Tutorial - Retifica de trastes / Bigode Ozzy

Autor Mensagem
Bigode Ozzy
Veterano
# fev/07


E ae galera do fórum! Seguinte, com intuito de ajudar o povo aqui, sempre sofrendo com trastejamentos, fiz um tutorial com o que aprendi lendo e errando muito!

Lembre-se! Não sou luthier, nada de trabalho profissional com isso, só quero ajudar a galera mesmo!

As fotos talvez demorem para carregar, mas clicando nelas, aumenta bastante o tamanho para ver detalhes! Se estiver muito ruim, avisem que dou um jeito!

Ta ae o link:

http://www.bigodeozzy.kit.net/alinhamento/retifica.html

Abraços!

Midgard
Veterano
# fev/07
· votar


muiiito bom velho
valeu \o/\o/\o/

tentarei aqui em casa \o\

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


Bigode Ozzy

Muito bom... após tantos tópicos inúteis de NOVATOS nas últimas semanas, um tópico de VETERANO muito útil. PARABÉNS!!!

Bigode Ozzy
Veterano
# fev/07
· votar


Midgard

De nada miguxo! ^^

Nick_Oliveri_Guitar

É velho, ta foda aqui no Fcc, tem vez q dá vontade de parar de entrar aqui por causa de tante bobagem.

Mas acho que não tem mto a ver essa coisa de por ser veterano é bom...tem mto cara que tem menos tempo de fórum que é bem mais experiente que eu! Exemplo tu, aeuhuaehuae!

Valews!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


Bigode Ozzy

Ah, sim... nem coloquei por você ser VETERANO, tem VETERANO que posta lixo também. Mas não me recordo de ver você postando abobrinha.

Sou experiente nada... tenho muito chão ainda...

pedrobrito
Veterano
# fev/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

oi

ToRReSMo
Veterano
# fev/07
· votar


cuidado em fazer isso...nem sempre da para fazer retifica desse geito...tem trastes que tem que ser feita a retifica de um a um...ate deixar eles na msm altura e dps passar a pedra em tds os trastes...e sempre ultilize uma regua de aço para ver se esta reto os trastes....

Rodrigo Yoshida
Veterano
# fev/07
· votar


Bigode Ozzy

BOA! eu to pra comprar uma guitarra barata e fudida pra aprender a fazer esses esquemas! quando chegar vou tentar retificar os trastes! valew aí!

Eric Lance Abbott
Veterano
# fev/07
· votar


tenho medo de fazer isso na minha les paul ;~~~
seria tipo um estudante de neurologia aprender a operar usando os próprios filhos como cobaias

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


Se alguém souber de materiais que poçam ser usados no lugar da pedra e da lima, seria bom! Pois pelo jeito, tem que importar o material para uma única retífica... aí compensa levar num luthier mesmo.
Muito legal o tutorial. Parabéns.

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


Guitarrist
Vc pode pegar uma barra de alumínio mesmo e colar uma lixa nela. Desde q a barra esteja reta, não tem problemas tb.

Bigode Ozzy
Muito bom o tópico cara. O básico é isso mesmo...
O único problema é q geralmente qndo se parte pra uma retífica de trastes, não é só por causa de trastejamento ou algum desalinhamento. E sim pq se tem algum(ns) traste(s) danificado(s). E aí já se precisa de um serviço mais específico.

Eric Lance Abbott
Antes na sua do q na minha! hehehehehe

Phantom Of Death
Veterano
# fev/07
· votar


Bom topico cara, tenho algo parecido em uma revista por aki. Mas ta bem legal aí tbm ;D

Bigode Ozzy
Veterano
# fev/07
· votar


ToRReSMo

Bom, aqui o cara disse tudo, então, cuidado todo mundo! auehuaeuhae

Depois a gente conversa pra ver se melhorar o tutorial!

Rodrigo Yoshida

Melhor coisa pra aprender sem ressentimentos! aeuhuaehuaeh

Eric Lance Abbott

Bom...pode-se dizer que operei meus filhos...minha primeira retifica fiz na mionha guita de luthier mesmo, aeuhuaehuae! Fico bom...mass, tive que fazer de novo, aeuhuaehuaehea

Soulface

Pois é, a retifica resolve muitos problemas a primeira vista, mas se for problemas de traste solto ou danificado, vai ferrar de novo!

Guitarrist

Cara, a pedra de afiar faca da pra encotrar em qualquer lojinha de amterial de construção por menos de 5 reais. As limas, é só procurar por lima agulha. Comprei um kit na na Peg & Faça por 10 reais. Mas mandei trazer as limas especiais pra arredondar, nem chego ainda, mas quando chegar vo testar pra ver como fica.

Valew a todos ae que comentaram! Quem manajr tb, por favor, entra em contato comigo que quem sabe posso até criar um site sobre luthieria! (Claro, com a ajuda de profissionais capacitados para revisar as matérias e tutoriais)

Alguem a disposição?

Abraços

Bigode Ozzy
Veterano
# fev/07
· votar


Phantom Of Death

Valews cara!

filipedelbel
Veterano
# fev/07
· votar


Exatamente como já vi um luthier fazendo =]
Muito legal, valeu kra!

Tiago Metal
Veterano
# fev/07
· votar


Bigode Ozzy

muito bom tópico deveria ter mais tópicos aasim sobre regulagem da guitarra

muyito bom parabéns

iS_LaSh
Veterano
# fev/07
· votar


Nao tive coragem de fazer na minha guitarra =/

Regnum_irae
Veterano
# fev/07 · Editado por: Regnum_irae
· votar


Bigode Ozzy
Tutorial do caralho!!!! E mais do caralho ainda foi a cervejinha na 2ª foto....Bohemia comanda!!!
O unico problema é quando passa da 4ª latinha que as coisas começam a ficar meio curvas demais!!!

sugesto
Veterano
# fev/07
· votar


Bigode Ozzy
o melhor jeito de trabalhar, cara!
uma bohemia do lado, aí é só alegria
muito boa a tua iniciativa!

Luckas_Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


A boehmia ta show hehehehe!

Depois vou ler com calma e testar na minha guita camaleão... qdo comprar cordas e ajusta-la direitinho vou mostrar o q fiz HAHAHAHAHA! (risada de malvado)

Luckas_Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


Por sinal, tá massa o tópico. Muito bem feito. Só uma coisa, a lima reta q vc usou, pra arredondar, é cara? E desparafusar o braço dá grilo na afinação não?

Valeu!

Note_Pad
Veterano
# fev/07
· votar


Muito cuidado com a fita crepe dependendo do tipo de madeira e verniz ela pode arrancar lascas o que seria muito chato...

Bigode Ozzy
Veterano
# fev/07
· votar


filipedelbel

hehehe, mas de luthier eu não tenho nada! auehuaehea
to só fazendo meus testes...

valew o cometário!

Tiago Metal

tópicos assim são bons, ajudam a galera, mas tem que ser meio esperto, se não fode a guitarra...

brigadão cara!

iS_LaSh

Nem tenha! Pegue uma guitarra veia fudida e faz...se vc achar q tá pronto pra fazer em uma boa, vai an fé!

Regnum_irae

Nunca vo poder trabalhar de luthier...se não a galera vai achar que eu sou um puta porco bebado, aeuhuaehuea!! Achei que ninguem ia notar a bohemia =P Mas pras coisas ficarem meio curvas tenho que passar das 6, aeuhauehuae

sugesto

\o\|o|/o/ Bohemia rlz!!!

Valews!

Luckas_Guitar

Uma loirinha sempre é bom! auehuaeuhea
Então cara, essas limas eu paguei 10 reais o kit com 12 limas, mas não eram das melhor qualidade. Da pra achar umas boas de verdade por 20 conto.

E tirar o braço não da nada, só se vc tirar e ele envergar, mas isso é quase impossivel acontecer.

Note_Pad

É, tem isso tb, o bom é sempre testar antes de fazer.

Bom galera, valew a todos que comentaram! Brigado pela força! Se bobear faço amsi alguma coisa ae!

Abraços!!

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


Bigode Ozzy
Meu único medo cara, é na hora de arredondar... não corre o risto do traste ficar triangular? Não teria que ser uma lixa própria mesmo? Até pra não ficar diferença entre os trastes... ou dá pra fazer na boa? O que que vc achou do resultado da sua?
Obrigado

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


Guitarrist
não corre o risto do traste ficar triangular?
Corre sim...
E mesmo q ique redondinho e tal, é bem difícil de deixar todos os trastes exatamente iguais. Praticamente impossível.

Não teria que ser uma lixa própria mesmo?
O ideal seria. Mas essas limas tem um preço salgadinho pra qm só vai usar uma vez na vida e outra na morte.

Bigode Ozzy
Cara, a única ressalva q eu tenho a fazer, é na hr de alinhar os trastes.
Vc não especificou direito como vc fez, mas pela foto eu suponho q vc tenha passado a pedra em linha reta desde o nut até o fim da escala (ou vice versa).
O certo é vc "dividir" o braço em partes (de 5 em 5 trastes, por exemplo) e ir passando a lixa (a pedra no caso) ne diagonal dentro dessa divisão.
Por esta imagem dá pra entender melhor oq eu estou dizendo.

Phanton
Veterano
# fev/07
· votar


Bigode Ozzy
muito bom o tutorial... só naum tenho coragem d fazer... hehehe

danilomagacho
Veterano
# fev/07
· votar


Bigode Ozzy

Muito bom o tutorial, principalmente por conter fotos. A única coisa que eu não concordo é que, para mim, o uso de lima própria para acertar o perfil dos trastes é essencial.

Eu costumo fazer isto nas minhas guitarras periodicamente, sempre que elas apresentam um desgaste acentuado do perfil do traste...

Lembrando que ritificar o traste só justifica para quem mantém a guitarra muito bem regulada... se for para retificar os trastes de uma guitarra toda zoada... só se for para reformar ou então para aprender como faz mesmo.

Aprendi a fazer isto com um amigo luthier, fiz as primeiras vezes em alguns braços que ele ia trocar os trastes...

Bigode Ozzy
Veterano
# fev/07
· votar


Soulface

Disso eu não sabia...nunca fiz assim, faço desse jeito mesm, passando do nut até o fim da escala, e funciona de boa aqui...pq tem que fazer desse jeito cara?

Guitarrist

Corre sim, mas é só ir acertando os cantos, pra não ficar triangular.

Phanton

Normal! É bom nem fazer, o certo é fazer em guitarra véia pra aprender...

danilomagacho

Essencial até é, mas como o Soulface disse, alem de ser dificil de achar, o cara que não fizar isso sempre, não vale a pena ter. Outra oisa, da pra improvisar, usando uma lixa e uam madeira dom o perfil do traste.

Abraços!

Renkar
Veterano
# mai/08
· votar


**Ressucitando..**

Sobre esse mesmo assunto, tenho uma dúvida..
Meu luthier recomendou que eu leve minha guitarra pra ele, para não só arrumar a altura dos trastes como também arredondar todos. As bordas de todos os meus estão quadradas.

Arredondar os trastes é importante e faz diferença realmente?
Abraços!

Megamedes
Veterano
# mai/08
· votar


Renkar

Tenho a mesma dúvida a minha tá achatada também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial - Retifica de trastes / Bigode Ozzy