Dúvida sobre aplicação dos modos

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Auei Master
Veterano
# out/06
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Mas aí mudou uma nota!

é isso que eu quero saber, se muda ou não...

LeandroP
Moderador
# out/06
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Mas aí mudou uma nota!

é isso que eu quero saber, se muda ou não


Se mudou uma nota, vai mudar a melodia. Toque.

Penta_Blues
Moderador
# out/06
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Boa noite!!!

LeandroPanucci
Agora chegou o professor!...
Falei muita besteira, meu camarada?
Valeu!!!

froggy
Veterano
# out/06
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LeandroPanucci
awe!!!!
panucci site rlz!!!heheheheh
seu site ta otimo,continue assim!!!!
deixei ate uma mensagem la
ta como fabio
flws

_FrEd_
Veterano
# out/06
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Auei Master

Cara, lembre que cada modo tem sua nota caracteristica, e eh isso q faiz a diferença na hr. Por exemplo, o modo dorico difere da escala menor natural na sexta, e essa eh a sua nota caracteristica, entao a partir dela seria aconsalhavel vc fazer as harmonias e tal. As notas caracteristicas de cada modo sao as que estao fora da pentatonica que cada modo forma, pois uma das 2 notas que estao fora muda de um modo para outro. Lembrando tb que se deve comparar Modo maior com modo maior e modo menor com modo menor.

tb lembre q cada modo deve começar com o seu acorde chefe, q seria a tonica. Ou seja, n adianta tokar C e querer fikar tokando E frigio, F lidio, ou seja, escalas de origem da escala de C maior. O que vc deve fazer eh tokar C jonio, C lidio, C mixolidio, que tem um mesmo acorde tonico, soh que as escalas tem notas diferentes q dao a diferença no som. A partir dessas notas diferentes vc pode mudar a harmonia, colocando dissonancias, como a 7 menor, exclusiva do mixolidio, ou acordes que contenham ela na sua estrutura basica (T-3-5), como o Gm (G-Bb-D). Veja que o Bb eh a 7 menor do C mixolidio e caracteriza o acorde de Gm, pois ele eh G nos outros modos maiores. A partir disso suas harmonias soarão mais modais .... :D

Penta_Blues
Moderador
# out/06
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Boa noite!!!

_FrEd_

n adianta tokar C e querer fikar tokando E frigio, F lidio,
Este E Frígio não tá certo. Agora, F Lídio, G Mixolídio ou C Jônio estão certos porque possuem o mesmo intervalo que o acorde.

O que vc deve fazer eh tokar C jonio, C lidio, C mixolidio,...
Agora, esta abordagem é mesmo bastante interessante. Ao invés de se considerar quais os invervalos do Acorde num determinado Campo Harmônico, vc considera quais Campos Harmônicos possuem o Acorde e, de acordo com o Grau em que aparece, vc estabelece o Modo correspondente. Legal!

Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# out/06
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Penta_Blues
Agora chegou o professor!...
Falei muita besteira, meu camarada?


Você manja muito.

froggy

Valeu. Vou criar outro site, só que pessoal, mas vou separar uma pasta pro bends e ligados, onde eu poderei usar exemplos em mp3 ao in´ves de midis.

froggy
Veterano
# out/06
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LeandroPanucci
isso ae!!!
vc ta dando oportunidade pra quem nen tem muitos recursos
exelente iniciativa
a respeito dos mp3 eh uma otima ideia
o som ficara melhor do q aquele som de teclado(midi)
boa sorte fio
ate a proxima

froggy
Veterano
# out/06
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LeandroPanucci
isso ae!!!
vc ta dando oportunidade pra quem nen tem muitos recursos
exelente iniciativa
a respeito dos mp3 eh uma otima ideia
o som ficara melhor do q aquele som de teclado(midi)
boa sorte fio
ate a proxima

froggy
Veterano
# out/06
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ops....duas vezes

LeandroP
Moderador
# out/06
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froggy

Esses servidores gratuitos não permitem postar mp3. Eu acho isso um tremendo equívoco.

froggy
Veterano
# out/06
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LeandroPanucci
tbm....ja tentou o geocities?

froggy
Veterano
# out/06
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LeandroPanucci
axo q la eles hospedam mp3

Auei Master
Veterano
# out/06
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"Agora, esta abordagem é mesmo bastante interessante. Ao invés de se considerar quais os invervalos do Acorde num determinado Campo Harmônico, vc considera quais Campos Harmônicos possuem o Acorde e, de acordo com o Grau em que aparece, vc estabelece o Modo correspondente. Legal! "

Quê?
:P

Auei Master
Veterano
# out/06
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Acho que eu finalmente entendi :P
Se eu quero dar característica do modo C Dórico, eu vou "procurar" as notas da escala de Bb, se eu quero dar característica de C frígio, vou procurar as notas da escala de G#
É ISSO?
:O

E o que vão mudar vai ser os intervalos, que eu vou poder acrescentar pra dar característica que eu quero
Certo?

Penta_Blues
Moderador
# out/06 · Editado por: Penta_Blues
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Boa tarde!!!

Auei Master
Não. É quase isso...
Se lembra que o exemplo estudado é um acorde de C (Dó Maior)?
O Campo Harmônico de Bb não tem C e sim Cm, o mesmo acontecendo com G#.
Que Campos Harmônicos possuem o Acorde de C?
Os CH das tonalidades de C, F e G.
Em que Grau se encontra o Acorde de C nas tonalidades acima?
IGrau em C
IVGrau em G
VGrau em F
Que Modos correspondem aos Graus acima?
IGrau ao Jônio
IVGrau ao Lídio
VGrau ao Mixolídio
Logo:
C Jônio na tonalidade de C
C Lídio na tonalidade de G
C Mixolídio na tonalidade de F
Então, quando a base estiver tocando um acorde de C (Dó Maior), vc partindo da nota C:
Usa as notas que formam a Escala de C para dar a "intenção" jônia ao solo
Usa as notas que formam a Escala de G para dar a "intenção" lídia ao solo
Usa as notas que formam a Escala de F para dar a "intenção" mixolídia ao solo.
Agora não resta mais dúvida, hein?...rs
Valeu!!!

Auei Master
Veterano
# out/06
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CARALHO!
EU ENTENDI!
AAAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!
FINALMENTE!
VALEEEEEEEEEEEEEU!

Auei Master
Veterano
# out/06
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Só mais uma coisa :B
Mas se mudar de acorde eu não preciso mudar de modo né?
Aí eu acho um modo que "tenha" aquele próximo acorde, certo?

Auei Master
Veterano
# out/06
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"Usa as notas que formam a Escala de C para dar a "intenção" jônia ao solo
Usa as notas que formam a Escala de G para dar a "intenção" lídia ao solo
Usa as notas que formam a Escala de F para dar a "intenção" mixolídia ao solo. "

Aí ficou confuso.... Não é Escala de G pra dar intenção MIXOLÍDIA e de F para LÍDIA?

Oo

Auei Master
Veterano
# out/06
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Eu só não entendo, porque a escala que eu vou solar vai ter sempre as mesmas notas da escala do CH
Por exemplo:

Fiz uma base assim:
Em G
G-Am-C-D-Em

E solei em C Lídio, e as notas foram:
C,D,E,F#,G,A,B,C
Que são as mesmas notas da escala de G

Aí solei em D mixolídio, as notas eram:
D-E-F#-G-A-B-C-D

As mesmas de novo...

Penta_Blues
Moderador
# out/06 · Editado por: Penta_Blues
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Boa noite!!!

Auei Master
Pô velho. Mais explicado do que isso, siceramente eu não sou capaz. Acho que vc tem que procurar entender realmente e prestar atenção...

Não é Escala de G pra dar intenção MIXOLÍDIA.
Não. O acorde de C não é o IVGrau do CH de G? Qual é o Modo que corresponde ao IVGrau de uma Escala?

e de F para LÍDIA?
Não. O acorde de C não é o VGrau do CH de F? Qual é o Modo que corresponde ao VGrau de uma Escala?

Mas se mudar de acorde eu não preciso mudar de modo né?
Se mudar para outro acorde Maior, não precisa mudar o Modo, mas precisa mudar a tonalidade, em consequência vão mudar as notas.
Se mudar para um acorde com sétima vai reduzir as opções de Modo, se mudar para um acorde Menor vão mudar os Modos. Isso já foi explicado...

Eu só não entendo, porque a escala que eu vou solar vai ter sempre as mesmas notas da escala do CH
Vc solou em cima de que acorde?
Siga este passo-a-passo e responda vc mesmo:
1. Que Campos Harmônicos (tonalidade) possuem o Acorde escolhido?
2. Em que Grau se encontra o Acorde escolhido nas tonalidades que vc achou?
3. Que Modos correspondem aos Graus acima?
4. Então, quando a base estiver tocando um acorde escolhido, vc poderá optar por um dos Modos, de acordo com a intenção desejada

As mesmas de novo...
Só que com "notas de partida" diferentes. Procure dar maior destaque na tônica e perceberá que o solo muda sutilmente.

Agora, por que é difícil perceber alguma diferença?
Primeiro porque são apenas 07 notas e 05 acidentes.
Segundo porque o que falta a muito guitarrista é "interpretação", ou seja, camarada acha que solar é ficar subindo e descendo escala em velocidade sônica usando todas as notas e acaba não percebendo como um Bend afinado, um Vibrato bem colocado ou um Salto, seja ele qual for, é o que faz surgir climas completamente diferentes num solo bem executado, apesar de existirem só 12 notas num instrumento "temperado"...

Bons estudos e Boa sorte, FUI!!!
Valeu!!!

Auei Master
Veterano
# out/06
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Tá, agora se tiver errado eu juro que desisto... :P

Me bateu a luz, eu acho :P

Escolhi o acorde de F, procurei pelas tonalidades em que ele é MAIOR, achei A#, F e C

Certo?

No A# toquei um F mixolídio, e ficou assim, em intervalos:
T-2-3-4-5-7m-8
As notas ficaram
F-G-A-Bb-C-D-Eb-F

Tá certo?

Com a escala de F, toquei um F jônio, que é a própria escala maior.

Com a escala de C toquei um F lídio, que tem seus intervalos assim:
T-2-3-4#-5-6-7-8
As notas ficaram:
F-G-A-B-C-D-E-F

é isso né?

Penta_Blues
Moderador
# out/06 · Editado por: Penta_Blues
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Bom dia!!!

Auei Master
Excelente!
É exatamente isso!
Pra não dizer que está perfeito, vai uma pequena sugestão.
Substitua o A# por Bb. É a mesma nota só que com nome diferente. Por que? Porque se vc perceber, a escala já tem uma nota A (F-G-A-Bb-C-D-Eb-F. Percebeu que na escala vc colocou o nome direito?) e para não repetir A (A e A#) dê preferencia a chamar a nota e sua respectiva tonalidade por Bb.
Mas tá certinho!
AEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!...rsrsrs
Valeu!!!

Auei Master
Veterano
# out/06
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Bah, sério, eu tava vendo o DT live at budokan as 1 e 30 da madrugada quando eu entendo esta merda
heheheaheaheheahae
Agora vou estudar todos os modos, pra entender bem o som de cada um!


"Substitua o A# por Bb. É a mesma nota só que com nome diferente. Por que? Porque se vc perceber, a escala já tem uma nota A (F-G-A-Bb-C-D-Eb-F. Percebeu que na escala vc colocou o nome direito?) e para não repetir A (A e A#) dê preferencia a chamar a nota e sua respectiva tonalidade por Bb. "


Sim, isso eu sei, mas não tava com saco pra pensar sobre... aeheahaehehae

Valeu!

Auei Master
Veterano
# out/06
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Só mais uma coisa :P
Pra solar com modos menores eu tenho que ter um acorde menor né?

F T - BLUES
Veterano
# out/06
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Pessoal,

Nao to vendo nada no site do Panucci...so tem a pagina da introdução e nao tem links nenhum para os outros recursos...

Me ajudem por favor..
Voces estao tendo o mesmo problema?

Valew.

Penta_Blues
Moderador
# out/06
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Boa tarde!!!

Auei Master
Cara, acho que seu mal é não saber pesquisar...
Vc achar que na Busca existe muito material e que vai acabar se perdendo é uma coisa. Agora, não é possível que dentro do seu próprio tópico vc vai se perder né?
Deixa de ser preguiçoso. Procura, pô! A resposta a esta sua dúvida já foi postada duas vezes, só aqui...
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# out/06
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Auei Master
Só mais um detalhe...
Já foi dito algo sobre TER ou não que usar e já foi falado o que se PODE usar.
Valeu!!!

Auei Master
Veterano
# out/06
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Tá, eu dei uma relida.

Aí eu penso o seguinte, que quando tá no campo harmônico, eu posso solar em todas os modos dentro dele.
Tipo, se eu toco um C, "posso" solar C mixolídio, C lídio, e tanto em D eólio (CH de F) e lócrio (CH de Eb).

Mesmo o D eólio estando no CH de F, eu "posso" solar pensando no CH de C?

Penta_Blues
Moderador
# out/06
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Auei Master
C Jônio, D Dório, E Frígio F Lídio, G Mixolídio, A Eólio e B Lócrio apesar de começarem com notas diferentes estão dentro da mesma TONALIDADE porque possuem as mesmas notas. Esta tonalidade gera o CAMPO HARMÔNICO de C Maior
C Mixolídio e C Lídio apesar de começarem com a mesma nota não estão dentro da mesma tonalidade porque possuem notas diferentes, consequentemente não estarão no mesmo Campo Harmônico...
Valeu!!!

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