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Auei Master Veterano |
# out/06
é pra tirar uma dúvida, na real pra ver se tá certo o esquema que eu tô fazendo
Pensando em modo dórico, tá?
O modo dórico é derivado da escala menor, certo?
Se eu fosse tocar uma melodia na escala menor de G (sem pensar em modos), ficaria, por exemplo:
Gm - Cm - Adim
Tá certo?
Agora pensando em modo dórico, em G também:
Gm - C - Am
é isso?
Tipo, como mudou a sexta nota, o C virou maior e o A menor...
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Daniel Jr Veterano |
# out/06
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Tenta procurar na busca...
\o/
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Penta_Blues Moderador |
# out/06
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Boa tarde!!!
Auei Master
Cara, vc tá falando de Aplicação de Modos ou de Campo Harmônico?!
Tenta procurar na busca... (2)
Tá lotado de tópico com muita matéria boa sobre o assunto.
Valeu!!!
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Auei Master Veterano |
# out/06 · Editado por: Auei Master
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Daniel Jr
Penta_Blues
Já procurei, até usei aquele tópico fixo ali em cima, problema é que é MUITA coisa na busca, e eu acabo me perdendo :x
De criar um campo harmônico aplicando os modos
:P
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Penta_Blues Moderador |
# out/06
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Boa tarde!!!
Auei Master
Não se cria Campo Harmônico pra aplicar Modos. Vc tem que analizar um CH já existente pra depois aplicar os Modos, ou seja, não é aplicando Modos que vc criará CH.Vc tem que começar uma harmonia pela base, não pelo solo...
Valeu!!!
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Auei Master Veterano |
# out/06
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AAAAAAAAAAAAH!
Então tipo, eu posso tocar o CH em C maior, e solar em C frígio, pra dar a característica que eu quero?
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Auei Master Veterano |
# out/06
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(upzim)
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Penta_Blues Moderador |
# out/06
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Bom dia!!!
Auei Master
Então tipo, eu posso tocar o CH em C maior, e solar em C frígio, pra dar a característica que eu quero?
Não é bem assim. O Modo Frígio no Campo Harmônico de C Maior é E, o que é diferente de C Frígio pois este Modo pertence ao Campo Harmônico de G#.
Valeu!!!
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sobrevivente Veterano |
# out/06
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(c) Teste cifraclub...
???
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Auei Master Veterano |
# out/06
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Qual é a relação com G#?
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Penta_Blues Moderador |
# out/06 · Editado por: Penta_Blues
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Boa tarde!!!
Auei Master
A Tônica do Modo Frígio corresponde ao IIIGrau de uma Escala Maior. Se vc pretende usar o C, a Escala que possui um C no IIIGrau é a de G#.
Valeu!!!
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Auei Master Veterano |
# out/06
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AAAAAAAAAH TÁ :B
Me confundi aqui :P
Então, se eu toco em C, posso tocar D dórico, E frígio, etc...?
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Penta_Blues Moderador |
# out/06
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Boa tarde!!!
Auei Master
Em arte, poder vc pode qualquer coisa. O que acontece é que existirão melhores e piores resultados.
O ideal é vc analisar individualmente o acorde sobre o qual vc pretende solar. Identifique o intervalo entre as notas que o formam. Feito isso, analise que Modos possuem estes mesmos intervalos. São estes os Modos que, em princípio, vc poderá utilizar.
Usando seu exemplo, num acorde de C vc pode usar os Modos Jônio, Lídio ou Mixolídio, ou seja, para C Maior improvise em C Jônio, F Lídio ou G Mixolídio. Vai querer saber qual deles escolher? Pô, só vai faltar eu tocar...rsrsrs. Bem, a escolha vai depender da "intenção" que vc pretende dar a seu solo. Como muitos aí já postaram: Jonio é um modo alegre, aberto; Lidio é um modo suave, mais doce; e Mixolídio é triste, ideal para aquele Blues "chorado"...
Por que não D Dório, E Frígio? Porque tanto D Dório quanto E Frígio possuem um intervalo de terça menor, intervalo que não existe em C Maior.
Valeu!!!
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Auei Master Veterano |
# out/06
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"C Jônio, F Lídio ou G Mixolídio"
Que são modos maiores né?
Então, eu peguei um modo maior pra solar em cima de um acorde maior, certo?
E se mudar o acorde, de C para Dm, eu faço o que? =O
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Penta_Blues Moderador |
# out/06
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Boa noite!!!
Auei Master
Que são modos maiores né?
Então, eu peguei um modo maior pra solar em cima de um acorde maior, certo?
Quase isso. Seu raciocínio está certo quando se pensa em tríades. Agora, caso vc inclua uma outra nota (uma sétima), o acorde passa a ser CM7 suas opções se resumem a C Jônio e F Lídio porque o G Mixolídio não tem uma 7M e sim uma b7.
E se mudar o acorde, de C para Dm, eu faço o que?
Vai depender de a que Campo Harmônico este Dm pertença. Mas o raciocínio é sempre o mesmo:
1. Identificar o Campo Harmônico em que está enquadrado o Acorde. O Tom da Harmonia;
2. Analisar individualmente o acorde sobre o qual vc pretende solar;
3. Identificar o intervalo entre as notas que o formam.
4. Analisar que Modos deste Campo Harmônico possuem estes mesmos intervalos.
Tenta analisar este Dm, posta aqui e a gente debate o resultado.
Valeu!!!
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Auei Master Veterano |
# out/06
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Dórico
Frígio
Eólio
São modos menores, que cabem no Dm
Se eu botar um Dm7, posso usar o Frígio, que tem uma sétima menor, também o Dórico, e o Eólio também. Levando em conta que todos tem sétima menor...
Agoooora, se eu botar no Dm uma 5b, que é a nota que caracteriza o modo Lócrio, seria um acorde do modo lócrio, é isso?
A mesma coisa funciona para a 6º do dórico e a 6b do frígio?
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Auei Master Veterano |
# out/06
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(UP)
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Penta_Blues Moderador |
# out/06
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Boa tarde!!!
Auei Master
São modos menores, que cabem no Dm
Se eu botar um Dm7, posso usar o Frígio, que tem uma sétima menor, também o Dórico, e o Eólio também. Levando em conta que todos tem sétima menor...
Desde que se trate do Campo Harmônico de C Maior, pois estes Modos em outros Tons terão notas diferentes daquelas que formam Dm.
Agoooora, se eu botar no Dm uma 5b, que é a nota que caracteriza o modo Lócrio, seria um acorde do modo lócrio, é isso?
Sim, mas vale o mesmo que acima, ou seja, desde que estejamnos falando em CH de C Maior, mas existem outras possibilidades, como os Modos Sintéticos. Chamo de sintéticos os Modos gerados a partir de Escalas Menores. Neste caso, vc ainda tem a possibilidade de usar Lócrio na Menor Harmônica, Eólio e Super-Lócrio na Menor Melódica e Eólio na Menor Natural.
Mas isso é assunto pra depois. O legal é que vc já pegou o "espírito da coisa"! Então, agora é só soltar a imaginação pra improvisar.
Valeu!!!
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Auei Master Veterano |
# out/06
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Valeu penta blues!!!! Mesmo!
Só mais uma dúvidazinha... :P
Eu leio bastante coisa na net sobre modos, e aí eu acabei me encontrando com isso:
Modo --> Configuração --> Com a tônica em E
Jônio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M ---> E, F#, G#, A, B, C#, D#
Dórico --> T, 2, 3m, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G, A, B, C#, D
Frígio --> T, 2m, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F, G, A, B, C, D
Lídio --> T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M --> E, F#, G#, A#, B, C#, D#
Mixolídio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G#, A, B, C#, D
Eólio --> T, 2, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F#, G, A, B, C, D
Lócrio --> T, 2m, 3m, 4, b5, 6m, 7 --> E, F, G, A, Bb, C, D
E outra explicação dizendo apenas para mudar a TÔNICA, que muda na real, mas as outras notas não.
Qual que é certo?
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froggy Veterano |
# out/06
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Auei Master
entra no site do panucci
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Auei Master Veterano |
# out/06
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Problema é que eu não sei qualé o site dele :P
Qual é?
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Auei Master Veterano |
# out/06
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AAAAAAAAAAH
Ali mostrava tudo em E :B
Então tipo, o modo Jônio de E é E-F#-G#-A-B-C#-E
O dórico é F#-G#-A-B-C#-E-F#
E assim por adiante, certo?
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froggy Veterano |
# out/06
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Auei Master
http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/index2.htm
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froggy Veterano |
# out/06
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Auei Master
yes
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Penta_Blues Moderador |
# out/06
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Auei Master
Vamos lá:
Eu tenho uma forma um pouco diferente de configurar os intervalos:
3m eu considero b3, o mesmo valendo para os outros intervalos que vc considera m;
7M eu considero 7, pois ela já é Maior, não necessitando do M;
7 eu considero b7, por ser uma sétima menor.
Os Modos estão certos, sua configuração tb, agora, o que não muda quando vc altera a tônica são os intervalos, ou seja, a configuração pois é isso que caracteriza um Modo ou Escala. As notas devem ser trocadas para se respeitar esta configuração a que vc se refere.
Por exemplo, o Modo Jônio com a tônica em E, F e G:
E, F#, G#, A, B, C#, D#
F, G, A, Bb, C, D, E
G, A, B, C, D, E, F#.
Verifique nestes exemplos que as notas mudaram de acordo com a mudança da tônica, mas os intervalos foram preservados por se tratar de um Modo Jônio que possui a configuração T, 2, 3, 4, 5, 6, 7.
Valeu!!!
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Auei Master Veterano |
# out/06
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Sim, modo jônio é a escala maior mesmo, isso eu já sei :P
O que eu quero saber é quais notas ficam quandoeu mudo de E jônio pra E dórico, por exemplo.
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Auei Master Veterano |
# out/06
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Tá, entrei no site
http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/index2.htm
Aí mostra os modos gregos, e são as mesmas notas...
São né?
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Penta_Blues Moderador |
# out/06
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Auei Master
e são as mesmas notas...
Entendi. Digamos que por coincidência sejam as mesmas notas só que mudando a "nota de partida", ou seja, de uma maneira extremamente simplista, vc pega as notas da Escala Maior e começa a sequencia com uma diferente a cada vez, gerando Modos diferentes. Mas porque os Modos ficam diferentes se são usadas as mesmas notas? Poque o intervalo de cada uma determina uma configuração diferente dependendo da posição que a nota se encontrar.
O que eu quero saber é quais notas ficam quandoeu mudo de E jônio pra E dórico, por exemplo
Estes Modos possuem notas diferentes porque se encontram em tonalidades diferentes.
Vamos comparar:
E Jônio e F# Dório têm as mesmas notas porque estão dentro da mesma tonalidade, mas possuem configurações diferentes.
E Jônio: E, F#, G#, A, B, C#, D#
F# Dório: F#, G#, A, B, C#, D#, E
Mesmas notas, só que um começa em E e a outro em F#, mas ambos na tonalidade de E
E Jônio e E Dório têm notas diferentes porque estão em tonalidades diferentes.
E Jônio: E, F#, G#, A, B, C#, D#
E Dório: E, F#, G, A, B, C#, D
Notas diferentes porque o primeiro está na tonalidade de E e o segundo na tonalidade de D.
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Auei Master Veterano |
# out/06
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AAAAH tá
E se fosse um E jônio e um F# Dórico, seriam do CH de E?
E o que os intervalos mudam na harmonia da música?
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LeandroP Moderador |
# out/06
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Auei Master
Experimente pegar uma frase de uma escala e transportar pra outra, usando o mesmo motivo melódico.
Por exemplo, pegue uma frase baseada na escala maior (jônio) e troque a 4a justa por uma 4a aumentada. Você está tocando o mesmo motivo, só que passou a tocar lídio.
Exemplo:
Usando C jônio Usando C lídio
e----------3----3---------|----------3----3---------
B--------5---6----5---5---|--------5---7----5---5---
G------5------------5-----|------5------------5-----
D-------------------------|-------------------------
A---3---------------------|---3---------------------
E-------------------------|-------------------------
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