Review: Cort Evl K4

Autor Mensagem
Renkar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Renkar


Opa pessoal!
Finalmente chegou minha vez de contribuir um pouco para o FCC.

http://www.cort.co.kr/english/products/common/view.asp?product_id=105

Guitarra: EVL-K4
Madeiras: Corpo em Mogno; Braço em Maple (corpo e braço pintados em preto fosco)
Trastes: Jumbo
Ponte: Floyd Rose Double Locking-III (a mesma da X-6, também da Cort)
Tarraxas: Genéricas (Die Cast)
Caps: EMG-HZ H4 (tanto ponte quanto braço)

Troquei minha antiga Ibanez GRG-150, por uma EVL-K4, da Cort.
Ela chegou faz umas 2 semanas.
A Ibanez vendi por R$550, e a K4 peguei na playtech por R$1045 parcelado, com o vendedor Maurício, muito gente boa o cara.


*****Odisséia da Chegada*****
Chegada a guitarra, abro a caixa de papelão da Cort, e vejo ela, meus olhos brilham, a guitarra é LINDA.
Até a marcação de pentagramas, que achei que não ia me agradar muito, achei bonita, legal.
Então quando plugo no amp descubro que a afinação estava bem abaixo. Assim começo a afinar, mas descubro que a ponte estava muito desregulada, estava totalmente pra fora e nem tinha terminado de afinar..
Então olhei as molas da floyd, e os parafusos ja estavam quase no máximo apertados.. as molas estavam assim: |||
As coloquei assim: /|\ , apertei os parafusos e afinei tudo.. daí a ponte nivelou, e pra minha felicidade as oitavas ja estavam reguladinhas com a ponte nivelada.
Daí parti para os testes.


*****Testes e Impressões*****

Acabamento/Aparência: A guitarra é MUITO bonita. A pintura preto fosca dela me agradou demais, agradou bem mais do que aquele tradicional preto liso (a GRG-150 era assim). O acabamento da guitarra eh primoroso.. nem um risquinho em hardware nem em pintura. O formato do corpo também me agradou muito.. as "quinas" da guitarra não são quadradonas demais, nem arredondadas demais. A parte da frente do corpo não é plana, possui pequenos desniveis seguindo para as quinas. Gostei muito desse formato.

Braço: Gostei muito do braço! Extremamente confortável. Devido ao Modern C Shape que ela tem, achei que o braço seria meio grosso, mas ao receber ela aqui e ficar esses dias tocando com ela, conclui que isso não era verdade. O braço dela é realmente muito confortável, e na minha opnião essa é uma das grandes características da Cort, o braço confortável.

Captação: Adorei os EMG-HZ H4. São bem fortes. E outra coisa incrível que eu notei foi o silêncio absoluto que esses caps tem, praticamente ZERO ruídos. E o incrível é que mesmo com a distorção pesada do GDI ligada, e sem estar com as mãos nas cordas da guitarra, o ruído é mínimo, chegando a nem mesmo ser perceptível.

Em Distorção: pra base, o captador da ponte fica perfeito, com muito peso, e bem definido. No captador da ponte os harmônicos artificiais também saiem muito fácil, e bem fortes. Para solos também gostei do captador da ponte, ele é bem definido, agressivo, e não é magro.
O captador do braço possui um timbre bem encorpado, aveludado, pra um solo mais calmo achei ele perfeito, consegui um timbre estilo overdrive MUITO bom com ele.
Achei interessante a defasagem de ponte e braço pra distorção, é difícil explicar como que fica.. com a defasagem o timbre ganhou um pouco das características de cada um dos dois captadores, mas ainda prefiro usar apenas um ou outro, para distorção.

Em Clean: Já aqui a história inverte. Com o captador da ponte achei o som um pouco agudo demais, com o do braço meio gordo demais pra clean. Já com a defasagem dos dois captadores gostei muito do clean. Esse clean da defasagem não é AQUELE clean de strato, é lógico, mas é um clean que eu gostei e que já vai ser o suficiente para mim.

Ponte: Essa é a Floyd Rose Double Locking III (a mesma da X-6). Antes de pegar na guitarra achei que essa ponte dela não seria muito boa em relação a segurar a afinação e etc. Mas me surpreendi depois de alguns dias testando. Cheguei a dar alavancadas descendo vários tons (não puxei a alavanca pra trás não, fiquei com medo de estourar corda, hahaha), e só desafinou depois de algumas varias alavancadas. Mas se não exagerar, acredito que dá pra usar pra fazer uns efeitinhos tranquilo, sem desafinar.
(Quanto a resistência e durabilidade da ponte não sei dizer, pq só tô com a guitarra faz 2 semanas, mas acredito que seje bom não exagerar nas alavancadas)

Tarrachas: As tarrachas são as "Die Cast", segundo o site da Cort. Aparentemente são boas, mas o locknut já funciona tranquilo.


Conclusão: Esta guitarra definitivamente tem um OTIMO custoXbenefício, com corpo em mogno (segundo o site da Cort), captação EMG HZ, Floyd razoável, e um acabamento impecável. Agora não tenho em mente trocar de guitarra, pelo menos por um BOM tempo. Penso só em trocar a floyd por uma Gotoh mais no futuro (nem os caps acho que não vou trocar), mas antes disso ainda vou completar bastante meu set de pedais, e talvez amp. Recomendo essa guitarra!


FOTOS:

Geral sem flash
Angulada com reflexo
Corpo de perto com reflexo
Headstock em panorama
Efeito Della Vesga
Com flash detalhada
Sem flash com reflexo (foto bonitona)
Corpo sem flash
Corpo mais de perto
Escala da guitarra
Corpo no lençol roxo
Outra do corpo no lençol roxo
Corpo mais de perto, lençol roxo
Atrás do corpo, lençol roxo
Frente do Headstock
Atrás do Headstock



OBS1: Vou ficar devendo os sons, porque o mic no meu pc parou de funcionar não sei porque.. mas mesmo assim mic de pc é foda.. =/
OBS2: Desculpem pelo tópico imenso, acho que empolguei, mas pelo menos acho que tá bem completo.. =P
OBS3: Agradecimentos ao usuário Ryushin por me ajudar a tirar as fotos.
OBS4: Não, aquelas "patas" estranhas na foto "Escala da guitarra" não são um extra-terreste.
OBS5: Aquele lençol roxo é da cama da minha mãe. hahaha


Abraços!

Jg Destroyer
Veterano
# jan/07
· votar


Essa gutarra e mto bonita sim
MAis adequada pra bande de black e deaht pelo visual
Review mto bem feito kara, falta so os sons mermo ehehnão puxei a alavanca pra trás não, fiquei com medo de estourar corda, hahaha
Pode puxa sem medo, so nao pode exagerar ne...

Dr Stein
Veterano
# jan/07
· votar


Renkar
Putz velho, realmente, o acabamento me impressionou tbm.....

desculpe a indiscrição, mas quanto pagou na guita?

TheChaosSpirit
Veterano
# jan/07 · Editado por: TheChaosSpirit
· votar


Sempre Defendi as Cort Aqui no FCC , São Nivel muito alto , muita precisao na contruçao e um rigido controle de qualidade

quando vi primeira vez uma XTh vi que um Gigante estava crescendo

chutao bunda das tagimas e giannini facilmente , quero ver tagima fazer guitarra de mogno , emgs e floyd por esse preço , não faz nem a pau

Cara parabens pela compra :) , Linda a guitarra , essa linha 2007 veio para arrasar mesmo , essa floyd é generica , assim que puder coloque uma Gotoh GE 1996-T floyd rose :)


OBS5: Aquele lençol roxo é da cama da minha mãe. hahaha
Ummmmmmm santa , sei sei




Georges

Jg Destroyer
Veterano
# jan/07
· votar


K4 peguei na playtech por R$1045 parcelado
Acho q foi isso ae

LuizJu88
Veterano
# jan/07
· votar


bela aquisição...
To afim de testar uma Z4 qualquer dia...=)

Renkar
Veterano
# jan/07
· votar


Jg Destroyer
O visual dela é bem dark mesmo hauhauHuaa
Mas de timbre e pegada, ela ta perfeita pra mim.
Eu toco dês de Metallica mais antigo, até metal melódico (com banda), em casa angra, satriani.. etc
Mas a parte de puxar a alavanca ali, foi que no dia que ela chegou, eu puxei um pouco e estourou a re, ai tomei um sustao. Dai depois q eu arrumei certinho denovo deixei queto a alavanca. haUhauuauhA

Renkar
Veterano
# jan/07
· votar


Dr Stein
foi 1045 parcelado, mas a vista eles arrumam um preço ainda melhor, até mais barato que o preço a vista do site, aí é bom ligar la! (ou ir pessoalmente na loja)

Jg Destroyer
Veterano
# jan/07
· votar


eu puxei um pouco e estourou a re
Iaheuasheusahe lol
Ja dei um susto no meu amigo qndo puxei a alavanca dele tb
Ele qse me mata ehehhe
Mas deve te estorado pq as corda diviam ta la a um tempao sei la :P
Toka a qto tempo vc?

Dr Stein
Veterano
# jan/07
· votar


Renkar
putz, q bacana meu! parabens! =D

Renkar
Veterano
# jan/07
· votar


TheChaosSpirit
valew kra! =D
Assim que eu juntar um dinheiro a mais eu coloco floyd gotoh, e aí fica perfeito pra mim! os EMG HZ que vieram nela ja curti bastante, se eu trocar vai ser só beeem mais pra frente mesmo.

OBS5: Aquele lençol roxo é da cama da minha mãe. hahaha
Ummmmmmm santa , sei sei

putz, huHauHauHauhu


LuizJu88
Valew cara!! Testa sim, acho que você vai curtir. O que mais me impressionou foi o acabamento tão bem feito, numa guitarra de R$1000. E também o timbre dos powersound da ibanez gio pros EMG foi um p.uta salto.. hauahuhauhauhau

Renkar
Veterano
# jan/07
· votar


Jg Destroyer
Acho que foi isso mesmo, e essas cordas q vêm nela não são mto boas, assim que puder eu levo num luthier pra fazer uma revisão geral, regular, e colocar Daddario

Toco a pouco mais de 1 ano (comecei final de 2005). Tô fazendo aula dês do inicio de 2006, ajuda demais! Agora tô só ralando pra um dia chegar lá.. haha

Dr Stein
Valeu cara !! =)
\o/

paulo_fox
Veterano
# jan/07
· votar


Eu tb comprei uma CORT a minha é a z4 e curto pra crlh!!!!

Optima guitarra!!!

Jg Destroyer
Veterano
# jan/07
· votar


Renkar

Aula e mto rox
Fiz qndo tava começando a aprende e tive q para pcausa das aulas
Vo ve se volto esse mes! :D

Renkar
Veterano
# jan/07
· votar


paulo_fox

A Cort ta detonando mesmo! =D
to feliz demais !

Jg Destroyer
Pois é! esses 2 meses agora vou ficar sem aula.. mas depois disso ja volto tb, ajuda demais. Nesse meio tempo comprei um delay DOD FX90, que depois vou fazer um review tb. \o/

Jg Destroyer
Veterano
# jan/07
· votar


Renkar
Faça mermo
Vo armoça
Falow ae

Renkar
Veterano
# jan/07
· votar


Jg Destroyer
Flw cara!



Depois vou dar um jeito de gravar umas coisas com a K4! \o/
Abraços!

Chimbinha
Veterano
# jan/07
· votar


Renkar
Boa Compra..o melhor de Tdo é que vc ta satisfeito e se sente realizado!
=]]


Porra..a COrt só tem feito ekipamentos Tops ultimamente!
;D

zakk wylde
Veterano
# jan/07
· votar


comprei uma x-th pra mim recentemente e to adorando... mto boa a guitarra... só penso em colocar uma gotoh tb, mas por enquanto a ponte tá segurando...

Renkar
Veterano
# jan/07
· votar


Chimbinha
Valeu kra!!
Isso mesmo! a Cort ta detonando nos equipamentos.

Ouvi falar várias vezes já que a Cort fabrica muitas das guitarras do mundo hoje, mesmo que não sejem dela, como ibanez coreanas, schecter, entre outras, são fabricadas nas fábricas dela. Aí depois quando é pra fabricar as suas próprias, ela capricha mais, é claro =P


zakk wylde
A X-TH é outra puta guitarra. Dá pra ver, só pelas fotos, e pelo que ela vem. Uma gotoh e a guitarra vai ficar top meesmo. Aqui tô assim tambem.. só vou colocar uma gotoh mas por enqto a ponte dela ta segurando.

Silas Hammett
Veterano
# jan/07
· votar


bela aquisiçao man...
Só q da vez q vi ela na loja nao chegei a testar,mas pegei ela e senti o corpo meio pequeno...nao sei si foi impressao minha,vc sentiu isso tameim??

Renkar
Veterano
# jan/07
· votar


Silas Hammett
Valeu kra!
Quando peguei ela aqui o primeiro dia, e a vi pela primeira vez, tive essa impressão também. Mas comigo foi só impressão, pois com o passar do tempo passei a achar o tamanho dela "normal".
(Na verdade até minha mãe que via minha guitarra antiga, teve essa impressão com a K4)
Acredito que tivemos essa impressão porque as quinas dela são menores, um pouco escavadas, e ela tem curvas grandes.
Mas realmente o corpo dela não é grande não.. hehe
Apesar de tudo gostei desse formato, não é um formato nada tradicional mas encaixa bem no corpo !

Silas Hammett
Veterano
# jan/07
· votar


Renkar
hehehe
O importante é vc estar feliz com ela velho!!!

ryushin
Veterano
# jan/07
· votar


Renkar
Muito foda sua guitarra... assino embaixo seu review... Só estranhei a guitarra ser mais leve do que uma strato, deve ser alguma variedade diferente de mogno, sei lá... era pra ser pesadona (pelo menos o som é =])... estranhei um pouco o sustain mas depois eu vi que era foi por causa da altura das cordas em relação aos caps... muito linda a guitarra, parabéns!

Pra quem nunca tocou nela.. não é exagero do dono, o acabamento é PERFEITO mesmo!

Os captadores são bem nervosinhos, com um clean mais que utilizável! Muito boa a guitarra, parabéns novamente.

Yuri Moraes
Veterano
# jan/07
· votar


Ontem eu vi a Kx1 eu acho ... Muito legal ...

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


Meus parabéns, linda guitarra.

Renkar
Veterano
# jan/07
· votar


Silas Hammett
ryushin
Yuri Moraes
r2s2

Valeuu galera!!
to mto satisfeito com ela! =D

mas agora.. as cordas que vem nela são beem ruinzinhas, rapidinho enferrujaram feio. Vou levar ela num luthier esses dias e ai vai ficar fino d+!!

Zakk_Halen
Veterano
# fev/08
· votar


Excelente Review.

;D

Amanhã estarei indo na Playtech...

Essa guitar tem um custo/beneficio excelente.

Depois é só trocar os Caps e a Floyd, guitarra pro resto da vida.

Abraços.

Renkar
Veterano
# fev/08
· votar


Zakk_Halen

Valew kra! =D
Amanhã olha direitinho, e testa bastante! ^^

Bom, com o passar de 1 ano inteiro com ela, já pude ter uma noção melhor sobre a guitarra.
E continuo recomendando!
Harmônicos fodas, peso perfeito pra base, timbre bom demaiss pra solo! E descobri que o clean dos humbuckers num amp legal são bons também! (cap da ponte com chorus então.. nassaa!)
E a questão de sustain que o ryushin ressaltou foi resolvida com uma regulagem no luthier.
Essa guitarra realmente não é muito pesada, é até leve, e o legal é que mesmo assim tem um timbre foda, e tocabilidade foda também!
A floyd dela não é tão legal, mas dá pra fazer uns efeitinhos sem desafinar (essa guitarra por esse preço também queria o que? =D).

Não penso em trocá-la tão cedo, e ainda tem um caminho longo pela frente! Ainda tenho que pegar um amp novo e deixar o set de pedais melhorzinho.

Porém quando a hora chegar (daqui uns anos..rsrs) ainda não sei se vou trocar floyd ou se vou pegar uma guita das tops.
No mais é isso!

Abraços!

Fermc
Veterano
# fev/08 · Editado por: Fermc
· votar


Parabéns pela compra cara!! Muito bonita a guita!!

Eu estou querendo pegar uma X-11 na playtech mas tá muito complicado, estou quase partindo pra outra loja!!

Primeiro liguei no telefone que apareçe no site, e os caras disseram que não podiam fazer a encomenda da guitarra pra mim porque eles estavam em reforma (?!?!?), e falaram pra eu ligar na loja da Teodoro e ver lá.

Na Teodoro o cara disse que ia ter que ver com o gerente se tinham como importar e que já ligava pra mim, mas não ligou.

Vou ligar pra eles amanhã, e se não conseguir vou comprar em outra loja, mas não antes de dar um puta sermão no vendedor.

Vou falar pra ele que eu estou com R$1800,00 na mão implorando pra poder gastar com eles, mas se eles não querem ganhar dinheiro vou ter que dar dinheiro pra outro, e vou falar mal deles pra todo mundo que eu encontrar... Quem sabe se eu falar isso os caras não acordarm!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Cort Evl K4