Autor |
Mensagem |
t_uriel Veterano |
# set/06 · Editado por: t_uriel
E aí pessoal! Tudo bem?
Eu dei uma olhada por aí e percebi que os tópicos sobre modos não abordam um conceito bastante simples da formação dos mesmos.
Melhor do que decorar "shapes" de escalas, é legal saber como formá-las. Isso por dois motivos: 1. Vc não precisa decorar diversos desenhos para diversas posições do braço e ficar pensando em como transportá-los para outros tons. 2. Sabendo montar uma escala vc sabe melhor como e quanto utilizá-la.
Bom... num segundo momento, qdo vc entende os intervalos existentes numa escala, vc passa a procurá-los no braço e não fica arrado em desenhos. Isso dá muito mais fluência para improvisos e composições.
Sem mais lenga-lenga, vamos lá:
Sumário:
1. Montando a escala maior e menor natural
2. Montando as pentatônicas
3. Montando os modos
4. Montando as escalas menores harmônica e melódica
|
t_uriel Veterano |
# set/06 · Editado por: Moderador
· votar
1. Montando a escala maior e menor natural
Você pode pensar em duas abordagens para montar estas escalas. A primeira delas é decorar os intervalos. A segunda é decorar a distância entre as notas.
Para a escala maior usamos:
[Distância entre tons] T T S T T T S
[Intervalos] T 2 3 4 5 6 7
Façamos alguns exemplos:
[C] C D E F G A B C
Entre o C e o D = Tom
Entre o D e o E = Tom
Entre o E e o F = Semitom
Entre o F e o G = Tom
Entre o G e o A = Tom
Entre o A e o B = Tom
Entre o B e o C = Semitom
Portanto T T S T T T S (como vimos lá em cima)
[G] G A B C D E F# G
Entre o G e o A = Tom
Entre o A e o B = Tom
Entre o B e o C = Semitom
Entre o C e o D = Tom
Entre o D e o E = Tom
Entre o E e o F# = Tom
Entre o F# e o G = Semitom
portanto T T S T T T S (de novo, como vimos anteriormente)
Observação:
Existe uma outra técnica que podemos empregar para montar as outras escalas maiores, sabendo a de C. Isso se chama Ciclo de Quintas. Por hora não entraremos nisso, mas isso será abordado láááá pra frente.
Bom.. agora vejamos como montar a escala menor natural.
[Distância entre tons] T S T T S T T
[Intervalos] T 2 3b 4 5 6b 7b
Exemplos:
[C] C D Eb F G Ab Bb C
Entre o C e o D = Tom
Entre o D e o Eb = Semitom
Entre o Eb e o F = Tom
Entre o F e o G = Tom
Entre o G e o Ab = Semitom
entre o Ab e o Bb = Tom
entre o Bb e o C = Tom
Portanto T S T T S T T
[E] E F# G A B C D E
Entre o E e o F# = Tom
Entre o F# e o G = Semitom
Entre o G e o A = Tom
Entre o A e o B = Tom
Entre o B e o C = Semitom
Entre o C e o D = Tom
Entre o D e o E = Tom
Portanto T S T T S T T
Uma observação é que se você tem a escala maior de um tom (ex. C), você tem também a escala menor da 6a desse tom (Am no caso). Essas duas escalas possuem as mesmas notas (mas não os mesmos intervalos).
Bom... agora sabemos montar as duas escalas básicas. Vejamos o que dá pra tirar daí!!
|
t_uriel Veterano |
# set/06
· votar
2. Montando as Pentatônicas
Se parármos para analisar teríamos várias pentatônicas. Algumas criadas sob a escala maior, outras sob a escala menor, outras com blue note, outras com intenção "lídio", outras com intenção "mixolídio", e por aí vai...
Vejamos como criar as pentatônicas mais normais. Pelo menos pra começar! :)
As escalas pentatônicas são escalas de 5 notas (ehehehe) e para montá-las nos baseamos nas escalas fundamentais.
A regra para criar uma penta maior é: omitir a 4a e a 7a da escala maior
Vejamos:
A escala maior de C é formada pelas notas: C D E F G A B
Sendo:
T=C, 2=D, 3=E, 4=F, 5=G, 6=A e 7=B
Então, para formarmos uma penta maior, arrancamos a 4a e a 7a.
Sendo assim a fórmula ficaria:
[Distância entre tons] T T TS T TT
[Intervalos] T 2 3 5 6
Exemplo:
[C] C D E G A C
Entre C e D = Tom
Entre D e E = Tom
Entre E e G = Tom+Semitom
Entre G e A = Tom
Entre A e C = Tom+Tom
Para a penta menor iremos trabalhar de forma semelhante. Iremos omitir a 2a e a 6a da escala menor.
A escala de C menor é: C D Eb F G Ab Bb C (T=C, 2=D, 3b=Eb, 4=F, 5=G, 6b=Ab, 7b=Bb)
Então a fórmula é:
[Distância entre tons] TS T T TS T
[Intervalos] T 3b 4 5 7b
Exemplo:
[C] ficaria: C, Eb, F, G, Bb, C
Entre C e Eb = Tom+Semitom
Entre Eb e F = Tom
entre F e G = Tom
Entre G e Bb = Tom+Semitom
Entre Bb e C = Tom
Depois, veremos que essa fórmula não vale apenas para a escala maior e menor. Vc pode criar uma penta a partir de qquer modo ou qquer escala menor. Basta respeitar o seguinte:
Para escalas maiores (que não diminuem a 3), deveremos omitir a 4a e a 7a.
Para escalas menores (que possuem 3b), deveremos omitir a 2a e a 6a.
Por isso existem as pentas com intenção lídio, mixo, etc etc...
Você pode criá-las a partir dos modos, respeitando essa regrinha simples.
E agora, por fim, veremos a tal "penta blues".
A penta blues é uma penta menor com um cromatismo. Basta pegar a penta menor, adicionar uma 4# (conhecida como blue note) e pronto! Temos uma Penta Blues.
Exemplo em E (a clássica Penta Blues em Em ehehehe)
Penta menor = E G A B D E
A quarta aumentada (4#) de E é um A#.
Então nossa pentatônica (que agora tem seis notas, mas blz) ficaria:
E G A A# B D E
E pronto!
Bom.. temos mais algumas escalas que podemos usar no nosso arsenal!
|
t_uriel Veterano |
# set/06
· votar
3. Montando os modos
Agora talvez um dos temas mais "nebulosos" sobre escalas: Os modos gregos!
Bom.. antes de mais nada um modo grego NÃO É vc tocar uma escala alterando apenas a nota de início. Um modo possui intervalos e NOTAS diferentes. Porém, de forma similar ao que vimos nas pentatônicas, os modos são todos obtidos a partir das escalas maior e menor.
Vamos lá!
1o grau: Jônio
Aqui não tem muito segredo. O primeiro grau, conhecido como Modo Jônio é exatamente a nossa escala maior! Sendo assim, ele é um modo maior!
2o grau: Dório
Esse grau é baseado na nossa menor natural, porém a 6a sobe meio tom.
Faça isso na escala menor natural e vc terá o modo Dório!
Comparação:
[Menor Natural] T 2 3b 4 5 6b 7b 8 ou T S T T S T T (ex C: C D Eb F G Ab Bb C)
[Dório] T 2 3b 4 5 6 7b 8 ou T S T T T S T (ex C: C D Eb F G A Bb C)
Percebam que é uma escala menor com uma alteração na 6a. Então este é um modo menor!
3o grau: Frígio
Baseado na escala menor natural, porém a 2a diminui 1/2 tom.
Ou seja:
[Menor Natural] T 2 3b 4 5 6b 7b 8 ou T S T T S T T (ex C: C D Eb F G Ab Bb C)
[Frígio] T 2b 3b 4 5 6b 7b 8 ou S T T T S T T (ex C: C Db Eb F G Ab Bb C)
Como também é formado sobre a escala menor, este é um modo menor!
4o grau: Lídio
Este grau já é baseado na escala maior. Pegamos sua 4a e aumentamos 1/2 tom! Vejamos...
[Maior] T 2 3 4 5 6 7 ou T T S T T T S (ex C: C D E F G A B C)
[Lídio] T 2 3 4# 5 6 7 ou T T T S T T S (ex C: C D E F# G A B C)
Este é um modo maior!!
5o grau: Mixolídio
Mais um baseado na escala maior!! Aqui pegamos a 7a e diminuimos em 1/2 tom!
[Maior] T 2 3 4 5 6 7 ou T T S T T T S (ex C: C D E F G A B C)
[Mixolídio] T 2 3 4 5 6 7b 8 ou T T S T T S T (ex C: C D E F G A Bb C)
Este também é um modo maior, afinal é feito sobre a escala maior!
6o grau: Eólio
O 6o grau é exatamente a escala menor.
7o grau: Lócrio
Baseado na escala menor. Aqui devemos pegar a 2a e a 5a e diminuir 1/2 em ambas.
[Menor Natural] T 2 3b 4 5 6b 7b 8 ou T S T T S T T (ex C: C D Eb F G Ab Bb C)
[Lócrio] T 2b 3b 4 5b 6b 7b 8 ou S T T S T T T (ex C: C Db Eb F Gb Ab Bb C)
Esse modo, apesar de ter a terça menor é considerado diminuto, pelas dissonâncias geradas!
Então resumindo:
1o grau: Jônio, maior, exatamente a escala maior
2o grau: Dório, menor, 6a da escala menor natural aumenta 1/2 tom
3o grau: Frígio, menor, 2a da escala menor natural diminui 1/2 tom
4o grau: Lídio, maior, 4a da escala maior aumenta 1/2 tom
5o grau: Mixolídio, maior, 7a da escala maior diminui 1/2 tom
6o grau: Eólio, menor, exatamente a escala menor natural
7o grau: Lócrio, diminuto, 2a e 5a da escala menor diminuem 1/2 tom
Lembrando que você pode criar pentatônicas a partir de todos esses caras, seguindo as regras vistas anteriormente!!
|
t_uriel Veterano |
# set/06
· votar
4. Montando as escalas menores harmônica e melódica
Finalmente vejamos as duas escalas que faltam nesse "geralzão" sobre o assunto: A menor melódica e a menor harmônica.
Notem que se falarmos de campo harmônico, estas duas escalas possuem um campo completamente diferente da escala menor natural. Por isso dizem que o campo harmônico menor é três vezes maior do que o maior hehehehe!
Mas falando das escalas, vejamos o que rola nesses casos.
A escala menor natural não possui muitas possibilidades para acordes de tensão, pois a 7a da escala é menor. Precisaríamos que ela fosse aumentada 1/2 tom!!
E é justamente isso que fazemos na menor harmônica! Aumentamos 1/2 na sétima!
Portanto:
[Menor Natural] T 2 3b 4 5 6b 7b 8 ou T S T T S T T (ex C: C D Eb F G Ab Bb C)
[Menor Harmônica] T 2 3b 4 5 6b 7 8 ou T S T T S TS S (ex C: C D Eb F G Ab B C)
Mas e a Menor Melódica?? Falta algum intervalo nela ou algo do tipo? Na verdade o problema dela é o excesso de intervalo ehehe. "Diz a lenda" que ela foi "inventada" pois no canto, o intervalo de um tom e meio existente na menor harmônica (entre 6b e 7) não era nada agradável.
Mas também não poderiam voltar a sétima pelo problema do diminuto! E aí? Bom.. então mudaram a sexta!!
[Menor Natural] T 2 3b 4 5 6b 7b 8 ou T S T T S T T (ex C: C D Eb F G Ab Bb C)
[Menor Melódica] T 2 3b 4 5 6 7 8 ou T S T T T T S (ex C: C D Eb F G A B C)
Então, resumindo:
Escala menor harmônica: a 7a da escala menor natural é aumentada em 1/2 tom
Escala menor melódica: a 6a da escala menor harmônica é aumentada em 1/2 tom
E lembrando.. também podemos criar penta menores baseadas nessas escalas!! :)
E é isso aí!!
Futuramente pretendo complementar esse assunto falando sobre o ciclo de quintas e quartas!! Espero que aproveitem e gostem do tópico!!
Abraço!
Thiago
|
Penta_Blues Moderador |
# set/06
· votar
Boa tarde!!!
t_uriel
Parabéns pela iniciativa, meu camarada.
Gostaria de lhe pedir licença e aproveitar o seu tópico para fazer referência a uma tendencia que venho observando em dúvidas envolvendo Modos. Peço desculpas por fugir um pouco do assunto, mas acho interessante postar aqui, pois certamente, uma vez dominado o conhecimento que vc aqui colocou, surgirão as dúvidas quanto ao uso dos Modos.
Tenho notado que muitos amigos têm uma grande preocupação em quando usar determinado Modo, fazendo um caminho que considero inverso pois não se analiza o Modo para ser empregado em determinado acorde. O correto é analiza o acorde para se escolher que Modo utilizar e só depois disso é que se define o nome do Modo, pois este surge somente quando se verifica que acorde está soando.
Me desculpo mais uma vez pois sei que o tópico é sobre a FORMAÇÃO dos Modos, mas repito, como sei que o próximo passo no aprendizado será a UTILIZAÇÃO dos mesmos, achei conveniente dar esta opinião.
Valeu!!!
|
Fabianorenno Veterano |
# set/06
· votar
bom, dps eu leio =P
|
t_uriel Veterano |
# set/06
· votar
Penta_Blues
Opa!! Beleza??
Não não de forma alguma!! todas as contribuições são bem vindas. Se quiser, fique à vontade para explorar o assunto! :)
[]s!
|
Philipius Veterano |
# set/06
· votar
t_uriel
Parabéns pela iniciativa!
O método aqui postado é bem objetivo e claro, acho que este tópico pode ser incluído na lista dos essenciais do Fórum de Guitarra como uma boa alternativa para quem desejar estudar a Teoria Musical.
Abraço!
|
pouca idade Veterano |
# set/06
· votar
putz velho, muito bom esse topico!!! tava estudando isso ai hoje.
STICK!!!
|
_li3feson_ Veterano |
# set/06
· votar
autux bom mesmo....finalmente entendi no que se baseia uma penta menor..... soh num sei ainda como emprega direito os modos na hora de improvisar e compor......
e qual os acordes do campo harmonico correspondentes as m.m. e m.h., pra mim poder encaixar elas no tom?
|
Penta_Blues Moderador |
# set/06
· votar
Boa noite!!!
_li3feson_
Cara, pra saber quais os acordes que compõe um Campo Harmônico Menor Melódico ou Menor Harmônico vc precisa saber como construir os acordes a partir de suas escalas. Vou te dar um exemplo em "A", pra vc perceber a diferença entre os acordes de um e de outro CH.
Menor Melódico: Am7+ - Bm7 - C7+(5#) - D7 - E7 - F#m7(b5) - G#m7(b5)
Menor Harmônico: Am7+ - Bm7(b5) - C7+(5#) - Dm7 - E7 - F7+ - G#dim7
Valeu!!!
|
Soulface Veterano |
# set/06
· votar
t_uriel
Tio, me dá um autógrafo???
haeuhaeuhauehuaheuhaeuhaeuhauhea!!!
Muito foda cara... To imprimindo tudo já!
|
marcelgtvcbx Veterano |
# set/06
· votar
t_uriel
excelente iniciativa obrigado :)
sei q este n eh o assunto do topico mas devido a clareza de suas explicaçoes seria pedir d+ um topico falando sobre harmonia funcional ... obrigado e desculpe usar este topico pra pedir esse assunto vlw :)
|
t_uriel Veterano |
# set/06
· votar
Penta_Blues
Boa!! Essas progressões soam mto bem!! :)
Valeu pela ajuda hein!! :)
Soulface
Opa!! Claro: Lá vai:
T../|__,o U___|
taí meu autógrafo. Junta uns 500 e vc consegue um do Fofão! Uns 1000 já dá pra pegar um do Jaspion! :D
Que bom q vc curtiu mano!
marcelgtvcbx
Opa! Que bom que vc gostou mano! Eu vou falar de ciclo de quintas e quartas e aí posso fazer um de harmonia funcional sim... No que eu puder ajudar é só falar!!
Abração proceis!
|
Soulface Veterano |
# set/06
· votar
t_uriel
Uns 1000 já dá pra pegar um do Jaspion!
Do Jaspion eu consigo aqui por um preço mais em conta! hauehauehuaheuaheuhaea
Agora eu acho q aprendo a usar esses "trecos"! =P
|
marcelgtvcbx Veterano |
# set/06
· votar
t_uriel
muito obrigado heheh aguardo ansioso
|
_li3feson_ Veterano |
# set/06
· votar
Penta_Blues
Vlws ae veiu..brigadaum!!!
|
Extrapolation Veterano |
# set/06
· votar
t_uriel
excelente cara
conseguisse juntar varios assuntos num só topico, ficou muito bom
normalmente a gente ve formaçao de escalas e acordes em separado de já ver escalas maiores e menores e modos gregos
fico muito bom isso q tu fez
falo
|
Guitar_L Veterano |
# set/06 · Editado por: Guitar_L
· votar
t_uriel
Excelente texto cara, parabéns mesmo. Explicação simples e muito didática. Stick aew moderação, que esse merece! ^^
Abraços
|
Christhian Moderador
|
# set/06
· votar
t_uriel
Sticked meu amigo.
Ô orgulho desse minino!!!!
\o/
Abraços velho! Parabéns pelo excepcional conteúdo!
|
Soulface Veterano |
# set/06
· votar
t_uriel
Só uma coisinha q precisa ser corrigida...
No post sobre escala maior e menor natural, vc colocou as definições da ecala menor como:
[Distância entre tons] T S T T S T T
[Intervalos] T 2 3b 4 5 7b 7b
Onde na verdade o grau destacado é a 6b.
Nada muito grave, apenas um "herro de digitamento"! hehehehehehehehe
Mas como não tenho mais meus super poderes, peço pra vc consertar lá.
Abração
|
jfguittar Veterano |
# set/06
· votar
t_uriel
Legal mesmo cara tomem copiei.
|
stenyosullivan Veterano |
# set/06
· votar
cara, ficou muito bom, parabeins mesmo, vo copia pra mim, ok!!! =-D
|
Luis Guitar Veterano |
# set/06
· votar
t_uriel
Salvou minha vida!!
Sou seu fã!!!!!
|
sobrevivente Veterano |
# set/06
· votar
t_uriel
Booooa cara! Muito legal o conteúdo!!! \o\
|
Penta_Blues Moderador |
# set/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar
Bom dia!!!
t_uriel
Bom saber que a gente tb pode ajudar mesmo com explicações bacanas que vc está disponibilizando.
_li3feson_
Cara, no que eu souber, pode contar!
Valeu!!!
|
Christhian Moderador
|
# set/06
· votar
Soulface
Zóio de gato!
Tá corrigido!
Abs!
|
t_uriel Veterano |
# set/06
· votar
Soulface
Opa! Falha nossa! Vou ver se consigo arrumar ou pedir para um moderador dar um tapinha lá! Valeu!!!
Ah!! e sobre o autógrafo, pega dois então! Avisa que qdo ele for vender o Daeleon pra me dar um toque! :p
Extrapolation
Eu acho que essas coisas ficam um pouco mais claras se vc as vê como um todo sabe? Pelo menos foi assim que eu aprendi!! :)
Guitar_Luppi
Olha! E não é que foi mesmo pro stick? Valeu mano! Bom q vc curtiu!
Christhian
Oooo garotão!!! Agora vai hein!! :D
Valeu ae!!
jfguittar
Opa! Legal q vc gostou.
stenyosullivan
Fica a vontade. Espero que seja útil!! Valeu!
Luis Guitar
Eita?? Pq tinha um cara te ameaçando de morte se vc não soubesse isso?!!? eheeheheh
Brincadeira. Pô fico feliz que tenha sido útil essa coisa toda aí!! Legal mesmo!
sobrevivente
Obrigado mano!! Fico feliz em saber q vc gostou!!
Penta_Blues
Cara todos que poderem contribuir postando dúvidas e respostas são mais do que bem vindos!! Obrigado pela ajuda!!
[]s!!!!
|
jfguittar Veterano |
# set/06
· votar
t_uriel
Vo te da um beju bem no meio da testa.
|