Formação de modos e outras escalas a partir das escalas básicas!

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Boa tarde!!!!

t_uriel
Fala, meu camarada!!!
Se eu estiver errado pode me corrigir sim! Estou bem longe de saber tudo e, como sei menos que vc, me corrija sempre que eu der uma bola fora...rs
Acho que às vezes me falta um pouco de didática pra passar uma idéia e meus post acabam ficando meio confusos...
Valeu!!!

du_drumm_sax
Veterano
# dez/06
· votar


Dae galera... não sei se tem por aqui... mas onde eu posso encontrar um exemplo legal assim numa música do uso dos modos?

A teoria muitas vezes é elucidada na prática... acho q ajudaria bastante colocar alguém ae tocando e explicando ao mesmo tempo.

Abraços.

du_drumm_sax
Veterano
# dez/06
· votar


C nos varios modos.

Jônio - C D E F G A B
Dório - C D D# FG A A#
Frígio - C C# D# F G G# A#
Lídio - C D E F# G A B
Mixolídio - C D E F G A A#
Eólio - C D D# F G G# A#
Lócrio - C C# D# F F# G# A#

Se eu tiver tocando uma música em dó posso usar tudo isso?

Ou como que eu faço pra saber o que eu posso usar?

Abraços.

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Bom dia!!!

du_drumm_sax
Cara, pra tirar dúvidas sobre a utilização dos Modos, procure tópicos como "Dúvida sobre aplicação dos Modos" ou "Aplicação dos Modos". Tem muita coisa boa nestes tópicos.
Valeu!!!

Fabianorenno
Veterano
# dez/06
· votar


t_uriel
Penta_Blues
MUITO BOM! PARABENS!

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Boa noite!!!

Fabianorenno
Legal meu camarada!
Vamos continuar trocando experiências e aprendendo uns com os outros!
Valeu!!!

Budharma
Veterano
# dez/06
· votar


Obrigado

Budharma
Veterano
# dez/06
· votar


xD eu ja decorei de cabeça (tomare que num erre)
é facil, só saber as caracteristicas do maior, e os nomes dos outros modos do outros CH, ai é só faze as modificações de acordo com o nome....
Ch Maior

jonio T 9 3 11 5 13 7+
dórico T 9 3b 11 5 13 7
frigio T 9B 3b 11 5 13B 7
lidio T 9 3 11# 5 13 7+
mixo. T 9 3 11 5 13 7
éolico T 9b 3b 11 5 13b 7
lócrio T 9b 3b 11 5b 13b 7

Menor Harmonico
Eólico 7+
Lócrio 6
Jonio 5#
Dórico 4#
Mixo 9b/6b
Lidio 9#
Diminuto (tudo bemolizado)

Menor Melódico
Dórico 7+
Dórico 9b
Lidio 5#
Mixo 4#
Dórico 9
alterado

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


eu sei disso


Williamfw
Veterano
# jan/07
· votar


ei, alguem pode me dize qual eh o sexto acorde do campo harmonico menor harmonico?

Williamfw
Veterano
# jan/07
· votar


o sexto grau melhor dizendo

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa noite!!!

Williamfw
É um acorde b7M
Valeu!!!

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


Williamfw
ei, alguem pode me dize qual eh o sexto acorde do campo harmonico menor harmonico?

Você quis dizer Campo Harmônico da escala menor^?

E qual é o 6º gráu?

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


Penta_Blues


alguem pode me dize qual eh o sexto acorde do campo harmonico

menor harmonico?



É um acorde b7M

????????????????????????????

Williamfw
Veterano
# jan/07
· votar


leandro rodrigues
eh, mas do menor harmonico, eh q eu fiz aqui e achei q tinha errado...

Williamfw
Veterano
# jan/07
· votar


leandro rodrigues
eu queria saber o CAMPO HARMONICO da escala MENOR HARMONICA!!! acho q ta mais claro agora :D

Williamfw
Veterano
# jan/07
· votar


Penta_Blues
e vlw pela ajuda :D

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


Williamfw


eu queria saber o CAMPO HARMONICO da escala MENOR HARMONICA!!! acho q ta mais claro agora :D

Tem esse e mais oitrocentos Campos Harmônicos de várias escalas.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/p5

Divirta-se

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07 · Editado por: leandro rodrigues
· votar


Williamfw

Mais aqui

http://www.joanopolis.com.br/muneo/musica/1.chmaior.html

http://www.kleberk.pro.br/ex_metodo.htm

Williamfw
Veterano
# jan/07
· votar


leandro rodrigues
how vlw ae, aquele topico e essa coisa do kleber ai bom, vlw mesmo

t_uriel
Veterano
# jan/07
· votar


Williamfw
Opa! Tudo bem? Bom que vc já resolveu sua dúvida. Ando meio fora então não consigo mais acompanhar o fórum sempre pra ver esse tópico.

Então, esse método do Kleber é muito bom. Posso falar pq tenho ele completo, já que faço aulas com ele. Ótimo professor!

[]s!

busterchair
Veterano
# jan/07
· votar


que método?

Douglas1
Veterano
# jan/07
· votar


Aí pessoal, agora também tô na àrea, comprei uma guitarra hoje,,, será que o meu violão vai ficar com ciúmes?

Douglas1
Veterano
# jan/07
· votar


Eu ainda não sei tocar muita muita coisa> Será que um diaeu vou entender tudo isso?

Por exemplo: O que é trade? eu não sei.

t_uriel
Veterano
# jan/07
· votar


Douglas1
Vc quis dizer "tríade", certo??? =)

Bom, tríade são as trÊs notas fundamentais que formam um acorde. São elas a tônica, a terça e a quinta.

Ou seja, se você quer fazer um acorde de C (dó), vc necessariamente precisará colocar a tônica (que no caso é C), a terça (que no caso é E) e a quinta (que no caso é G). Essa "receita" serve para formar qualquer acorde MAIOR.

É importante você saber que a receita na verdade é a mesma para acorde menores, porém com um detalhezinho. Vc pega a terça e diminui meio tom. Então, num acorde de Cm (dó menor) vc precisará da tônica (que é C), a terça MENOR (que no caso é Eb) e quinta (que no caso é G). Essa "receita" vale para qquer acorde MENOR.

E já adiantando o assunto, existem tbm as tétrades que não são nada além das tríades com mais uma nota. No caso a sétima. Lembrando que a tétrade para acordes maiores possui tônica (daqui pra frente, apenas "T", ok?), terça, quinta e sétima, e para acorde menores, T, b3, 5, 7

Ex.

C = C, E, G
Cm = C, Eb, G
C7 = C, E, G, B
Cm7 = C, Eb, G, B

G = G, B, D
Gm = G, Bb, D
G7 = G, B, D, F#
Gm7 = G, Bb, D, F#

E = E, G, B
Em = E, Gb, B
E7 = E, G, B, D
Em7 = E, Gb, B, D

etc etc etc...

Sacou?

[]s

Daninh0
Veterano
# jan/07
· votar


cara, fico 10 o topico... e agora entendi essas tríade aí, num tava axando em canto algum algo decente pra mim entende, agora entendido...vlw aí pela força q c deu pra galera!!

Gleison
Veterano
# jan/07
· votar


Cara, coloquei alguns exemplos de aplicações da escala dominante (mixolído) em meu site, www.gleison.com , quem quiser é só entrar e copiar.

Sds,

Gleison.

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/07
· votar


Já vi um milhão de aulas e lições sobre os modos gregos e tem uma coisa que eu não concordo até hoje. Por exemplo, o cidadão pega uma música e dó maior e resolve tocar o modo frígio sobre ela, começa no mi e termina no mi. Acaba tocando mi fá sol lá si do ré mi. A sonoridade é exatamente a da escala de dó maior, no mesmo campo harmônico de dó maior, apenas tendo o ponto de início e de parada em outra nota.

Nesse exemplo, o frígio com som de frígio teria que ser baseado na escola de dó menor e ter a segunda, a terceira e sexta e a sétima notas da escala bemolizadas – dó réb mib fá sol láb sib dó. Aí, sim estaria tocando um frígio com som de frígio. E isso, quase nunca ouvi.

Ah, isso não é crítica, não.

Valeu

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/07
· votar


Ah, foi mal. Só agora reparei que o tópico é um pouco velho. Mas é que esse assunto sempre me incomodou. Já vi um monte de garatos perdendo um tempo enorme para acabar tocando somente uma escala maior.

t_uriel
Veterano
# fev/07 · Editado por: t_uriel
· votar


João Pedro Strabelli
Na verdade o tópico continua por aí, com posts bem recentes. Todos os comentários ainda são bem-vindos.

De qquer forma, essa abordagem que te incomoda também sempre me incomodou. Justamente por isso uma das primeiras frases que coloquei a respeito dos modos foi "Não consitem em tocar uma escala começando por outra nota".

Na prática é um intervalo tocado sobre um acorde que dá a sonoridade peculiar de cada modo e isso geralmente é conseguido da forma que vc exemplificou. (apesar que o frígio dependendo de onde vc usar na música, pode dar choque, por ter a terça menor, enquanto a base tem a terça maior)

Mas é isso aí. Obrigado pelas colocações extremamente válidas! :)

Abraçows

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Formação de modos e outras escalas a partir das escalas básicas!