Quando a madeira é excelente, vale a pena cap. EMG?

Autor Mensagem
_Kevin_
Veterano
# fev/07


Minha dúvida é a seguinte: estou num lance que envolve um up na minha guitarra gibson studio por uma standart, mas ela está com caps. EMG. O vendedor diz que coloca os caps originais gibson se eu quiser.

Os caps EMG tiram as características da guitarra que tem madeira de excelente qualidade?

zaqueu_grunge
Veterano
# fev/07
· votar


Não. Caps EMGs só tem um pequeno amplificador de sinal. Eles soam um pouco diferente, mas não é tudo o que se houve por aí.

zaqueu_grunge
Veterano
# fev/07
· votar


_Kevin_
ah, tem um tópico aqui no FCC que fala sobre os caps, e tem amostras sonoras de cada um, todos na mesma guitarra.

Jeff Loomis
Veterano
# fev/07
· votar


_Kevin_

se importe com o som q vc ouvir , foda-se se é o captador x ou y...

toque e veja se gosta...

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


_Kevin_
Os caps EMG tiram as características da guitarra que tem madeira de excelente qualidade?
Isso é lenda!!!
EMG não tira nem coloca característica de madeira nenhuma. Captadores ativos são apenas captadores q possuem um preamp embutido pra equilibrar o sinal e dar um empurrão a mais.
Agora, tem qm goste de EMG e tem q não goste. É a mesma coisa q gostar ou não de Dimarzio, Seymour Duncan...
Agora, dizer q não gosta só pq é ativo e isso tira as características da madeira é balela. Coisa de qm ouve falar as coisas por aí e sai espalhando sem o menor embasamento.

E tem mais... Se fosse assim, vc poderia pegar essa Gibson Standard cm EMG, tirar os captadores, colocar em uma Tonante e vender a Gibson.
Vc teria uma guitarra com ótimo timbre (já q os EMGs não precisariam de madeiras boas pra soar legal) e ainda ganharia uma grana ferrada!

_Kevin_
Veterano
# fev/07
· votar


É que não dá pra testar, a guitarra vem de outro estado. O cap original valoriza a guitarra GIBSON, o EMG, pelo que entendi nos tópicos, dá um som que tira a dependência da qualidade da madeira.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Caps ativos ou passivos, reagem diferentemente em diferentes guitarras hehehe

Esse lance de que EMG dá o mesmo som numa tonante, e numa gibson é balela, eles vão se comportar diferente.

Cara, pra mim eu pegaria a LP STD com os caps Gibson mesmo.

Mas se voce gosta dos EMG´s manda bala com a guita desse jeito mesmo.

_Kevin_
Veterano
# fev/07
· votar


Vc teria uma guitarra com ótimo timbre (já q os EMGs não precisariam de madeiras boas pra soar legal) e ainda ganharia uma grana ferrada!



é vero!

Thedekai
Veterano
# fev/07
· votar


cara eu so 1000x mais os 490 e 498t gibson do que os emgs

Thedekai
Veterano
# fev/07
· votar


Vc teria uma guitarra com ótimo timbre (já q os EMGs não precisariam de madeiras boas pra soar legal) e ainda ganharia uma grana ferrada!

isso é mito

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


o EMG, pelo que entendi nos tópicos, dá um som que tira a dependência da qualidade da madeira.
Ainda coloco EMGs num cabo de vassoura e gravo alguma cosia só pra esse povo largar a mão de falar besteira! hauehauehuaheuhaeuhaeaea

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


Thedekai
isso é mito
Leia o post inteiro!!!
É por essas e outras q ess tipo de lenda se espalha por aí.
Os caras não prestam atenção direito no q é falado, e saem espalhando "informações" completamente equivocadas por aí...

Thedekai
Veterano
# fev/07
· votar


Soulface
hehe é verdade só peguei a ultima frase
mais nao deixei de concordar com vc huaeuh

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


Gibson é aquele som tradicional... EMG vai sair mais pesado e moderno. Escolha.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Falando sério mesmo pessoal, essa parada é MITO heheheh

Um brother meu de outro forum q tem estudio em São José do Rio Preto (SP), pode comprovar isto.

Testou os mesmos caps EMG´s em diferentes guitarras, e o som foi diferente em cada uma delas.

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


JoeCruzGuitar
Séio q omeu timbre de EMG na minha Flying V não é igual ao do Zakk Wylde da Les Paul dele?
Po... agora eu me suicido! ahuehaeuhaeuhae

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


heheheh

Cara, eu sinceramente acreditei durante varios anos que a parada era identica num cabo de vassoura, ou numa ESP OUIJA.

Mas este cara fez o teste lá, e o estudio do cara é bem profissional e tals, o cara manda muito bem.

Achei interessante ele dizer que os caps soaram diferentes em guitarras diferentes.

Acredito que isto deva ser menos evidente do que num cap passivo. Mas num ativo isto tb acontece, eles interagem sim com a madeira, talvez menos do que um PAF hehehe

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Já q fiz propaganda do estudio do cara, vai o link hehehe

www.area13.com.br

Thedekai
Veterano
# fev/07
· votar


sendo assim vou pegar a minha caixinha de palitos LISA, colocar uns 2 arames farpados
e tacar os emgs, porra, vo tira um timbrão em!

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


Porra, é lógico que o timbre de um EMG depende do meio em que este se encontra, é uma questão básica de Física. As cordas vibrarão de forma diferente de meio para meio, evidenciando hamônicos de um jeito ou outro, e o cap. basicamente traduz estas vibrações em sinais elétricos.

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


Alguém tá afim de trocar sua guitarra foda pelo meu tonante com EMG's?

Eric Lance Abbott
Veterano
# fev/07
· votar


_Kevin_

afinal, vc gosta de EMG ou não?

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


Captadores EMG na verdade são só caixinhas com sons gravados.
Ao tocar a corda, esses sons gravados são acionaods e enviados para o jack.
Por isso q esse captaor tem o mesmo timbre em qualquer guitarra.

Elvenfoot
Veterano
# fev/07
· votar


Falando sério:

Eu tinha uns captadores fudidos genéricos e troquei por EMG-SA, amei pra caralho os caps, achei o sonzão deles desgraçado de doido!

Os EMG são um som mais moderno, via lá e testa a gibson com EMG e outra qualquer com caps gibson e ve qual vc gosta mais e pronto.

Guitarra para pessoas que não tem ouvido fodástico (95% do fórum), só faz diferença guitarra boa para guitarra ruim. Mas guitarra boa de madeira X ou Y ou guitarra ótima para muito boa, a diferença é sutil e eles nem percebem. A construção influencia mesmo com caps EMG sim, mas como eles captam mais harmonicos a diferença que é sutil se tona ainda mais sutil.

Mas tudo é gosto você pode pegar um tonante empenada com caps de baixo colocados errados e achar ela com o maior sonzão, timbre ducaralho e ótima pra tocar. Tudo é gosto!

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Eu prefiro pickups com ganho mais moderado, e que interagem melhor com o botão de volume da guitarra.

Tipow, menos volume, som mais clean, mais volume som mais porrada

E que interagem com a pegada tb, mesmo esquema, palhetada mais fraca, som mais clean, palhetada mais forte som mais porrada.

Não sou um profundo conhecedor dos EMG´s ativos, mas nem arriscaria muito com eles pro meu gosto pessoal. Com certeza pediria pro cara colocar os Gibsons novamente na guitarra.

Mas é gosto pessoal heheheh

Se voce curti um som mais porrada e moderno, talvez seja mais negocio deixar os EMG´s mesmo.

É voce quem tem que decidir heheh Não vem perguntar pra gente não kakakak

_Kevin_
Veterano
# fev/07
· votar


_Kevin_

afinal, vc gosta de EMG ou não?


nunca testei, só leio o que vcs escrevem aqui

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


JoeCruzGuitar
Tipow, menos volume, som mais clean, mais volume som mais porrada
Faço isso com meus EMGs cara...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# fev/07
· votar


uma vez testei lado a lado uma les paul com emg e uma jackson soloist também com emg's, nem parecia o mesmo captador e o resultado não foi nenhuma surpresa, a les paul com som encorpado e grave e a jackson com som mais agudo, mas ambas tinham uma peso e saída forte pra caralho...
esses dias testei uma ibanez também com captadores emgs, soou diferente das outras duas, mas bem mais puxada pro som da jackson...
resumindo, é lenda...

MatheusMX
Veterano
# fev/07
· votar


A vibração que as cordas vão passar ao captador depende da madeira e da construção, então vai ser diferente.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Soulface
Faço isso com meus EMGs cara...

É como eu disse, não sou profundo conhecedor de EMG´s.

E acredito que voce consiga sim essa parada com teus caps.

Mas voce ha de concordar, que num cap Passivo, e com saida moderada, este tipo de interação é bem mais evidente.

Até por isto eu prefiro humbuckers baseados em PAF´s.

Tipo o Paf Pro, o Paf Joe, Fred, 59, Blues Saraceno, Custom Custom, etc....

Acho que dá pra aproveitar melhor estes recursos com caps assim, do que com caps tipo Tone Zone, JB, e humbuckers de saida mais forte e tals.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quando a madeira é excelente, vale a pena cap. EMG?