Potenciometro de Volume pra guitarra é pot. normal?

    Autor Mensagem
    lucas_
    Veterano
    # jul/06


    To precisando trocar o potenciometro de volume da minha guitarra e queria saber se são potenciometros comuns que vende em qualquer loja de eletronica.

    Fora o fato de ser 250k ou 500k, tem mais alguma outra coisa a ser levada em conta na hora de comprar? Tipo ser especifico pra guitarra ou nao tem nada a ver?

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    lucas_
    cara, pot de guitarra tem o eixo menor, se vc tira o knob da sua vc percebe isso. vc pode comprar um pot específico pra guita pela net ou compra um comum e serrar o eixo (não recomendado)

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    só naum lembro se o pot de volume eh linear ou log.

    128556
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    vc nao ta com ele em maos ?

    a linear
    b pot

    O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bom todo potenciometro é um potenciometro.

    cara, pot de guitarra tem o eixo menor, se vc tira o knob da sua vc percebe isso
    isso é a unica diferença, a estrutura mecanica.

    Você pode procurar em uma loja de eletronica, de preferencia, leva um de modelo pra mostrar pro cara, ou você vai direto em uma loja de musica, lá com certeza eles devem ter.

    vc pode comprar um pot específico pra guita pela net
    tem uns que vejo pela net que são um roubo, um normal geralmente é o conto, tem uns na net que ta 30.

    nobre
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    é mais facil comprar em loja de musica. aqui nao achei nas lojas de eletronicas o push pull 500k, na loja de musica saiu a 15 mangos...
    pra volume é logaritmico, só dizer q é pra volume q eles te vendem o modelo certo

    lucas_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ae valeu, acho que o jeito vai ser levar o antigo e pedir na loja um igual.


    Flw.

    two
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Para o pot de volume é melhor o Pot Linear ou Logarítimo

    lemingue
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: lemingue
    · votar


    two

    Linear aumenta aos poucos, dá pra controlar o ganho e volume no pot. Dá pra "imitar o violino" por exemplo.

    Exponencial é 8 ou 80, ou seja, ou sai volume ou não sai, sem muita variação.

    two
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lemingue
    EXPONENCIAL É O MESMO LOGARÍTIMO?

    lemingue
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: lemingue
    · votar


    two

    Mais ou menos... graficamente eles não são a mesma coisa:

    http://www.tutorbrasil.com.br/estudo_matematica_online/exponenciais/eq uacoes_exponenciais_05_graficos.php

    http://www.tutorbrasil.com.br/estudo_matematica_online/logaritmos/loga ritmos_11_grafico_funcao_log.php

    As curvas são parecidas, e pra quem vai girar o botão é isso que interessa.

    kairi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tinha que existir Potênciômetro Progressivo.

    Ele aumenta o sinal sucetivamente.

    EX: pot 0-10

    0 = 0% do som
    1 = 10% do som
    2 = 20% do som
    3 = 30% do som
    4 = 40% do som
    5 = 50% do som
    6 = 60% do som
    7 = 70% do som
    8 = 80% do som
    9 = 90% do som
    10 = 100% do som

    MANFREDINI
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    potênciometros:

    B - linear (mais usado pra volume)
    A - logaritimo (mais usado pra tom)

    kairi
    Tinha que existir Potênciômetro Progressivo.

    Ele aumenta o sinal sucetivamente.


    mas teoricamente o linear é assim, o gráfico dele é apenas uma reta crescente se não me engano

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Bom, eu estou usando um pot logaritimo (A) no volume, inclusive escolhi esse pois o original que vinha na guitarra era A também.

    Mas como não sou do tipo que fico usando volume no meio pouco importa, pra mim é quase sempre 0 ou 10.

    kairi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    A guita dum amigo meu é sinistra... no 1 e 2 é clean e no 10 é dist. o_O

    LuthierMauricio
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Nos pote7nciômetros logarítmicos o valor resistivo medido com multímetro, pula em saltos.Já os lineares (ideal para volume), o valor resistivo é mais uniforme e gradativo em toda a exteção.

    ogaitnas
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    kairi

    Isso é um pot linear, essa do qto aumenta qdo mexe no pot depende só da captação, é o que eu vivo chamando de dinâmica, captador com boa dinâmica (ex.: dimarzio fred), do 10 para o 9,9 já dá diff no som e continua com essa sensibilidade até o 0, já captador ruim ou de construção diferente (captador cerâmico normalmente umas escalas mais definidas) tende a se comportar diferente...

    Falei dos cerâmicos pq tenho cerâmicos bons e eles são menos dinâmicos que os alnicos, mas tem o timbre mais pesado e talz...

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Esse pot aqui tbm é muito bom!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciometro de Volume pra guitarra é pot. normal?