Ibanez Js100 - Review By Caio Feres

Autor Mensagem
Caio Feres
Veterano
# nov/06


Ibanez Js100 - Review

De recente posse da Js100, já pude tirar certas conclusões a respeito da mesma. Como um review deve ter conteúdo bem abrangente, é interessante especificar um pouco sobre as características visuais e métricas da guitarra. A Js100 possui 3 cores padrão de venda: vermelha transparente, branca e preta. Entretanto já ouvi rumores de pessoas comentando sobre a dificuldade de encontrar a branca, embora exista no mercado. A guitarra possui 22 casas ao todo e braço de rosewood. Apesar de os captadores não serem os mesmos utilizados pelo Satriani (vide site da DiMarzio), os captadores da Ibanez não deixam a desejar. Os timbres chegam a lembrar bem o som dos captadores do Satriani. A chave seletora possui 3 posições que dão certos timbres distintos. Um interessante detalhe da guitarra é o botão Tone que, além de atuar como botão de tom propriamente dito, age como uma chave que transforma ambos captadores (ou um deles) em Single Coil, dando uma maior versatilidade à guitarra (não tenho certeza se os dois Humbuckers são transformados em Singles, ou apenas um). A ponte é Edge Pro II, diferentemente dos pais da Js100, a Js1000 e 1200, que possuem Edge Pro. Mesmo assim, a II não deixa a desejar. Segura muito bem a afinação e, de acordo com o site oficial, as bolinhas das cordas não precisam ser cortadas para serem colocadas na ponte. Uma diferença com relação a seus pais é que o Headstock vem na cor preta, ao contrário da Js1200 que vem na cor da guitarra em si.
A tocabilidade da guitarra é um ponto a favor. A mão parece encaixar-se perfeitamente no braço, facilitando a execução de slides e solos em geral. O braço vem ligeiramente encerado, o que também facilita os slides, além de ser um grande auxílio na manutenção da limpeza da guitarra. Com relação ao peso da guitarra, ela pareceu-me ser relativamente mais leve à minha anterior (Rocky by Condor), portanto deve ser mais leve que uma boa parte de guitarras existentes. Um ponto negativo foi que as cordas vieram bem altas, mas nada que uma boa regulada num luthier não resolva.
Generalizando, a guitarra é de ótima à perfeita, em minha opinião. Identifiquei-me totalmente com ela. Numa escala de 0 à 10, dou nota 9 sem hesitação. Toquem por vocês mesmos e vejam!

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


[Modo Mala ON]
Ainda prefiro a azul e preta!
[Modo Mala OFF]

Caio Feres
Tudo oq vc falou, só reforçou a idéia de q a guitarra é realmente foda cara!!!
Mas cade o mais importante???
Grava alguma cosia aí po!!!! hehehehehehehehe

Caio Feres
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface

Ahaha, calma calma, foguetinho. Quero trocar as cordas primeiro. x)
Tô usando as cordas que vieram junto com a guitarra, ou seja, aquelas cordas a la arame farpado! (Ainda não peguei bem a arte da troca de cordas em microafinação, e quero aproveitar para trocar quando fôr mandar regular a guitarra). x)

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


Caio Feres
Trocar as cordas com essas pontes da Ibanez é uma bênção cara! hehehehehe
Esses dias atrás eu peguei uma RG2550E de um colega meu pra regular. (ele tb era cabaço com ponte flutuante. foi mudar a afinação e desregulou a ponte).
Apesar de não ter gostado tanto assim da guitarra, a ponte é uma maravilha! hehehehe
Vc realmente não precisa cortar aquela argolinha mesmo... É só soltar o parafuso q abre espaço suficiente pra vc encaixar ali mesmo.

Caio Feres
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface

É uma ponte do carai! =]
Um amigo meu também foi mudar a afinação e desregulou tudo! Ahaha. Foda isso. ;}

UGO_RJ
Veterano
# nov/06
· votar


ou então faz que nem eu, bota a corda ao contrário (bolinha no headstock)....

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


UGO_RJ
Nos bordões isso não funciona po.

Caio Feres
Veterano
# nov/06
· votar


UGO_RJ

Nossa. Nunca ví alguém fazer isso. Mas sei lá, cortar as cordas nem é problema, é coisa de 1seg. =]
Mas dá para colocar com a bolinha mesmo.

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


Caio Feres
é coisa de 1seg. =]
Pra qm tem um alicate cego, e a 6ª corda é de 0.52, o buraco é mais em baixo! auehauehuaheuaheuaheuaheuaheuhaea

Nunca ví alguém fazer isso.
Nas primas dá pra fazer sossegado. Mas nos bordões não rola. Pelo menos nas cordas q eu uso, os bordões não vem "encapados" até a ponta.

janick
Veterano
# nov/06
· votar


Esses dias atrás eu peguei uma RG2550E de um colega meu pra regular. (ele tb era cabaço com ponte flutuante. foi mudar a afinação e desregulou a ponte).
AHahahaha
Po, aquele lá da GT-8 que é seu amigo do peito?
huahuahuahau

Caio Feres
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface

Só! x)

UGO_RJ
Veterano
# nov/06 · Editado por: UGO_RJ
· votar


Soulface

eu fazia isso na minha RG350

funciona sim ;)


obs: nas cordas mais grossas ela fica um pouco pra fora

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


janick
O próprio...
Peguei a guitarra uma semana depois dele ter comprado. E as etiquetas ainda estavam penduradas nas tarrachas! haeuhaeuhaeuhauehuahea

UGO_RJ
As cordas q vc compra vem com bordões encapados até a ponta?

Caio Feres
Veterano
# nov/06
· votar


UGO_RJ

Bacana! Bom saber disso. Mas vou continuar com a troca padrão de cordas. x)

Caio Feres
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface


E as etiquetas ainda estavam penduradas nas tarrachas!

Ahauhauuahauh LoL

janick
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface
Tu me falou hauahuahuahua
Outro dia tava olhando aquele foto dele. Po Alface, vai pegar mal esse cara na sua banda... ehehe

UGO_RJ
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface

ahuehau como assim, eu não to entendendo "bordões"...

vc diz a ponta dela (que é mais fina)?

algumas vem com a ponta mais fina, ai tem q cortar msm,

mas eu uso as bolinhas no headstock pelo visual msm, é diferente, pq a maioria tem q cortar de todo jeito

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


Caio Feres
[Modo Off Topic ON]
Vc não tem idéia cara...
Sabe aquele playboyzinho de merda q tem dinheiro pra comprar os equipos mais fodas mas não toca porra nenhuma?
Então, o cara em questão é desse tipo.
Se deixar, ele toca em show com as etiquetas na guitarra, só pr afalar q é nova.
Sem contar q o babaca comprou a guitarra por 1000 dólares numa loja, e veio me mostrar no outro dia se achando o máximo.
Peguei na internet e achei a mesma guitarra, novinha, por 650! aheuaheuhaeuhaeuahuea
[Modo Off Topic OFF]

janick
Ele já saiu da banda. Foi embora pro Brasil... Está aí em Minas agora...
Típico cidadão mineiro! hauehauehuaheuhaehuuea

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


UGO_RJ
Bordões são as 3 cordas mais grossas. 4ª, 5ª e 6ª.
As 3 mais finas são chamadas de primas.

Caio Feres
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface

Putz velho, que podreira. Gente assim é foda viu, cara. =/
Triste!
Ahauhauahaua que massa.

UGO_RJ
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface


ah sim intendi, algumas "bordões" vem desemcapada na ponta, essas marcas tem q cortar mesmo!

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


Caio Feres
Aliás, uma cosia q eu não gostei na guitarra dele é tb um "defeito" na JS pra mim.
Acho o braço muito largo.
Tá certo q só toquei nela por algumas hrs, e não deu tempode me adaptar. Mas prefiro os braços mais estreitos das minhas guitarras.

Melquii
Veterano
# nov/06
· votar


A Js100 possui 3 cores padrão de venda: vermelha transparente, branca e preta.

a minha é a única azul então hehe

Caio Feres
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface

Bom, isso vai de pessoa à pessoa né. O Satch projetou a guitarra para ele tocar, né. =]
Eu pelo menos me acostumei com ela; adorei!

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


Caio Feres
Exatamente... questão de costume tb.
Mas é q eu estranhei pra cacete. E a princípio, só posso dizer q prefiro o braço um pouco mais estreito.
Mas se vc me esmprestar a sua guitarra por algumas semanas, pode ser q eu mude de idéia! hehehehehehehehehe
Sem contar o fato de q eu tenho a mão pequena...

Caio Feres
Veterano
# nov/06
· votar


Melquii

Tipo, no site da Ibanez diz estas cores! Por isso escreví "padrão". Mas realmente existem outras por aí =]

Caio Feres
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface

Ahaha só! É, vai bastante de costume ao longo do tempo. Eu estava tão acostumado à minha ex-tralha Condor que quando peguei a Js, parecia algo totalmente diferente. Mas logo me acostumei.

janick
Veterano
# nov/06
· votar


janick
Ele já saiu da banda. Foi embora pro Brasil... Está aí em Minas agora...
Típico cidadão mineiro! hauehauehuaheuhaehuuea

Puta que pariu. Deve ta gritando na rua junto com esse tanto de Atleticano boiola. ahahahah

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


Caio Feres
no site da Ibanez diz estas cores!
No site da Ibanez só tem 3 ou 4 JEMs tb... mas vai no site do Vai pra vc ver o tamanho da boiolice! aheuhaeuhuaheuhaeahuea

Caio Feres
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface

Ahahauhua é. Vai apela muito nas guitarras. Poser nota 10. ahaha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ibanez Js100 - Review By Caio Feres