Captadores "Splitados"

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# ago/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Gasoline
Cara, eu consegui ligar os três captadores substituindo um potenciômetro de tom por um de balanço, mas perdi a opção de usar só o captador do meio.
Com a chave de 5 posições eu tenho:
Pos 1 - ponte
Pos 2 - ponte splitado/meio
Pos 3 - meio
Pos 4 - braço splitado/meio
Pos 5 - braço.
Eu pensei em instalar push/pull pra defasar os caps quando a chave estiver nas Pos 1 e 5, mas não sei como fazer o esquema...
Valeu!!!

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


É possivel sim.

Já vi uma guitarra com esquema parecido.
Pelo menos pelo que eu me lembro, era parecido.

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Gasoline
Vc por acaso saberia onde encontrar este esquema?
Valeu!!!

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# ago/06
· votar


Captador Braço Normal e Splitado.
http://rapidshare.de/files/28543065/Tears_Humb._Bra_o_e_Humb._Bra_o_Sp lit.mp3.html

Captador Ponte Normal e Splitado.
http://rapidshare.de/files/28543654/Tua_Voz_Ponte_Normal_e_Ponte_Split ado.mp3.html

Bom, ta aí cara. Não usei chorus, nem reverb nem nada. Ta 100% clean mesmo.

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# ago/06
· votar


Num tá aquela beleza não mas acho que vai servir...
(to tão rico que não tenho grana nem pras cordas.. hehehe)

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


iMPeLLiTTeRi
Valeu meu camarada!!!
Depois do "trampo" eu ouço sua contribuição.
Abs

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa tarde!!!

iMPeLLiTTeRi
Pô pela ajuda que vc e o Toki deram acho que vou mandar um jogo de cordas pra cada um, já que os dois estão naquela que "tacaram na Geni"...rs
O problema é que vou ter que mandar algo bem bacana pro Gasoline por questão de justiça né? Daí eu é que vou acabar indo pra "aquela que tacaram na Geni"...rsrsrsrs
Valeu!!!

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
Cara, infelizmente não sei aonde encontrar este esquema pronto.
O ideal seria montar ele, custom mesmo. Mas dá um certo trabalho.


E quanto as cordas, se quiser mandar jogo de cordas para eles, pode mandar, eu abro mão.. hehe. Assim ninguém precisa ir para lugar nenhum.. hehe.
Principalmente se começa com a letra que vem antes do N.. hehe.

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues e Gasoline

É caras... agora que to desempregado o bicho ta pegando... ehehe
Abraço

Penta_Blues
Moderador
# ago/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Gasoline
rsrsrsrsrsrsrsrrs.... Conhece a música meu camarada?...rs
Com relação ao esquema, o problema é que eu não manjo muito de eletrônica, senão acho que daria pra visualizar o caminho do sinal e fazer as devidas ligações.
Valeu!!!

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


iMPeLLiTTeRi
Sei como é isso. Mas passa, a gente fica na batalha, e uma hora, as coisas começam a se resolver.

Penta_Blues
Conheço sim. Mas talvez não seja a palavra que estou pensando, fiquei na dúvida, se era a que eu digitei ou a que começa com a segunda letra do nosso alfabeto, hehe.
Mas minha mãe cantava muito essa música, de brincadeira, pq ela tem uma amiga chamada Geni, hehe.

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues

Po cara, estamos aí pra contribuir ;-)
Se eu fosse retribuir tudo que o caras como Gasoline, carlos adolphs, Bertola, macaco véio e tantos outros que me ajudaram tão pacientemente, eu tava endividado pra toda vida!! hehehe...
Mas que bom que fui útil =)

Quanto às cordas, pode mandar pro iMPeLLiTTeRi que tá mal das pernas. O meu caso é pão-durice mesmo... aquela guitarra tá encostada... =P

diego gr
Veterano
# jul/08
· votar


Alguém poderia regravar esses samples?
Queria saber como é o som de captadores splitados e de captadores defasados...

Gasoline
Veterano
# jul/08
· votar


diego gr
Dificilmente eu vou ter os arquivos em casa, senão eu subia eles novamente.

Se der tempo, eu gravo eles novamente para ti.
Porém, troquei o meu monitor por um de "LCD", então a diferença de "hum" entre o normal e o splitado, é minima.

Acho que cheguei a gravar uma música aqui no fórum, com humbucker splitado, não tenho certeza. Vou dar uma olhada nas minhas gravações, e qualquer coisa, posto aqui, ok ?

Mas já posso te adiantar, que um humbucker splitado, engana MUITA GENTE, que acha que manja tudo de timbre.

lbergamim
Veterano
# jul/08
· votar


Dúvida básica que não encontrei em lugar nenhum...
Minha guitarra é H-S-H... é possível com apenas um pot push-pull eu esplitar os dois humbuckers? Ou seria necessário dois pots push-pull, um no volume e outro no tone para isso?

Se precisar de dois potenciometros... posso fazer o esquema desse tópico, tipo com a função puss-pull splito o cap do braço e girando o pot splito gradativamente o cap da ponte?

thmenezes_RJ
Veterano
# jul/08
· votar


lbergamim

A minha configuração é H-H, e apenas um pot, o de tone, splita os caps

Não sei se o single do meio influi em alguma coisa

Penta_Blues
Moderador
# jul/08
· votar


Boa noite!!!

lbergamim
é possível com apenas um pot push-pull eu esplitar os dois humbuckers?
Sim. É possível splitar dois caps com apenas um pot.

Ou seria necessário dois pots push-pull, um no volume e outro no tone para isso?
Tb é possível fazer ligações separadas. O que aconteceria é que vc teria mais opções de timbres devido às combinações entre os caps serem mais variadas.

posso fazer o esquema desse tópico, tipo com a função puss-pull splito o cap do braço e girando o pot splito gradativamente o cap da ponte?
Toda ligação depende das características do cap e da disponibilidade de pots que vc possui na guitarra. Eu não recomendaria essa configuração de "split gradual" pois vc perderá a função de tone ou volume deste pot que agirá como Blend, mas acho que é possível tb fazer o que vc pretende.

Valeu!!!

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Up pra esse tópico que é muito bom!!! Vo por o link dele la no topic de captadores em stick.

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Galera, uma questão aqui...eu sempre fico em dúvida com relação a split/defasagem/série/paralelo, etc....

Eu tenho uma Cort M600 com dois humbuckers Duncan Designed JB (ponte) e '59 (braço). O pot de tone é um push-pull e a chave é de 3 posições. Eu não sei exatamente qual é a ligação, acredito que seja defasagem (split?).

O lance é que eu reparei que quando o push-pull é acionado, o som do captador apenas te uma "perda" de volume e ganho, mas não fica como aquele som "estalado", típico de um single-coil, por exemplo. Se a função desse push-pull é cancelar uma das bobinas, não deveria então proporcionar um timbre mais "like a strat"?

Digo isso porque eu tinha uma outra guitarra que possuía uma chave mini toogle ligada em série/série/paralelo. Quando ativada a chave, proporcionava exatamente esse timbre mais strato. E só o captador da ponte era splitado.

Buja
Veterano
# abr/13
· votar


Por falar nisso, gostaria de tirar uma pequena duvida, so mesmo para desemcargo de consciencia.

Eu tenho uma Cort X1, com captadores originais, 2 humbuckers. Nao conheço muito de eletronica nao, mas sei soldar e ler pequenos esquemas eletronicos. Tanto que to fazendo o fuzz do bertola numa protoboard, rsrs.

Mas entao, eu gostaria de comprar um potenciometro push-pull e splitar o cap da ponte, ou talvez até arriscar um esquema mais complicado.
Assim:

Potenciometro Push-Pull Desligado
Chave posicao 1: Cap braço
Chave posicao 2: Cap braço + Ponte
Chave posicao 3: Cap Ponte

Potenciometro Push-Pull Ligado
Chave posicao 1: Cap braço Splitado
Chave posicao 2: Cap braço Splitado + Ponte Splitado
Chave posicao 3: Cap Ponte Splitado

Seria simples eu tentar arriscar fazer isso, ou ao menos splitar o cap da ponte so com potenciometro push-pull, ou é coisa mais complicada, que exige mesmo o trabalho de um luthier?

Se nao complicado demais ou arriscado demais, eu deixo isso. Se for tranquilo de fazer, eu até arrisco.

E ai, alguem ja fez isso ou sabe fazer?


renatocaster
O lance é que eu reparei que quando o push-pull é acionado, o som do captador apenas te uma "perda" de volume e ganho, mas não fica como aquele som "estalado", típico de um single-coil, por exemplo. Se a função desse push-pull é cancelar uma das bobinas, não deveria então proporcionar um timbre mais "like a strat"?

Cara eu acho que o seu problema é o mesmo que vai acontecer comigo. Se a splitagem apenas cancela uma bobina, nao daria timbre de strato, principalmente se o captador foi de alta saida e for ceramico. Timbre de strato vem de captador com poucas voltas, com saida baixa-moderada, e voce ja sabe, dependendo desse diMarzio ai, ele tem alta saida. Vai ficar um captador com muitas voltas, que distorce facil, so que com pouco volume....só isso. E ai vem a guitarra, questão da construcao, madeiras, etc que nao vem ao caso ne.

Mas pelo menos, com o cap splitado ja fica bem melhor de funkear do que com um humbucker forte.

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Timbre de strato vem de captador com poucas voltas, com saida baixa-moderada, e voce ja sabe, dependendo desse diMarzio ai, ele tem alta saida. Vai ficar um captador com muitas voltas, que distorce facil, so que com pouco volume....só isso.

Mas aí é que tá, na minha outra guitarra o captador era de saída alta (Bill Lawrence L500XL) e o efeito "single-strat" rolava quando a chave era acionada. Eu acho que isso tem mais a ver pelo esquema de ligação que foi feito. Acho que nessa Cort é simplesmente uma defasagem. Para ter som estilo single-coil tem que fazer outro esquema de ligação, não?

Buja
Veterano
# abr/13
· votar


Mas aí é que tá, na minha outra guitarra o captador era de saída alta (Bill Lawrence L500XL) e o efeito "single-strat" rolava quando a chave era acionada. Eu acho que isso tem mais a ver pelo esquema de ligação que foi feito.

Pode ser. Acho que so separar bobinas nao caracteriza o strat-like, tanto porque senao nao haveria diferente entre uma fender texas e um humbucker qualquer splitado, mesmo usando o mesmo esquema de ligacao fraga.

Agora na cort, o esquema era so pra fazer o humbucker ficar mais "light" mesmo, bom pra funkear, sem aquele peso que o humbucker da. Queria mesmo era furar e socar um cap single no meio da guitarra, mas isso dai da uma trabalheira numa guitarra sem escudo rsrs.


ps: desafagem é diferente de splitagem?

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Buja

ps: desafagem é diferente de splitagem?

Sim. Splitagem é simplesmente desligar uma das bobinas, e defasagem é um outro esquema, acho que rola inversão de fase e liga em série ou em paralelo. Daí a diferença nos timbres.

Eu sei tbm que para fazer esses esquemas o captador precisa ter 4 condutores.

Buja
Veterano
# abr/13
· votar


Eu sei tbm que para fazer esses esquemas o captador precisa ter 4 condutores.
hmmm bom saber....tenho que conferir como sao meus humbuckers

Demolisher
Veterano
# abr/13
· votar


Aproveitem e dêem uma olhada aqui:
http://www.nesherinstrumentos.com.br/downloads/CURSO%20ELETRONICA%20-% 20LUTHIERIA.pdf
Dá para ter uma idéia sobre as ligações...

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Demolisher

Valeu!

Vou dar uma olhada com calma, em casa ;)

Buja
Veterano
# abr/13
· votar


Demolisher
Opaaaa. que beleza hein cara...vou dar uma conferida!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores "Splitados"