mudei as cordas e a ponte desregulou "meio tom"

    Autor Mensagem
    Fariax
    Veterano
    # jan/07


    Por favor alguem ae sabe dizer se por exemplo, as cordas fossem 0.10 e eu colocasse uma 0.09, ela desceria meio tom certinho? eu nao sabia qual era as cordas que vinham com a minha Cort X6 o vendedor disse que era 0.09, pelo jeito delas, macia e tal, eu tbm achei que fossem 0.09, pode até ser, mas, pq sera que quando eu afino a guitarra em E a ponte fica la em cima?! se as cordas de antes de acordo com o vendedor eram 0.09?
    se nao houver jeito pra eu fazer, alguem conhece algum luthier de confiança aqui no recife? valew!

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    Cara, tua guitarra tem ponte do tipo Floyd Rose !?

    Caso positivo, até mudanca de marca de encordoamento pode causar uma leve desestabilizacao do sistema.

    Na minha guita com floyd sempre usei cordas D´addario 0.09. Um belo dia resolvi por uma NIG 0.09 e ferrei com o esquema hehehehe

    As NIG´s eram muito mais "pesadas" que as D ´ addario.

    Se voce mudou o calibre, ai o lance é muito mais evidente ainda.

    Hoje em dia eu manjo regular sozinho, apesar de não ter mais nenhuma guitarra com floyd no momento, mas se voce não tem as manhas, o esquema é levar num luthier pra dar um tapa sim.

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Poxa, pra regular a ponte vai na mão meu kro, tem um tópico do rowashburn bem explicativo, procura na busca.....

    Fariax
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Valew ae cara, eu ouvi falar desse negoço de mudar a marca da corda e ferrar... mas como eu ia saber a marca da corda que vem com a cort?! eu perguntei ao vendedor, ele disse que nao fazia a minima ideia, se alguem souber da um toque, pq eh melhor pagar uns 20 conto num jogo de corda do que 50 conto pra aguentar um jogo de corda da groovin >,< né possivel que nada dessa marca preste ><
    alguem ae sabe onde tem luthier bom de confiança em recife? valhew

    Thedekai
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    isso aconteceu na 1ª vez q eu troquei as cordas da minha guit nova
    era uma washburn, com floyd tbm
    eu troquei as cordas, eu coloquei nig 0.09 nela... e antes o dono da loja disse q tava com 0.09 mais mesmo assim aponte ficou altissima, como se tivesse colocado um calibre maior

    LeandroP
    Moderador
    # jan/07
    · votar


    Fariax

    Uma coisa certa que você pode fazer é levar a sua guitarra a um luthier. Assim, além dele fazer as regulagens necessárias, você pode saber mais a respeito do seu instrumento.

    Todo instrumento musical, independente da marca ou modelo, deve passar por uma avaliação de um profissional, no caso o luthier. E nem sai tão caro uma regulagem...

    Pedhrs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Cara, eu levei a minha com o floyd rose para o meu professor de guitarra q tbm eh luthier....
    No inicio vendo a min ha ponte alta, ele me falou para comprar mais uma mola pra por lah atraz e segurar a ponte... depois ele abriu a tampa de traz da guitarra e apertou um pouco os parafusos da mola e fechou denovo....
    Então ele foi afinar a guitarra... mas ela voltava toda hora..
    E a ponte continuava alta!!!
    Então ele me falou que por causa da microafinação, como as cordas tao na mesma ponte e tals... se mexer na microafinação de uma corda vc mexe de todas... então ele me deu a dica de quando começar a afinar....

    Afinar da corda Mizona depois A, depois reafinar a M, depois a L, D.. e assim, ir reafinando as de cima...
    Então no final das contas... a ponte abaixou!!!... heauhea, parecia ateh mágica!!!

    Esse pode ser o seu caso.. n sei..
    flw.. abraço!

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Todo instrumento musical, independente da marca ou modelo, deve passar por uma avaliação de um profissional, no caso o luthier, qndo retirado da loja.

    Fariax
    Não existe essa de "meio tom". A ponte simplesmente desregula. As vezes a mudança é mais girtante, outras vezes é mais sutil... Cada caso é um caso.
    De qualquer forma, como o mestre Panucci falou, uma das primeiras cosias q vc deve fazer ao retirar a guitarra daloja é levar a um luthier. E de preferência, negociar com o vendedor para q vc ganhe essa regulagem inicial.
    Aí vc já troca as cordas e coloca as q vc gosta, e regula a sua guitarra para elas.
    Até pq, vai lá saber quais cordas eles colocaram na guitarra pra deixá-la esposta na loja. E vai saber tb qndo foram colocadas...

    Fariax
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    valew ae pelas respostas a todos, eu vou levar em algum luthier aqui no recife, vou dar uma pesquisada sobre alguns
    valew mesmo
    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a mudei as cordas e a ponte desregulou "meio tom"