Dúvida sobre aplicação dos modos

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# out/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Auei Master

Você já enxergou as diferenças dos modos comparando seus intervalos.

Um modo prático: tocando um acorde Dm7 (arpejo)


Ré menor natural Ré menor dórico
_ _
e--------------5-6-8--|--------------5-7-8--|-
B------------6--------|------------6--------|-
G--------5-7----------|--------5-7----------|-
D------7--------------|------7--------------|-
A--5-8----------------|--5-8----------------|-
E---------------------|---------------------|-
Dm7 Dm7

menor natural = modo eólio = relativo do modo jônio (maior)

menor dórico = IIº grau da escala maior (jônio)

A nota em destaque (com um traço acima) é a nota
característica do modo.


Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Auei Master
eu posso solar em todas os modos dentro dele.
Todos os Modos que possuam OS MESMOS INTERVALOS DO ACORDE!
Valeu!!!

Auei Master
Veterano
# out/06 · Editado por: Auei Master
· votar


LeandroPanucci


Entendi a diferença entre os dois, é que a escala menor de D tem a 6m e o dórico tem a sexta maior!


"Todos os Modos que possuam OS MESMOS INTERVALOS DO ACORDE! "
Agooooora sim :P

Que na real vai acabar sendo modos menores pra acordes menores e modos maiores para acordes maiores....


E o blues? Que usa escala menor pra acorde maior? Eu uso o mixolídio mesmo ou misturo também?

LeandroP
Moderador
# out/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Auei Master

E o blues? Que usa escala menor pra acorde maior? Eu uso o mixolídio mesmo ou misturo também?

Você precisa prestar atenção num pequeno detalhe que faz toda a diferença. Não é legal chamar de "maior" os acordes maiores com 7a menor. Este tipo de acorde é tratado como "com sétima da dominante" ou simplesmente "dominante". Chamar um acorde de maior, mesmo que não esteja implícita, se imagina que a sua escala possua 7a maior.

O que aconteceria se você tocasse uma escala "W" num acorde "Z" ???

A dica é colocar esta escala "W" sobre o acorde "Z" e analisar quais intervalos esta escala gera neste acorde.

Vamos imaginar por exemplo você tocando um G dórico sobre um acorde G7.

Escala de G dórico: G, A, Bb, C, D, E, F, G

Acorde G7: G, B, D, F

Todos os graus desta escala "batem" com o acorde em questão, só que uma nota chama a atenção, o Bb.

Esta nota sobre o G seria uma terça menor, mas como estamos tratando de um acorde "de sétima da dominante" podemos atribuir outro nome a este intervalo, então este deixa de ser 3a menor (b3) pra ser uma 9a aumentada (#9). Por que? Porque o seu acorde já possui uma terça maior que é a nota B.

É muito comum, principalmente no blues, usar o intervalo de #9 pra aproximar da 3a maior do acorde. Se você se empolgar e quiser adicionar também uma 4a aumentada (blue-note), você tem nas mãos uma cromatização bastante eficiente que vai do 9, passa pelo #9, depois pela 3a maior, pela blue-note, até a 5a do acorde.

Isso é uma das coisas mais legais que os acordes com sétima da dominante pode oferecer, a mistura.

LeandroP
Moderador
# out/06 · Editado por: LeandroP
· votar




G7
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------11~~~~------
G------------------------5---3/4-----------10~~~~------
D------------------2-3-5---5---------------9~~~~~------
A--------1-2-3-4-5-------------------------10~~~~------
E----3-5-----------------------------------------------
cromatic. aprox. G7(#9)



LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Auei Master

Que na real vai acabar sendo modos menores pra acordes menores e modos maiores para acordes maiores....

É isso mesmo. O que não quer dizer que não se possa utilizar uma escala maior relativa sobre o acorde menor.

du_drumm_sax
Veterano
# dez/06 · Editado por: du_drumm_sax
· votar


Ae Galera... blz todo mundo... puxa Penta, vlw pela dica entendi muito neste tópico... Mas gostaria de perguntar mais duas coisas:

Eu uso tal modo qdo estou com a música na tonalidade de determinado acorde (ex: C) ou pode ser qdo eu tenho um C por exemplo em uma parte música, e a tonalidade da música pode ser qquer uma (G por exemplo)?


(Essa acho q é idiota, mas me perdi)

Como q eu acho os intervalos do acorde?

Puxa Pannuci... manda ver mesmo hein velho... teu site ficou da hora.

Abraço a todos...

Paz de Cristo.

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Bom dia!!!

du_drumm_sax
Que bom que está sendo proveitoso pra vc, meu camarada!
Quanto às dúvidas, vou tentar ajudar...

Eu uso tal modo qdo estou com a música na tonalidade de determinado acorde (ex: C) ou pode ser qdo eu tenho um C por exemplo em uma parte música, e a tonalidade da música pode ser qquer uma (G por exemplo)?
Cara, acho importante vc considerar a harmonia da música, apesar de analisar acordes isoladamente, vc deve observar o contexto da música, pois ela te dará o rumo a ser seguido.

Como q eu acho os intervalos do acorde?
Um acorde é formado por sobreposição de terças. Para achar os intervalos, vc deve identificar as notas que formam o acorde e observar a "distância" entre estas notas.

Valeu!!!

Auei Master
Veterano
# dez/06
· votar


Óia só, meu tópico serviu pra alguém
:P

du_drumm_sax
Veterano
# dez/06 · Editado por: du_drumm_sax
· votar


Cara, acho importante vc considerar a harmonia da música, apesar de analisar acordes isoladamente, vc deve observar o contexto da música, pois ela te dará o rumo a ser seguido.

Penta, pode me dar um exemplo dessa análise de harmonia no contexto da música (seria o CH da música?), pq vc disse "apesar de analisar isoladamente" então minha segunda opção tava certa... se tem um dó na música eu posso usar os modos com intervalos correspondentes a C no momento em que ele aparecer na música. certo?

Um acorde é formado por sobreposição de terças. Para achar os intervalos, vc deve identificar as notas que formam o acorde e observar a "distância" entre estas notas.

Eu sei que um acorde é formado por T 3 e 5... onde q eu vejo os intervalos de acordes? e esta sobreposição de terça o q é? pode me dar um exemplo desses dois?

Desculpa de te encher ae cara... mas to começando gostar dessa história de teoria músical brow... depois vc passa qquer coisa pra qquer instrumento não é?

Abraços amigão.

Paz.

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Bom dia!!!

Auei Master
Óia só, meu tópico serviu pra alguém
E não tinha servido pra vc não?!
Valeu!!!

Auei Master
Veterano
# dez/06
· votar


heahaeheaheahea
Claro que sim!

Mas pra mais alguém!

desculpa aí, não consegui me interpretar
hehaeheaheaae

Penta_Blues
Moderador
# dez/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

du_drumm_sax
pode me dar um exemplo dessa análise de harmonia no contexto da música (seria o CH da música?),
Sim, o CH é o princípio da análise, mas o assunto sobre Harmonia é muito vasto e infelizmente o único jeito pra melhorar é estudando.

vc disse "apesar de analisar isoladamente"
Eu digo isso porque esta é uma nova forma de se encarar a aplicação dos Modos Gregos. O contexto te dará a direção, mas para trilhar o caminho até lá vc deve analisar cada trecho dele.
Digamos que vc tenha que sair da sua casa pra chegar a um determinado lugar pra estudar. Este lugar é sua escola, ou seja, vc já tem então um caminho a seguir. A harmonia (escola) te deu um caminho a seguir. Entre sua casa e a escola existem ruas, praças, escadas, calçadas, buracos, etc. Todos estes "obstáculos" (os acordes) devem ser analisados individualmente para vc chegar com segurança ao seu objetivo. Percebeu?

se tem um dó na música eu posso usar os modos com intervalos correspondentes a C no momento em que ele aparecer na música. certo?
Vc pode usar todos os Modos que tenham C na sua respectiva Tonalidade. Siga este passo-a-passo:
1 - Em que CH Maior encontraremos o acorde C?
R - Nos CH de C, F e G
2 - Em que Graus, dentro dos CH acima, aparece o acorde C?
R - I, IV e V
3 - Que Modos correspondem a estes Graus?
R - Jonio, Lídio e Mixolídio
4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde C, vc pode tocar qualquer um destes Modos. Experimente tocar todos eles em cima DO MESMO ACORDE e tente sentir a diferença no clima de cada um deles...

onde q eu vejo os intervalos de acordes?
Na "distância" que separa uma nota da outra. No caso de C, as notas que formam este acorde são C, E e G. Qual a "distância" de C para E? 02 Tons, ou seja, um intervalo de Terça Maior, e assim por diante.

e esta sobreposição de terça o q é?
Para vc formar o acorde de C vc pega certas notas (T/3/5). O intervalo de uma nota para outra é, neste caso, de Terças (E é Terça de C, G é terça de E). A sobreposição é vista quando vc representa um acorde numa partitura, pois as notas ficam sobrepostas, ou seja, uma em cima da outra e como todas são Terças em relação à nota anterior, chamamos isso de "sobreposição de Terças"

depois vc passa qquer coisa pra qquer instrumento não é?
Desde que também seja um instrumento "temperado"...

Valeu!!!

du_drumm_sax
Veterano
# dez/06 · Editado por: du_drumm_sax
· votar


Ae Penta... entrei pra te encher denovo!!!

Então, quando a base estiver tocando um acorde de C (Dó Maior), vc partindo da nota C:
Usa as notas que formam a Escala de C para dar a "intenção" jônia ao solo
Usa as notas que formam a Escala de G para dar a "intenção" lídia ao solo
Usa as notas que formam a Escala de F para dar a "intenção" mixolídia ao solo.


Cara... isso aqui me ensinou o segredo eu creio... dos modos... Puxa... vlw mesmo. Mas agora eu quero te perguntar uma coisa:

Quer dizer q dentro do acorde de "C" eu não posso dar uma intenção dórica, frígia, lócria ou eólia para meu acorde? Se der como q eu faço?

Aqueles passos de: Pego o Tom da música (acorde); vejo em qual CH´s ele aparece; vejo que grau eles são dentro da escala da nota em questão; vejo qual modos estes graus correspondem.
Serve para todos isso?

Desculpa te encomodar denovo Penta.

Abraços.

Paz de Cristo.

Penta_Blues
Moderador
# dez/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

du_drumm_sax
Quer dizer q dentro do acorde de "C" eu não posso dar uma intenção dórica, frígia, lócria ou eólia para meu acorde?
Cara, não é que vc não possa...
Eu costumo dizer que em música não existe o certo ou o errado, mas sim o apropriado. Em Blues, por exemplo, vc pode tranquilamente usar escalas menores, apesar de se tratar de um acorde maior.
Por que não é interessante usar uma intenção Dória, por exemplo? Se vc for procurar a escala que possua no II Grau o C, vc encontrará a Escala de Bb, mas nesse caso é um Cm, ou seja, enquanto o acorde tocado for um C (formado por C-E-G) a escala que vc tocará usará C-Eb-G. Apenas uma nota diferente, mas que faz toda a diferença...rs
Na prática? Experimente e veja o que vc acha da sonoridade. De repente vc quer dar esse "choque" para o seu improviso. Teste o "sabor". Se não gostar, esqueça...
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


du_drumm_sax
Faltou um pedacinho...rs

Aqueles passos de: Pego o Tom da música (acorde); vejo em qual CH´s ele aparece; vejo que grau eles são dentro da escala da nota em questão; vejo qual modos estes graus correspondem.
Serve para todos isso?

Em se tratando de Escalas Maiores, num CH Maior, sim.

Valeu!!!

android
Membro Novato
# nov/16
· votar


ressucitando o topico aqui so para tirar uma duvidar basica, depois de ter lido o topico inteiro intendi muita coisa mais ainda tenho uma duvida, por exemplo, estando no C.H de Dó maior com uma base nas seguintes progressões Am - F - Dm - G seria certo eu usar:
para Am = A Dorico, A Frigio e A Eolio
para F = F Jonio, F LidIo e F Mixolidio
para Dm = D Dorico, D Frigio e D Eolio
e para G = G Jonio, G LidIo e G Mixolidio
usando cada modo para dar seu sentimento caracteristico ?

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/16 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


android

Vamos aguardar os experts em teoria, mas eu vejo um pouco mais simples do que isto, nesta progressão que voce passou, entendi o G como dominante.

Sol dominante (ou G7) esta no campo harmonico de Dó maior, portanto, seria a escala que eu utilizaria em toda a progressão.


VI IV II V
|| Am | F | Dm | G ||



Nas tuas sugestões, olha como ficaria:

Para Am:

A Dorico = Sol maior
A Frigio = Fa maior
A Eolio = Dó maior

Para F:

F Jonio = Fá maior
F Lidio = Dó maior
F Mixolidio = Si bemol maior

Para Dm:

D Dorico = Dó maior
D Frigio = Si bemol maior
D Eolio = Fá maior

Para G

G Jonio = Sol maior
G Lidio = Dé maior
G Mixolidio = Dó maior

Neste meu raciocinio, eu nem penso muito nos modos, penso apenas na escala de dó maior, ou maior natural se preferir.

w3s1eyB
Membro Novato
# nov/16
· votar


android

bom, na maneira que vejo funciona assim...

no campo harmônico de C maior temos para cada grau um modo relacionado.
I grau - Modo Jônio (maior)
II grau - Modo Dórico (menor)
III grau- Modo Frígio (menor)
IV grau - Modo Lídio (maior)
V grau - Modo Mixolidio (maior)
VI grau - Modo Eolio (menor)
VII grau - Modo Lócrio ( com 5b)

se no campo harmônico de C temos
C Dm Em F G Am B(5b)

posso utilizar uma só escala como (base) para o meu solo, qualquer modo dentro do seu Grau.
neste exemplo Am F Dm G utilizaria o Am Eólio, mudando apenas as notas de repouso de acordo com o acorde tocado no momento, notas de repouso serão as notas da tríade do acorde, ou seja, na hora que está sendo tocado o F maior repousaria nas notas F A ou C, outra coisa q eu destacaria seria que a tônica dá a impressão de acabamento do solo, a terça e a quinta deixam um gostinho de "quero mais" ou, a impressão de que o solo continua, partindo deste princípio basta elaborar algumas frases dentro do modo que for usar...

Se seguíssemos o seu raciocínio, estaríamos tratando de acordes pertencentes a outros campos harmônicos, um exemplo... o Am pode ser o sexto grau do campo de C, assim como pode ser o segundo grau de G , traduzindo, utilizaria o Am eolio no campo de C, e um Am Dórico no campo de G.

espero ter ajudado

android
Membro Novato
# nov/16
· votar


JoeCruzGuitar, w3s1eyB

bom, eu intendo o seu raciocinio mano, eu tambem penso assim mas ja lendo sobre bastante coisa de modos aqui no forum, vi falando que assim como você disse A eolio, F lidio , D dorico e G mixolidio não mudaria muita coisa no campo harmonico de Dó maior pois são as mesmas notas da escala de Dó, so com inversões, começando a partir de uma determinada nota do C.H de Dó maior. vejo bastante conteudo falando que modos serve para o musico expressar algum sentimento e desta forma que você mostrou o musico não teria escolha, teria que usar A eolio, F lidio etc. Nao tendo muito controle do sentimento que ele quer expressar em determinado acorde, por isso postei nesse topico, pra saber se por exempo to em Fá e na hora do improviso quero expressar alegria nesse momento, usaria por ex Fá jonio, caso nesse mesmo acorde ao inves de eu querer expressar alegria eu querer expressar tristeza ou uma intenção blues, ja usaria o Fá mixolidio, e assim por diante.

android
Membro Novato
# nov/16
· votar


se tiverem um tempinho assistam esse video aqui https://www.youtube.com/watch?v=Hm_NRfQLOqU que fala sobre modos gregos

android
Membro Novato
# nov/16
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=Ey5PQI8PMU4

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/16 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


android

Penso que é possivel expressar tudo isto que você comentou, usando a escala de dó maior natural ;)

As possibilidades melódicas são muitas.

Olha aqui um outro exemplo, pensando em mais de uma escala:



A)
Dó maior
|| F7M | % | G7 | % |

Fá maior
| Gm7 | C7/9 | F7M | % :||

B)
Dó # maior E maior
| F#7M | % | F#m7 | B7/9 |

Sol maior
| A7M | % | Am7 | D7/9 |

Fá maior Lá bemol maior
| Bb7M | % | Bbm7 | Eb7/9 |

Sol maior Fá maior
| Am7 | D7/9 | Gm7 | C7/9 :||



É a musica Garota de Ipanema, numa cifragem mais simples, mas é mais para exemplificar uma das possibilidades de escolha das escalas.

Neste exemplo, os acordes dominantes é quem foram ditando "qual" campo harmonico usar.

Ai você pode perguntar, por qual motivo usou o Fá maior natural naquele acorde Bb7M ?

Ele esta sozinho, não há um dominante para indicar para onde ir, nestes casos, fica legal pensar neste acorde com sétima maior sendo o quarto grau (ou Lidio). Si bemol sétima maior é quarto grau do Fá maior.

Mesmo raciocinio para o F#7M onde indiquei um Dó sustenido maior como escala.

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/16 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Poderia ter pensado como :

Fá lidio, Sol mixolidio
Sol dori, Dó mixo e assim sucessivamente.

Como determinei a melodia por conta dos dominantes, simplesmente escolhi uma maior natural para cada trecho.

Se naquele primeiro F7M (Fá lidio), você usar um Fá jonio, também funciona neste caso.

Já no G7 (Sol mixo), tente usar um Sol Jonio ou Lidio para ver ? Toca junto com uma backing track que fica mais evidente, acho que não encaixa legal.

Na segunda linha, onde tem um Gm7 , que no meu exemplo seria um Sol dorico (ou escala de Fá maior), tenta usar um Sol eolio (que esta no campo harmonico de Si bemol maior).

É possivel, mas a sexta do Sol dorico é um Mi e a sexta do Sol Eolio é um Mi bemol.

Mais uma vez, faz a tentativa tocando este trecho junto com a backing tracking e veja se consegue encaixar legal. Como disse, é possível, mas aos meus ouvidos soa melhor o Sol Dorico ai, por que o acorde seguinte entrega que estamos no campo harmonico de Fá maior (o C 7/9)

w3s1eyB
Membro Novato
# nov/16
· votar


android
Sim, eu entendo... mas eu vejo da seguinte maneira, se eu quero dar a intenção dórica, não vou jogar um dórico encima do sexto grau, vou fazer a harmonia girar em torno do II grau. Mas também eu não sei nada de teoria... n sei nem q q eu to fazendo aqui kkkkkkkkkkkkkk

caso eu esteja errado me corrijam ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre aplicação dos modos