Tudo em todos os tons!

Autor Mensagem
    Gui Veronese
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Gui Veronese

Pessoal,

Nunca me senti bem sendo um guitarrista que, como muitos, é o mestre do Mi Menor... To tentando aproveitar meu tempo ao máximo para estudar e acabar com essa coisa de olhar a guitarra sempre em E, C, G etc.

Se tornou um vício, é phoda!

Gostaria de saber se alguém aqui já pensou sobre isso.

Olha só, são inúmeros arpejos, escalas etc. com milhares de técnicas e por aí vai...

Como você vai aprender em todos os tons... Levará muito tempo e saco!

Eu estou pensando duas coisas...

1) O guitarrista testa os arpejos e escalas e seleciona apenas o que mais agradam... Daí ele treina em todos os tons...

2) Ou o cara apenas estuda em alguns tons, mas estuda tudo pra cacete... Daí, se alguma música dele pedir um outro tom não estudado antes, ele dá uma rápida estudada para fazer um solo, gravar, improvisar, enfim... acho que voces entenderam...

Para quem curte rock mais simples, isso não interessa... Mas pra quem quer se enveredar pelas harmonias chatinhas de fusion/jazz isso é muito importante...

Como obter fluência na guitarra?!?!

Alguém tem algum macete, exercício...?

Abs!

Adrianodevil
    Veterano
    # nov/06
    · votar

Escute Mattias IA Ekundh e mande todas as regras de música para o inferno \o/

As I Lay Dying
    Veterano
    # nov/06
    · votar

Gui Veronese

cara,vc ta meio que viajando pelo que eu vi

as escalas,arpeggios e tals,funcionam assim,vc pega um shape e dependendo de onde vc começa ela esta em um tom

vc decora o shape da escala maior de E,começando na 12ª casa da mizona,se vc começar na 5ª casa vai ser a esclama maior de A

era sobre isso que vc tava falando ou eu viajei no seu post ?

Rowashburn
    Veterano
    # nov/06
    · votar

Gui Veronese

Poxa cara, querendo ou não, se vc pegar um modo, todas as aplicações de acordes vão ser gerados da mesma forma em qualquer tom. É claro que vão haver diferenças em matéria de localização e tals, mas basicamente é a mesma coisa.
    Eu não acho isso difícil. Eu consigo tranquilamente improvisar em cima de qualquer modo em qualquer tom...é só transpor.
    Modos mais complexos como a escala árabe, vão gerar intervalos estranhos, que transpondo os intervalos, vão gerar tônicas de modos que eu nem sei dizer o nome, mas que possuem uma sonoridade bem característica e bem maluca pra falar a verdade.

Zakk Wylde_
    Veterano
    # nov/06
    · votar

1, Prática

Luiz DT4ever
    Veterano
    # nov/06
    · votar

1, Prática(2)

ThiagoGasb
    Veterano
    # nov/06
    · votar

faz os metodos gregos "pentatonica" isso ajuda muito a evoluir na pratica

MaurícioLeite
    Veterano
    # nov/06
    · votar

1, Prática
    (3)

JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar

Gui Veronese
    Como obter fluência na guitarra?!?!

No meu caso veio com o tempo.

Não toco só rock, apesar de ser o estilo que gosto.

Então tocando em bandas, por bastante tempo, de outros estilos, fui me adptando ao basico da harmonia.

Ai fica facil tocar em qq tom.

Mas voce pode treinar também, com exercicios que ai voce vai pegando o macete.

pedrobrito
    Veterano
    # nov/06
    · votar

Cara, pode variar o tom, mas os intervalos são sempre os mesmos, se você pensar por intervalo, ce mata isso, porque a "relação" entre as notas continua a mesma em qualquer tom, falando da mesma escala é claro.

Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # nov/06
    · votar

a maioria das músicas de rock na maioria das vezes giram em volta de E, A, D e relativos dessas notas, pq favorece para a guitarra, já q se pode usar as cordas soltas combinadas com licks em várias regiões da guitarra, dando uma maior gama de possibilidades. Enquanto que no sax gira em torno de Si bemol e tals. Bom tenta tirar músicas que são em outros tons não comuns e estuda a harmonia delas, improvisa em cima testa os modos para vc aprender a pensar em Eb por ex, não em um E meio tom abaixo e tals. Tem rock q usa, por ex o Eric Johnson n muda a afinação da guitarra. Pega Manhattan q eh Eb, e pega Since I ve been loving you do Led que eh em Cm, duas músicas legais q usam escalas não tão comuns na guitarra :)

StoneColdDead
    Veterano
    # nov/06
    · votar

o q eu fiz pra melhora isso foi pega tipo um modo/escala e ter como "centro". ai vc pega um tom G quequer, pega a penta de Em7 e vai visualizando todas as notas(e intervalos) apartir da penta, fazendo digitaçao soh numa corda, vendo as otras pentas e modos, e por ai vai.... ai qndo pega um tom tipo Bb,ou otro mais complicado, vc visualiza as mesmas "distancias" mas em otra regiao do braço......acho q ajuda, no inicio eu ficava meio preso em sempre começa o solo na penta m7 ihwahwua, mas com o tempo passo....

Gui Veronese
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Gui Veronese
    · votar

TEM GENTE AÍ ME INTERPRETANDO MAL...

A música é meio matemática... Um arpejo de D se tocado um tom depois vira E...

ESSE NÃO É O PROBLEMA!

Estou falando o seguinte:

Se eu fizer um up de uma base em E menor nego aqui vai esculachar...

Se eu meter uma em Eb dórico, a facilidade não é a mesma nem de longe.

É muito fácil falar "é só transpor para outro tom", mas na prática, você enxerga coisas diferentes de tonalidade pra tonalidade.

Entendem?

Eu sei que a PRÁTICA é fundamental... Não estou procurando mágica aqui... Só estou querendo discutir... Não sou iniciante...

Só estou querendo trocar idéias, ver se vocês pensam como eu...

Penso que se eu sou phoda com arpejos em C maior, não me garante uma boa execução em Ab maior, entendem?

Andei lendo uns livros... Tem um exercício legal que é solar em apenas uma corda... vale a pena... já estou fazendo...

Adrianodevil

Bem, eu ouço o Matthias, não acho que tem a ver com esse tópico... Esse cara pode ser inovador nas firulas, porém não vejo nada de novo harmonicamente...

Valeu galera...!

Gui Veronese
    Veterano
    # nov/06
    · votar

Eu já saco pentas, modos, menor harm., menor melodic.

E penso que é importante não viciar em uma só tonalidade... Se você tocar em todas (ou quase) você vai ter novas sonoridades e possibilidades, sim...

Não penso que todo o tom é igual, "é só transpor"... Apesar de cada instrumento ter suas tonalidades "prediletas" (guitarra com as cordas soltas e sax com bemois), penso que é importante abrir a cabeça com novas áreas.

Por vezes vejo musicas em Eb, Ab etc. na igreja... depois desses episódios, dei muita mais valor a isso...

Fica um "alô" pra galera que está começando...

O que é óbvio para uns pode não ser para outros...

Valeu!

Mister_Fatal_huhha
    Veterano
    # nov/06
    · votar

entendi o q vc quer dizer, tb passo por isso, acabo fazendo sem quere, o q faço pra acabar com esses sons repetitvos, é sempre tentar misturar com cromatismo, fazer modulações, e subir ou descer as escalas de notas diferentes, tento tamb´pem exp,lorar sons pelos intervalos, vendo várias combinações, mudo a ordem ritmo, essas coisas deixam o som mais diferente, nem sempre da certo, mas as vezes da

pucci
    Veterano
    # nov/06
    · votar

também to estudando esse lance cara!!!!mas comp vc disse não ser iniciante,sabe os intervalos dos modos............agora é pratica cara!!!!pratica que uma hora a ficha vai cair!!!é sempre assim,as vezes agente passa um bom tempo estudando mas as vezes a ficha só cai um tempo depois

MatheusMX
    Veterano
    # nov/06
    · votar

As vezes transpor complica mesmo, vc já está acostumado com tal shape em tal lugar.
    Mas praticando fica tranquilo.

Gui Veronese
    Veterano
    # nov/06
    · votar

mas quero saber a opinião de voces...

Vale a pena você estudar todos os assuntos em todos os tons?

Não seria "perder tempo"?

sacam?

abs!

danilomagacho
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: danilomagacho
    · votar

Gui Veronese

O que você quer só vem com o tempo... de preferência "tocando" e não "treinando"... banda de barzinho, baile de carnaval, etc... tocar o que você não gosta ajuda a variar o estilo, descobrir novas possibilidades e principalmente treinar em todos os tons (já que os desgraçados dos vocalistas sempre preferem o F# ou o Db... aff... porquê não o MÍ???).

Esqueça treinos e exercícios e vá fazer como o Eeevee, que tá gravando Kelly Key, Banda Eva, Eagles e até rebelde... só faltou o Gaúcho da Fronteira e o Bonde do Tigrão... tá... eu sei... essas músicas são um lixo... mas pergunte para ele se não está melhorando a compreensão das escalas, tons, etc...

Midgard
    Veterano
    # nov/06
    · votar

mande todas as regras de música para o inferno(2)

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tudo em todos os tons!