Tutorial - Retifica de trastes / Bigode Ozzy

Autor Mensagem
BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


Renkar
Megamedes

Sim, pq a área de contato do traste dica maior quando ele está quadrado, fazendo perder sustain e podendo causar trastejamento!

Se o traste estiver muito gasto é melhor trocar inclusive!

movz
Veterano
# mai/08 · Editado por: movz
· votar


Eu já fiz dois cursos de Processos de Usinagem Mecânica.
Essas parada é foda, não é tão simples quanto parece.. por incrível que pareça só para limar tem toda uma técnica.. com essas limas arredondadas, que normalmente são chamadas de "meia cana" fica bem mais fácil fazer sim, agora com uma lima quadrada chata paralela ou mursa mesmo, fica foda.. (pra quem nunca fez) Igual o cara falou ali, não tem como ficar todos trastes iguais 100%, ou seja, o mesmo raio. mas com a lima meia cana facilita bastante chegar mais perto do desejado, falando tecnicamente "dentro da tolerância permitida". E mesmo assim não é tão fácil.. se você usa um pouco mais de força ali e tal, pode ficar desnivelado e etc.. acho que pra ajudar ainda mais, seria bom usar um calibrador de raio, e ir fazendo um traste de cada vez..
É por isso que os luthiers (não sei se é assim que se escreve no plural huiehuiesa) cobram um pouco mais pra fazer retífica dos trastes, pra fazer um serviço de qualidade é meio complicadinho mesmo, agora pra fazer um serviço "meia boca" é rapidinho e facil.
Eu vou começar a fazer um curso de luthieria, curto muito essas parada, acho um processo dahora de se fazer.

infoleon
Veterano
# out/08
· votar


Fui em um luthier da região e nada. Ficou uma merda a guita. Fui lá e mesmo assim, só me enrolou.

Paguei R$ 80,00 e já com as cordas NIG 0.10.
Irei tentar dar uma melhorada.

Alguém aqui sabe se pode ser uma lima (bem fina) comum e sem o cabo?
As limas, quando compradas, geralmente vem sem o cabo. Elas ficam retas. Serve para o serviço?

Valeu.

Paulo Heineken
Veterano
# dez/11
· votar


*ressussitando*

Segui o tutorial escrito acima, modificando apenas uma unica coisinha

1° Passei a pedra
2° passei as lixas
3° arredondei os trastes
4° passei as lixas
5° passei bombrill
6° passei oleo de limão
7° colqouei as cordas


aqui ficou perfeito!
minha guitarra tava muito maltrada na parte dos trastes, mas agora ficou maravilhosa na tocabilidade!

para quem tiver coragem e muuuuuuuita paciência, recomendo..pois alem de fácil é baratissimo de fazer!

Sir.Paulo
Veterano
# dez/11
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/236811/

Gilbertinho
Veterano
# jan/13 · Editado por: Gilbertinho
· votar


Soh um adicional: acho q precesa se certificar q o braco esta reto Antes d comecar, com uma regua de precisao

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial - Retifica de trastes / Bigode Ozzy