Captadores humbucker "splitados"

    Autor Mensagem
    diego gr
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: diego gr


    Alguém que tem captadores humbuckers splitados (uso de apenas uma das bobinas para aproximar o som com o de um captador single coil), realmente há diferença perceptível no som?
    É que eu só vejo tópicos de gente falando o que é, mas nenhum com depoimentos sobre que mudança teve no som. Dêem seus relatos...
    Se eu splitasse um Dimarzio Tonezone, por exemplo, conseguiria atingir o timbre próximo de um single coil?
    Alguém poderia gravar uns samples com os humbuckers da ponte e braço normal e com eles splitados?

    Fábio MG
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    diego gr

    Eu tenho uma tagima telecaster com um humbucking no braço que pode ser "splitado". A diferença é muito perceptível, agora se fica exatamente como um single é aquela questão complicada de afirmar objetivamente. Vai depender principalmente da marca do captador. Para mim, com a minha guitarra, é, no mínimo, muito próxima a semelhança com um single.

    Abraços.

    daniel_guitar
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    diego gr
    e bem perceptivel cara vc percebe q o captador fica mais ´´calmo`` com menos ganho e mais chiado no drive

    Bigtransa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    diego gr
    eu tenho 2 guitarras com esse sistema, uma schecter extreme e uma washburn n1 com captadores malagoli (progbucker e alnico hot)..... na schecter da pra conseguir sons bem legais e proximos a singles de strato, eu uso bastante os caps defasados com a chave na posiçao do meio e um pouquinho de drive pra tocar coisas tipo SRV.... os caps malagoli não ficam mto legais defasados..... ficam sem brilho, sem ganho e sem ataque.... acho q o resultado depende bastante do pup usado..... mas o recurso é interessantíssimo.....

    Henrique S.
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    tenho observado que captadores ceramicos ficam razoavelmente mais brilhantes quando em split do que os Alnico

    (NAO TO GENERALIZANDO, FOI APENAS A IMPRESSAO QUE TIVE)

    talvez pelo captador ceramico apresentar equalição mais "sorriso" (graves e agudos) e o alnico ser mais medio

    ah, EU gosto mais dos alnico tanto single coil quanto humbucker, mas mesmo assim eu tive essa observação...

    respondendo ao topico

    da um som legal sim, eu tenho um jogo de GFS Lil killers (tipo Hot rails) e eles ficam bem brilhantes, apenas apresentam um chiado caracteristico (mas bem pouco, talvez seja por causa da lampada fluorescente aqui)

    Soulface
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    diego gr
    realmente há diferença perceptível no som?
    Se vc "desliga" uma das bobinas, é claro q terá diferença. Senão, não teriam o trabalho de fazer captadores cm duas bobinas! hehehehehehe

    Se eu splitasse um Dimarzio Tonezone, por exemplo, conseguiria atingir o timbre próximo de um single coil?
    Bom, se vc tem duas bobinas mas apenas uma delas está funcionando, isso qr dizer q está funcionando como um single coil. Ou seja, na prática, É um single coil.
    Então, o timbre não vai ficar próximo ao de single coil. Ele vai ficar com timbre de single coil! Por se tratar de um.

    Agora, se vc me perguntar se vai ficar próximo à um Fender Tex Mex, à um Lace Sensor... Aí sim é outra história.

    lbergamim
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Aproveitando o movimento desse tópico... alguém sabe me responder?

    Dúvida básica que não encontrei em lugar nenhum...
    Minha guitarra é H-S-H... é possível com apenas um pot push-pull eu esplitar os dois humbuckers? Ou seria necessário dois pots push-pull, um no volume e outro no tone para isso?

    Se precisar de dois potenciometros... posso fazer o esquema desse tópico, tipo com a função puss-pull splito o cap do braço e girando o pot splito gradativamente o cap da ponte?

    nobre
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    diego gr
    Eu tenho um tonezone e instalei o push-pull, o som fica BEM diferente, mais magrinho, brilhante.
    A unica ressalva que eu tenho é que, por utilizar um pot de volume de 500k (ideal pra humbucker), ao ligar o split, o timbre fica ligeiramente estridente, geralmente eu abaixo um pouco o volume pra equilibrar o som e ficar realmente bom.
    Solução definitiva poderia ser usar um pot intermediário entre o 250k (ideal pra singles) e o 500k, ou fazer algum mod de low-pass filter ao ativar o split.

    lbergamim
    Aproveitando o movimento desse tópico... alguém sabe me responder?

    Dúvida básica que não encontrei em lugar nenhum...
    Minha guitarra é H-S-H... é possível com apenas um pot push-pull eu esplitar os dois humbuckers? Ou seria necessário dois pots push-pull, um no volume e outro no tone para isso?

    Se precisar de dois potenciometros... posso fazer o esquema desse tópico, tipo com a função puss-pull splito o cap do braço e girando o pot splito gradativamente o cap da ponte?

    o pot push-pull fecha 2 circuitos por padrão, vc pode ligar os 2 caps nele que eles splitam juntos ao acionar a chave

    diego gr
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    na schecter da pra conseguir sons bem legais e proximos a singles de strato, eu uso bastante os caps defasados com a chave na posiçao do meio e um pouquinho de drive pra tocar coisas tipo SRV....

    defasados não é a mesma coisa que splitados

    Fábio MG
    daniel_guitar
    Bigtransa
    Henrique S.
    Soulface
    nobre
    Obrigado pelas informações gente! E se puderem já ajudem o lbergamim que eu tô mais perdido que cebola em salada de fruta
    ;p

    Gasoline
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    lbergamim
    É possivel sim.
    Quando acionar o split, splitar os 2.
    A maioria das guitarras que vem de fábrica com split, vem assim.
    Normalmente o push-pull fica no tone, mas isso é a gosto do guitarrista.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    nobre

    Solução definitiva poderia ser usar um pot intermediário entre o 250k (ideal pra singles) e o 500k, ou fazer algum mod de low-pass filter ao ativar o split.

    Daria para explicar melhor?
    Obrigado.

    Henrique S.
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Luiz Almeida

    acho que ele quis dizer, fazer um chaveamento, quando liga o PP, joga o sinal pra um filtro passa baixa independente

    todos nos temos filtros desses na nossa guitarra, o tone hehehe

    mas acho que o nobre sugere usar um que não seja um potenciometro...

    nobre
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Pois é, o tone, e até o proprio potenciometro de volume funcionam como filtros passa baixa (repara que quanto mais vc fecha o volume, mais os agudos do timbre são cortados).
    O que acontece é que com o volume todo aberto, o timbre fica muito bom pra um humbucker, porém estridente demais pra um single (na minha opiniao)... Por isso sugeri fazer alguma modificação que cortasse um pouco os agudos, juntamente com o split.
    Eu mesmo montei a parte elétrica aqui da minha guitarra e nunca tive a paciencia pra pesquisar e fazer algo nesse sentido, uso a técnica de reduzir o volume ao splitar

    Henrique S.
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    nobre

    funciona mesmo isso de fechar o volume, a menos que tenha um Treble Bleed (uma modificação que mesmo com o volume baixo, os agudos continuam) ou na 50's Wiring q é a mesma ideia

    essa mod é boa para humbuckers na minha opiniao (se nao o humb fica meio "morto"), e pra quem gosta do agudo maximo das strats e da tele

    lbergamim
    Veterano
    # out/08
    · votar


    vou upar esse tópico, mas é por uma boa causa...

    Vou mandar minha guitarra pra instalar os novos captadores (Seymour Duncan JB, Dimarizo Area 61 e Dimarzio Paf Pro) e vou splitar os humbuckers...
    dai o luthier me perguntou qual bobina eu quero desligar na hora do split e respondi as internas (mais próximo do cap do meio), mantendo ligada as bobinas das extremidades...mas depois bateu a dúvida será que o captador da ponte desligando a bobina mais próximo do meio, deixando ligada a bobina que fica próximo da ponte não vai ficar muito agudo???
    Qual bobina vcs costumam desligar na hora do push pull...???
    Já no humbucker do braço imagino que fique mais legal desligar a bobina próxima ao meio e deixar ligada a bobina colada com o braço.... e ai? o que me dizem..???

    lbergamim
    Veterano
    # out/08
    · votar


    um up pra minha pergunta...

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    lbergamim
    Acho que a questão aí não seria exatamente as distâncias das bobinas mas sim a polaridade daquela que será desligada, já que numa combinação com o cap do meio com qualquer dos humbuckers splitado não haverá o cancelamento do Hum como seria o caso numa strato.
    Valeu!!!

    diego gr
    Veterano
    # out/08
    · votar


    lbergamim
    pois é, bem interessante essa pergunta
    e eu nunca tinha lido nada sobre isso no fórum

    edukotzen
    Veterano
    # out/08
    · votar


    olha splitei o meu rock pro cabrera e ficou muito bom, uso mais ele splitado do que original heheheh sou louco pelo som dos singles

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captadores humbucker "splitados"