Tipos de braços

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Flying CCCP
Veterano
# set/06


Este tópico é para discutir os diferentes tipos de braços de guitarra. Desde a largura, passando pelo formato, material do espelho e tal...

Quais são as vantagens de cada largura??? De cada formato??? Do material do espelho???

Flying CCCP
Veterano
# set/06
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Eu olhei a busca, e os tópicos falam sobre escalope, notas no braço, etc...

Soulface
Veterano
# set/06
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Flying CCCP
Vantagens eu não sei... Acho q é tudo questão de costume.
"Toquei" por muito tempo em uma guitarra com obraço ultra fino. E qndo peguei uma Les Paul, penei um pouco pra acostumar. Principalmente da 15ª casa em diante. Uso ela até um pouco mais alta do q a primeira.

Mas, desculpe a ignorância...
Espelho???

Flying CCCP
Veterano
# set/06
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Soulface
Vantagens eu não sei... Acho q é tudo questão de costume.
"Toquei" por muito tempo em uma guitarra com obraço ultra fino. E qndo peguei uma Les Paul, penei um pouco pra acostumar. Principalmente da 15ª casa em diante. Uso ela até um pouco mais alta do q a primeira.

Mas, desculpe a ignorância...
Espelho???


Ah, pô é que eu sempre escutei meu pai falando em "espelho" do contrabaixo. É a escala do instrumento...

Eu pensei neste tópico porque eu lembro que eu curtia o braço de uma guitarra que eu nem lembro a marca, era uma cópia de Les Paul, que tinha o braço plano e eu gostava. Eu até dizia de brincadeira que queria trocar a Fender Stratocaster pela outra guitarra, mas hoje eu já estou acostumado com o braço curvo da Stratocaster...

Saitu
Veterano
# set/06
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Pra fritação eu prefiro as guitarras com braço mais fino tipo as stratos... agora, para os outros estilos que incluem acordes e talz, eu prefiro com braços mais largos tipo les paul ^^, mas com relação a escala do instrumento, sinceramente, eu nem sei no que influencia muito ^^ vlw

Flying CCCP
Veterano
# set/06
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Acho que as escalas em ébano são mais caras do que rosewood por exemplo, não?!?! Seria por durabilidade???

Flying CCCP
Veterano
# set/06
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Soulface
Saitu

Valeu pelas informações...

Soulface
Veterano
# set/06
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Flying CCCP
Agora entendi! hehehehehehehehe
É a madeira da escala, certo?

Saitu
Muito se diz na influência sonora da madeira da escala. E eu até acredito q tena um pouco mesmo.
Mas eu dou a minha cara a tapa se tiver alguém aqui q possa perceber essa diferença só de ouvir o instrumento.
É muito complicado. E esse assunto de madeir já rendeu bastante por aqui.
No mais, oq manda é a estética tb. E talvez um pouco a tocabilidade.
Tem qm goste de escalas em maple, clarinhas.
Eu já não acho muito bonita. Sem contar q algumas tem tipo um verniz, q me atrapalha um bocado.
Outros (inclusive eu) preferem escalas escuras. Como rosewood e ebony (ou ébano, tem a cor quase preta).
Mas eu toquei em uma PRS SE esses dias q tinha uma coisa meio parecido com parafina na escala. Eu não gostei.
Sem conta q, com o tempo, a escala tende a sujar. E nesses casos, obviamente, escalas em maple mostram mais a sujeira.
Nada q alguns cuidados não possam evitar tb.

Eu tenho um livro em casa q fala sobre algumascaracterísticas sonoras dos variados tipos de madeiras.
Seja dados relevantes ou não, eu posto aqui qndo puder.

Soulface
Veterano
# set/06
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Flying CCCP
Acho que as escalas em ébano são mais caras do que rosewood por exemplo, não?!?! Seria por durabilidade???
Talvez pelo preço da própria madeira.

Flying CCCP
Veterano
# set/06
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Soulface

Então, esteticamente eu prefiro ébano. Além do que o braço em ébano me dá a sensação de ser mais liso do que o de rosewood, que tem um pouco de relevo, o que seria uma vantagem do ébano. Mas com nunca peguei numa guitarra com braço de ébano não posso comparar...

Soulface
Veterano
# set/06
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Flying CCCP
Como assim "relevo"?

trendkill
Veterano
# set/06
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certa vez eu perguntei a um luthier qual a influencia da escala, no timbre da guitarra, ele falou que quanto "mais clara for a cor da madeira", mais agudo é o timbre... agora não sei se isso realmente tem fundamento...

em relação ao braço, nunca toquei em um tão bom quanto o da minha ibanez rg450... foi oque eu mais gostei

o tamanho da escala acho que tbm influencia, principalmente pela pressão do encordoamento (mais solta, ou com mais pressão)

diwillo
Veterano
# set/06
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Ébano eh bem mais caro, mais dificil de axa e tem menos durabilidade (mesmo sendo uma madeira mais dura)

Flying CCCP
Veterano
# set/06
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Soulface
Como assim "relevo"?

O de ébano parece ser mais liso. Pela aparência seria mais fácil dar um bend por exemplo...

Flying CCCP
Veterano
# set/06
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trendkill
o tamanho da escala acho que tbm influencia, principalmente pela pressão do encordoamento (mais solta, ou com mais pressão)

Não entendi esta parte...

emaniox
Veterano
# set/06
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eu gosto do braço plano da minha guitarra porque eu consigo fazer pestanas mais facilmente. Nao gosto dos braços claros que nao tem madeira diferente na escala, porque eu sinto que a mao nao desliza.

JA toquei em alguns braços pintados e senti a mesma dificuldade em fazer a mao deslizar.

Rosewood tem algumas pequenas ranhuras, acho que isso que quer dizer relevo. Eu tambem acho ébano mais bonito.

Sobre a influencia do braço no som, nao me importo porque nao percebo.


Pelo o que eu sei, as ibanes tem 2 braços finos, sendo que o mais fino deles é igual ao da jackson. a jackson tem os braços mais finos e planos. Eu tenho tambem uma strato com um braço bem gordo e curvo, acho que nao existe mais gordo.

Acho que braço gordo atrapalha mais pra quem tem mao pequena, pq o arco entre o polegar e o indicador fica estendido.
Por outro lado, quando eu toco no braço fino eu sinto dor na mao mais rapido.

Flw.

Flying CCCP
Veterano
# set/06
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Eu falei errado quando falei em "largura" do braço: Eu estava me referindo à altura do mesmo...

Largura acho que faz mais sentido como o emaniox disse: da parte onde se coloca o polegar até a escala...

Unknown
Veterano
# set/06
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emaniox
Eu tava vendo no site da Ibanez, e existe duas espessuras mesmo de braço... Uma com 19mm (RGs, Prestiges, JEM, etc..) e 20,5mm (Série Gio)...

Pelo pouco que eu vi do site da Jackson (Randy Rhoads signature e Soloist), ambas tem o braço com 20,06mm...

O que faz da Ibanez ter um braço 1mm mais fino... =D

Douglas_
Veterano
# set/06
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Aproventando que o assunto é braço, notei que o Braço das JEM, apesar de ter as mesmas medidas do Wizard II (fora o "Radius") tem a parte de tras mais plana. É como se o Wizard fosse um C e o JEM um D.

Alguem sabe se é possível tornar o Wizard II mais plano na parte de tras.

Party Boy
Veterano
# set/06
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Saitu
Pra fritação eu prefiro as guitarras com braço mais fino tipo as stratos...

A única strato da Fender q eu toquei tinha o braço muito grosso, já ouvi falar que a maioria é assim...

Unknown
Veterano
# set/06
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Informação:

A Gibson tem 20.77mm =D

Unknown
Veterano
# set/06
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Douglas_
Cara, faz essa pergunta no tópico do Seiji e do Bertola... Lá os caras manjam e podem dar respostas bem mais precisas ;)

Douglas_
Veterano
# set/06
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Cara, faz essa pergunta no tópico do Seiji e do Bertola... Lá os caras manjam e podem dar respostas bem mais precisas ;)

Acabei de falar com o Luthier q ta fazendo meu projeto.

É possível sim, desde que a profundidade do tirante permita.

Midgard
Veterano
# set/06
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braço fino rules \m/

ToRReSMo
Veterano
# set/06
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Braço de ibanez é um lixo..sem pegada..horrivel...o da S ate que é legal..mas o da RG que eu tinha era uma porcaria....e era o braço mais filno da ibanez.....super wizzard acho..naum lembro....era o mais fino..um lixo..

negocio de braço é foda....eu tenho 2 guitarras com os braços mais finos que qualquer guitarra a venda no mercado e uma les paul com o braço super grosso...mas os meus finos tem pegada...da pra fazer de td..mas o da ibanez era largo demais e parecia ser grosso msm sendo o mais fino..foda..

Unknown
Veterano
# set/06
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ToRReSMo
Isso é questão pessoal velho...

Eu acho o braço da minha RG extremamente confortável... =)

Soulface
Veterano
# set/06
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Flying CCCP
emaniox
Rosewood tem algumas pequenas ranhuras
Foi oq eu imaginei mesmo...
A questão é q o ébano tb tem um pouco. Mas por ser mais escuro, quase não aparece.
Já o fato de ser mais liso ou não, não depende da madeira. E sim da construção. Sefor bem feito, tanto um como o outro deslizam q é uma beleza.
Ignorando a parte sonora q realmente é muuuuuuito difícil de se perceber, é questão de gosto pela aparência mesmo.

trendkill
certa vez eu perguntei a um luthier qual a influencia da escala, no timbre da guitarra, ele falou que quanto "mais clara for a cor da madeira", mais agudo é o timbre...
Eu tb jávi isso em vários lugares.
Teoricamente pode até ter algum fundamento. Mas naõ conheço ninguém q saiba diferenciar isso na prática.

diwillo
Ébano eh bem mais caro, mais dificil de axa e tem menos durabilidade
Essa questão de durabilidade tb é bastante relativa.
Existem tanto guitarras com escalas em ébano, rosewood ou maple q duram mais de 50 anos.

trendkill
Veterano
# set/06
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Flying CCCP
o tamanho da escala acho que tbm influencia, principalmente pela pressão do encordoamento (mais solta, ou com mais pressão)

oque eu quis dizer é o seguinte, na real falei errado hehe
mas vou tentar explicar:
tava me referindo entre a distancia da 24º casa até a 1º quanto maior a distancia mais pressão nas cordas, digo isso tendo como base as guitarras "baritonas", mas não tenho a menor certeza disso, pois essa conclusão eu cheguei sozinho, mais se estou certo não sei

ToRReSMo
Veterano
# set/06
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trendkill
quanto menor a distancia do 1º traste ate a ponte a guitarra será mais macia...quanto for mais longa mais dura sera

emaniox
Veterano
# set/06
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Unknown
Eu tava vendo no site da Ibanez, e existe duas espessuras mesmo de braço... Uma com 19mm (RGs, Prestiges, JEM, etc..) e 20,5mm (Série Gio)...

Pode ser, mas eu toquei numa s470dxqm e imediatamente depois numa jackson e senti o braço da jackson mais fino e plano. Flw.


Quanto ao deslizamento, eu conheço tres tipos de acabamento para a parte de tras do braço:
1. O verniz brilhoso
2. O verniz opaco
3. Tinta

Dos tres, eu prefiro o opaco. Acho mais bonito porque é mais natural e eu acho que desliza melhor.

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