Dúvida sobre Modos Gregos na sua aplicação

    Autor Mensagem
    Carioca Smart
    Veterano
    # mar/12


    Sou auto-didata e resolvi estudar modos gregos. Ao contrário das simples escalas Maior Natural e Menor Natural, que tem um som muito simples e beem manjado.. Os modos gregos abrem um leque de sonoridades diferentes... Pois ai é que está a dúvida.... eu não percebi mudança alguma em relação timbrística...

    Exemplo eu tenho uma base em C (C G Am F)

    Resolvo solar no modo Dórico (A partir da tônica do campo harmônico - I II III IV V VI e VII) até ai ok agora com a mesma base (C G Am F) eu resolvo usar outro modo, o Lídio (A partir d 4º intervalo - I II III IV+ V VI VIII)... mas ai só mudou a ordem das notas nada na sonoridde, continua o mesmo som basicão de escala Maior Natural)

    Até que percebi uma coisa... na base... por exemplo... Uma musica Flamenca, eu vi um cara usando o Modo Frígio, e percebi que a base também estava no campo harmônico do modo Frígio (Em F) ai sim funcionou ficou um puta sonzaço... enfim

    Campo harmônico de Dó Maior

    dó - ré - mi - fá - sol - lá - si: Jónio
    ré - mi - fá - sol - lá - si - dó: Dórico
    mi - fá - sol - lá - si - dó - ré: Frígio
    fá - sol - lá - si - dó - ré - mi: Lídio
    sol - lá - si - dó - ré - mi - fá: Mixolídio
    lá - si - dó - ré - mi - fá - sol: Eólio
    si - dó - ré - mi - fá - sol - lá: Lócrio

    ou seja, é a mesma merda só que mudando a ordem...

    Quando eu dar o tom da música irei chama-lo de Dó Maior ou de Mi Menor??? Como funciona essa relação das notas solada com a base da música??? Ajudem ai pessoal, pois não entendi muito bem a APLICAÇÃO dessas escalas gregas na hora de compor uma música ou solar

    Bilelo
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    cara, os modos não são aplicados sobre a harmonia tonal, só na harmonia modal. A diferença de uma para a outra é que a tonal busca tensão e relaxamento, e a modal só busca a sonoridade dos modos. Um exemplo de harmonia modal: Cadência lídia (G A F#m). Para ter uma sonoridade modal, vc precisa usar o grau onde se encontra o modo desejado como tônica, evitar resolução, pois se tiver resolução passa a ser tonal e não modal, e precisa ter a nota característica do modo em algum acorde.

    Flw ^^

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/12
    · votar


    Carioca Smart
    Tenho alguns videos no Youtube explicando a aplicação dos modos gregos, dê uma procurada, vai clarear bastante, abraços.

    Carioca Smart
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Mas qual é a diferença da harmonia tonal para harmonia modal??

    LeandroP
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    Eu recomendo que você use a busca do fórum. Este assunto já foi muito discutido por aqui, inclusive a sua dúvida.

    Pois ai é que está a dúvida.... eu não percebi mudança alguma em relação timbrística.

    Não tem mudança de timbre mesmo.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Modos Gregos na sua aplicação