Formação de modos e outras escalas a partir das escalas básicas!

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Bom dia!!!

João Pedro Strabelli
Por exemplo, o cidadão pega uma música e dó maior e resolve tocar o modo frígio sobre ela, começa no mi e termina no mi. Acaba tocando mi fá sol lá si do ré mi. A sonoridade é exatamente a da escala de dó maior
Esta visão não é exatamente a que se deve ter quando vc emprega Modos Gregos. É evidente que todos os Modos dentro de uma tonalidade podem ser empregados, pois, como vc bem sabe todos são formados pelas mesmas notas.
O que se deve empregar são os Modos de uma determinada nota (nota esta definida pelo acorde onde vc pretende improvisar) dentro de variadas tonalidades. Aí sim vc sentirá a diferença no emprego dos Modos Gregos.

Nesse exemplo, o frígio com som de frígio teria que ser baseado na escola de dó menor e ter a segunda, a terceira e sexta e a sétima notas da escala bemolizadas – dó réb mib fá sol láb sib dó. Aí, sim estaria tocando um frígio com som de frígio. E isso, quase nunca ouvi.
Quase nunca ouviu porque não é usual aplicar um Modo Frígio em cima de um acorde Maior.
Analisando seu exemplo C Maior é formado por C - E - G. Como o Modo C Frígio (que está na tonalidade de G#) possui um Eb, esta nota se chocará com a nota E do acorde. Por esta razão é que quase nunca se ouve isso.
Valeu!!!

tanyweb
Veterano
# fev/07 · Editado por: Moderador
· votar


ae outros metodos

EDIT DO MODERADOR: É proibido divulgar outros sites aqui. Leia as regras.

t+

t_uriel
Veterano
# fev/07
· votar


tanyweb
Nem tanto né? Tá tudo em construção... Não tem nenhum método.
Mas tudo bem... valeu para divulgar o teu site, certo?

[]s

leandro rodrigues
Veterano
# fev/07
· votar


tanyweb

Eu estou visualizando os métodos, tudo que está aí, eu já tenho. Tudo tirado desse fórum e de outros, ede alguns sites, tudão sem gastar um tostão( até rimou ) Quem tiver com força de vontade de aprender alguma coisa sobre teoria ou algo parecido, é só acessar a net que acha tudão de teoria sem gastar nada.

mauricio_91
Veterano
# mar/07
· votar


ÓTIMO !

meu professor esta me passando exatamente isso, vou dar uma estudada sempre neste tópico, obrigado amigo! continue assim :D

abraço

chr
Veterano
# abr/10
· votar


desculpem reviver um topico tão antigo assim , mas se alguem puder me tirar uma duvida : Por que escalas menores de C , F e G não tem as mesmas notas que as maiores de E , A e B respectivamente?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Formação de modos e outras escalas a partir das escalas básicas!