como compor um solo

Autor Mensagem
Fernando Murray
Veterano
# abr/07

como se compoem um solo com as escalas mas eu ñao entendo como eu vou aplicar aqueles desenhos das escalas em um solo por exemplo uma pentatonica com aquele desenho simples como vou construir um solo com isso

nettoroses
Veterano
# abr/07
· votar

compondo

nettoroses
Veterano
# abr/07
· votar

tente ouvir a harmonia e crie uma melodia cantando msm
dps passe para a guitarra

Me Wise Magic
Veterano
# abr/07
· votar

Fernando Murray

Tá ae uma boa pergunta cara,sempre quebro a cabeça tentando fazer solos.

Igor Fediczko
Veterano
# abr/07
· votar

faz o seguinte.. coloca a harmonia no programa "Guitar Tune v. Solo 1.4", e ele cria o solo automaticamente, é só escolher os modos gregos, aí voce pode, por exemplo escolher a função: "releitura do gilmour", e ele faz alguma coisa parecida.

sacou?

Fernando Murray
Veterano
# abr/07
· votar

bom mas se eu tenho aquelas penatonicas com aqueles desenhos tradicionais como vou passar para as casa mais agudas

Fernando Murray
Veterano
# abr/07
· votar

harmonia seria a base????

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar

Esse tópico vai longe...

Fernando Murray
Carinha... vc toca há qnto tempo, e até q ponto vc já estudou?
Só rpa ter uma base de onde começar a explicar alguma coisa (embora criação de solo não seja al q dê muito pra explicar por escrito)

CaioPrimo
Veterano
# abr/07
· votar

Fernando Murray

nao sei si tu entende as pentatonicas perfeitamente, pegue 1 musik veja o tom por exemplo tom eh A, vc pode improvisar na pentatonica de A, de F#m, e nos shapes pra frente soh olhar no desenho dai soh usa criatividade licks bends e tudo + rsrs

_FrEd_
Veterano
# abr/07
· votar

Fernando Murray

Kr, a pentatônia eh formada por 5 notas, e essas se extendem por todo o braço da guitarra... pra decorar fika mais facil pelos "desenhos", "shapes", mas eles se extendem por todo o braço....

Agora, compor vai além de "regras", vai da sua criatividade.... mas basicamente tu cria uma harmonia (base) e depois um solo por cima...

Comece estudando improvisação primeiro...

Mega
Veterano
# abr/07
· votar

bom mas se eu tenho aquelas penatonicas com aqueles desenhos tradicionais como vou passar para as casa mais agudas

ora, pra passar para as casas mais agudas da pentatônica basta percorrer mais do que 2 oitavas (que é o que o shape abrange) :P
Eu mesmo to com bronca em improvisação/solo com pentatônica (tá, pouco tempo de experiência, faço um ano de música em junho, mas sou viciadíssimo), mas peguei uma música aqui que eu toquei de novo a base e fui tocar o solo... Aí consegui entender porque o solo se desenvolve daquele jeito e fica legal com aquela ritmia da base. Porque eu tenho muita teoria e tal... digo até que é o suficiente pra mim até 2009 pelo menos (uhaeiuheiueuihaeuh). Diante disso, agora eu quero mais é praticar, é claro que teoria ajuda, mas está longe de ser tudo, o negócio é sentir mesmo, é a intenção, um solo/improvisação é isso, é vc sacar a intenção da música (tá, tem mais coisa, mas é basicamente isso).

Mega
Veterano
# abr/07
· votar

ah, esqueci de dizer, a música em questão é Sob um Céu de Blues dos Cascavelletes, e é bem curiosa...
A base do solo é "(D Em D C)2x Am" e o improviso é uma penta de Mi menor, bem interessante..

nettoroses
Veterano
# abr/07
· votar

Mega
D em D C
7 1 7 6

uma penta de Mi menor, bem interessante..
Oo

Thedekai
Veterano
# abr/07
· votar

estude pelo menos o básico de teoria, o resto é prática e criatividade
abraço

Mega
Veterano
# abr/07
· votar

nettoroses
pois é, pior que é. uheaiuaheiuehaiueha

nettoroses
Veterano
# abr/07
· votar

Mega
não foi isso que eu quiz dizer uhauhauhauha
eu coloquei que os acordes ali fazem parte do campo de mi menor
e a penta usada pode ser a de mi menor, naum entendi o que vc quiz dizer

Mega
Veterano
# abr/07
· votar

acho então que os desentendimentos foram multiplos, mas no final das contas o importante é harmonizar, teoria é só uma objetivação de uma coisa que é por excelência sinestésica. Cito o exemplo de um amigo meu que não tem teoria mas tem uma puta virtuose e ele diz "É como se algo me dissesse onde vai ser a próxima nota", ele só sabe cifra e se muito souber, ele sabe escala de Dó porque é a mais ridícula :P

nettoroses
Veterano
# abr/07
· votar

Mega
hum
mas o que não entendi foi pq vc falou surpreso
onde numa harmonia que faz parte do campo de mi menor
poder usar a penta de mi menor

Mega
Veterano
# abr/07 · Editado por: Mega
· votar

Eu falei surpreso onde? O que eu quis dizer é que a música é curiosa porque vale a pena se escutar, principalmente quem quer entender como funciona isso de base + solo e a harmonização dos dois, pois trata-se de uma música simples nesse aspecto. =p

_FrEd_
Veterano
# abr/07
· votar

nettoroses

D em D C

1 2 1 7

Acho que interessante eh pq ele toka a penta menor num modo relativo, pq pra mim isso ta mais pra mixolidio do que pra tonal menor... Teoricamente n há surpresa msm, mas o som eh diferente...

Mega
Veterano
# abr/07
· votar

Soa legal, tá na intenção da música.

André_Decathlon
Veterano
# abr/07
· votar

cara se você ta com uma pergunta dessa na cabeça vc não ta preparado pra compor

nettoroses
Veterano
# abr/07
· votar

Mega
_FrEd_
ah ta
troquei as bolas

Adrianodevil
Veterano
# abr/07
· votar

como compor um solo

Usando a busca...

B.Frusciante
Veterano
# abr/07
· votar

Eu lhe aconselho um bom professor que ensine português e pontuação, aí depois tenta aprender como se faz isso..

pedrobrito
Veterano
# abr/07
· votar

"(D Em D C)2x Am" e o improviso é uma penta de Mi menor, bem interessante..
Acho que interessante eh pq ele toka a penta menor num modo relativo, pq pra mim isso ta mais pra mixolidio do que pra tonal menor... Teoricamente n há surpresa msm, mas o som eh diferente...

Hm... Não entendi o que ces querem dizer. Esses acordes tão no campo de Em, ta mais do que certo mandar penta de mi menor, é o mais óbvio.

Mega
Veterano
# abr/07
· votar

pedrobrito
Foram apenas confusões sucessivas, não ligue pra isso

_FrEd_
Veterano
# abr/07
· votar

pedrobrito

Tão no campo de Em mas a tônica eh o D, no caso fika D mixolidio... A penta de mi menor fika massa sim, mas o som eh diferente do som de um E eólio mesmo...

Sulfato de Sódio
Veterano
# abr/07
· votar

o solo é uma inspiração cara...é feeling...Jimi Hendrix nem queria saber o q era mixolidio ou eólio...o q é de verdade é tocar as idéias q aparecem na hora...improviso...

Me Wise Magic
Veterano
# abr/07
· votar

Sulfato de Sódio
Gostei do seu nick...e do seu post tb

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a como compor um solo