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naka Veterano |
# set/03
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tom modos gregos na verdade e ridiculo cara :-)
C D E F G A B
D E F G A B C
E F G A B C D
e etc
Olha
ex:
C D E F G A B
I II III IV V VI VII graus
primeiro vc qdo foi contar tem q contar do primeiro grau pela primera nota , nao existe grau zero intao 4 grau de Fá lideo é o B
tipo na questao da pergunta de usar os modos gregos sobre os acordes
C G
I V grau
Olhe C = C E G
G = G B D
C D E G B
e vc quer usar lideo certo?
Fa lideo ( F G A B C D E ) c poderia por que nao ha acidentes
mas ah 1 porrada de opcoes
siga a formula 1 2 3 4# 5 6 7+ e ache + opcoes para o modo lideo
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Alex Pires Veterano |
# set/03
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Mais pera ae...eu ia até responder isso mais não sabia se a pergunta do cara era essa..acho que ele quer algo que seja lídio nas duas...
Na verdade vc só tem duas opçoes se quiser o som do lídio
1)Use o lídio de cada tom...No caso C Lídio e G lídio...respectivamente G maior e D maior...
2)Usa um lídio de um acorde e no outro use outra coisa com outra sonoridade...Eu prefiro a abordagem acima...
Mais modos é chato mesmo...até que se pegue a manha demora...depois parece a parte básica de matemática...vc faz sem pensar
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Tom Bombadil Veterano |
# set/03
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Beleza cara, desde já agradeço...
Meu e-mail é rpalarius@yahoo.com.br...
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Tom Bombadil Veterano |
# set/03
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Mas acho que esse Alex pires respondeu o que eu queria...
Mesmo assim manda o esquema lá...
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John Andrade Veterano |
# set/03
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Realmente... é tudo o que o Alex Falou... é Matemática !!!
Soar bem, depende do seu bom gosto... mas entender é fazer contas.
Vou te explicar o que são modos gregos pra você não ficar perdido... vou dar uma boa explicação... ok ? (por email)
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Tom Bombadil Veterano |
# set/03
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Não obrigado cara valeu, mas como eu disse antes, eu sei o que são os modos gregos eu só não ao certo sei como posso usa-los...
Eu tava relendo a explicação do Alex e notei que ele se enganou e ao invés de me dar o modo lídeo, me deu o mixolídeo mas tá valendo o que eu queria era saber como usar os modos...
Deixa eu só perguntar mais uma coisa:
Segundo o Alex, eu tenho a opção de tocar em lídeo em todos os acordes (no caso do exemplo C, F, G) ou seja no acorde de dó meu solo começa em fá, no acorde de fá meu solo vai cair em sí bemol, e no acorde de sol meu solo vai recomeçar em dó, certo? Bom, pois é o problema é que a nota Sí bemol (Bb) não está no campo harmônico de dó... E então, está certo isso mesmo??
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John Andrade Veterano |
# set/03
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Calma...
C - Lídio: F
F - Lídio: B (e não Bb)
G - Lídio: C
Pela explicação que eu passei por email tá tudo escrito.
Soma 2 tons e meio de intervalo.
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Alex Pires Veterano |
# set/03
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Bom eu até fiquei preocupado pra saber se eu tinha errado e fiz o "chart" com os modos...e eu acho que eu não errei não
G Maior gera as notas G A B C D E F# G
I II III IV V VI VII VIII
D Maior gera as notas D E F G A B C D
I II III IV V VI VII VIII
O quarto grau(Que gera o modo Lídio) de cada um é C e G que eram justamente os acordes que vc me pediu...Eu achei que tinha errado porque vc falou. Na verdade quando eu penso em modos eu meio que deixo de pensar em escalas maiores equivalentes...eu ja penso no modo direto...sem comparar com nenhuma escala maior...Talvez vc esteja confundindo a ordem dos modos que é
I= Jônio (Acorde Maior[c/7M])
II= Dórico (Acorde Menor[c/7])
III= Frigio (Acorde Menor[c/7])
IV= Lídio (Acorde Maior[c/7M])
V= Mixolídio (Acorde Maior[c/7])
VI= Eólio (Acorde Menor[c/7])
VII= Lócrio (Acorde Diminuto[Triade] ou Meio diminuto[Tetrade])
E de cada grau parte um destes modos que possuem formulas como o Jônio tem = 1 2 3 4 5 6 7, ou o Dórico que tem = 1 2 b3 4 5 6 b7, o Frigio que tem = 1 b2 b3 4 5 b6 b7, Lídio que tem =1 2 3 #4 5 6 7,o Mixolídio que tem 1 2 3 4 5 6 b7, Eolio que é =1 2 b3 4 5 b6 b7 e o Lócrio que tem 1 b2 b3 4 b5 b6 b7
É isso que diferencia os sons dos modos...As notas características...O Lídio tem a #4(Quarta Aumentada), o Mixolídio tem a b7(Setima Menor) e por ai vai...
É como eu disse é pura matemática...o grande lance é vc descobrir como usar os modos no seu jeito de tocar...eu mesmo tô tentando usar alguns arpejos sobrepostos ou alguma pentatônica diferente e ainda assim soar como um modo que eu quero e não como uma pentatonica menor veia hehehehe
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guschard Veterano |
# set/03
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John Andrade
manda pra mim os baguiu d modos gregos???
e c tiver manda d campo harmonico junto, plssss
vlww
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guschard Veterano |
# set/03
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meu e-mail eh guschard@hotmail.com
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Alex Pires Veterano |
# set/03
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Pô John...bora fazer um tópico com modos então...pra não ficar mandando pro email direto...Se quiser me avise
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guschard Veterano |
# set/03
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boa ideia Alex Pires
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Tom Bombadil Veterano |
# set/03
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Pera aí Alex, pelo que vejo está havendo um pequeno erro de comunicação entre nós...
O que eu disse foi que o quarto grau da escala de dó é o Fá, que o quarto grau da escala de Fá é o Sí bemol de , e que o quarto grau da escala de Sol é o Dó...
John Andrade, a escala de Fá natural não é
F, G, A, Bb, C, D, E
Então o Lídeo não seria o Bb???????
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Tom Bombadil Veterano |
# set/03
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Me explica uma coisa Alex: Quando por exemplo, vc fala "Dó Mixolídeo", a que escala vc está se referindo?????
Eu queria que vc me explicasse isso, porque eu acho que eu uso a terminologia dos modos gregos errado...
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Alex Pires Veterano |
# set/03
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Tom Bombadil: Vc esta fazendo uma confusãozinha...Na verdade vc não vai procurar a escala daquele acorde que vc quer...e sim em qual campo harmonico aquele acorde esta...
Veja um exemplo
Vamos pegar o acorde de D maior como exemplo...como ele é um acorde maior...ele pode estar em 3 posições dentro da harmonização maior...ele pode ser o I grau, o IV grau ou o V grau...pra cada um destes casos ele vai soar diferente...
Se ele for I grau ele vai ter função Tônica o que indica que ele vai ser um acorde de relaxamento...
Se ele for IV grau ele vai ter função Sub-Dominante que indica que ele não vai ser um acorde de relaxamento...mais tambem não vai ser um acorde de tensão...é um acorde que é mais usado como acorde de passagem
Se ele for V grau ele vai ter função Dominante que indica que ele vai ser um acorde tenso geralmente preparando pro acorde do I grau...
É facil ouvir o que eu estou te falando com o seguinte exemplo
D maior pode estar nos seguintes campos harmonicos
D maior= Vai ser o I grau
A maior= Vai ser o IV grau
G maior= Vai ser o V grau
Então se vc usar essas escalas(D,A,G maiores respectivamente) vc vai estar usando Modos...porque modos nada mais é do que uma outra maneira de se enxergar a escala maior...e pra cada caso vc vai estar usando um modo maior...
D maior tocado sobre o acorde de D gera o modo Jônio
A maior tocado sobre o acorde de D gera o modo Lídio
G maior tocado sobre o acorde de D gera o modo Mixolídio
Acho que é isso...se tiver ainda mais uma dúvida me avise
ps: Dó Mixolidio é teoricamente igual a escala de F maior pois C mixo gera as notas C D E F G A Bb C que são as notas da escala de Fá maior..só que começando da nota C
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John Andrade Veterano |
# set/03
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Alex, criei um tópico disso... é recente... completa algo lá
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zealot Veterano |
# set/03
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concordo com o ultimo post do alex...
mesmo sendo pura matematica, a parada eh bem magica... feeling... etc
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netobass Veterano |
# dez/03
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naka
cara queria saber mais sobre os modos gregos manda um email netojacinto@ig.com.br,valeu
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diegomarinho_o Veterano |
# jan/12
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A afirmação abaixo confere?
D-E-F#-G-A-B-C#
Aqui acima eu tenho um: -Escala natural de Ré -Escala natural de Si menor -Ré Jônico -Mi Dórico -Fá# Frigio -Sol lígio -Lá mixolidio -Si Eólio -Dó# Locrio
Tudo na tonalidade de D / Bm
Desde já agradeço
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