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Mensagem | 
makartur Veterano | 
 # set/06 
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  Muito massa! Foi responsa esse topico aí, parabens ao truta que postou esse assunto! Bom, agora é só estudar!
  
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The Pestilence Veterano | 
 # set/06 
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  t_uriel
 Ótimo tópico msm...Só boiei em um ponto
 Vc mencionou as pentas com intenção de modos (frigio,dorico,etc),pelo que entendi é a formação da penta com a/as notas do modo que são diferentes da escala maior/menor.Se é isso msm o modo frigio não possui essa pentatonica (ja que a nota que evidencia esse modo é a 2a menor)?
 Poderia da mais uma explicada resumida sobre isso (pq eu raciocinio melhor com pentatonicas...burro é foda hauhauhauhauhaa)
 No mais o topico ta excelente,parabens!!!
 
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LeandroP Moderador | 
 # set/06 
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  The Pestilence
 
 Pentatônica do modo frígio pode ser uma pentatônica menor com 7a menor, como as outras menores. A posição do acorde na harmonia também pode caracterizar o modo, mas que não deixa de ser um acorde menor com 7a menor. Daí, usar o intervalo 2a menor, que é a nota característica do frígio, fica ao seu critério. Pensando nisso, você pode deixar este intervalo característico escondido na manga, e utilizá-lo de acordo com a melodia.
 
 Eu penso no atributo básico do acorde (maior, menor, aumentado, diminuto) na hora de escolher entre as pentatônicas. As notas características do modo eu aplico conforme a necessidade da harmonia/melodia.
 
 t_uriel 
 
 Parabéns pelo tópico. Muito bom!
 
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The Pestilence Veterano | 
 # set/06 
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  LeandroPanucci
 Eu chequei a pensar nisso tbm(jogar a 2a menor quando precisar...),mas como meu conhecimento em harmonia é pessimo eu não consegui organizar essa ideia direito numa sequencia de acordes...Mas msm assim vlw pela explicação
 
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t_uriel Veterano | 
 # set/06 
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  The Pestilence
 E aí cara tudo bem?
 
 Então... o LeandroPanucci já falou tudo que eu iria falar. Só vou reforçar essa coisa de que o modo não existe só na escala. Você tem que analisar o todo, ou seja a base que faz a harmonia (e isso não inclui apenas a guitarra necessariamente... teclados e baixos contribuem bastante pra harmonia). 
 
 Então a sua base toda estaria no frígio, como você citou, porém você só usa a 2a em alguns pontos-chave. Mais uma vez como o Panucci falouu... "como um ás na manga".
 
 LeandroPanucci
 Cara, obrigado por dar uma passada aqui e ajudar no tópico!! Pô, legal que você gostou. Sempre acompanhava seus tópicos sobre lances de teoria e afins. Achava ótimos! Fico feliz mesmo q vc tenha curtido!
 
 Que bom que esse tópico foi útil!! :)
 
 Abração!
 
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vguitar Veterano | 
 # set/06 · Editado por: vguitar 
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  Cara ..valew pelo tópico :D, ja sabia de td isso..mas vc me ajudou a criar um segundo modo de vista sobre o assunto..valew
 
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Peik Veterano | 
 # set/06 
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  1. Montando a escala maior e menor natural 
 
 Essa eu sei...
 
 4. Montando as escalas menores harmônica e melódica
 
 Essa to estudando...
 
 2. Montando as pentatônicas 
 3. Montando os modos 
 
 Essas nao sei..ainda...
 
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Peik Veterano | 
 # set/06 
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  Ai alguem pode m dizer o que sao acordes  Suspensos ?
 
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Extrapolation Veterano | 
 # set/06 
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  Peik
 sao acordes q nao possuem uma terça, nem terça menor nem a terça maior
 
 a terça é o q dá o qualidade do acorde... maior = alegre, menor = triste
 
 suspenso seria algo nem feliz nem triste hehe
 
 normalmente um acorde suspenso tem 4º ou 2º...
 quando aparecer 11º ou 9º o acorde tem 3º sim
  
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Peik Veterano | 
 # set/06 · Editado por: Peik 
  · votar  
  Extrapolation
 sao acordes q nao possuem uma terça, nem terça menor nem a terça maior 
 
 a terça é o q dá o qualidade do acorde... maior = alegre, menor = triste 
 
 suspenso seria algo nem feliz nem triste hehe 
 
 normalmente um acorde suspenso tem 4º ou 2º... 
 quando aparecer 11º ou 9º o acorde tem 3º sim
 
 Tipo e no lugar da terça seria uma segunda é isso?
 
 Tipo 
 
 sus2
 I+II+V
 
 sus4
 I+IV+V
 
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Extrapolation Veterano | 
 # set/06 · Editado por: Extrapolation 
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  Peik
 sus2
 I+II+V
 
 sus4
 I+IV+V
 isso mesmo
 
 só uma dica: nao escreva I IV V para designar notas, numeros gregos a gente usa mais é pra designar acordes, use os numeros arábicos mesmo e o T para tonica
 
 T 2 5
 T 3m 5
 T 4 5 ....
 
 acordes suspensos, exemplos:
 V7sus4
 IIsus2
 VIsus2
 
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Peik Veterano | 
 # set/06 
  · votar  
  Extrapolation
 
 Ha ta.... rs
 
 É q virou ossos do oficio..... toda vz q vou estudar sempre esta dessa maneira, ai acabei pegando...rs
 
 Bom mas vou tentar mudar....hehehehehe
 
 Poxa valeu heim..... pr esclarecer minha duvida cruel....hehehe
 
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rafael mota Veterano | 
 # out/06 
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  "Para escalas menores (que possuem 3b), deveremos omitir a 2a e a 6a."
 
 se diz "b3" nao "3b"
 
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Extrapolation Veterano | 
 # out/06 
  · votar  
  rafael mota
 ih cara, nao entremos nesses méritos
 os eruditos utilizam ii7, enquanto os populares utilizam IIm7... e as duas formas estao certas
 
 sacou a diferença?
 
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Ibanez GSA 270dx Veterano | 
 # out/06 
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  t_uriel
 
 muito bom o topico!!! parabens e valeu!!! ta bem explicado...
 
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LeandroP Moderador | 
 # out/06 
  · votar  
  Extrapolation
 
 Dependendo do contexto, é perigoso usar 3b porque dá uma impressão quantitativa e não qualitativa. Na pauta mesmo se usa o sinal antes da nota.
 
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Extrapolation Veterano | 
 # out/06 
  · votar  
  LeandroPanucci
 ah, na pauta tem regras milenares hehe
 nao entendi o quantitativa, explica ae
 
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LeandroP Moderador | 
 # out/06 
  · votar  
  Extrapolation
 
 Dependendo de onde for colocado o 3b, a impressão que se dá é de que que tem 3 bemóis, quantitativa. Já com o b3 o que se imagina é a 3a menor, qualitativa.
 
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Extrapolation Veterano | 
 # out/06 
  · votar  
  LeandroPanucci
 ahhh ta, 3 bemóis hehe saquei agora o termo
 
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Sir Cam Veterano | 
 # out/06 
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  Belo tópico, sempre que eu precisar irei consultá-lo, parabéns man!
 
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darkwolf Veterano | 
 # nov/06 
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  afude
 
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Skider Veterano | 
 # nov/06 
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  Legal
 
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LeCobain Veterano | 
 # nov/06 
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  Ae galera! tpo.. eu entendi td.. a teoria tal..
 mas minha dúvida é como usar isso na pratica.. nao entendi mto bem como fazer os solos usando essa tecnica.. me ajudem aew..
 vlw...
 
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Penta_Blues Moderador | 
 # nov/06 
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  Boa tarde!!!
 
 LeCobain
 Cara, é preciso ser mais específico na sua dúvida...
 Valeu!!!
 
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VitorMurray Veterano | 
 # nov/06 
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  t_uriel, só me explica uma coisa, eu estou em uma música em Cmaior e de repente apareec um acorde de Dm7, portanto tocarei D Dórico como escala. Você disse que modos não são apenas tocar uma escala mudando a nota de início, mas a escala de Dm com alteração de 1/2 tom no 6º grau é EXATAMENTE a escala maior de C! Então tocar D Dórico é tocar a escala de sua tônica (C) enfatizando as notas do arpejo de Dm e o intervalo característico do modo que é o 6º grau, não?
 
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Penta_Blues Moderador | 
 # nov/06 · Editado por: Penta_Blues 
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  Bom dia!!!
 
 VitorMurray
 Cara, atravessando a resposta, as notas são as mesmas, a nota de partida é outra, mudam os intervalos relativos se vc considerar a nota de partida como tônica e, na prática o "clima" muda porque vc troca o "fundo musical". Experimente na prática tocar a Escala de C Maior e a Escala de D Dórico (que possuem as mesmas notas, mas não são a mesma coisa - esquisito né?) sobre uma base em C e depois sobre Dm7 (peça para um colega fazer a base). Apesar de serem as mesmas notas, vc terá uma sensação diferente.
 Digamos que seja colocar sal num ovo e num bife. O tempero é o mesmo, mas o gosto é diferente... (comparação totalmente bisonha, mas foi o que me ocorreu agora...rsrsrsrs)
 Valeu!!!
 
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VitorMurray Veterano | 
 # dez/06 
  · votar  
  Penta_Blues
 
 Obrigado penta, era isso que eu sabia mesmo, mas o que eu achei estranho foi a afirmação do cara, porque, basicamente, tocar em tal modo É SIM tocar uma escala maior mudando o "ponto de partida" e enfatizando as notas certas pra criar tal "clima" como você disse, ao contrario do que o t_uriel falou...
 
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t_uriel Veterano | 
 # dez/06 · Editado por: t_uriel 
  · votar  
  VitorMurray
 PentaBlues
 Olá senhores,
 Desculpem pela demora. Ando meio ausente ultimamente. Correria!
 Então...
 
 Essa visão de "mesma escala começando por outra nota" é errada. Uma escala é medida sobretudo por intervalos. 
 
 Se vc toca C maior, a tônica SEMPRE será C. Sem excessão. Em qquer modo ou escala de C, a tônica sempre será C. Dito isso, podemos afirmar que a terça (da escala maior que é a q vc se refere) será E, a sexta será A, a sétima será B e assim vai. 
 
 Mesmo que D Dórico possua as mesmas notas não é a mesma escala, apenas mudando a nota de início. É uma escala cuja tônica é D, a terça é F, a sexta é B e por aí vai. Ou seja, apesar de serem as mesmas notas, estamos mudando o os graus. 
 
 Sendo assim, com graus diferentes, uma progressão tipo I, IV, V, III (por exemplo) é totalmente diferente para as duas escalas mesmo que tenham as mesmas notas! :)
 
 Em C maior essa progressão de acordes seria: | C | F | G | Em |
 Enquanto em D Dório seria: | D | G | Am | F |
 
 Entende?
 Cuidado com isso. 
 Novamente: As notas são iguais, mas isso não implica que seja a mesma escala. Isso é um artifício válido para vc decorar.. até aí tudo bem. Mas entenda que isso não implica que sejam as mesmas escalas, ok?
 
 []s
 
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Penta_Blues Moderador | 
 # dez/06 
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  Boa tarde!!!
 
 t_uriel
 Cara, suas dicas são sempre muito legais e por isso este tópico esclarece muito.
 Faço questão de deixar claro  no meu post que: as notas são as mesmas, a nota de partida é outra, mudam os intervalos relativos se vc considerar a nota de partida como tônica...
 O que quero dizer é que são as mesmas notas e não as mesmas escalas, pois os intervalos são diferentes entre elas. Não se pode, portanto, dizer que se trata da mesma escala apesar de se tratarem das mesmas notas.
 Valeu!!!
 
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t_uriel Veterano | 
 # dez/06 
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  Penta_Blues
 Fala cara tudo bem?
 Sim sim, está correto. Eu fiz uma referência a vc, pois vc estava nesse assunto específico, ajudando a responder a dúvida sobre esse tema! :)
 Não coloquei seu nome visando corrigir sua colocação! :)
 
 Mais uma vez obrigado por contribuir com o tópico!!
 
 Abração
 
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