vídeo, verá que ela está com os captadores bem baixos e com cordas com baixo calibre. Repetindo, o som não é ruim, mas achei pouco versátil.

O som dela com overdrive é bom sim, ela possui uns harmônicos bem audíveis e dá prá usar numa boa;

Troquei a minha com os captadores tex-mex e SD por uma Squier Standard que é bem melhor.

Já tive várias guitarras e não pegaria outra Shelter pq não me agradou, embora cada um tenha uma interação com a guitarra de forma diferente e a melhor opção é testar e não ir na cega.

Quanto a colocar captadores Malagoli, Stellfner, Sound, ....... Tudo furada, caro pracaralh...... O cara compra um captador Alnico blábláblá pensando que tá fazendo um bom negócio e tá se fuden**** pq é tudo genérico. É melhor pagar numa marca tipo Dimarzio, SD, Fender, Gibson, Rio Grande, etc..... Eu vi um set **** Alnico Blábláblá por 274 pratas, putz, que roubo, puta sacanagem.

Isso ae.....

guitartube
Veterano
# mai/07
· votar


Esqueci de mencionar, ela é 1000x melhor que a minha primeira guitarra e pelo preço é ótima e dá prá tocar blz. Entratanto acho que eu ia de Eagle, Washburn, Condor, etc.... na mesma faixa de preço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


guitartube
Cara, eu respeito sua opinião em todos os aspectos, mas não concordo quando vc diz que os captadores Malagoli e Stellfner são genéricos e "...são furada..." . Isso não é verdade.
Tenho trabalhado com essas marcas (bem com a Kent Armstrong, Wilkinson e Guitar Fetish) e posso garantir que o custo-benefício é excelente, melhorando significativamente o som das guitarras que trabalho (dessas mais baratas, claro).
Evidente que os SD, DM, Gibson, Rio Grande, Van Zandt, Bill Lawrence, etc são melhores.
Mas veja: Enquanto apenas 1 SD STKS1 (single), por exemplo, custa em média R$250. O jôgo (3) dos Malagoli Custom Alnico Blues (na "praia" do Fender Texas Special), custa R$ 274! Ou seja, quem tem uma Shelter, Eagle, Cort, Tagima 635, etc, Sai muito mais beneficiado com a compra de um jôgo de Malagoli, Stellfner, Kent Armstrong, Spirit (nunca trabalhei com esses), etc.
Óbvio que para guitarras mais caras, a relação custo-benefício se inverte, assim como é proposta de valorização colocar captadores mais "top" (de marcas consagradas), assim como vai da cabeça do cliente colocar um jôgo de Van Zandt em uma Eagle.....
Abç

TheChaosSpirit
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Veterano # Enviado: 30/mai/07 23:37
Quote Denunciar

guitartube
Cara, eu respeito sua opinião em todos os aspectos, mas não concordo quando vc diz que os captadores Malagoli e Stellfner são genéricos e "...são furada..." . Isso não é verdade.
Tenho trabalhado com essas marcas (bem com a Kent Armstrong, Wilkinson e Guitar Fetish) e posso garantir que o custo-benefício é excelente, melhorando significativamente o som das guitarras que trabalho (dessas mais baratas, claro).
Evidente que os SD, DM, Gibson, Rio Grande, Van Zandt, Bill Lawrence, etc são melhores.
Mas veja: Enquanto apenas 1 SD STKS1 (single), por exemplo, custa em média R$250. O jôgo (3) dos Malagoli Custom Alnico Blues (na "praia" do Fender Texas Special), custa R$ 274! Ou seja, quem tem uma Shelter, Eagle, Cort, Tagima 635, etc, Sai muito mais beneficiado com a compra de um jôgo de Malagoli, Stellfner, Kent Armstrong, Spirit (nunca trabalhei com esses), etc.
Óbvio que para guitarras mais caras, a relação custo-benefício se inverte, assim como é proposta de valorização colocar captadores mais "top" (de marcas consagradas), assim como vai da cabeça do cliente colocar um jôgo de Van Zandt em uma Eagle.....
Abç



seria ilaria a cena de um cliente pedindo captadores de 600 reais para colocar em uma eagle

guitartube
Veterano
# mai/07
· votar


Obs: Quando eu disse minha primeira guitarra, eu me referia a minha antiga Magnus Stratocaster :)


Mauricio Luiz Bertola
mas não concordo quando vc diz que os captadores Malagoli e Stellfner são genéricos e "...são furada..." . Isso não é verdade.

É minha opinião, e quem garante que a sua é a verdade? Eu não tiro um centavo desse nicho cara, não tenho interesse nenhum.

Mas eu vou te dizer o que vc já sabe ou deveria saber (já que é luthier). A Sound passou décadas fazendo aqueles captadores horríveis para violão, cavaco, banjo, guitarra, etc..... De repente o dólar caiu a internet aproximou os centros e facilitou a disseminação de novos produtos..... e subitamente a Sound passou a fazer pesquisa de ponta e desenvolver artigos especiais....... Faça-me o favor cara, vc não tem 12 anos né????

Hj em dia vc fabrica qq coisa na China, Korea, Indonésia, Taiwan, .... Eles possuem catálogos e fazem qq coisa com especificação padrão já copiada das grandes marcas ou pequenas mudanças. Vc mesmo pode criar sua marca de captadores "Bertola Pickups Amazing Tone", fazendo encomenda e sem saber por** nenhuma de eletromagnetismo básico ou o que significa pesquisa de ponta.

Os captadores hj são 1000000x melhores, o mais vagabundo é ouro no passado. Eu já toquei em umas guitarras com esses captadores e achei normais e até bons, muito próximos ou iguais aos genéricos que equipam Tagimas, Eagle, etc.... Existem desses aos montes espalhados pelo mundo em milhares de empresas que compram, maquiam e revendem, isso é praxe nos USA, só que lá eles custam uma bagatela.

Aqui os caras mentem e esfolam cobrando 274 reais no Alnico Blábláblá enquanto um Alnico Fender Tex-Mex no Brasil que custa 315. Porra, Sound 274 x Fender 315. Se não houvesse sacanagem no Brasil, esse Tex-Mex estaria custando uns 200 reais.

É uma questão de escolha, se alguém disser que o Alnico Blábláblá é melhor, tudo bem, guitarra é interação com o músico e cada configuração pode soar melhor ou pior em diferentes mãos. Eu botei o Fender Tex-Mex na Shelter mas achei que os originais cerâmicos soavam melhor nela, entretanto na miha Tagima eles soavam muito bem para meus ouvidos e na Eagle de um guri que botou ficou excelente.

TheChaosSpirit
seria ilaria a cena

ilaria????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Centauro
Veterano
# jun/07
· votar


JaO Maçon
Olha amigo, a linha SX realmente é mais legal e na minha opinião ótimo custo-benefício (eu particularmente nem gosto das Tagima de hoje) as SST-1 e SST-2 que são as Stratos com o nome Shelter no Head já foram uma linha louvável prá iniciantes e Hobbystas, hoje infelizmente perdeu qualidade de acabamento com verniz, captação mais fraca, o braço tá mais grosso, o headstock menor... (ainda tem uma Strato HS da Shelter pior ainda) se você encontrar alguma sst-1 sem o "USA" no Headstock dê uma olhada porque é alguma que sobrou da outra série, mesmo assim as novas podem ser consideradas em relação às concorrentes de preço semelhante, não são ruins, prá iniciar é legal, mas já não indico como uma boa compra como considerava antes...

Luis Guitar
Veterano
# jun/07
· votar


JaO Maçon
http://www.youtube.com/watch?v=2PWe3tAE9ZE

Eu uso uma Sst1....
Tem video da minha banda no youtube...
Não eh uma guitarra Top de linha mano, mas pra começar eh ótima, com um ótimo custo beneficio, tenho ela à 1 ano, nunca me deu dor de cabeça, e já toquei ao vivo com ela...

gualtersouza
Veterano
# jun/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


guitartube
Para você que já teve uma SST62: fui a uma loja aqui em minha cidade e o vendedor me alegou que ela seria cópia fiel da Strato 62, mas pelo que você está dizendo não é bem assim...
Esquecendo a questão dos captadores, que é uma questão de gosto, estilo, ouvido e custo (não necessariamente nesta ordem), você acha que a madeira da SST62 não é equivalente ao da Strato 62?
Você citou o sustain, mas mesmo a Strato não se caracterizava tanto por isso... ...até onde sei, o sustain é função da massa e qualidade da madeira do corpo e braço, donde se conclui que a madeira da SST62 é inferior. Essa minha conclusão está certa?

Voltando a questão dos captadores: estou aprendendo a fazer uma Strato e estou colocando um humbucker DiMarzio e 2 Kent Armstrong nela, mas penso em fazer um outro projeto e usar caps nacionais. Já ouvi alguns samples na rede e me pareceram bem razoáveis (Minha opinião é a de um aprendiz. Toquei guitarra quando tinha 20 anos, já passei dos 40 faz tempo e só agora estou voltando, mais como um lazer).

Te pergunto se o que vc afirmou sobre os caps nacionais é devido à experiência prática ou sua análise vai mais em função do custo e impostos dos produtos de ponta X (custo + história de maus caps da Malagoli)?
Concordo com você quanto aos caps para violão deles... no passado já eletrifiquei com um Malagoli e eram sofríveis. Mas isso é passado (20 anos atrás). Eles podem ter dado um salto tecnológico, porque não?
Abç.

Kleber Blacklock
Veterano
# jun/07
· votar


gualtersouza
Amigo, primeiramente quero dizer que fico extremamente feliz em poder conversar com alguém mais "véio", como eu... Tenho quase trintão, sou casado, e minha mulher está quase me dando as contas devido aos meus gastos com guitarras/pedais/amplificadores/palhetas/cabos/correias/etc ao invés de fraldas para o moleque, hehe...
Bom, apesar dos pesares, amo guitarra... Infelizmente (pra ela) é algo que não deixarei de gostar nunca... E graças à minha persistência tenho testado várias "coisas" nesse meio (das mais em conta, claro) e dou uma dica para você: uso um captador Spirit Stack em minha Charvel, e vou te contar, valeu cada centavo... Paguei em torno de R$70,00 nele, e dá pau a pau com o EMG ATIVO que tenho nessa mesma guitarra (veja bem, ATIVO, o Spirit nem ativo é)... Bom, vou ser sincero, estou falando em termos de volume, qualidade é claro que não se compara com um EMG, porém nem por isso ele deixa de ser bom... Aconselho o uso desses Spirit, tenho certeza de que não se arrependerá...

Kleber Blacklock
Veterano
# jun/07
· votar


JaO Maçon
Amigo, quanto à sua Shelter, não posso dizer nada da guitarra que está querendo, porém tenho uma Les Paul da SX que comprei faz uns dois meses e digo: é pau pra toda obra!!! Acho que é uma das melhores guitarras que já tive (e olha que já tive até Washburn do tempo das Washburns de verdade, e era pior do que essa SX)...

Michel Top
Veterano
# jun/07
· votar


JaO Maçon
Aconselho comprar os modelos mais caros da shelter que ficam em torno de 600 a 700 reais (preço médio aqui no RS), elas soam muito bem, colocando uma boa captação e fechando um olho, digamos que até passa como Fender. Tenho uma que estou me disfazendo pois já tenho uma Fender e adquiri uma Gibson, portanto não estou mais usando, ela tem captadores Fender e soa muito bem. Lhe garanto, se vc gosta do timbre das stratos e não quer gastar muito, vale a pena comprar uma dessas. Abraços!

gualtersouza
Veterano
# jun/07
· votar


Kleber

É interessante trocar idéias nesse grupo, pois vamos timbrando os gostos também. Eu tomei como meta aprender a tocar um instrumento antes dos meus dedos endurecerem por artrite. Gosto muito de música, mas me afastei do instrumento por uns 15 anos, em função de trabalho, dinheiro curto e outros fatores. Agora, que já cumpri alguns objetivos básicos, pensei em retomar esse lado que me completa... ... ainda que o dinheiro ainda não seja tão fácil.
Agora estou fabricando uma Strato, só de curiosidade e está saindo, apesar dos erros. Tenho recebido muitas orientações do pessoal luthier (Bertola, Seiji, Soulface) e outros aprendizes como eu (kiki, Romulo_DF) e a troca tem sido muito positiva.
Essa sua sugestão do Spirit é interessante. No momento presente já estou com 70% da guitarra pronta e já adquiri os caps para ela, mas vou incluir os Spirit nas opções do proximo projeto. Vc tem algum mp3 do som do seu cap?
Paro aqui, antes de ser abolido por off-topic.
Abç.

Kleber Blacklock
Veterano
# jun/07
· votar


gualtersouza
Relaxa, garanto que o dono do tópico irá entender, hehe... Na verdade minha guitarra está com um luthier para concluir a troca de trastes, assim que ela retornar eu coloco algum post com sons da bicha para você ouvir, combinado?
Valeu!!!

Patys
Veterano
# jun/07
· votar


sao boas dependendo do modelo, mas existe melhores na mesma faixa d preço no ML.

a sst1 nunca peguei numa.

gualtersouza
Veterano
# jun/07
· votar


Kleber

Tem umas imagens que postei da minha Frankie (o nome que eu dei para ela) que estão postadas no tópico de Perguntas ao Luthier Bertola & Cia), caso vc queira ver, mas já está bem mais adiantada do que isso http://img338.imageshack.us/my.php?image=stratofasedefurao04nl2.jpg
Quanto ao som, seria muito interessante conhecer sim. Ficarei no aguardo.
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


guitartube
Cara, eu não tenho 12 anos, tenho 44.
Eu conheço a marca Sound desde o final da década de 70, e os captadores deles eram ruins mesmo. Agora esses novos são bem melhores e fabricados aqui sim (alguns modelos mais baratos são importados da China sim), com novos processos de fabricação que antes a fábrica não possuía. Um amigo meu de São Paulo e que estudou comigo na USP esteve na fábrica deles e eu não tenho nenhum motivo para crer que ele esteja mentindo.
Eu também não "...tiro um centavo desse nicho..." também não, não sou assalariado dos caras nem recebo "jabá" para falar deles (ou de quem quer que seja); se vc pesquisar TODOS as minhas intervenções aqui no fórum verá que sempre me pautei por uma postura ética (não falo preços de meus serviços, não comento os de outrem, não entro em polêmicas nem desrespeito ninguém), portanto não seria agora que eu iria contar "lorotas" ou inventar coisas com objetivos inconfessáveis. Tão pouco me acho dono da verdade ou lá o que seja; agora, o que digo aqui é pautado por experiência própria em anos e anos de trabalho e estudo(embora eu tenha muito que aprender e certamente esteja errado em muitas coisas).
Quanto à sua opinião, como disse anteriormente, eu a respeito e concordo com ela dadas as devidas condições.
Abç

Curly
Veterano
# jun/07
· votar


Complementando a análise do Guitartube: aqui no forum falamos em Shelter mas isso é uma "grife" criada pelo distribuidor Habro que importa guitarras de várias procedências. As Sx, dentre elas a SST62, são fabricadas na indonésia por uma fábrica "hand made" que, parece, que já produziu Squiers, já a SST1 é fabricada pela Aria Pro, pelo que eu já vi o controle de qualidade delas é bem frouxo, algumas são boas, outras não, então não dá pra generalizar que as "Shelters" são boas, depende da guitarra

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Curly
É verdade, outro dia regulei uma Shelter das novas e achei inferior à uma mais antiga (com o "headstock" tipo Fender). Porém as tarrachas são melhores, assim como os captadores. Mas continua sendo uma guitarra com excelente custo-benefício.
Abç

Slave of hell
Veterano
# jun/07
· votar


Qual foi essa shelter que vc regulou bertola?sst62 ou sst1,sst2?....oq você viu de inferior nela?qual dessas duas sst62,condor gx 50 lembra mais a fender?no que me parece a condor tem captadores melhores e hardwares tbm...mas se eu vou turbinar então nem preciso ligar...oq vc axa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Slave of hell
Cara, a diferença foi em relação à duas SST-62, sendo uma antiga e outra nova. Na antiga, pertencente a um amigo meu, eu instalei um jôgo de Malagoli Traditional Texas (cerâmicos), e na nova, de um cliente, instalei um Stellfner Neodymium na ponte e um Kent Armastrong cerâmico no meio.
A Condor GX 50 é um pouco superior à Shelter SST-62, mas é mais cara.
Abç

Homem Cueca
Veterano
# jun/07
· votar


guitartube
Aqui os caras mentem e esfolam cobrando 274 reais no Alnico Blábláblá enquanto um Alnico Fender Tex-Mex no Brasil que custa 315. Porra, Sound 274 x Fender 315. Se não houvesse sacanagem no Brasil, esse Tex-Mex estaria custando uns 200 reais.


Rapaz...o JOGO DOS 3 CAPS custa 274 reais...enquanto APENAS UM Fender custa 315


Bom dia!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Homem Cueca
O Kit (3 captadores, sendo um com polaridade invertida e o da ponte com mais ganho e espaçamenmto para tal) do Traditional Vintage (cerâmicos) é R$ 160. O Kit dos Traditional Texas (cerâmico, alto ganho) é R$ 185. O Kit dos Custom Alnico 50 é R$ 236, e o Kit dos Custom Alnico Blues (com mais ganho que os 50), é R$ 274.
Os Stellfners Strators custam, cada um R$ 54, 35 os de alnico e R$ 43,23 os cerâmicos.
Abç

blima
Veterano
# jun/07
· votar


eu não tinha ouvido falar de guitarra shelter pois moro nos EUA há muitos anos e não tinha essa marca no Brasil quando eu mudei pra cá. Mas fiz uma psquisa e descobri que essas guitarras são as "SX" "Douglas" e "Agile"que são vendidos pela Rondo Music aqui nos EUA.

Essas guitarras aqui custam US$100. Eu comprei uma Tele SX STL50 uma epoca para experimentar e achei a guitarra até que legal para o preço mas se voce puder pegar uma Squier Std seria uma guitarra MUITO melhor apesar de aqui ela custar o dobro.

aqui vai um link pro site gringo das "Shelter":

http://www.rondomusic.net/

GuitarHome
Veterano
# jun/07 · Editado por: GuitarHome
· votar


guitartube
também respeito sua opinião, o guitar da minha banda tem uma fender americana e eu tenho uma shelter fst62( tarraxas gotoh, e um dimarzio tone zone na ponte, o humbucker mesmo) eu juro pra você que não faço a minima questão de trocar a minha pela dele, e se não tivesse o nome no headstock e a fender nao existisse era capaz de eu ficar em duvida na escolha ) .
abraços!

Ah e o braço é cansativo na sua mão, porque na minha com cordas 0.10 tem dias que toco mais de 5 horas e não canso nenhum pouco.
A sua shelter devia tar bem desregulada.

pra você ve como gosto é que nem cu, cada um tem o seu !!!

JaO Maçon
Veterano
# jun/07
· votar


Michel Top

Ja q vc esta se desfasendo da sua, naum ta afim de me passa ela naum?


Se alguem tiver uma sugestão de strato boa e barata estou aceitando

thigsm
Veterano
# jun/07
· votar


JaO Maçon
Cara, eu tenho uma dessas, em relação ao custoxbeneficio pra quem ta inicianto não tem discussão, é realmente muito boa. Porem depois de um tempo você começa a evoluir e percebe que precisa de algo melhor, eu pelo menos to ficando com raiva dela, hehe, apesar de confortavel o som não tem susten e com mais ganho que eu coloque na distorção ele continua magrinho. Estou procurando uma nova strato pra investir (barata, haha), e acho que vou pegar uma sx. Voltando ao seu caso, acho que se tem grana pra pegar algo melhor pra ficar mais tempo, pegue outra, mas se tiver pouca grana, e sabe que mais pra frente da pra trocar de equipamente, compre e seja feliz =]

falou

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Shelter vale apena mesmo?