Aplicação dos modos gregos (Pra galera q gosta)

Autor Mensagem
sk8sergio
Veterano
# nov/05


Aí eu sempre procurei por isso nesse fórum e nunca achei, agora q descobri to passando pra vcs.

isso aki todo mundo ja sabe:
C jonio dó ré mi fá sol lá si
D dórico ré mi fá sol lá si dó ré
E frigio mi fa sol la si dó ré mi
F lídio fá sol lá si dó ré mi fá
G mixolídio sol lá si dó ré mi fá sol
A eólio lá si do ré mi fá sol la
B lócrio si dó ré mi fá sol la si

Taí, usando essas escalas vc pode improvisar perfeitamente em uma música em dó.

Agora sobre que acorde vamos aplicar as escalas... heheh aí que ta o misterio da coisa.

O c jonio pode ser aplicada sobre os acordes C, C7M, C6, C6(9), C7M(13), Csus4.

O D dorico pode ser aplicado sobre esses acordes Dm, Dm7, Dm6, Dm11, Dm13, Dm6(9)

O E frigio pode ser usado sobre os seguintes acordes Em, Em7, Em11, Em(b9)

O F Lidio pode ser usado sobre os seguintes acordes F, F7M, F6, F7M(#11), F7M(13), F6(9)

O G mixolidio pode ser usado sobre os seguintes acordes G, G7, G6, G7(9), Gsus7(4), G7(11)

O A eolio pode ser usado sobre os seguintes acordes Am, Am7, Am7(9), Am7(#5),Am7(11), Am(add9), Am11

O B lócrio pode ser usado sobre os seguintes acordes Bdim, Bm7(b5), Bm11

Exemplo de uma progressão:
C7M - C7(9) - F7M - Fm7(acorde de emprestimo modal)

Sobre C7M pode ser usada a escala o C jonio
Sobre C7(9) pode ser usada a escala C mixolidio
Sobre o acorde de F7M pode ser usadaa escala de F Lidio
e sobre o acorde de Fm7 pode ser usada a escala F dórico.

estudem isso tirem suas próprias conclusões e depois transportem para outras tonalidades.

VLW fuiz

gsprs
Veterano
# nov/05
· votar


parece ser mtoo interessante isso.. mas não entendi nada..
vo te q estudar.. ta loks... auhsduahs

sk8sergio
Veterano
# nov/05
· votar


gsprs
Putz e o pior que eu tentei simplificar...
Isso que eu expliquei vc consegue aprender estudando os intervalos das escalas. Eu botei isso pra economizar o tempo q vc vai ficar la estudando e tbm pra dar uma iluminada huauhahuauha
Mas pow num tem misterio vc vai aplicar as escalas nos acordes que eu falei...
bom estudo

guitargod
Veterano
# nov/05
· votar


Taí, usando essas escalas vc pode improvisar perfeitamente em uma música em dó.


mas cara, aí só tem 7 notas, as sete notas da escala de C maior!!!!!
Ou seja, não fale "com essas escalas" pq é tudo uma escala só.

quanto aos acordes tá certo sim, mas é legal saber mais coisas sobre cada modo, como a escala em relação a escala fundamental, acorde característico, nota evitada e talz... por isso tem que arranjar um bom professor, ou uma boa fonte e estudar cada modo separadamente!

sk8sergio
Veterano
# nov/05
· votar


guitargod
mas cara, aí só tem 7 notas, as sete notas da escala de C maior!!!!!
Ou seja, não fale "com essas escalas" pq é tudo uma escala só.


Negativo, se vc estudar intervalos vai ver que isso vai fazer a maior diferença. Preste mais atenção na sonoridade.

E quanto as notas eu posso dizer pra vc dar maior atenção as notas do acorde em seu improviso e só usar as notas entre parenteses de passagem.

lol vc num quer que eu escreva a teoria toda aki ne???
isso eh so pra dar uma ajudada nos seus estudos FUIZ

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


gsprs

Pra começar separe o que é maior do que é menor.

Depois em cada grupo (maior e menor) você observa o modo de cada um e aplica sobre os seus respectivos acordes.

Por exemplo um C7M pode ser o modo Jônio e o modo Lídio, pois os dois modos além de serem maiores, possuem 7a maior (7M).

Faça o mesmo com modos de acordes com 7a menor... tem uma porção de escalas que entram bem nestes acordes: um G7 pode ser mixolídio, mixolídio_b13, diminuta uma 3a maior acima, ou diminuto uma 5a acima.

Separe os acordes pela sua categoria e a aplicação dos modos e outras escalas que você conhece se tornará mais fácil.

sk8sergio

Parabéns pela iniciativa, mas um grande número neste fórum só pensam em usar o "ói i a frigidêra".

gsprs
Veterano
# nov/05
· votar


sk8sergio
vlw.. o problema é comigo mesmo.. hehehhe...
tenho q estudar.. não tem otra saída...

sk8sergio
Veterano
# nov/05
· votar


Vlw Pannucci mas eu devo algumas coisas que eu aprendi a vc.
Eu sou o cara que te enviou um email a pouco tempo te parabenizando pelo seu site e etc.

gsprs
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci
humm.. etendi um poko isso...

legal isso..
vo tentar entender melhor....

vlw aheeee...

guitargod
Veterano
# nov/05
· votar


Taí, usando essas escalas vc pode improvisar perfeitamente em uma música em dó.



eu quis dizer que ali vc tem apenas uma escala. Se vc usar ela em cima de um C7M ela vai ser jônica sempre, não importa a nota da escala que vc use. É claro que cada nota vai dar uma intensão diferente, por exemplo a nona me dá uma sensação de leveza, mas isso não significa que você tá usando dórico, entende?

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/05
· votar


guitargod
"eu quis dizer que ali vc tem apenas uma escala."

Creio que, na verdade, o que vc quis dizer é que se tem ali é o mesmo conjunto de notas. Mas, se considerar a estrutura interválica de cada modo, conclui-se que são escalas diferentes. Claro que se ficar usando esses modos sobre uma progressão em C, pelo fato de ter as mesmas notas da escala de C, não vai causar grandes efeitos.

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


BlaCk LaBeL

Claro que se ficar usando esses modos sobre uma progressão em C, pelo fato de ter as mesmas notas da escala de C, não vai causar grandes efeitos.


Por isso que quando pego uns bons compassos em C7M eu penso na maioria das vezes em lídio. Você voa mais fácil.

guitargod
Veterano
# nov/05 · Editado por: guitargod
· votar


BlaCk LaBeL
pois é, ele disse que é possível improvisar em C com todas aquelas escalas, mas isso é óbvio pq é todas elas são iguais em cima de C....


LeandroPanucci
é legal pq no jônio não dá pra repousar da quarta justa, mas vc pode usar a quarta aumentada do lídio à vontade, né :)

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


guitargod

Nã penso tanto no repouso, mas quando ela entra dentro das frase fica legal. Na verdade o #4 gera bastante tensão --> 3 tons.

Ouça a música "Primeiros Erros" com o Kiko Zambianchi... a introdução é em D lídio e a levada do som é bem legal. Guitarra limpa, na cara!

Johnny Favorite
Veterano
# nov/05
· votar


...

telo
Veterano
# nov/06
· votar


po me explica melhor isso se estou com uma musica no tom de sol quais modos devo utilizar para improvisar em cima

Junior GuitarSP
Veterano
# dez/06 · Editado por: Junior GuitarSP
· votar


Tenho uma duvida a respeito de modos gregos que estou estudando (ainda nao domino o assunto), por favor ajudem a esclarecer:

Pelo que eu entendi:

Modo acidentes
--------------------------
Jônico nenhum
Dórico b3, b7
Frígio b2, b3, b6, b7
Lídio #4
Mixolídio b7
Eólico b3, b6, b7
Lócrio b2, b3, b5, b6, b7


Pegando a escala de dó maior ( C ), de acordo com a "formula" entao ficaria assim certo:

Jonico C, D, E, F, G, A, B, C
Dorico C, D, D#, F, G, A, A#, C
Frigio C, C#, D#, F, G, G#, A#, C
Lideo C, D, E, F, F#, A, B, C
Mixolid C, D, E, F, G, A, A#, C
Eolio C, D, D#, F, G, G#, A#, C
Locrio C, C#, D#, F, F#, G#, A#, C


Agora vamos supor que eu queira criar os acordes para o modo Frigio, onde a escala é:
Frigio C, C#, D#, F, G, G#, A#, C


Entao agora usando o metodo de criaçao de acordes (pesquisem a formula):

C + D# + G = Cm
C# + F + G# = C#
D# + G + A# = D#
F + G# + C = Fm
G + A# + C# = Gm/5-
G# + C + D# = G#
A# + C# + F = A#m


Ou seja, agora eu uso esses acordes que correspondem ao modo Frigio de C, e para solar eu utilizo as notas: C, C#, D#, F, G, G#, A#,C que correspondem a escala Frigio de C.


É ISSO MESMO OU ESTOU ERRADO????

O QUE PRECISO SABER QUAL A TEORIA OU REGRA (SEJA LA O QUE FOR) QUE MOSTRE (ENSINE, JUSTIFIQUE) QUAL OS ACORDES QUE POSSO USAR DE BASE PARA ESSA ESCALA.


.

Rapha_krust...
Veterano
# dez/06
· votar


UP!!!!

em casa eu estudo


heheheheh

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# dez/06
· votar


vi isso ai agora pouco na minha aula, mas com os acodes sus9 e sus4... e e o meu prof. me passou 3 bases para estudo, sendo uma em A, outra em G e outra em B...:

Na base no tom de A, a harmonia é Asus9 - C#sus4 - Dsus9 - F#sus4, e em cada acorde eu devo usar, respactivamente os modos Jônio, Frígio, Lídio e Eólio...

Na base de tom G, a harmonia é Gsus9 - Bsus4 - Csus9 - Esus4, e os modos: Lídio, Dório, Jônio e Frígio...

E, na base de tom B, a harmonia é Bsus9 - D#sus4 - Esus9 - G#sus4, e os modos: Mixo, Lócrio, Lídio e Eólio...

agora falta eu analisar e tocar esses modos em cima da respectiva harmonia... se quiserem faça, vcs tmb.. flw...

nyurig3
Veterano
# dez/06
· votar


sk8sergio
muito bom, tenho muito interesse nos modos e encontro bastante coisa legal aqui no forum, parabens

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Boa noite!!!

Junior GuitarSP
Cara, como diria "Jack, o Estripador", vamos por partes...
Primeiro: Modo não forma acorde, simplesmente porque todos os Modos derivam da Escala Maior e, portanto, use como referência para a formação dos acordes as Escalas Maior e Menor.
Segundo: eu já tive a oportunidade de ver e escrever post em outros tópicos que falam sobre o uso dos Modos para imprvisar, portanto, dá uma olhadinha na Busca porque existem tópicos bem completos sobre o assunto.
Não é má vontade, mas estou certo que esta sua dúvida já foi respondida em outro tópico e se responder aqui pra vc certamente surgirão outras dúvidas que também já surgiram e já foram respondidas em outros tópicos...
Valeu!!!

Junior GuitarSP
Veterano
# dez/06
· votar


Pelo que pesquisei, acho que cheguei na seguinte conclusao:

em uma progressao do tipo:

G D C

onde uso o C.H. de G (sol), eu so posso usar os modos Jonio, Lideo e Mixolidio, pois estou usando escala maior certo?

Onde usaria jonio com a tonica em G, Lidio com a tonica em C e mixolidio com a tonica em D, certo?


Se isso estiver certo, como faço entao para usar o modo dorico, eolio, locrio, frigio?? Teria que alterar o C.H. incluindo mais acordes das escalas menores???

.

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Bom dia!!!

Junior GuitarSP
Cara, de que CH estamos falando?
Sobre que base (acorde) vc pretende solar?
Vou colocar um passo-a-passo aqui e qualquer outra dúvida procure um tópico chamado "Dúvida sobre aplicação dos modos". Se ainda assim persistir a dúvida, seja bem específico e, no que eu souber, tento ajudar.
Vê aí:
1. Que Campos Harmônicos (tonalidade) possuem o Acorde escolhido?
2. Em que Grau se encontra o Acorde escolhido nas tonalidades que vc achou?
3. Que Modos correspondem aos Graus acima?
4. Então, quando a base estiver tocando um acorde escolhido, vc poderá optar por um dos Modos, de acordo com a intenção desejada
Valeu!!!

Junior GuitarSP
Veterano
# dez/06
· votar


Penta_Blues
Ok, vou dar mais uma pesquisada, obrigado pela força ae valewss

guitarRox_fpl
Veterano
# dez/06
· votar


nunca entendi essas coisas de modo grego, se alguem tiver um lugar onde eu possa começa posta ai...

vlw abrs

Penta_Blues
Moderador
# dez/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

guitarRox_fpl
se alguem tiver um lugar onde eu possa começa posta ai...
Primeiro: leia com atenção (Enviado: 3/dez/06 10:19... procure um tópico chamado "Dúvida sobre aplicação dos modos")
Segundo: use a Busca
Valeu!!!

Junior GuitarSP
Veterano
# dez/06 · Editado por: Junior GuitarSP
· votar


Penta_Blues

Hehehe saquei como funciona, agora entendi..

Puts o negocio parece dificil mas nao é, por isso que da essa confusao na cabeça ehhehe

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Bom dia!!!

Junior GuitarSP
É uma progressao com 4 acordes, quando estiver no A eu faço o modo Jonio, no Bm o dorico e no E o mixolidio ??? É isso???
Para o nosso caso, por enquanto não é isso.

Se for isso, eu nao notei nenhuma diferença no clima da musica....
O motivo pra não sentir diferença no clima dos Modos é que vc mudou também os acordes. É mais ou menos quando vc muda uma fração. Ex: 1/2 - 2/4 - 3/6. Mudou? Sim. Sentiu diferença? Não. Por que? Porque quando vc mudou um número, mudou o outro também. O "clima" ficou o mesmo...

Para o nosso caso, vc pulou algumas fases.
Vamos lá:
Primeiro: Escolha um acorde dentro da progressão pra solar e não a progressão inteira.
O acorde será A? Então agora vamos para o passo-a-passo:
1 - Em que CH Maior encontraremos o acorde A?
R - Nos CH de A, D e E
2 - Em que Graus, dentro dos CH acima, aparece o acorde A?
R - I, V e IV
3 - Que Modos correspondem a estes Graus?
R - Jonio, Mixolídio e Lídio
4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde A, vc pode tocar qualquer um destes Modos. Experimente tocar todos eles em cima DO MESMO ACORDE e depois veja se não há diferença no clima de cada um deles...
Valeu!!!

guitarRox_fpl
Veterano
# dez/06
· votar


Penta_Blues
ok vlw cara shauhsuhauu num tinha lido seu post direito mals ae...

buscando...

diegolevita
Veterano
# jan/11 · Editado por: diegolevita
· votar


Tua informação foi boa apesar de não está completa e não clara, não quer dizer que porque o modo é jônio que vc só pode usar o acorde de dó maior não, vc pode usar qualquer acorde que tem as notas do modo jônio e etc...!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aplicação dos modos gregos (Pra galera q gosta)