Trocando captadores da IBZ RG350EX Opinem!

Autor Mensagem
TMT_br
Veterano
# ago/06


Ae pessoal!

Estou pensando em mais para frente trocar os captadores da minha Ibanez RG350EX (Acho que todo mundo conhece essa guitarra né. É aquela igual à do Ozielzinho, mas preta com escudo cromado. A minha está com o hardware todo original).
Andei pesquisando no forum, nos sites dos fabricantes e tal e cheguei nesses 3 captadores:

Ponte: DiMarzio DP100 Super Distortion
Meio: Seymour Duncan SJBJ-1 JB Jr. (Neck)
Braço: Seymour Duncan SH-6 Duncan Distortion (Neck)

Como ainda é tudo planejamento, não bati martelo em nada :P Gostaria da opinião de vocês sobre a combinação, sobre os captadores individualmente ou qualquer dica ou qualquer opinião :P
Meu estilo é mais Metal, Hard Rock, alguma coisa mais na linha do Dream Theater também (Progressivo?)... É mais ou menos esse o som.

É isso! Opinem ae e me ajudem :D

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Tone Zone na ponte + Air Norton no braço!
C kiser trocar o do meio poe algum dos Velvet´s ou Virtual Vintage, ambos da Dimarzio..

abraço!

JB_
Veterano
# ago/06
· votar


TMT_br

Pro braço eu colocaria um PAF pro, serve tanto pra distorção qto pra som limpo, agora pra ponte tem vários, ai eu não sei ao certo. No meio eu não trocaria, pq dificilmente vc vai usar, guarda a grana do cap do meio, junta mais um pouco e coloca uma floyd gotoh.

Hocus Pocus
Veterano
# ago/06
· votar


não curti, bota um single bom de verdade no meio, não um duplo com formato de single =p

TMT_br
Veterano
# ago/06
· votar


diwillo
Pelo que eu andei lendo, o Tone Zone é bem parecido com o Super Distortion, mas ainda não saquei bem a diferença entre os dois. Tu já tocou com os dois?

JB_
Ouvi falar muito bem desse PAF Pro mesmo, mas ainda não consegui ouvir. Tu sabe de alguma música tocada basicamente com ele ou de algum sample rolando puraí?
Sobre a ponte, não há limitações técnicas para isso? Porque essa Edge Pro da Ibanez (Acho que é esse o nome) é meio diferente das floyds normais (pelo menos parece ser...). Aliás, teria como manter o back-box da guitarra botando uma floyd gotoh dessas ou elas não foram feitas para ter back-box? (Li vagamente a respeito, posso estar falando besteira)

Hocus Pocus
Não curto muito som de single... E me amarrei nesse JB Jr. :P

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


TMT_br

Nunca tokei com um Super Distortion, mas pelo q peskisei o Tone Zone foi oq mais me agradou...entra no site do sergio buss (axo q eh serj.net) q la ele tem sample de varios caps q ele usa nas guitas dele...

CAra..nao sei c rola por um mini-humbucker no meio nao....coloca um single de saida bem alta...

TMT_br
Veterano
# ago/06
· votar


diwillo
Vou ver os samples! Mas o que que rola com o mini-humbucker? Limitação técnica? De que tipo?

JB_
Veterano
# ago/06
· votar


TMT_br

A gotoh é feita pra usar com back-box sim. Teria que ver com o luthier se tem algum problema no tamanho entre a da ibanez e a gotoh pq eu não sei dizer, mas já vi ibanez Rg que colocaram um gotoh e ficou normal. O Paul Gilbert usa PAF pro no braço e na ponte se não me engano, deve ter os samples do site da dimarzio, eu colocaria o PAf no braço e o Tone Zone na ponte que nem o diwillo disse.

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


JB_

O Gilbert nao usa 2 Tone Zones??
(ou to enganado?)

JB_
Veterano
# ago/06
· votar


diwillo

acho que sim, ele tem PGMs com ToneZone/ToneZone, PAf/PAf, e em uma RG laranja cheia de adesivo que ele usa pra gravar ele usa PAf pro/ Tone Zone eu acho

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


JB_

Ou seja..ele gosta eh dos 2 eheuehuhe
Eu axo q o Paf Pro combina bem com o Fred...tenho medo de da mta diferença usando-o com um tz

JB_
Veterano
# ago/06
· votar


TMT_br

http://www.youtube.com/watch?v=LzuL0DTX46M

aqui ele usa o paf

TMT_br
Veterano
# ago/06
· votar


JB_, diwillo
Vi o vídeo e os samples lá no site do Serj Buss! Muito show esse PAF Pro! Acho que ele realmente pode ser mais interessante que o SH-6 pro braço. Ouvi o Tone Zone também, mas ainda não peguei a diferença entre ele o Super Distortion, então acho que basicamente estou entre os dois.

Quanto ao meio, se por limitação técnica não dá para botar um JB Jr, o que vocês sugerem? Eu quero trocar o do meio sim, mesmo que eu jogue uma possível modificação da ponte maaais pra frente ainda :P

TMT_br
Veterano
# ago/06
· votar


Ah! Uma pergunta: Captador de braço precisa ser F-Spaced também ou é só o da ponte?

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


Dream theater eh co air norton

TMT_br
Veterano
# ago/06
· votar


Midgard
Po, curti mais o PAF Pro que o Air Norton

Rodrigo Yoshida
Veterano
# ago/06 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


TMT_br

ae kra, entao, ja toquei no tone zone por um tempo, ele tem um som bem grave, um som limpo legal e funciona bem com dist, ja o super distortion nunca escutei, mas conheço uma pessoa que tem e ele diz que pra dist eh otimo, rasga bastante mas o som limpo nao eh muito bom pois a saida eh bem alta...

escolher um cap depende muito do som que vc quer levar, se vc precisa de versatilidade vai de tone zone + paf ou jb + 59, os caps mais indicados pelo forum haha...

TMT_br
Veterano
# ago/06
· votar


Rodrigo Yoshida
É verdade... esses captadores são os que mais vejo no forum :P
Tipo... Não digo nem que versatilidade seja crucial, mas perder totalmente a versatilidade é complicado...
Uma opção eu acho também é botar de repente um Tone Zone na ponte (para ter aquele som mais pesado), JB Jr. no meio (Para ter um captador de meio/ponte mais forte, isso se não tiver nenhuma limitação... depois dou um pulo lá naquele tópico de luthiaria para perguntar :P) e o PAF Pro no braço para dar uma versatilidade maior.
Aí de repente botava um esquema daqueles de push-pull para o JB Jr. e para o Tone Zone.

TMT_br
Veterano
# ago/06
· votar


Segundo o Bertola, não tem problema nenhum o lance de botar o JB Jr. no meio (ele inclusive acha que ficaria melhor).
Então a configuração nesse momento eu acho que seria essa:

Ponte: DiMarzio Tone Zone
Meio: Seymour Duncan SJBJ-1 JB Jr. (Neck)
Braço: DiMarzio DP151 PAF Pro

Com um esquema de Push-Pull para o JB Jr. e outro para o Tone Zone.
Que tal?

Ah! Alguém sabe se existe uma versão Neck do PAF Pro ou se é uma versão única para Ponte e Braço?

MyNameIsRevolution
Veterano
# ago/06
· votar


steve's special na ponte

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


TMT_br
Acho que vira botar um push pull geral que transforma os 3 em single.. pra ficar mais simples.

A combinação ta boa! Manda bala.
Uma coisa que ainda to pra fazer é pegar um "slot" de captador duplo (ponte ou braço) e botar dois mini humbuckers, isso numa guitarra com 2 humbuckers apenas e ligar como se fosse uma H-S-H. Aí sim deve ficar legal.

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=LzuL0DTX46M

aqui ele usa o paf


Em relação a esse vídeo, nao se esqueça: qualquer coisa soa bem na mao do Paul Gilbert heeh, por isso, nao se impressione com o som que o seu nao vai soar igual o dele. Nao te desmerecendo mas cada captador soa de um jeito com sets e guitarristas diferentes.

Rachmaninoff
Veterano
# ago/06 · Editado por: Rachmaninoff
· votar


silvio_rp
Uma coisa que ainda to pra fazer é pegar um "slot" de captador duplo (ponte ou braço) e botar dois mini humbuckers, isso numa guitarra com 2 humbuckers apenas e ligar como se fosse uma H-S-H

Isso é maneiro!
Principalmente se um dos humbuckers do braço for um Fernandes Sustainer.

TMT_br
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp
Isso com certeza :P Mas os samples no site do Serj estão muuuito bons! Dá para comparar bem! Foi mais com base neles que nesse vídeo que eu gostei :P

ki_suco
Veterano
# ago/06
· votar


satriani no cd time machine, por exemplo (cd2 q eh ao vivo)
nas partes q tem um som bem gordo eh o paf pro... eu acho muuuito bala o som desse captador

ki_suco
Veterano
# ago/06
· votar


um som que não dá pra errar
devil's slide - live in san francisco - solo - 2a parte (em E menor)
da pra notar bem o som nesse trecho

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Ah! Uma pergunta: Captador de braço precisa ser F-Spaced também ou é só o da ponte?
TMT_br

Li em algum lugar q certas guitas TEM q ser F-Spaced inclusive no braço, algumas tanto faz e outras nao podem
ai nao sei te dizer euheuhe

TMT_br
Veterano
# ago/06
· votar


diwillo
Mais uma pergunta pro tópico de luthiaria :P
Mas você sabe se o PAF Pro tem uma versão única para braço e ponte ou se é separado? Porque o JB Jr. por exemplo tem uma versão Neck e uma versão Bridge.

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


TMT_br

O paf pro tem F-spaced tbm cara...isso eu sei :p
Ele tem posição certa sim...a maioria dos dmz tem posição certa

Em relação ao push-pull..eu colocaria nos 2...ou na ponte e braço (no braço eh importante) som de single no braço eh bem legal!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


TMT_br
Esse lance de posição certa, na minha opiniao, é algo necessario porque se voce pegar um captador que só tem uma versao e instalar ele na ponte e no braço vai sentir que no braço ele vai dar muito mais volume que na ponte.

Entao se liga bem nisso!! Se nao estiver discriminado da uma olhada na resistencia ohmica e na saida (output) dos captadores e procura usar no braço um que tenha uns 25% menos resistencia. (Isso nao inclui os ativos)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trocando captadores da IBZ RG350EX Opinem!