Formação de modos e outras escalas a partir das escalas básicas!

Autor Mensagem
makartur
Veterano
# set/06
· votar


Muito massa! Foi responsa esse topico aí, parabens ao truta que postou esse assunto! Bom, agora é só estudar!

The Pestilence
Veterano
# set/06
· votar


t_uriel
Ótimo tópico msm...Só boiei em um ponto
Vc mencionou as pentas com intenção de modos (frigio,dorico,etc),pelo que entendi é a formação da penta com a/as notas do modo que são diferentes da escala maior/menor.Se é isso msm o modo frigio não possui essa pentatonica (ja que a nota que evidencia esse modo é a 2a menor)?
Poderia da mais uma explicada resumida sobre isso (pq eu raciocinio melhor com pentatonicas...burro é foda hauhauhauhauhaa)
No mais o topico ta excelente,parabens!!!

LeandroP
Moderador
# set/06
· votar


The Pestilence

Pentatônica do modo frígio pode ser uma pentatônica menor com 7a menor, como as outras menores. A posição do acorde na harmonia também pode caracterizar o modo, mas que não deixa de ser um acorde menor com 7a menor. Daí, usar o intervalo 2a menor, que é a nota característica do frígio, fica ao seu critério. Pensando nisso, você pode deixar este intervalo característico escondido na manga, e utilizá-lo de acordo com a melodia.

Eu penso no atributo básico do acorde (maior, menor, aumentado, diminuto) na hora de escolher entre as pentatônicas. As notas características do modo eu aplico conforme a necessidade da harmonia/melodia.

t_uriel

Parabéns pelo tópico. Muito bom!

The Pestilence
Veterano
# set/06
· votar


LeandroPanucci
Eu chequei a pensar nisso tbm(jogar a 2a menor quando precisar...),mas como meu conhecimento em harmonia é pessimo eu não consegui organizar essa ideia direito numa sequencia de acordes...Mas msm assim vlw pela explicação

t_uriel
Veterano
# set/06
· votar


The Pestilence
E aí cara tudo bem?

Então... o LeandroPanucci já falou tudo que eu iria falar. Só vou reforçar essa coisa de que o modo não existe só na escala. Você tem que analisar o todo, ou seja a base que faz a harmonia (e isso não inclui apenas a guitarra necessariamente... teclados e baixos contribuem bastante pra harmonia).

Então a sua base toda estaria no frígio, como você citou, porém você só usa a 2a em alguns pontos-chave. Mais uma vez como o Panucci falouu... "como um ás na manga".

LeandroPanucci
Cara, obrigado por dar uma passada aqui e ajudar no tópico!! Pô, legal que você gostou. Sempre acompanhava seus tópicos sobre lances de teoria e afins. Achava ótimos! Fico feliz mesmo q vc tenha curtido!

Que bom que esse tópico foi útil!! :)

Abração!

vguitar
Veterano
# set/06 · Editado por: vguitar
· votar


Cara ..valew pelo tópico :D, ja sabia de td isso..mas vc me ajudou a criar um segundo modo de vista sobre o assunto..valew

Peik
Veterano
# set/06
· votar


1. Montando a escala maior e menor natural

Essa eu sei...

4. Montando as escalas menores harmônica e melódica

Essa to estudando...

2. Montando as pentatônicas
3. Montando os modos

Essas nao sei..ainda...

Peik
Veterano
# set/06
· votar


Ai alguem pode m dizer o que sao acordes Suspensos ?

Extrapolation
Veterano
# set/06
· votar


Peik
sao acordes q nao possuem uma terça, nem terça menor nem a terça maior

a terça é o q dá o qualidade do acorde... maior = alegre, menor = triste

suspenso seria algo nem feliz nem triste hehe

normalmente um acorde suspenso tem 4º ou 2º...
quando aparecer 11º ou 9º o acorde tem 3º sim

Peik
Veterano
# set/06 · Editado por: Peik
· votar


Extrapolation
sao acordes q nao possuem uma terça, nem terça menor nem a terça maior

a terça é o q dá o qualidade do acorde... maior = alegre, menor = triste

suspenso seria algo nem feliz nem triste hehe

normalmente um acorde suspenso tem 4º ou 2º...
quando aparecer 11º ou 9º o acorde tem 3º sim


Tipo e no lugar da terça seria uma segunda é isso?

Tipo

sus2
I+II+V

sus4
I+IV+V

Extrapolation
Veterano
# set/06 · Editado por: Extrapolation
· votar


Peik
sus2
I+II+V

sus4
I+IV+V

isso mesmo

só uma dica: nao escreva I IV V para designar notas, numeros gregos a gente usa mais é pra designar acordes, use os numeros arábicos mesmo e o T para tonica

T 2 5
T 3m 5
T 4 5 ....

acordes suspensos, exemplos:
V7sus4
IIsus2
VIsus2

Peik
Veterano
# set/06
· votar


Extrapolation

Ha ta.... rs

É q virou ossos do oficio..... toda vz q vou estudar sempre esta dessa maneira, ai acabei pegando...rs

Bom mas vou tentar mudar....hehehehehe

Poxa valeu heim..... pr esclarecer minha duvida cruel....hehehe

rafael mota
Veterano
# out/06
· votar


"Para escalas menores (que possuem 3b), deveremos omitir a 2a e a 6a."

se diz "b3" nao "3b"

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


rafael mota
ih cara, nao entremos nesses méritos
os eruditos utilizam ii7, enquanto os populares utilizam IIm7... e as duas formas estao certas

sacou a diferença?

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# out/06
· votar


t_uriel

muito bom o topico!!! parabens e valeu!!! ta bem explicado...

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Extrapolation

Dependendo do contexto, é perigoso usar 3b porque dá uma impressão quantitativa e não qualitativa. Na pauta mesmo se usa o sinal antes da nota.

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


LeandroPanucci
ah, na pauta tem regras milenares hehe
nao entendi o quantitativa, explica ae

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Extrapolation

Dependendo de onde for colocado o 3b, a impressão que se dá é de que que tem 3 bemóis, quantitativa. Já com o b3 o que se imagina é a 3a menor, qualitativa.

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


LeandroPanucci
ahhh ta, 3 bemóis hehe saquei agora o termo

Sir Cam
Veterano
# out/06
· votar


Belo tópico, sempre que eu precisar irei consultá-lo, parabéns man!

darkwolf
Veterano
# nov/06
· votar


afude

Skider
Veterano
# nov/06
· votar


Legal

LeCobain
Veterano
# nov/06
· votar


Ae galera! tpo.. eu entendi td.. a teoria tal..
mas minha dúvida é como usar isso na pratica.. nao entendi mto bem como fazer os solos usando essa tecnica.. me ajudem aew..
vlw...

Penta_Blues
Moderador
# nov/06
· votar


Boa tarde!!!

LeCobain
Cara, é preciso ser mais específico na sua dúvida...
Valeu!!!

VitorMurray
Veterano
# nov/06
· votar


t_uriel, só me explica uma coisa, eu estou em uma música em Cmaior e de repente apareec um acorde de Dm7, portanto tocarei D Dórico como escala. Você disse que modos não são apenas tocar uma escala mudando a nota de início, mas a escala de Dm com alteração de 1/2 tom no 6º grau é EXATAMENTE a escala maior de C! Então tocar D Dórico é tocar a escala de sua tônica (C) enfatizando as notas do arpejo de Dm e o intervalo característico do modo que é o 6º grau, não?

Penta_Blues
Moderador
# nov/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

VitorMurray
Cara, atravessando a resposta, as notas são as mesmas, a nota de partida é outra, mudam os intervalos relativos se vc considerar a nota de partida como tônica e, na prática o "clima" muda porque vc troca o "fundo musical". Experimente na prática tocar a Escala de C Maior e a Escala de D Dórico (que possuem as mesmas notas, mas não são a mesma coisa - esquisito né?) sobre uma base em C e depois sobre Dm7 (peça para um colega fazer a base). Apesar de serem as mesmas notas, vc terá uma sensação diferente.
Digamos que seja colocar sal num ovo e num bife. O tempero é o mesmo, mas o gosto é diferente... (comparação totalmente bisonha, mas foi o que me ocorreu agora...rsrsrsrs)
Valeu!!!

VitorMurray
Veterano
# dez/06
· votar


Penta_Blues

Obrigado penta, era isso que eu sabia mesmo, mas o que eu achei estranho foi a afirmação do cara, porque, basicamente, tocar em tal modo É SIM tocar uma escala maior mudando o "ponto de partida" e enfatizando as notas certas pra criar tal "clima" como você disse, ao contrario do que o t_uriel falou...

t_uriel
Veterano
# dez/06 · Editado por: t_uriel
· votar


VitorMurray
PentaBlues
Olá senhores,
Desculpem pela demora. Ando meio ausente ultimamente. Correria!
Então...

Essa visão de "mesma escala começando por outra nota" é errada. Uma escala é medida sobretudo por intervalos.

Se vc toca C maior, a tônica SEMPRE será C. Sem excessão. Em qquer modo ou escala de C, a tônica sempre será C. Dito isso, podemos afirmar que a terça (da escala maior que é a q vc se refere) será E, a sexta será A, a sétima será B e assim vai.

Mesmo que D Dórico possua as mesmas notas não é a mesma escala, apenas mudando a nota de início. É uma escala cuja tônica é D, a terça é F, a sexta é B e por aí vai. Ou seja, apesar de serem as mesmas notas, estamos mudando o os graus.

Sendo assim, com graus diferentes, uma progressão tipo I, IV, V, III (por exemplo) é totalmente diferente para as duas escalas mesmo que tenham as mesmas notas! :)

Em C maior essa progressão de acordes seria: | C | F | G | Em |
Enquanto em D Dório seria: | D | G | Am | F |

Entende?
Cuidado com isso.
Novamente: As notas são iguais, mas isso não implica que seja a mesma escala. Isso é um artifício válido para vc decorar.. até aí tudo bem. Mas entenda que isso não implica que sejam as mesmas escalas, ok?

[]s

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Boa tarde!!!

t_uriel
Cara, suas dicas são sempre muito legais e por isso este tópico esclarece muito.
Faço questão de deixar claro no meu post que: as notas são as mesmas, a nota de partida é outra, mudam os intervalos relativos se vc considerar a nota de partida como tônica...
O que quero dizer é que são as mesmas notas e não as mesmas escalas, pois os intervalos são diferentes entre elas. Não se pode, portanto, dizer que se trata da mesma escala apesar de se tratarem das mesmas notas.
Valeu!!!

t_uriel
Veterano
# dez/06
· votar


Penta_Blues
Fala cara tudo bem?
Sim sim, está correto. Eu fiz uma referência a vc, pois vc estava nesse assunto específico, ajudando a responder a dúvida sobre esse tema! :)
Não coloquei seu nome visando corrigir sua colocação! :)

Mais uma vez obrigado por contribuir com o tópico!!

Abração

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Formação de modos e outras escalas a partir das escalas básicas!