Modos Gregos...

Autor Mensagem
Tom Bombadil
Veterano
# set/03


Bom, gostaria que alguém me tirasse uma dúvida que tenho a respeito do uso dos modos gregos...
Suponhemos que eu queira solar sobre a seguinte progressão de acordes (C G) no modo lídeo...
Isso significa por exemplo que quando eu estiver no acorde de C por exemplo, o solo começará e/ou terminará na 4º nota da escala de Dó maior enquanto o acorde de Dó permanecer e quando eu tiver no acorde de G o solo começará e/ou terminará na 4º nota da escala de Dó contando a partir do G na escala, não é isso??????????

Tom Bombadil
Veterano
# set/03
· votar


Gostaria de acrescentar que o campo harmônico tomado da progressão acima é o de Dó e não o de Sol, como ele também poderia ser...

pagode alto astral
Veterano
# set/03
· votar


Cara vc ta bem embananado com o assunto. O que vc falou não tem nada a ver.
Sugiro usar a busca do fórum com o assunto "modos gregos" e tb estudar muuuuiiiito.

Freakie
Veterano
# set/03
· votar


Cara, eu vendo o livro do andré martins (músico e atual editor da cover guitarra) "Modos: Uma nova abordagem".
O livro original tá custando R$46,00 + frete. Tô vendendo a cópía por R$22,00 + R$4,00 do frete. Acompanha cd. Se tiver interesse, escreva para garotofreakie@bol.com.br

nobre
Veterano
# set/03
· votar


Freakie
q rato hein pqp
alem de ser copia ta quase no preço do original
dexa de ser malandro, dá trabalho fazer e publicar um livro desses

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


O Modo lídio de C nada mais é que a escala maior de C, só que começando pela nota F ! o legal é você pensar como um todo e não como uma escala separada... faça exercícios... tipo... desce em jonio (ex:C) e sobe em Dórico (D dórico)
toque as escalas horizontalmente... enfim...

é matemática isso... agora improvisar exige bom gosto, fraseado, etc.. e não apenas um show de notas rápidas como muitos por aí pensam.

jrcintra
Veterano
# set/03
· votar


tipo...
c vc kiseh sola em doh lidio(quarto grau do campo harmonico) , vc pega as notas da escala do doh lidio e simplesmente sola(c guiando pelo campo harmonico)
o doh lidio nada mais eh do q o tom de sol jonio soh q comecando pelo sexto grau , as notas sao as mesmas , soh q a diferenca fica na ordem q elas sao tocadas , dando assim um " ar " diferente pra mzk sola em DOH LIDIO e depois sola em SOL JONIO , vc vai v q a excenssia da mzk intera muda , mesmo sendo as mesmas notas tocadas
Nao sei c sua duvida era essa , nao intendi direito sua pergunta... espero ter ajudado

jrcintra
Veterano
# set/03
· votar


opa , um errinho meu ,"soh q comecando pelo sexto grau "
eu kis dize quarto grau
:P
malz

yvo
Veterano
# set/03 · Editado por: yvo
· votar


John Andrade nao a escala de Fá lidio q eh a escala maior de Dó começada em Fá, nao a de Dó lidio... a escala de dó eh escala maior de sol

yvo
Veterano
# set/03
· votar


começada em dó

jrcintra
Veterano
# set/03
· votar


kra eu falei q c vc comeca pelo DOH LIDIO , vc nao comeca pelo primero grau e sim quarto , pq o lidio eh o quarto grau do campo harmonico
C(quarto grau) C#(kinto grau) D#(sexto grau) F(setimo grau) G(primero grau[oitavo]
o correspondente de C lidio eh G jonio (pois o jonio eh o primero grau do campo harmonico , assim como o sexto grau eh o eolio)
entao , C lidio eh a mesma coisa que G jonio ou D# menor

yvo
Veterano
# set/03
· votar


e tipo vc tem q dar enfase às notas q diferenciam os modos das escalas naturais... eu nao sei o exemplo do lidio pq eu tb to aprendendo isso.. e inda nao aprendi sobre os modos lidio, frigio e locrio... ms como exemplo o modo mixolidio de Dó eh a escala de Fá Maior começada em dó... e vc tem dar enfase na hora de improvisar no dó ( obvio, q eh a tonica) e na sétima, pq eh ela q diferencia o modo mixolidio do jonio.. ( no jonio, eh 7m; no mixolidio eh a 7M)

jrcintra
Veterano
# set/03
· votar


mais ta certo tb , c o kra comeca em Fah lidio , o correspondente em jonio eh o DOH

yvo
Veterano
# set/03
· votar


e tipo vc tem q dar enfase às notas q diferenciam os modos das escalas naturais... eu nao sei o exemplo do lidio pq eu tb to aprendendo isso.. e inda nao aprendi sobre os modos lidio, frigio e locrio... ms como exemplo o modo mixolidio de Dó eh a escala de Fá Maior começada em dó... e vc tem dar enfase na hora de improvisar no dó ( obvio, q eh a tonica) e na sétima, pq eh ela q diferencia o modo mixolidio do jonio.. ( no jonio, eh 7m; no mixolidio eh a 7M),

jrcintra
Veterano
# set/03
· votar


Yvo: cada escal a tem sua "peculiaridade" eh isso q c kis dize neh? =)
no caso das escalas mixolidio e lidio (q eh as q foram cidatas) , o mixolidio , sua peculiaridade eh ser um acorde/arpejo maior com sétima e o lidio , um acorde/arpejo menor com a quarta aumentada e a kinta justa

yvo
Veterano
# set/03
· votar


po acho q nao ta certo.. pq ele falo q Dó lidio eh a escalaa maior de dó começada de Fá... dó lidio pra mim eh a escala de sol maior começada de ´dó

jrcintra
Veterano
# set/03
· votar


yvo: jonio eh setima maior e mixolidio eh com setima
"nao existe" sétima menor nesse campo harmonico existe setimas (para acordes menores com excessao do mixolidio) e setimas maiores q eh para acordes maiores

jrcintra
Veterano
# set/03
· votar


o fah lidio possui o doh jonio correspondente
e o do lidio possui o sol jonio correspondente

jrcintra
Veterano
# set/03
· votar


daih eh questao dele v qual eh o certo pra mzk dele

Tom Bombadil
Veterano
# set/03
· votar


A escala de Dó Maior no Modo Lídeo, não é simplesmente a escala de Dó Natural começada pela nota Fá (F G A B C D E)????
Pois é... Suponha a progressão simples de acordes maiores C F G... Pra eu solar no módo lídeo, eu tenho simplesmente que começar meu solo com a nota F, OU eu tenho que tocar a 4º nota da escala correspondente toda vez que mudarem os acordes (ou seja: No acorde de Dó maior eu começo meu solo com a nota F, quando mudar para o acorde de Fá maior eu começo meu solo com a nota D e quando mudar para o acorde de Sol maior eu começo com a nota C) ?????????
A pergunta é muito simples, e mais bem explicada que isso não tem como...

yvo
Veterano
# set/03
· votar


eu sei, escrevi errado, tentei corrigir a parada das setimas ms nao deu tempo, tivbre qq saih...
Tom Bombadil a escala de dó maior no modo lidio eh o dó lidio, eh isso q vc keh dize? pq se for isso, ela nao eh a escala de doh natural começada por fá...
soh ve pelo nome, a escala eh de dó lidio, a tonica intao eh doh... ela eh a mesma digitaçao da escala maior de sol, com a tonica em doh

jrcintra
Veterano
# set/03
· votar


Tom bombardil: "eu tenho que tocar a 4º nota" nao c diz 4a nota , c diz 4o grau , agora eu intendi o q c kis dize... tipo , AS NOTAS DA ESCALA DE DOH MAIOR SAO AS MESMAS DA DE FAH LIDIO(PQ UM EH CORRESPONDENTE DO OUTRO)
entao vc nao precisa ficah passando tudu pro modo q estah a base pq as notas sao as mesmas , dae vc pergunta , PQ ENTAO EU SOLO EM FAH LIDIO C EU POSSO SOLAH EH DOH MAIOR? jah q as notas sao as mesmas... bom , frigio , lidio , mixolidio , eolio , locrio , todos os modos tem sua caracteristica , sua peculiaridade , que acaba dando uma "cara nova" pra mzk , por causa dessa peculiaridade e porcausa da ordem das notas q sao diferentes , issu tudu influi mto na excenssia(nao sei como escreve huahua) da mzk

Tom Bombadil
Veterano
# set/03
· votar


Tá difícil viu...
Mas vou tentar DENOVO!!!!!!!!!!!
O que vc chama de Fá Lídeo, é a escala em que o Fá corresponde a quarta nota (ou quarto grau como preferirem) de uma outra escala da qual ela é derivada (no caso seria a de Dó)???????? Ou seja (F, G, A, B, C, D, E) é o que vc chama de Fá Lídeo não é??????
Pois bem, esqueça tudo o que eu te perguntei...
Faça um solo simples (4/4) para a seguinte progressão de acordes: (C, F, G), mas sole no MODO LÍDEO!!!!!!!!! Apenas faça isso... Parece ser o geito mais fácil de vc responder a minha pergunta!!!!!!
E para o Jrcintra, obrigado por me contar novamente o que os modos gregos fazem... ISSO EU JÁ SEI E JÁ SABIA...
O QUE EU NÃO SEI, É COMO USÁ-LOS, ENTENDEU????????

jrcintra
Veterano
# set/03
· votar


affe kara
o q os modos gregos fazem?
porra
harmonia modal
eh isso.. os modos gregos fazem parte da harmonia modal
agora pergunta pra q serve harmonia modal(ou os modos gregos) eh meio q cretinisse...

jrcintra
Veterano
# set/03
· votar


ou entao
jah q respondeu com patada , vc poderia pergunta pro seu professor(c tiveh)

Tom Bombadil
Veterano
# set/03
· votar


Foi mal cara, não queria parecer ser grosso e me perdoe se soei assim...
Se vc souber responder minha pergunta e quizer respondê-la é obvio, ficarei muita agradecido e é isso...

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


yvo
John Andrade nao a escala de Fá lidio q eh a escala maior de Dó começada em Fá, nao a de Dó lidio... a escala de dó eh escala maior de sol

Quando eu disse isso ?
disse que o grau lídio de C é a escala de C começando em F.
Não falei sobre o C lídio.

jrcintra
Achei um errinho na sua mensagem:
C(quarto grau) C#(kinto grau) D#(sexto grau) F(setimo grau) G(primero grau[oitavo]
Se C é quarto grau, o 5º vai ser D (C# é 4º aumentado), o Sexto vai ser E, o Sétimo vai ser F e o Sétimo maior vai ser F#. ok ?


yvo
e tipo vc tem q dar enfase às notas q diferenciam os modos das escalas naturais... eu nao sei o exemplo do lidio pq eu tb to aprendendo isso..

O Lídio e 4#.


Eu acho que todo mundo postou coisas que deixaram o cara mais confuso ainda... eauheauh

Tom Bombadil
Veterano
# set/03
· votar


Confesso que eu sei um pouco sobre modos gregos e por isso, eu ví que andaram falando bobagem mesmo... Achei no início que eles não tivessem entendido direito o que eu tinha perguntado mas depois ví que não era isso mesmo...
Bom, e quanto a você John Andrade será que pode me ajudar??????

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


Aha...um tópico falando de modos hehehe (Estralando os dedos pra preparar pra digitar)

Quem tá com dúvida ai e qual é?

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Alex Pires
Estralando os dedos pra preparar pra digitar
Num estrala não... faz mal Alex...

Tom Bombadil
e quanto a você John Andrade será que pode me ajudar??????
Passa teu e-mail... eu te mando uma explicação completa de modos gregos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos Gregos...