Me ajudem a compor um solo!!!!!!!!

Autor Mensagem
Léo
# dez/02


Tipow eu to tentando faze um solo faz tempo e ñ consigo, sei lá sempre fica uma merd.a, entao vamo faze um solo ae.

CPM
# dez/02


É simple cara você uma escala pentatonica e cai pra dentro.

Léo
# dez/02


mas o que eh uma petatonica

cpm
# dez/02


É um tipo de escala,a pentatonica é a escala mais simples de todas e ela sempre cai bem na hora de improvisar em uma musica.

Léo
# dez/02


mas como eu faço uma petatonica?

cpm
# dez/02


O desenho da pentatonica é assim.

e----------------------------------5-------8-
B------------ --------------5-----8-----------
G-------------------5----7---------- --------
D-------------5---7-------------------------
A-------5---7- ------------------------------
E-5---8------------------------------- ------

Léo
# dez/02


mas como que da base eu passo pro solo?

CPM
# dez/02


Vou dar um exemplo use D - A - C - G, com essa base improvise na escala de lá menor tipo nesse desenho que te passei,há uma dica muito importante não se agarre nessa ordem tente se movimentar livremente pela escala.

Léo
# dez/02


blz eu vow tentar valeu aí pelas dicas.
Ah o que eh tapping???????

STR4NG3R
# dez/02


tb gostaria de saber oq eh tapping

Papai Noel muito indignad
# dez/02


Gente ignorante naum faz aulas fica soh tendo aulas via emcomenda neh Leo?tapping eh aquilo q vc faz com os dedinhos vc bate na casa e liga uma otra nota?coitados

Energy
# dez/02


kra e simples: vai alternando as notas da pentatonica e antes se faiz uma base(inventa) depois vc faiz o solo em cima da base
eu faco assim

Energy
# dez/02


kra e simples: vai alternando as notas da pentatonica e antes se faiz uma base(inventa) depois vc faiz o solo em cima da base
eu faco assim

RENAT
Veterano
# dez/02
· votar


Ae, soh pra 6 naum se confundirem, existem cinco modelos da pentatônica maior e cinco da menor. Esse que o CPM falo eh soh um deles. Tendo todos vc tem mt mais liberdade no braço. Mas naum eh soh isso; vc tem que conhece-los bem para saber mandar as notas na hora certa... enfim, guitarra nao se aprende decorando um modelinho de pentatonica e achando que jah estah pronto para solah. Vai mais alem... Bem, mas cada coisa de uma vez. Começa de corando esse modelo e depois pega os otros, etc. Flw
Renat

Fucker
Veterano
# dez/02
· votar


meu , se o maluko naum souber escalas , o máximo q ele vai conseguir compor eh um riff....

yvo
Veterano
# jan/03
· votar


ve o tom da musik, pega um modelo de escala ( pentatonica, pq eh a mais facil), decora ele e na hora eh so tocar o q vem na tua kbça

The_Stranger
Veterano
# jan/03
· votar


cara...quer fazer um solo???
então faz o seguinte!!!

pega varios cds do metallica...ouve ate enjoar...apos isso pega uns cds do queen e ouve ate soar...ai vc pega um cd do malmsteen e ouve só uma vez...ai desliga o aparelho de som...pluga sua guitarra...e tenta juntar o que vc acabou de ouvir , ou seja...faz o que vier na sua cabeça!!
ai vc vai juntaar os riffs geniais que o kirk e o jmes do metallica fazem...vai juntar o feeling do brian may do queen e vai tentar juntar o virtuosismo do malmsteen!!!

é isso ai...o solo vc inventa tocando!!
valeu!!

ah , tapping sao notas ligadas...mas de um jeito diferente para serem tocadas mais rapidas...ou seja...no tapping vc usa geralmente o indicador e o medio da mao esquerda fazendo hammer on e pull offs e usa o dedo medio ou indicador da mao direita praa auxiliar fazendo uma especie de hammer on na casa desejada da guitarra!!! espero er ajudado!! flw!!
THE_STRANGER

caíto
Veterano
# jan/03
· votar


Aí gente... vou desenterrar um assunto aí de pentatonica, escalas boas pra usar e etc... valeu?

Léo
Veterano
# jan/03
· votar


postem mais petatonicas aí valeu?

xMETAL_WARRIORx
Veterano
# jan/03
· votar


esa eu n sei acho q eh uma pentatonica tbm:

|------------------------------------|
|------------------------------------|
|------------------------------------|
|-----------------------------------5|
|-----------------5---5-7-5-7-8-7-8--|
|---5-7-5-7-8-7-8---8------- ---------|... ai continua + ou -assim



Energy
Veterano
# jan/03
· votar


Quais sao os 4 modelos de pentatonica?

xMETAL_WARRIORx
Veterano
# jan/03
· votar


-- --
== == == == = == == == == == == == == = --
[------------------------------------------------]
[------------- -----------------------------------]
[----------------8-------10----- --11----10-8-10b-]
[-10-10-10-10-10---10-10----10-10----10----------]
[------------------------------------------------]
[--------------- ---------------------------------]
esses = e - indicam a duracao da batida (partitura)
essa tab fica bem legal
poe ela no gp e ouve

xMETAL_WARRIORx
Veterano
# jan/03
· votar


-- --
== == == == = == == == == == == == == = --
[------------------------------------------------]
[------------------------------------------------]
[----------------8-------10-------11----10-8-10b-]
[-10-10-10-10-10---10-10----10-10----10----------]
[------------------------------------------------]
[------------------------------------------------]
esses = e - indicam a duracao da batida (partitura)
essa tab fica bem legal
poe ela no gp e ouve

Léo
Veterano
# jan/03
· votar


papai noel muito indignado esse forum serve pra trocar informaçoes, se eu nao sei de uma coisa eu tenho mesmo eh que perguntar, e nao ficar ligando pra zoeira de idiotas como voce.

Léo
Veterano
# jan/03
· votar


se eu nao to podendo fazer aulas, isso eh problema ,meu, se vc nao quiser responder entao nao responde, mas tambem nao fica entrando no topico soh pra encher o saco.

Léo
Veterano
# jan/03
· votar


onde eu pego isso?

Régis Renner
Veterano
# jan/03
· votar


Para Léo:
Tudo bem contigo?
O processo não é tão complicado assim, veja bem...
A primeira coisa a ter em mente é: Qual o estilo musical a "solar", entende?
Tipo, vc quer um solo prá rock, ou prá blues, ou prá funk, ou prá mpb...
Daí então vc começa a ouvir os diversos guitarristas de cada estilo musical desses. Estude-os, nunca os imite.
Dando esse primeiro passo você já estará por dentro de cada modalidade de solo em cada estilo musical.
Depois com um pouco de prática e boa vontade você vai conquistando espaço e criatividade para elaborar em cada gênero musical um estilo só seu...
Até a próxima!

Léo
Veterano
# jan/03
· votar


blz, me fala alguns solos de rock facais aí pra eu tentar.

Léo
Veterano
# jan/03
· votar


foi mal eh faceis

Régis Renner
Veterano
# jan/03
· votar


E ae Léo!
Blz..
O que posso recomendar para o gênero "rock" são alguns solos do disco Acústico Ao Vivo MTV do Capital Inicial, são solos que não exigem tanta capacidade técnica. Ouça os solos das faixas "Música Urbana" e "O Mundo".
São sim, solos com um grau mínimo de complexidade.
As vezes, podem não suprir suas necessidades, mas, pode ser um bom começo, para posteriormente, enfrentar um Angra, um Iron Maiden... Espero ter em certa parte te ajudado.
Até a proxima!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Me ajudem a compor um solo!!!!!!!!