Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
Facchini
Veterano
# jan/07
· votar


Tópico bem útil, valeu amicööö!

alexdiffer
Veterano
# jan/07
· votar


Facchini
valew


Adimn

Valew pelo STICK!

BaNdAiD
Veterano
# jan/07
· votar


overdrive201
então eu preciso saber quais são os acordes de uma harmonia em ré maior, alguem pode me ajudar??
Vc quer saber o Campo Harmônico de Ré Maior?

Se for isso, é só seguir os passos ensinados no metodo! pega a escala de ré e vai adicionando a nota seguinte!

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


alexdiffer
parabéns cara grande tópico com certeza vai pro favoritos!!!!

Zakk87
Veterano
# jan/07 · Editado por: Zakk87
· votar


aff
eu aprendi que menor harmonica tem o 7º grau sustenido
e menor melodica o 6º e 7º

overdrive201
Veterano
# jan/07
· votar


BaNdAiD

minha pergunta foi bem idiota, ja tinha intendido, só não tinha "caido a ficha", mas valeu ai pela ajuda!

Mega
Veterano
# jan/07
· votar


hum... primeiro post meu e já é pra entrar num questionamento aqui..
Eu andei pelas páginas e não vi nada sobre a formação de uma escala maior de blues, e quando pesquiso pela internet, sempre encontro divergências quanto à formação... Então eu gostaria que alguém me falasse algo a respeito disso... Até então eu sei que se forma da seguinte maneira:

Usando como exemplo pra mostrar a distância dos tons, usarei Dó
C D# F F# G A
Temos então: Tom e meio, Tom, meio tom, meio tom, Tom

E aqui tem uma partitura que encontrei que mostra essa mesma distância de tons, apesar do cara cometer alguns "erros teóricos": http://kingfreeze.guitarbrain.com/blues%20scale%20pg.%201.jpg
Isso aí tá em Sol

Mas mesmo assim... eu acho estranho, fiz um riff nessa escala e quando tentei colocar o G, pareceu anti-melódico, se é que me entendem. O que gera mais uma intriga: Eu fiz uma pentatônica sem saber? Até porque, é uma escala blues, se fosse uma escala maior normal eu saberia fazer uma pentatônica na boa.

Então, eu basicamente quero saber se essa escala maior de blues é a certa, se não for, alguém me corrija e me tirem essa dúvida cruel.

Valeu!!

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa noite!!!

Mega
Cara, primeiro, seja bem vindo!
Bem, eu mesmo já tive oportunidade de postar aqui a formação de Escalas Pentatônicas e Penta-Blues. É que graças a DEUS o FCC tem muito assunto e às vezes é difícil mesmo localizar um determinado tópico.
Vamos lá:
Vc está querendo saber sobre Pentatônicas ou Penta-Blues?
Para se construir a Escala Pentatônica, primeiro vc deve considerar a Escala Diatônica de uma tonalidade.
Vamos usar o seu exemplo em C
Escala Diatônica de C: C - D - E - F - G - A - B
Retire desta Escala os tons de IV e VII Graus.
Pronto. Vc tem a Escala Pentatônica de C: C - D - E - G - A
Vamos agora para a Penta-Blues...
Opa! Eu não, a Escala Penta-Blues...rs
Para se obter a Escala Penta-Blues basta acrescentar a Blue Note, que para o nosso exemplo será D#, ou seja, a Blue Note é uma Segunda Aumentada, ou se preferir, uma Terça Menor.
Importante: esta Blue Note se refere à construção da Penta-Blues Maior.
E quanto à Penta-Blues Menor? continuando no exemplo de C, sua Relativa é A, então, vamos usar a sequência de notas acima, partindo de A para construir uma Penta Menor: A - C - D - E - G.
Na construção de Penta-Blues Menor, usaremos uma Quarta Aumentada ou Quinta Diminuta, que para a Penta acima é D#.
E por que a mesma nota?
Ora, se para a Penta Maior de C usamos as mesmas notas ao se construir sua Relativa Menor, é natural que usemos as mesmas notas da Penta-Blues Maior para construir sua Relativa Menor, bastando para ambos os casos alterar a "nota de partida" de C (na Maior) para A(na Menor).
Valeu!!!

Mega
Veterano
# jan/07
· votar


Penta_Blues

Obrigado pelas boas vindas! ;D

Eu li no tópico de formação de modos algo que me chamou atenção e que de certa forma eu havia observado...

Quando ele fala de formar pentatônicas, ele diz que em toda escala menor deve-se omitir o segundo e o sexto graus e logo após ele fala da formação de penta-blues e usa um modo como exemplo e fala "Você pode criá-la a partir dos modos" (ou seja, pode-se usar outras escalas, já que ele falou pode , e ainda disse que a quarta aumentada é a blue note, e olhando os tons do link que eu postei daquela partitura da escala de blues no tom de sol... o autor daquela folha coloca uma terça menor, que no caso do Sol é Bb, e já no caso do C seria o Eb (D#). O que me intriga é o seguinte: pra formar a suposta penta-blues que eu coloquei no meu post anterior "C Eb F F# G A" eu teria que pegar a escala de Dó... considerá-la como uma escala menor e tirar o segundo e o sexto graus, e adicionar uma 4#, já que a quarta de C é F... aí faria sentido. E é essa a divergência que tenho encontrado.

PS: Quando falo em considerar a escala de Dó como uma escala menor, eu falo da escala menor harmônica que é T 2 3b 4 5 6b 7, que transformada em pentatônica fica T 3b 4 5 7, e depois, segundo o tópico de formação de modos, pro penta-blues fica T 3b 4 4# 5 7

E aí Penta_Blues... Como resolver esse dilema? =P

_bogus_
Veterano
# jan/07
· votar


Tipo, sempre tive duvida com uma coisa sobre modos, mas acho que minha interpretação está certa.... o modo seria a relação de um acorde com a escala, isso ?? Ou seja, quando vc tem um acorde Dm, você só aplica escalas (modos) D: D jonico, D dorico, etc... seria isso ?? Ou seja, quando você aplica a escala de C em cima de Dm, está na verdade tocando D Dórico... é isso ???

Gostei bastante do topico, pricipalmente de como criar campo harmonico.. hehe.. ultimamente nao tenho composto nada por sentir falta de teoria... ando ouvindo muito jazz mas nao posso dar um salto maior que a perna hehehe...

_bogus_
Veterano
# jan/07
· votar


Ah.. outra pergunta hehe... um pouco fugindo do assunto, pelo que eu li (e ouvi), o jazz fusion, é caracterizado por dissonantes.. é isso ?? como funciona? como o cara acha uma "escala" totalmente dissonante à harmonia??

Penta_Blues
Moderador
# jan/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Mega
Cara, vamos falar primeiro sobre o que vc leu e depois sobre o que vc fez, ok?

Primeiro:
formação de penta-blues e usa um modo como exemplo e fala "Você pode criá-la a partir dos modos"
Sim, vc pode criar uma Escala Pentatônica com qualquer Escala ou Modo, desde que esta "Escala Pentatônica" receba este nome simplesmente por conter 05 (penta) notas. Só que isso não significa que seu nome seja Pentatônica Maior, Pentatônica Menor ou Penta-Blues, pois estas três Escalas se originam de um tipo específico de Escala e não de "qualquer" Escala ou Modo.
Um outro exemplo disso é que Modos Gregos são formados a partir da Escala Maior. Outros ditos "Modos", que eu prefiro chamar de Escalas Sintéticas, podem até ser formados a partir da Menor Melódica ou Menor Harmônica, mas seus nomes geram muita discussão e polêmica, que a rigor não podem ser chamados de Modos porque não possuem os mesmos intervalos.

e ainda disse que a quarta aumentada é a blue note,
Quarta Aumentada é a Blue Note para uma Penta Menor e não para qualquer Penta...

Segundo:
eu teria que pegar a escala de Dó... considerá-la como uma escala menor
Se vc pegou uma Escala Maior, não é possível considerá-la Menor...

tirar o segundo e o sexto graus, e adicionar uma 4#,
Esta regra só vale para formação da Penta-Blues Menor e só se aplica isso quando vc parte de uma Escala Diatônica Menor Natural

Quando falo em considerar a escala de Dó como uma escala menor, eu falo da escala menor harmônica que é T 2 3b 4 5 6b 7
Então vc não pegou a Escala de C. Vc pegou a Escala Menor Harmônica de C...
Não está correto aplicar a regra de formação da Penta Menor na Escala Menor Harmônica porque esta é diferente da Menor Natural em uma nota que não será eliminada ao se retirar o II e o VI Graus, ou seja, o VII Grau. Portanto, as 05 notas que vc usou para gerar uma "Pentatônica" na Menor Harmônica não se classificam como Penta Menor por conta do aumento do intervalo entre o V e o VII Graus em 1/2 Tom.

Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# jan/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

_bogus_
Cara, eu acho que já postei este passo-a-passo em tudo quanto é tópico sobre Modos... Mas vamos lá. Eu sou brasileiro e não desisto!...rs
Digamos que seu guitarra-base esteja tocando um acorde de C Maior.
Vc poderá usar todos os Modos que tenham o acorde C na sua respectiva Tonalidade. Pra saber quais são, responda às seguintes perguntas:
1 - Em que CH Maior encontraremos o acorde C?
R - Nos CH de C, F e G
2 - Em que Graus, dentro dos CH acima, aparece o acorde C?
R - I, IV e V
3 - Que Modos correspondem a estes Graus?
R - Jonio, Lídio e Mixolídio
4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde C, vc pode tocar qualquer um destes Modos (C Jonio, C Lidio e C Mixolídio). Experimente tocar todos eles em cima DO MESMO ACORDE e tente sentir a diferença no clima de cada um deles...

o modo seria a relação de um acorde com a escala, isso ??
Não. Modo é de certa forma uma Escala criada a partir de uma Escala Diatônica Maior

Ou seja, quando vc tem um acorde Dm, você só aplica escalas (modos) D: D jonico, D dorico, etc... seria isso ??
Não. Como vc viu no passo-a-passo, quando vc tem um acorde Dm vc aplicará os Modos correspondentes aos Campos Harmônicos em que apareça o Acorde de Dm.

Ou seja, quando você aplica a escala de C em cima de Dm, está na verdade tocando D Dórico... é isso ???
É isso aí! Da mesma forma que estaria correto vc falar que usou C Jonio, E Frígio, F Lídio, G Mixolídio, A Eólio ou B Lócrio, pois na prática estaria tocando a mesma escala, com as mesmas notas, só alterando a "nota de partida", mas sonoricamente não haveria diferença, pois são sempre as mesmas notas.

Valeu!!!

_bogus_
Veterano
# jan/07
· votar


bem q ja me disseram, teoria eh uma coisa q inventaram pra complicar coisas simples uhahuauh..

Penta_Blues
entendi, bem explicado cara, valew!! ainda tenho muito que estudar, mas acho que agora ja posso continuar lendo o livro do almir chediak hehe... sem entender os modos nao tinha como :X valew ai

_bogus_
Veterano
# jan/07
· votar


ah, mais uma coisa.. bem legal o metodo de formar campo harmonico, q era o q eu precisava saber e nao sabia hehe.. mas assim, tem alguma forma mais pratica de saber qual acorde é formado por uma tríade ??

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Bom dia!!!

_bogus_
tem alguma forma mais pratica de saber qual acorde é formado por uma tríade ??
Cara, não sei se existe um método "prático" pra isso.
Eu vou na "unha" mesmo, ou seja, primeira nota dá o nome do acorde, a terça indica se é menor ou maior, e as demais dão o complemento.
Não sei se é prático, mas pra mim funciona até que tranquilo...

entendi, bem explicado cara, valew!! ainda tenho muito que estudar, mas acho que agora ja posso continuar lendo o livro do almir chediak hehe...
Legal vc ter entendido a mecânica da coisa.
Acredita que eu até hoje não li o livro desse cara? Também tenho muito o que estudar ainda...rsrs

Valeu!!!

_bogus_
Veterano
# fev/07
· votar


achei ele ai no FCC hehe.. mt bom ele, bem explicado.. mas sobre os modos tava meio complicado hehe

jessi
Veterano
# fev/07
· votar


ai sem querer ser chata e entrar no meio da conversa gostaria de saber se E5,D5... este tipo de nota com numero (desculpe a ignorancia faz so 1 mes e meio que toco guitar) muda a forma de tocar tipo assim em tom de G ele é de um jeito em tom de A ele é de outro. ou se este "5" "9" "7?9"ja é um tom especifico.
se alguem puder me ajudar na minha ignorancia respondendo a minha pergunta e me falar um site onde possa ter todos esses acordes fico muito grata.

victorio
Veterano
# fev/07
· votar


Mega

Mega, uma parada q tu se enrolou desde o início é o seguinte:

A penta-blues de dó NÃO É C-Eb(ou D#)-F-F#-G-A

Ela é C-Eb(ou D#)-F-F#-G- Bb(SI BEMOL)

jessi

jessi, caça no Google um site com harmona básica ou procura aki no fórum. Pra entender legal, 7s e 9s, vc tem q pegar antes formação de tríades.

De qq forma, G5 é um acorde de DUAS notas, ou seja, nem é tríade. A formação dele é G5 = sol - ré. Este tipo de acorde é formado pela tônica e quinta, e é muito usado em rock pesado (aquele acorde q o guitarrista fica andando com dois dedos pra lá e pra cá).

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bo noite!!!

jessi
este tipo de nota com numero (desculpe a ignorancia faz so 1 mes e meio que toco guitar)
Isto não é um tipo de nota e sim um tipo de acorde

muda a forma de tocar tipo assim em tom de G ele é de um jeito em tom de A ele é de outro.
Sim muda a forma de tocar porque estes números tem a ver com a sequencia em que certas notas aparecem numa Escala (escala é uma sequencia de notas que obedecem um certo intervalo entre si)

ou se este "5" "9" "7?9"ja é um tom especifico
Eles se referem à uma nota específica que é diferente para cada tonalidade.
O número 5 se refere à quinta nota de uma Escala; o número 9 se refere à nona nota de uma Escala e assim por diante.
Como a quinta nota da Escala de G é diferente da quinta nota de uma Escala de A, o número 5 não se refere a um tom específico, mas dentro da Escala ele se refere a uma localização específica.
Por Exemplo:
A Escala de C é: C - D - E - F - G - A - B e depois repete de novo uma oitava acima
A quinta nota nesta escala é G, a nona é D (imagine que depois de B a escala se repete. B é a sétima nota, C a oitava, D a nona e assim por diante). Como as notas se repetem um D por exemplo pode ser segunda ou nona, um G quinta ou décima segunda, e assim por diante.

Isso foi só uma explicação superficial. O assunto é extenso e complexo, principalmente pra quem tem apenas 01 mês de aula.
Preocupe-se em aprender a fazer os acordes (as posições) no braço do instrumento. Decorar em que casa colocar o dedo e que corda apertar pra fazer um acorde de C (Dó Maior) já é um bom trabalho pra quem tá começando.
Não se preocupe, com o tempo vc vai aprender a teoria e dominar seu instrumento.

Valeu!!!

jessi
Veterano
# fev/07
· votar


Ai valeu por ter respondido a minha pergunta Penta_Blues e victorio, ja deu pra intender bem que são acordes de duas notas, nao triades. a eu to procurando agora no google.
Valeu.

_bogus_
Veterano
# fev/07
· votar


Sobre os tons... agora to meio confuso, só pode ter 4 tipos de tons ?? (no caso, da escala maior, menor natural, harmonica e melodica)... ou por exemplo C7 seria um tom tambem ?

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa noite!!!

_bogus_
Cara, não sei se está correto, não sei se é assim que se ensina "academicamente" mas a confusão está no significado que dão pra apenas uma letrinha. Incrível o cabe num simples C. Vou explicar...rs
Pra mim existem muitos significados atribuídos a um mesmo símbolo, dependendo da situação. O problema é que temos que saber então em que situação aparece a tal letra, por exemplo:
C - pode ser uma nota ou um tom
Então teríamos sete tons (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si,) e cinco "acidentes" (sustenidos ou bemóis) ou, digamos, 12 tons.
C - pode ser um acorde
Então, estamos falando de um Dó Maior. Neste caso, por exemplo, o problema se resolveria colocando uma letra "M" para indicar que se trata de um acorde e não de uma nota.
C - pode ser uma tonalidade quando representa uma sequência de notas (as Escalas) ou uma sequência de acordes (o Campo Harmônico)
Veja, é algo muito pessoal e nem sei se está correto atribuir estes significados e suas definições, mas acho que consigo não me confundir...rs
Valeu!!!

_bogus_
Veterano
# fev/07
· votar


cara cada vez que eu tento estudar teoria me confundo mais... kk tava discutindo agora com uns amigos do bate papo... voltando sobre modos...

afinal, a nota de partida dum solo interfere em algo ??? Pra mim, tocar (na mesma base e tom, digamos, em cima do acorde C) C (C Jonico) e Am (A Eólio) é a mesma coisa, um exemplo só né.... as notas sao as mesmas po... diferente seria tocar um C lidio... algo assim... isso é certo? ou a nota de partida interfere mesmo ??

sobre o tom, quis dizer assim... por exemplo, posso ter um tom C7 ? ou só posso ter um tom Maior, Menor Harm., Menor Melódico ou Menor Natural ?

_FrEd_
Veterano
# fev/07
· votar


_bogus_

A nota de partida interfere sim, mas não que vc deva escolher a tônica, vc escolher qual vc quer, e, alem disso, td depende do lick que vc vai fazer.... a diferença entre C e Am eh pekena com relação a digitação mas tu tem q saber parar nas notas certa pra dar a intenção de cada modo (jônio e eólio)

Quanto a tonalidade, n existe tom de C7, vc soh coloca a tonica, n se coloca dissonancias.

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

_bogus_

sobre o tom, quis dizer assim... por exemplo, posso ter um tom C7 ? ou só posso ter um tom Maior, Menor Harm., Menor Melódico ou Menor Natural ?
Cara, como eu te disse, não sou a melhor fonte de informação sobre teoria, pois, como sou auto-didata e música é um hobbie pra mim, sou meio ruim em definições...rs
Bem, como o Tom representa a Escala utilizada numa composição, os Acordes utilizados derivam desta Escala e estes, por sua vez, formam o Campo Harmônico do Tom escolhido, na minha opinião, não se pode indicar o Tom com um C7, por exemplo, pois este se encontra dentro de um Campo Harmônico, mas não indicará a Escala que o gerou.
Para determinar o Tom, é preciso analisar não só as notas mas também a maneira como são utilizadas, com que acordes, se menor ou maior, além de outros conceitos, ou seja, considerar toda a Harmonia.

afinal, a nota de partida dum solo interfere em algo ??? Pra mim, tocar (na mesma base e tom, digamos, em cima do acorde C) C (C Jonico) e Am (A Eólio) é a mesma coisa
O que difere um do outro, embora todos contenham as mesmas notas, é sobre qual tom e progressão vc tocará determinada melodia. É nisso que está a razão de ser dos Modos, ou seja, sem definir o tom e a progressão, os Modos não fazem sentido...
Experimente começar a Escala Maior de C em D . Claro, são as mesmas notas, mas partindo do II Grau, ou seja, Modo Dório. Se você usar estas notas e fizer uma pequena melodia solada sobre o acorde de C, vai parecer exatamente como a escala de C, mas se você pedir a alguém que toque um acorde de Dm vai sentir uma diferença enorme no clima obtido.
Não faz sentido tocar todos os Modos derivados da Escala de C em cima do acorde de C, mas se vc variar os acordes ou usar os Modos de diferentes Tonalidades em cima de um mesmo acorde, sentirá o real empregos dos Modos Gregos e a diferença entre eles.

Valeu!!!

alexdiffer
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
ae cara valew por tirar algumas duvidas do pessoal ae to muito sem tempo de entrar na net....hehehe

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa noite!!!

alexdiffer
Maior bicão no seu tópico né?...rsrs
Valeu!!!

_FrEd_
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues

Pois eh, o pessoal pensa em escala e mais escala dos modos, mas td começa com a harmonia.....

alexdiffer
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
nada meu vc deu mohhh forca fica avontade ae!!!!

\o/\o/o

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas O Metodo Pratico!