Modelos das Fender Stratocaster USA

Autor Mensagem
MatheusMX
Veterano
# out/06


Ae pessoal, até hoje eu só toquei em dois modelos de Fender Stratocaster USA: a Deluxe e a Standard

E ando moh perdido com esses modelos ...
Standard
Deluxe
Plus
Highway
Series

quais são as diferenças, e quais são os melhores anos de fabricação (de 90 até hoje) ?

MatheusMX
Veterano
# out/06
· votar


Ah, a Fender eh moh bagunça
ainda tem aquelas de aniversário, fora as vintage e signatures

Silvio Luis
Veterano
# out/06
· votar


a series eu sei que substituiu a american standard.

ki_suco
Veterano
# out/06
· votar


standard eh 21 trastes parece

a highaway eh a de 22 trastes mais baratinha

MatheusMX
Veterano
# out/06
· votar


hm

a Fender faz guitarra de mesmo modelo com madeiras diferentes no braço e no corpo, faz melhores num ano e piores no outro, bem complicado hein ... hehe

Silvio Luis
Veterano
# out/06
· votar


dizem por ae que a highway foi o maior engodo das guitarras, mas ja toquei em uma e nao é tao horrivel assim quanto pregam aqui no fórum.

ff_studio
Veterano
# out/06
· votar


Bom, vou colocar as que conheço:

1. American Standard : Foram fabricadas até 1999 nos Estados Unidos, após 2000 só mexicanas. Possuem duas gaivotas na mão para segurar as cordas, vinham com case preto com uma plaquinha vermelha com o logo da Fender, com tarrachas Fender/Schaller e com o logo escrito em diagonal no neckplate. Os carrinhos da ponte são de aço inox como os da american series de hoje.

2. American Series : São as equivalentes as Standards de antigamente, possuem cantos da escala e trastes arredondados como se a guitarra tivesse sido usada por muito tempo, "Original Countour Body" escrito no headstock, somente uma gaivota para prender as cordas, logo fender e inscrição "corona-califórnia" no neck plate, case preto com logo fender em alto relevo, carrinhos em aço inox na ponte, tarrachas escalonadas (o furo para colocar as cordas ficam mais em cima nas cordas mais grossas e abaixo nas cordas finas, o que tira a necessidade de uma gaivota), captadores com pólos de alturas variáveis (eles não ficam no mesmo plano, alguns são mais altos, outros mais baixos para deixar todas as cordas com o mesmo volume).

3. American Deluxe : Possuem tarrachas Fender/Schaller com trava, captadores Samarium Cobalt Noiseless, marcação no braço em abalone, as novas vem com o mesmo case das American Series, as deluxes antigas vinham com case em Tweed, mesma ponte das American Series. As novas vem com o sistema S1 no potenciômetro de volume que permite alterar os tipos de ligação dos captadores (série/paralelo) dando mais variedade de timbres.

4. American Vintage : São modelos reissue inspirados nos modelos antigos. Atualmente os dois modelos são: American Vintage 57 e American Vintage 62. Principais diferenças entre os dois modelos : 57 - somente com braço em maple, escudo de uma só camada. 62 - somente com braço em rosewood, escudo de três camadas. Em ambos os modelos : captadores American Vintage, capa metálica para a ponte, ponte em estilo vintage, braço com acabamento em nitrocelulose, gaivota estilo vintage, tarrachas estilo vintage.

5. Strat Plus : Modelo com captadores Lace Sensor, tarrachas com trava, roller nut... Possuem também uma mola especial na ponte que faz com que a guitarra desafine menos com alavancadas.

6. Highway One: modelos recentes, mais baratos que os outros modelos americanos e com acabamento diferente. É o modelo de entrada das fenders americanas...

7. Artist Series: modelos signature, as especificações variam de modelo para modelo.

Observe que cada modelo possui especificações que vão agradar mais algum tipo específico de público, dependendo de gosto pessoal, estilo, poder aquisitivo, etc... Isso é bem pessoal e é uma questão de gosto.
Na minha opinião, acho as american vintage as melhores guitarras da atual série da Fender, tirando as custom shop, lógico. Acho isso porque o acabamento e construção são para MIM as que mais chegam perto das custom shop. Não compraria um modelo da série artist por exemplo, porque acho o acabamento inferior e acabamos pagando mais por royalties do que por um instrumento superior... Mas lembre-se que essa é a MINHA opinião...
Espero ter ajudado, abraços!!!

Steve Van Halen
Veterano
# out/06
· votar


Espero ter ajudado, abraços!!!
ajudo mto

MatheusMX
Veterano
# out/06
· votar


ff_studio

Pow cara, valeu mesmo ae !
=D

Elvenfoot
Veterano
# out/06
· votar


Não se esqueça que todas essas séries possuem ainda o modelo HSS que tem um humbucker na ponte e tem o design diferente (não usa escudo).

Flávio Moura
Veterano
# out/06
· votar


EduArdanuy
a Fender faz guitarra de mesmo modelo com madeiras diferentes no braço e no corpo, faz melhores num ano e piores no outro, bem complicado hein ... hehe
Parece que os anos 80 foram os piores... a fender quaser fechou e os funcionários assumiram a empresa depois... é verdade isso?

ff_studio
5. Strat Plus : Modelo com captadores Lace Sensor, tarrachas com trava, roller nut... Possuem também uma mola especial na ponte que faz com que a guitarra desafine menos com alavancadas.
Conhece a Fender Ultra? Comprei uma modelo 97, que tá novinha tem lace sendor, com humbucking na ponte... tem uma chave de 3 posições pra alternar este cap duplo.

ff_studio
Veterano
# out/06
· votar


Conheço a Ultra mas nunca tive a oportunidade de tocar, parece ser um bom modelo... Tinha uma no ML vendendo a pouco tempo atrás...

ki_suco
Veterano
# out/06
· votar


e a fender LoneStar alguém conhece?

slashhs
Veterano
# jun/09
· votar


ai galera eu tenho uma fender stratocaster mexicana com 1 tone e 1 volume so ela tem um humbuker na ponte e + 2 single e a ponte tem micro afinaçao floyd rose flutuante nunca discubri o modelo dela qual sera q eh?voces tem ideia?

jigo__
Veterano
# jun/09
· votar


slashhs
modelo China!!!

brincadeiras a parte, eu tb não conheço esse m odelo q vc descreveu, mais queria ter uma fender tb!!



Alguem sabe me responder se as highway one são tão ruins como pessoal fala, digo em relação a timbre??

abç

Alexandre Loks
Veterano
# jun/09
· votar


Já vi também alguns modelos de strato e telecaster feitos na Coréia. A Fender realmente é a maior bagunça em termos de modelos.
Provavelmente só a Ibanez tem mais...srsr

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


jigo__
Alguem sabe me responder se as highway one são tão ruins como pessoal fala, digo em relação a timbre??

Eu já toquei em uma, quando estava procurando uma guitarra para comprar, e na verdade, até que gostei. Mas tem que ver que eu sou um cara que já não gosta muito de stratos em geral, e que acha o "som de strato" estridente demais. Pois bem, a strato Highway One me pareceu ter som menos estridente. O que provavelmente quer dizer que ela é "menos strato" do que o normal, hehehe.

Ah, e fiquei com a séria impressão de que aquele acabamento não duraria um ano...

No fim, deixei essa coisa de Fender para lá, fiquei com uma G&L ASAT (uma Tele vitaminada), e penso que não poderia ter tomado decisão mais feliz. ;)

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


Flávio Moura
Parece que os anos 80 foram os piores... a fender quaser fechou e os funcionários assumiram a empresa depois... é verdade isso?

Na realidade foi um processo todo que deu uma denegrida na produção das Fenders americanas. A Fender foi comprada pela CBS no fim da década de 60 e foi vendida no inicio da década de 80, após ir mal das pernas do fim da década de 70 até o ponto culminante dessa historia, pra um grupo de investidores privados (é bem por aí mesmo, mas de repente tem algumas informações não tão precisas, é bom checar... faz tempo que não leio sobre essa história).

Na década de 80, a Fender, durante o processo de reestruturação, moveu grande parte de sua produção para fábricas no Japão, enquanto aprontava a fábrica de Corona, na baixa Califórnia. Foi nessa fase que as Fender japonesas cresceram muito, representando 80% das vendas mundiais da Fender. Tem relatos do pessoal da mais alta patente da Fender USA, se surpreendendo com a qualidade da linha de produção nipônica, que faziam as mesmas guitarras tão bem quanto, a um preço bem menor.

Isso foi fator de preocupação e gerou umas Squiers fantásticas, bem como as reedições japonesas, que SEMPRE foram instrumentos de altissima qualidade, já que era feitas exatamente iguais às séries renomadas da Fender pré-CBS.

Essa 'mancha' na Fender, durante a década de 80, se deu, pois a produção US das Fenders estavam muito ruins mesmo: acabamento pra lá de comum, inovações ruins e um pouco da perda de identidade. Mas durou muito pouco e já no início da década de 90, a Fender US voltou a fazer instrumentos renomados.

É importante ressaltar que nesse período, as guitarras baseadas em edições anteriores (reedições, principalmente), NUNCA perderam 'a mão' e sempre foram guitarras diferenciadas e fantásticas. Tanto US como quanto as Japonesas.

É por essa história toda, que as japonesas são renomadas hoje em dia. Mais até que as Mexicanas.

[]´s

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


jigo__
Alguem sabe me responder se as highway one são tão ruins como pessoal fala, digo em relação a timbre??

Ótimo timbre, belissima tocabilidade, visual lindo e vale MUITO a pena. Nota 9.

Sou curioso qnto a durabilidade do acabamento na pintura... visualmente acho lindissimo.

conandrade
Veterano
# jun/09 · Editado por: conandrade
· votar


ki_suco
e a fender LoneStar alguém conhece?

Já toquei em algumas e não gostei de NENHUMA.
Não gosto de lace sensor, não gostei da pegada, não gostei de nada dessas guitarras, por incrível que pareça =\

E na época, eram bem mais caras que as Am. Std.

slashhs
Veterano
# jun/09
· votar


Eu acho a lonestar boa, basica mas boa guitarra nao se diz se e boa o ruim voce tem que conhecer o timbre .se gostar e boa a minha o timbre e otimo para min todas strato sao boas

slashhs
Veterano
# jun/09
· votar


lembrando q a minha nao e lonestar e eu nem disvendei qual é esse sabado vo leva num luthier e vo pergunta to curioso eu acho que e uma american standard

ern saruê
Veterano
# nov/09
· votar


como eu faço pra descobrir o modelo da minha? tem algum lugar no site, por exemplo, em que eu boto o número de ´serie dela e aparece o modelo / ano de fabricação?
aguardo respostas,
valeu!!

P.U.L.S.E
Veterano
# nov/09 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Só uma coisinha a respeito da American Series e da American Standard:


Em 2008, a American Series deixou de ser fabricada, dando lugar novamente à American Standard



[]'s

buddy guy
Veterano
# nov/09 · Editado por: buddy guy
· votar


conandrade

Flávio Moura
Parece que os anos 80 foram os piores... a fender quaser fechou e os funcionários assumiram a empresa depois... é verdade isso?

Na realidade foi um processo todo que deu uma denegrida na produção das Fenders americanas. A Fender foi comprada pela CBS no fim da década de 60 e foi vendida no inicio da década de 80, após ir mal das pernas do fim da década de 70 até o ponto culminante dessa historia, pra um grupo de investidores privados (é bem por aí mesmo, mas de repente tem algumas informações não tão precisas, é bom checar... faz tempo que não leio sobre essa história).

Na década de 80, a Fender, durante o processo de reestruturação, moveu grande parte de sua produção para fábricas no Japão, enquanto aprontava a fábrica de Corona, na baixa Califórnia. Foi nessa fase que as Fender japonesas cresceram muito, representando 80% das vendas mundiais da Fender. Tem relatos do pessoal da mais alta patente da Fender USA, se surpreendendo com a qualidade da linha de produção nipônica, que faziam as mesmas guitarras tão bem quanto, a um preço bem menor.

Isso foi fator de preocupação e gerou umas Squiers fantásticas, bem como as reedições japonesas, que SEMPRE foram instrumentos de altissima qualidade, já que era feitas exatamente iguais às séries renomadas da Fender pré-CBS.

Essa 'mancha' na Fender, durante a década de 80, se deu, pois a produção US das Fenders estavam muito ruins mesmo: acabamento pra lá de comum, inovações ruins e um pouco da perda de identidade. Mas durou muito pouco e já no início da década de 90, a Fender US voltou a fazer instrumentos renomados.

É importante ressaltar que nesse período, as guitarras baseadas em edições anteriores (reedições, principalmente), NUNCA perderam 'a mão' e sempre foram guitarras diferenciadas e fantásticas. Tanto US como quanto as Japonesas.

É por essa história toda, que as japonesas são renomadas hoje em dia. Mais até que as Mexicanas.

[]´s



E só um adendo que vc não citou : E parece que foi preciso o Mr.Leo fender e o Sr. Fullerton voltarem pra lá para ensinar os cars da CBS como se fabricava uma fender a moda antiga !!!!!!


Veja o que o Saudoso Sr Fullerton disse sobre economizar questão de 5 centavos de dolar na construção de uma fender:



"Se o pessoal da CBS dissesse 'Nós podemos economizar cinco centavos fazendo isso', sua resposta seria 'Sim, mas assim vocês vão 'ferrar' o cara que toca'. Dessa forma, houve um conflito ali", disse Geoff Fullerton, filho do músico, ao Los Angeles Times.
A parceria de Fullerton com Leo Fender só foi retomada em 1980 para criar a G&L Guitars, que não tem nenhuma relação com a Fender Musical Instruments, ainda pertencente à CBS. (George Fullerton)

Fonte :

http://www.nerdsnavan.com/?p=4004

Raizen
Veterano
# nov/09
· votar


Coloca nessa lista a Fender Power house.
Guitarra mexicana com captação ativa.

Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


ern saruê
No próprio site da Fender vc acha...não tem nada escrito no headstock???

ern saruê
Veterano
# nov/09
· votar


Will Bejar

Ela é uma strato, mas queria saber se é a standard, series, etc, sacou?

Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


ern saruê
Então, meu amigo...pega lá sua guitarra e vê o que tem escrito.

Na minha tá escrito "Fender made in USA" e tem o serial number, aí mais na ponta da guitarra tá escrito "American Traditional".

observador251
Veterano
# fev/10
· votar


Alguem tem como me responder se a artist ou signature séries, como a Eric Clapton, são Usa ou MIM???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modelos das Fender Stratocaster USA