Potenciometro de Volume e Tom - Influência no timbre

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# jun/10
· votar


Dando um up.

Alguma alma bondosa poderia me ajudar a achar uma loja que venda um pot de 1 M para substituir o pot de volume do meu Champion que se escafedeu?

Agradeço de antemão as indicações!

MauricioBahia
Moderador
# mai/13
· votar


Pra quem gosta de ficar testando timbres, aqui vai uma boa idéia:



Pro meu caso, parece ser uma perda de tempo incrível, mas fica aqui o registro pra enriquecer o tópico.

;)

Led Zé
Veterano
# mai/13
· votar


Major waste of time and money...Engraçado é que nego conversa sobre isso nos foruns gringos como se fosse uma mudança radical, que muda completamente o som da guitarra, que a guitarra antes da mudança era outra, mimimim..Cada dia que passo me apego menos a isso, a madeiras, marcas de válvulas outras mods mirabolantes que só alteram o som dentro da cabeça do sujeito...Guitarrista consegue ser mais influenciado por subjetividades do que uma mulher experimentando produtos para cabelo.

MauricioBahia
Moderador
# mai/13
· votar


Led Zé: Guitarrista consegue ser mais influenciado por subjetividades do que uma mulher experimentando produtos para cabelo.

hehe. E olha que o teste do vídeo foi produzido pela Stewart-MacDonald hein! Não é "qualquer um". Se tem diferença, ouvindo aqui pelo Youtube, não percebi. O cara do vídeo mesmo diz que há um sutil diferença. Se tocando sozinho é assim, imagina com banda?

Muitos instrumentistas parecem gostar de tentar achar "pelo em casca de ovo", deixando de lado o estudo e prática, fatores que levam ao que realmente importa, que é tocar bem.

Cada dia que passo me apego menos a isso, a madeiras, marcas de válvulas outras mods mirabolantes que só alteram o som dentro da cabeça do sujeito...

É o famoso mundo encantado dos guitarristas. :D Eu confesso que também cada dia me apego menos. Transcendi! hehe

Abs

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


MauricioBahia

O vídeo está bem ruim, não notei diferença quase que nenhuma. Só que eu mesmo tenho um punhado de capacitores aqui e já fiz este teste, mesmo porque capacitores, mesmo uns diferentes, são baratinhos - com 10, 20 dólares dá para comprar um monte no eBay. Veja, a própria Gibson manda uma tag enorme nas Reissue dizendo que é equipada com capacitores Bumblebee, como se isso a diferenciasse. Já os Seymour Duncan Antiquity vem com uns capacitores comuns e baratos, cerâmicos, como que se aqueles captadores funcionam melhor com aqueles capacitores. Eu fiquei desconfiado, li uns artigos, comprei vários no eBay e peguei meu ferro de solda e pus a mão na massa. Esses vídeos por mais StewMac que seja, não prestam para se tirar conclusões.

Pois bem... Minhas conclusões agora, depois de botar vários tipos, vários valores, "gambiarrei" alguns em série e paralelo inclusive. Primeira coisa, se o cara não explora o tone, usa sempre no talo e pronto, a maior besteira do mundo é mexer em capacitores, não tem sentido, qualquer coisa vale. Se o cara regularmente mexe no tone, raramente usa ele no talo, essa mod é sensacional - tem um colega aqui do fórum que quase que só toca com o tone perto do mínimo. A diferença é absurda ao se alterar valores dos capacitores, como .022, .047 e maiores, muda muito a faixa de frequências que abrange, mas isso se falando do tone bem fechadão, muda um pouco os harmônicos, aberto não muda quase nada. Já a diferença entre um capacitor cerâmico simples para um Mallory (poly-film), mica, paper-in-oil ou os "tropical fish" já é bem mais discreta, porém existe.

Particularmente, acho que essa mod é bem mais válida em strato e tele, single coil mesmo, eventualmente em semis (vai do gosto), eu prefiro diminuir mais o tone nestas guitarras que nas Les Paul.

Se isso vai mudar sua vida, não sei. Desconfio que não. Mas vai por mim, que muda o som, isso muda. Não é nem de perto como mostra este vídeo.

Led Zé

Exagerou, hein... rs

MauricioBahia
Moderador
# mai/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

Caraca! Achei que ninguém teria paciência pra fazer esses testes. hehe.

Se você tá falando, eu acredito. No vídeo eu não achei nada de especial. Bad Stew-Mac, bad! ;)

Valeu!

Deiab
Veterano
# mai/13 · Editado por: Deiab
· votar


MMI

Eu comecei a ler sobre esses capacitores, e fiquei inicialmente interessado, mas achei extremamente difícil de entender o que li, pois achei muito técnicos os textos, e terminou que ...... eu não entendi PORRA NENHUMA, AHAHAHAHAH!!!
Legal que você fez isso. Tive essa vontade de fuçar, mas como eu percebi que sou desastrado com ferros de solda, desisti.
Mas eu percebi que tinha diferença, quando fiz uma guitarra em um luthier daqui (Di Castellis), que azucrinei nos timbres que queria, e depois de acertar nos captadores, começamos a mexer no tone e no volume, aí é que entraram os capacitores, mas infelizmente não acompanhei na época qual foi o escolhido e o porque.
Era muito moleque e sem paciência. Só falava:"quero o som assim, ou assado e pronto". Se fosse hoje, aproveitaria muito mais o processo.

Abraço.

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


MauricioBahia

Pode acreditar. Põe um capacitor grandão, tipo 2,2 ao invés de .022 e vê como seu tone fica zoado. kkkkk

Deiab

Ao contrário de você, eu quanto mais velho mais chato e ranzinza fico. hahahahaha

Vou traduzir para você, já que não entendeu. "Mete uns capacitores de diferentes valores e tipos e vê no que dá". kkkkkkkkkk

Eu só mexi com isso porque sou curioso e como prova este vídeo acima, o Youtube não resolve nada. E eu tentei de tudo para me acertar com strato. Tive barata, tive Fender Clapton, tive Custom Shop, acabei com uma Custom Shop NOS que não acho isso tudo. Troquei captadores, tentei EMG DG-20 (do Gilmour), tentei Seymour Antiquity, acabei encomendando um customizado para o Lindy Fralin que fez um set especial. Ele me recomendou acertar o tone pot (com capacitor certo) e usá-lo, regular o tone para me acertar com o som da strato. Por isso que mexi e abusei dos capacitores. Mas minha conclusão é que a minha strato é "quase lá" não é a strato perfeita, mas não vivo mais em litígio com ela, acho ela bonitinha hoje.

maspn
Veterano
# mai/13
· votar


Muda o timbre é o capacitor e o potenciometro, sendo o capacitor mais forte, maior o corte, quanto maior for o potenciometro, Menos corte terá.

Entendeu?

Potenciometro Maior = Menos corte de agudos, mais natural sairá o som
Capacitor Maior = Mais resistencia terá, maior corte de agudos.

Mas enfim, Acho besteira em pagar 200 dolares em um bumbleblee, da gibson... sendo que o Capacitor de polyester é mais usado, apresenta menos problemas e tem a variavel (o que realmente fornece) mais proximo ao ideal.

Deiab
Veterano
# mai/13
· votar


MMI
eheheheheh, tua strato "quase lá" é sonho dos strateiros de plantão. Ainda mais com os caps que tem. À propósito, esses dias peguei o endereço do Lindy Fralin e fui ver onde ele trabalha no Google maps (cada louco com sua mania), e fiquei besta, é um lugar muito simples e sem propaganda, letreiro, nada.

maspn
Agora entendi melhor, mas colocou números e gráficos, eu saio correndo. Acho que é trauma de infância.

200 dólares??? É grana num capacitor hein??!!!

Um abraço.

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


Deiab

Um amigo meu foi lá. A ideia não é produzir em massa, não é ter uma loja com um balconista vendendo captadores. O lance é handmade...

Para mim 200 dólares num capacitor não dou nem se ganhar na mega sena.

Deiab
Veterano
# mai/13 · Editado por: Deiab
· votar


MMI
Só pelo site dele já percebi, que o lance era diferenciado.

A única experiência que eu tive com captadores handmade de verdade, foram com os replicator do John Marks da JBMguitars, que faz cópias dos antigos captadores da ibanez que estavam na guitarra do Eddie Van Halen, comprei 2 deles, um está na guitarra e está desligado. O outro eu coloquei numa strato antiga minha, mas não vi muita coisa nele, mas também não entendo tanto assim de som de singles pra dar um parecer mais apurado.
Na realidade a idéia dele está mais em copiar o material vintage com o qual era feito o captador; o som não era a idéia original, mas começaram a pedir e ele foi atrás pra ganhar um dinheiro extra.

Essa coisa de handmade, eu dou muito valor, dá muito trabalho fazer estas coisas.

Um abraço.

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


Deiab

Essa coisa de handmade, eu dou muito valor, dá muito trabalho fazer estas coisas.

Eu demorei para aprender... Eu não compro guitarra para trocar captador. A strato foi assim porque não curtia, não me adaptava, troquei de guitarra por uma boa, troquei de novo por uma melhor, troquei de novo por outra melhor ainda e nada. Virou minha vítima de experimentações, mexi em tudo nela até perceber que strato não é minha guitarra, tem que ser muito extraordinária para me impressionar.

Captadores como do Lindy, Joe Barden e Lollar são um universo a parte. Mais legal ainda é quando se pode conversar, explicar qual o problema que sente no captador atual, discutir formas de contornar o problema e chegar num projeto a ser executado. E foi a orientação do Lindy, fizemos um captador para se adequar a mim e com a orientação de ter tone em todos os captadores com o capacitor correto para mim (por experimentação). Hoje tenho 3 guitarras equipadas com captadores Lindy Fralin, 2 delas com sets fora do padrão, customizados.

O mesmo vale para alto-falantes. Quando encomendei meus Weber, ainda na época que o Ted Weber trabalhava, descobri um mundo a parte. Celestion não olho nem na cara mais. kkkkkkk

Chega de desvirtuar, aqui é potenciometro! ;-)

Led Zé
Veterano
# mai/13
· votar


MMI
Exagerou, hein... rs

Pior que não hahahaha. Tõ colocando os master jedi do timbre no mesmo nível dos entendidos de vinho : "full of shit". Cê acredita que outro dia eu vi um cara dizendo que sentia o sabor do mar no vinho pois a região de onde vieram as uvas de certo vinho foi uma região coberta pelo oceano há milhões de anos atrás. E o cara sentiu o sabor disso em 2013? TRUCO!!! HAHAHAHA.

Deiab
Veterano
# mai/13
· votar


Led Zé
ahahahaahaha!!! Frutado, leve toque de casaca de goiaba, pêlo da orelha de husky siberiano, giz de cera azul, elegante, porém com algumas arestas.
Vinhos são tão polêmicos quanto mamilos.

Um abraço.

MauricioBahia
Moderador
# mai/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Põe um capacitor grandão, tipo 2,2 ao invés de .022 e vê como seu tone fica zoado.

Sim, nesse esquema, com valores tão discrepantes, certamente dá pra perceber, mas tipo, cerâmico pra poliéster. Não sei cara... Como o efeito placebo tá em alta no marketing, eu fico com um pé atrás.

Acho que tem muitos fabricantes que enrolam a gente legal, prometendo milagres, até pq um componente mesclado com outros, podemos ter resultados distintos.

Fico até cansado de teclar sobre isso... haha

Abs!!!!!!

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


Led Zé

Bom, esses caras de vinho viajam mesmo. Assim como nessas discussões de timbre.

MauricioBahia

Sim, nesse esquema, com valores tão discrepantes, certamente dá pra perceber, mas tipo, cerâmico pra poliéster. Não sei cara... Como o efeito placebo tá em alta no marketing, eu fico com um pé atrás.

Exagerei, mas a diferença do .022 para o .047 é bem grande também, como o vídeo NÃO transparece.

Como eu disse, entre os tipos, cerâmicos, poly, paper in oil etc. a diferença é bem pequena, mas existe. Pode ter algo de sugestionamento sim, mas pelo menos no meu caso não tinha nenhum que eu preferisse pelo visual (ele fica escondido lá dentro!) ou para justificar o preço. Mas não justifica pagar um preço desses que falaram de um Bumblebee.

Felippe Rosa
Veterano
# mai/13
· votar


Led Zé
Tô quase que nem você, hahaha, só falta eu ter uma Gibson e um Jmd, hehehe.
Acho que é por isso que eu fico mais no Ot quando entro no fórum.
O pessoal fica mais fissurado em timbre do que em tocar bem, o loco....

Led Zé
Veterano
# mai/13
· votar


Felippe Rosa
Tô quase que nem você, hahaha, só falta eu ter uma Gibson e um Jmd, hehehe.
Acho que é por isso que eu fico mais no Ot quando entro no fórum.
O pessoal fica mais fissurado em timbre do que em tocar bem, o loco....


Pois é , velho...Por que você acha ainda não fiz nenhum review da Tribute ou do JMD? Preguiça de ficar debatendo ...Prefiro te mandar um email passando todos os pontos fortes e fracos de cada equipo. Por enquanto , prefiro ficar aqui me deliciando com o som e aprendendo a tocar discografia do Led hehehehe (sim, um dia vou conseguir)


Voltando aos capacitores....hahahahaha

Felippe Rosa
Veterano
# mai/13
· votar


Led Zé
É, eu acharia legal um review sim, é um bom modo de se escolher algo e muitas vezes formar uma opinião sobre equipamentos/instrumentos, pelo menos para eu que sou pobre e não tenho condições(ainda) de comprar um equipo top como o seu, hehehehehe.
Ah, é tão bom aprender essas músicas do Led, afinar o violão em open G e mandar Bron-y-aur stomp ou That's the way, ou tentar Misty Mountain Hop, hehehehe.
Eu até vou me preocupar com capacitores porque se eu instalar algum na minha guitarra ela para de perder agudos quando eu diminuo o volume...

Morgaroth
Membro Novato
# ago/17
· votar


olá, eu tenho uma guitarra com captadores EMG ativos 81/85 e o volume da minha guitarra esta dando problemas, da chiado ao mecher o knob e as vezes o volume "falha" e o som fica baixo até dar umas fuçadas no botão de volume pro som voltar.

Por sorte, eu tenho um potenciometro EMG sobrando, mas em baixo tá escrito passive tone 25KA.

Queria saber se posso usar esse no lugar do volume

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


Primeiro de tudo, já tentou usar limpa-contatos? Talvez só isso já resolva o problema.
Se o problema persistir, pode trocar sem medo por esse que vc tem aí, os pots EMG são tudo 25k mesmo. A letra A depois do k significa que ele é logarítmico, é o ideal pra volume.

Ramsay
Veterano
# ago/17
· votar


olá, eu tenho uma guitarra com captadores EMG ativos 81/85 e o volume da minha guitarra esta dando problemas, da chiado ao mecher o knob e as vezes o volume "falha" e o som fica baixo até dar umas fuçadas no botão de volume pro som voltar.

Por sorte, eu tenho um potenciometro EMG sobrando, mas em baixo tá escrito passive tone 25KA.

Queria saber se posso usar esse no lugar do volume

Morgaroth
Não só pode como deve usar.
Guitarras com captadores ativos, por terem baixa impedância, usam sempre pots de 25K, seja pra tone ou pra volume, a diferença é que o de volume é linear e esse de tone é logarítmico.
Faça a troca e a guitarra vai voltar funcionar numa boa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Potenciometro de Volume e Tom - Influência no timbre