Potenciometro de Volume e Tom - Influência no timbre

Autor Mensagem
Dr Jivago
Veterano
# set/06


Pessoal

Aqui mesmo no forum eu aprendi que o potenciometro de volume de 500K faz com que o som tenha mais brilho e potência em relação ao 250K.

Agora qual a influência do potencioemtro de tom? A minha dúvida surgiu por causa do seguinte texto (em inglês)

Hi Fred

You didn't tell me what value your potentiometers are in the guitar, but on a bit of a hunch, here's some advice anyway;

The HS3 is rather antiquated at this point in my opinion. I used them for years, but indeed, they have a certain harshness to them when used in the bridge position with the recommended tone pot value (500k).
I actually measured the offending frequency generated by this particular pickup through a 50 watt marshall amp once, and identified it so I could cut it during mix down using a parametric EQ. The problem is at 3.75 k.

Here's are two option for you:

1. Replace the HS3 with the Virtual Vintage 54B. This is a dedicated bridge pickup, and has a much sweeter sound than the HS3. Switch the middle tone control over to the bridge pickup. Put a 250k tone pot on it. That should definately give you a far warmer sound.

2. If you don't want to do this, then just get a parametric EQ, and experiment with a narrow (less than 1/4 octave) cut at 3.75 k. This will also get rid of the offensive edge.

Let me know what you do and how it works out.

A minha guitarra tem um HS-3 na ponte mas o Tone está conectado no captador do meio.

Fisioterapeuta
Veterano
# set/06
· votar


sei la cara, acho q influencia sim se o tone estiver passando pelo captador, no caso o seu hs3 nao vai influenciar nao, quanto mais alto o valor do potenciometro mas frequencia ele vai segurar, e quanto menos for mais frequencia ele vai deixar passar

diwillo
Veterano
# set/06
· votar


Dr Jivago

Nao manjo mto, mas minha guita de luthier q ta sendo construido nao vai ter Tone nao...soh volume... :)

`Particularmente, eu axo o tone bastante inutil :p

darkwolf
Veterano
# set/06
· votar


Particularmente, eu axo o tone bastante inutil :p(2)

olha só.. eu vo troca os caps da minha ibanez rg, trocar o potenciometro por um de 500k é necessario? o que alteraria no som? alguém sabe me responder? valeu

Dr Jivago
Veterano
# set/06
· votar


diwillo

Tambem concordo com você, a minha dúvida é se com o tone sempre aberto haveria alguma diferença de timbre confome o valor de K do potenciometro.
Sempre ouvi falar muito da influência do pot de volume no timbre, mas o de tone eu desconheço completamente.

darkwolf

Se tua guitarra tem Humbucking o de volume deve ser de 500 K. Com 250K o som sairia meio fraco e sem brilho, segundo dizem por aí.

darkwolf
Veterano
# set/06
· votar


Dr Jivago
ah bom.. nao entendo nada de captacao e parte eletrica

darkwolf
Veterano
# set/06
· votar


ah, valeu :)

Rachmaninoff
Veterano
# set/06
· votar


Particularmente, eu axo o tone bastante inutil :p (3)

Tanto que, na minha outra guitarra, eu mandei desligar o botão de Tone. Ele ainda girava, mas não tinha efeito nenhum, o Tone era sempre aberto.

El Mariachi
Veterano
# out/07
· votar


Taí um dúvida que sempre tive... no meu caso, tenho um Strato. Será que se aumentar o valor dos pots, o timbre fica mais grave ou agudo?

Quem puder ajudar, agradeço.

two
Veterano
# out/07
· votar


El Mariachi
Mais agudo.
Quando maior o valor do pots, mais agudo ele deixa passar.

Rapha_krust...
Veterano
# out/07
· votar


porra...potenciometros influenciar no timbre???

ai é foda né cara???

oq é o potenciomentro???

um resistor regulável...quando falamos de um potenciometro é de 250k...falamos q temos uma resistencia varialve de 0 a 250k ohms...

e o resistor serve apenas para limitar tensão ou corrente dependendo da forma que eles forem organizados...

intão vc trocando o potenciomentro vc só vai alargar sua faixa de resistencia... eletricamente falando....
guitarristicamente falando pode não ser q seja preciso um potenciometro maior..dependendo do circuito...pois agente aumenta os potenciomentros pra deixar com mais precisão a mudança de resistencia...pro circuito da guitarra enxergar melhor a mudança dessa resistencia.

O timbre não muda...

effenberg
Veterano
# out/07
· votar


Rapha_krust...

EEEEEEEEEEEEErrado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Enviado: 1/mai/05 22:04

Existe uma regra para os pots: quanto mais baixo o valôr (falando resumidamente), menos agudos o pot "deixa passar". Assim, os pots de 250K (usados em guitarras tipo Strato) "deixam passar" menos agudos que os de 500K (usados em guitarras tipo Les Paul).


Mais detalhes aqui!

E olha que foi o tio Bertola que falou ;)

Penta_Blues
Moderador
# out/07
· votar


Boa tarde!!!

Dr Jivago
Complementando o post do nosso camarada Rapha_krust..., o que faz o timbre variar em função do Tone é o capacitor que é soldado no mesmo. Este sim, na minha opinião é o responsável por alterar o timbre do captador já que, de acordo com o valor deste, certas frequências serão cortadas ao girá-lo, uma vez que este é soldado num pólo do pot e na carcaça do mesmo.
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# out/07
· votar


Boa tarde!!!

effenberg
Cara, eu acho que vc confundiu a explicação dada para os valores de pots.
O fato dele "deixar passar" frequências, não significa que ele altera o timbre. Se um for comparado ao outro, certamente haverá diferença na gama de frequências em que operam e portanto diferença no timbre mas, repito, somente numa comparação "um contra o outro". Uma vez instalado (qualquer um deles), por si só o pot não altera o timbre do captador.
Valeu!!!

two
Veterano
# out/07
· votar


Penta_Blues
O pot de tonalidade é isso mesmo, mas se for no pot de volume, e se vc ligar direto sem passar pelo pot de tom, vc vai notar diferença no brilho do som do captador.
Uma vez eu toquei em uma tele fender muito antiga, e ela tinha o timbre muito, muito agudo, e o pot de volume dela é de 1mega, era assim que muitas teles saiam de febrica para se ter um tom mais agudo com caractreristicas do som que era proposto.

Penta_Blues
Moderador
# out/07
· votar


Boa tarde!!!

two
Vc tem razão sim, meu camarada!
Tanto tem que existe um "macete" usado por "strateiros" (acho que me enquadro como tal...rs) que é o de soldar um capacitor no pot de volume pra não perder frequencias ao se abaixar o volume da guitarra, com a diferença de que não se solda uma das "pernas" do capacitor na carcaça do pot a fim de não se cortar frequências como no caso de pot de tom.
Valeu!!!

two
Veterano
# out/07
· votar


Penta_Blues
Ok!, entendi! Isso mesmo.

WeS Guitar Hero
Veterano
# out/07
· votar


Particularmente, eu axo o tone bastante inutil :p

Eu sempre uso o tone.... gosto de trabalhar com ele.
não sei como vocês acham ele tão inutil assim...

ogaitnas
Veterano
# out/07
· votar


o tone é útil pacas, coloque pots decentes em sua guitarra e use mais o tone
e verá a diferença, minha mg original o pot era tudo ou nada... depois de uns
rebuilds passou a fazer muita diferença, e o do volume tb, bem instalado, vc
reduzinho um pouco o volume vc não perde volume do som, mas sim reduz
distorção, elétrica de guitarras é nmho cheia de truques legais...

Henrique S.
Veterano
# out/07
· votar


Dr Jivago

A minha guitarra tem um HS-3 na ponte mas o Tone está conectado no captador do meio.



pq usualmente em strato o tone da ponte nao existe, logo ele esta sempre aberto...

a diferença entre pots é a seguinte

o de 250k quando esta totalmente aberto passa o sinal "completo", entre aspas porque parte do sinal desse pot vai para o terra, ou seja, há perda de frequencias, e sempre são as frequencias mais altas (agudos)

Ja no pot de 500k quando totalmente aberto, tmb há perda de frequencias altas, mas essa perda é menor do que o de 250k.

o tone funciona basicamente como ja foi explanado, ele força o sinal a passar por um capacitor que é um filtro de frequencias altas.

Lak Lak
Veterano
# out/07 · Editado por: Lak Lak
· votar


nossa velho a galera ai axa tone inutil @__@

to me sentindo ateh fresco, se nao tiver 1 tone pra cada captador eu piro o.o

acostumei com LP...

Rapha_krust...
Veterano
# out/07
· votar


effenberg
EEEEEEEEEEEEErrado!!!
entende oq eu e o Bertola quisemos falar depois c vem e posta oq achou antes de sair conversando merda...

Rapha_krust...
Veterano
# out/07
· votar


E olha que foi o tio Bertola que falou ;)
nooooooooooooooooooossaaaaaaaaaaaaaaaaaa

bertola pra presidente...

AlbiereX
Veterano
# out/07
· votar


Dr Jivago

Cara sua interpretação de Tone é errônea =)

Tone não singnifica Tom, e sim Timbre...

Tom = Pitch!

E tom não é relativo a timbre, tom é relativo a altura...

Aquela rodinha, esquisita escrito TONE e tem umas medidas, seriam medidas com Mais timbre(Mais ataque) e Menos Timbre(menos ataque...)

(Sou tecladista... qualquer um mais culto que eu, pode me corrigir no que eu estiver errado)

Quico
Veterano
# out/07
· votar


effenberg
EEEEEEEEEEEEErrado!!!
entende oq eu e o Bertola quisemos falar depois c vem e posta oq achou antes de sair conversando merda...

ele entendeu, vc tah falando merda

Juliano P
Veterano
# out/07
· votar


diwillo
tb nao uso o tone nao..só serve pra mim esbarrar deles e atrapalhar meu timbre!

Lak Lak
Veterano
# out/07
· votar


tb nao uso o tone nao..só serve pra mim esbarrar deles e atrapalhar meu timbre!

meo deus... o.o so tao fresco assim? uso 2 e as vezes axo poco i-i

Rapha_krust...
Veterano
# out/07
· votar


Quico
ele entendeu, vc tah falando merda

cala boca idiota...vai estudar alguma merda e parar de postar em fórum falando q todo mundo tá errado...

El Mariachi
Veterano
# out/07
· votar


Agradeço a todos que postaram informações que realmente valeram a pena. São pessoas assim que merecem o respeito de todos.Obrigado mesmo!
Grande abraço!

paulo_les_paul
Veterano
# out/07
· votar


Se não me engano aqui mesmo no fórum li uma vez que o pedal de wah é nada mais que um potenciômetro de tone adaptado, que quando vc pisa nele dá os mesmos efeitos de girar o botão de tone da guitarra, logo dizer q o botão te tone não serve pra nada é uma interpretação errônea
alguém me corrija se estiver errado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Potenciometro de Volume e Tom - Influência no timbre