captadores de uma guitarra (duvida)

    Autor Mensagem
    the_paranoid
    Veterano
    # set/03


    eu fui na casa do meu primo e ele tm uma eagle. dae tinha uma chavezinha lah de seleção de captadores (pelo q ele me disse) soh q eu achei mt tosco q naum dava pra usa os 3 captadores ao mesmo tempo, ou vc escolia um em dividual ou dois a dois... pq isso? naum seria melhor se os 3 trabalhassem juntos?

    king_arthur
    Veterano
    # set/03
    · votar


    bem... eu nao entendo nada disso... mas acho q se colocasse os 3 juntos, o volume ia fica mto baixo.... sei lah, me corrijam se eu estiver errado

    Fernando
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Toda guitarra é assim. Nunca vi uma que usasse os 3 juntos...

    caiohleal
    Veterano
    # set/03
    · votar


    the_paranoid
    vc pode optar por colocar os três juntos, mas isso vai de vc querer o som próprio dos 3 single juntos

    meiomundo
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Em 1950 e poucos um cara chamado Leo Fender inventou uma guitarra que ele chamou de Stratocaster. Ela tinha 3 captadores e uma chave de 5 posições. Isso virou um padrão, pois tornava a guitarra muito versátil e com uma grande variedade de timbres. Algumas fábricas pensaram em alguma opções que não existem na strato normal. Tipo cap do braço + ponte ou os três juntos. Mas não é o padrão. O padrão é esse da chave de 5 posições. Se quiser esse recurso precisa levar a guitarra para um luthier que ele coloca umas chaves para acrescentar essa opção.

    Dave Murray
    Veterano
    # set/03
    · votar


    a guitarra do meu amigo tem como selecionar os 3 cap, ou o da ponte e do braço...ao inves da chave de 5 posicoes, a seleçao eh atraves de botoes, ai vc aperta o botao pra acionar o captador correspondente..portanto se vc quiser pode apertar os tres e tal, fazer mais combinaçoes...

    Rustu Pai
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Ta, como eu sei qual posição da chave seleciona qual captador ?

    E como sei quantos vão ser e tal ?

    Dave Murray
    Veterano
    # set/03
    · votar


    escrevi isso num topic sobre captadores jah:

    _ \ | / _

    1 2 3 4 5

    1 = apenas captador do braço
    2 = captador do braço e o central
    3 = apenas captador central
    4 = captador central e o da ponte
    5 = apenas captador da ponte

    (posiçao 1 eh quando a chave tah apontando pra vc, 5 eh quando ela tah apontando para baixo)

    Rustu Pai
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Valews Zõa
    ;Mas tipo, pq quando eu uso apenas um captador fica ruido ?

    Fernando
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Depende. Se for humbucker, não tem ruído, mas se for single tem sim.

    codec
    Veterano
    # set/03
    · votar


    qual seleção fica melhor prum solo clean ? e pra uma distorção ?

    bdecimo
    Veterano
    # set/03
    · votar


    ouvi uma historia massa: que as primeiras guitarras com 3 singles so tinha 3 posições :uma pra cada captador... ai o MESTRE Jimi hendrix, com dificuldade, conseguia deixa a chave seletora entre dois caps. pegando o som de dois captdores....dai surgiu as 5 posiçoes..

    Dave Murray
    Veterano
    # set/03
    · votar


    codec
    clean eu prefiro posiçao 2 (braço + central segundo o desenho)..pois nao fika tao agudo...jah na dist. eu gosto mais posiçao 5 (ponte)...mas ai vai do teu gosto...tem solo q fika melhoe com o cap da ponte, jah outros com o cap do braço...mas alem dos cap, regula um poko do tom nos botoes de tone da guitar...

    Alex Pires
    Veterano
    # out/03
    · votar


    the_paranoid: Não rola de usar os 3 ao mesmo tempo senão ira rolar cancelamento de fase adoidado...O som ia ficar muito magro

    Agora sobre as regioes da guitarra...cada uma te oferece um timbre diferente

    A região mais proxima do braço geralmente é mais grave e é usada para som limpo(Rola um som limpo bem gordo nesta região) para frases rápidas com distorção(Porque o captador do braço é um pouco mais definido)

    A região do meio é geralmente bem equilibrada e geralmente os captadores desta região estão mais afastados...Rola um som limpo mais fraco bom pra funk(Não atrapalha as dinamicas) e um som distorcido com menos ganho

    A região proxima a ponte é a região do metal(hhohoho) pois é nela aonde vamos tocar os riffs(o captador da ponte por ser um pouco mais agudo tende a definir melhor os acordes) os power chords e alguns solos

    Eu particularmente divido pra cada técnica que eu sei fazer um captador que me dá o som que eu mais gosto
    Sweep em escalas(Braço)
    Ligado em escalas(Braço)
    Palhetada alternada(Depende da região que eu estiver...pode ser Braço ou ponte)
    Sweep em Arpejos(Ponte ou Braço tambem dependendo da região)
    Tapping(Ponte)

    E por ai vai

    meiomundo
    Veterano
    # out/03
    · votar


    bdecimo
    É isso mesmo. Tinha até esquecido dessa história.

    jimmypagelf
    Veterano
    # out/03
    · votar


    cara quer saber, abra a guitarra dele, coloque todo os captadores junto e ve o no que da, acho que ninguem aki ja fez isso, vc pode esta sendo o primeiro, quem concorda????

    guschard
    Veterano
    # out/03
    · votar


    jimmypagelf
    num fala isso q alguem pode acaba fazendo alguma bosta com isso
    ueuhehuehuee

    jimmypagelf
    Veterano
    # out/03
    · votar


    guschard
    mas o cara esta curioso, o que ele tem que fazer e colocar todos em só flugi rsrsrsrs mas e verdade, quem sabe ele não enventa um som bom ou muito ruim, mas acho que vai e fuder tudo srsrsrs

    jimmypagelf
    Veterano
    # out/03
    · votar


    desculpe ai em cima e pluge

    Erick Kleber
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    quero saber quanto custa e onde eu posso arranjar os imãs para construção de um cap
    por favor um nome de site um endereço qualquer coisa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a captadores de uma guitarra (duvida)