tópico oficial sobre pinturas em guitarras

Autor Mensagem
KalukaGuitar
Membro Novato
# fev/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

vlw!

JJJ

Vou pesquisar sobre esse WD-40, mas primeiro vou polir como o Bertola aconselhou. Vlw! XD

SkyHawk
Membro
# fev/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Uso massa de polir número 2, é mais ou menos a mesma coisa ?

O cuidado que tenho é não usar a politriz para evitar comer demais o acabamento, já aconteceu, na primeira vez que tentei, de abrir um buraco no verniz e precisar começar tudo novamente.

Faço o polimento na mão mesmo, mais seguro e controlado.

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pô, é bem mais cara que as ceras de polimento de supermercado! kkkkkk
Mas, é isso mesmo... Paga-se pra ter um produto mais adequado e que vai te poupar tempo e esforço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


SkyHawk
JJJ
É desse tipo aí....
Com baixa abrasividade.
Abçs

SkyHawk
Membro
# fev/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


JJJ
Mauricio Luiz Bertola
O corpo está pronto para pintura, a preparação com primer spray ficou excelente, não imaginava que pudesse ficar tão bom.

Vou pintar com pistola de mão dessas hobby de baixa pressão, tinta esmalte sintético base d'água, vou dar duas demãos sem lixamento, depois lixa 600 e uma terceira demão final, lixa d'água 1200, polimento e depois cera automotiva, o que acham desse processo ???

Iversonfr
Veterano
# fev/17
· votar


SkyHawk
vou dar duas demãos

Acho que é a primeira vez que leio isso escrito certo nesse fórum rsrs.

Indo ao que interessa, cadê as fotos???

SkyHawk
Membro
# fev/17
· votar


Iversonfr
Fotografei o corpo na madeira pura, na seladora esqueci de fotografar, vou fotografar agora no primer e depois de pintado. Posto no final.

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


SkyHawk

Eu acho que tá razoável, mas você tem que ir vendo o progresso da coisa. Às vezes precisa de mais tinta, sei lá... Vai fazendo e vendo...

Mas, o mais importante... Cadê as fotos???!!! hehehe

SkyHawk
Membro
# fev/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


JJJ
Vc é meu guru do esmalte sintético base d'água alto brilho sem verniz, estou sentindo a pressão para fazer algo que fique legal..... Kkkkkkkkk

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


SkyHawk

Cara, se te serve de estímulo... as pinturas vão melhorando, conforme você vai fazendo, experimentando. Já fiz coisas horríveis! kkkkk

Como é tudo na base do "vamo-que-vamo", sem nenhum "phd de pintura", estou sujeito a isso! Mas é de propósito... é passatempo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


JJJ
as pinturas vão melhorando, conforme você vai fazendo, experimentando
Esse é um método... Funciona... Embora com maior tempo e dispêndio...
Abç

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É mais ou menos o mesmo que aprender a tocar "sozinho" ou com professor... O segundo jeito é mais rápido e fácil...

SkyHawk
Membro
# fev/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Mauricio Luiz Bertola
JJJ
Dúvida: a última demão de primer é lixada ? ou deixa áspera (está lisa, só que áspera) para a melhor aderência da tinta ?

Tentando explicar melhor.... dei a última demão de primer spray, a superfície está perfeitamente plana e nivelada, só que tem aquela micro aspereza do primer, Se eu lixar com lixa 600 antes de pintar fica lisa escorregadia, o que faço ?

Jrzenite
Membro Novato
# fev/17
· votar


Opa, alguém sabe uma média de preço pra pintar uma stratocaster? é uma squier, que for de Porto Alegre e quiser me indicar alguma lugar também.

acabaramosnicks
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Jrzenite
lixe, passe seladora, se precisar lixe de novo, e manda tinta automotiva em qualquer funilaria

fica barato e fica muito bom, mas vc vai ter todo o trabalho de desmontar a gutia e deixar só o corpo

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


SkyHawk

Eu lixo sempre...

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


Jrzenite

A pintura em "loja de pintura de guitarra" é cara... dependendo da guitarra, é mais cara que a própria! Mas normalmente fica show e personalizada.

Se quiser algo mais "normal", vai no que o acabaramosnicks falou.

Se quiser meter a mão na massa... dá uma geral neste tópico e em outros relativos.

SkyHawk
Membro
# fev/17
· votar


JJJ
Sabado de sol, dia perfeito para pintar uma guitarra. Primer bem aplicado, superfície lisa, lá fui eu..... Deu tudo errado !!! Kkkkkkkk

Fui testar a pistola de mão tipo hobby, ficou uma porcaria total. A pior tentativa de pintura que já fiz. Ainda não sei exatamente o que deu mais errado, se foi a pistola em sí, se errei a diluição do esmalte, se a superfície tinha poeira....

Uma porcaria fenomenal, vou ter que lixar tudo e começar outra vez. Vou de rolinho na próxima tentativa.

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


SkyHawk
se errei a diluição do esmalte

se eu tivesse que apostar... seria isso.

SkyHawk
Membro
# fev/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


JJJ
A diluição para pistola recomendada é 1/5, 1 parte de água para 5 partes de esmalte. Fiz no olho e não deu nada certo, acho que foi o maior dos erros mesmo. Mas tudo deu errado.

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


SkyHawk

Escorreu ou empelotou?

SkyHawk
Membro
# fev/17
· votar


JJJ
Os dois, baixa cobertura, falhas de coloração, escorreu muito, pelotas. Tudo que poderia dar errado, deu.

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


SkyHawk

Que dureza, hein?...

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/17
· votar


Oi, pessoal. Estou montando uma Telecaster nova, toda de Rosewood (estilo George Harrison). Vocês sabem se devo usar algum tipo de verniz ou apenas uma cera leve, tipo de carnaúba? Se quiserem ver fotos do projeto para terem uma ideia posso postar um link do Instagram aqui. Abraço.

JJJ
Veterano
# fev/17 · Editado por: JJJ
· votar


Rei Arthur Pendragon

Se queremos ver fotos?!? Fotos são sempre bem-vindas, meu caro!

Essa Tele de rosewood é uma coisa linda... Eu iria de seladora, algumas camadas, se necessário uma finalizada de tru-oil, lixando sempre e a cera, bem escovada, no finzinho. Foi exatamente o que fiz com minha Cort Viva Gold II e, modéstia a parte, ficou excelente.

Essa é a parte final da parada, em vídeo. A partir de 8:30, o fim do processo.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/17
· votar


JJJ
Opa. Valeu, amigo. Vou ver o vídeo agora.

Aqui vão as que eu postei no instagram.

https://www.instagram.com/p/BQn2LPuA96m/?taken-by=luisfguitar

https://www.instagram.com/p/BNH4NDvA3Wz/?taken-by=luisfguitar

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


Rei Arthur Pendragon

Que coisa linda, cara! Fala aí sobre o projeto, de onde vem as peças e tal.

Aliás, as tarraxas eu reconheci... hehehe
São as mesmas que tive que fazer uma pequena gambiarra para instalar, por conta do tamanho da arruela de cima (não sei se vai ser o seu caso):



Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/17
· votar


JJJ
Opa. O corpo e o braço eu encomendei de uma empresa brasileira que agora se mudou para os EUA. Eles conseguiram um grande fornecimento de rosewood e eu pude escolher bem o corpo e o braço entre muitos modelos. Peguei a versão vintage (os furos são para tarraxa vintage. Espero q não dê merda hahahah).
Tarraxas:Peguei as Fender Vintage, pois o braço que escolhi era furado para essas tarraxas.
Ponte: Peguei uma Wilkinson que possuía aqueles carrinhos ajustados, pois a da Fender não tinha. O carrinho é de latão, como nas antigas.
O Jack é um switchcraft. Peguei um suporte de jack mais moderno, pq tenho uma experiência ruim com aquele redondo das teles antigas todo mole e escroto. De resto peguei um neckplate fender e uns ferrules para a parte de trás, além do escudo 3 camadas.
Falta agora: encomendar os captadores (provavelmente do Fullertone ou Fender); Rebaixadores de corda roller; Nut de osso o luthier vai fazer pra mim; parte elétrica encomendarei uma placa com sistema sem fio ou usarei umas peças q tenho aqui junto com um cap PIO que me sobrou de uma compra antiga.

JJJ
Veterano
# fev/17 · Editado por: JJJ
· votar


Rei Arthur Pendragon
Peguei uma Wilkinson que possuía aqueles carrinhos ajustados, pois a da Fender não tinha. O carrinho é de latão, como nas antigas.

Também já usei. A base podia ser um pouquinho mais "massuda", mas é uma boa ponte.

Espero que tudo encaixe como uma luva (é o único problema quando a gente monta guitarra com partes e peças de todo canto). Mas como corpo e braço são da mesma empresa (muito bonitos, aliás... diz o nome aí, não tem problema), creio que funfe legal.

Não sei qual a sua experiência em montar, mas, se me permite um conselho: cuidado com o alinhamento do braço. É um ajuste bem fino, pra guitarra ficar legal.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/17
· votar


JJJ
Meu luthier q vai montar. Prefiro deixar tudo pra ele, embora a vontade de brincar de lego seja grande heehheehhe. Espero que até no máx. meio de abril eu já esteja com ela e todas as peças no luthier.
Essa é a empresa
https://www.facebook.com/guitarbuild.br

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tópico oficial sobre pinturas em guitarras