Comprar guitarra com Floyd Rose ou não?

Autor Mensagem
_li3feson_
Veterano
# jun/06


Iaew!!
Tenho uma guitarra Les Paul de 2 cutway (antes tinha uma strato de ponte fixa).... e to bastante acostumado a tocar com ponte tune-o-matic...No entanto pra tirar diversas músicas sinto falta da alavanca (Satriani e Pantera, por exemplo).
Gostaria de saber se na opinião de vocês é mais fácil de me acostumar e mais aconselhavel comprar uma guitarra com ponte Floyd Rose ou com uma ponte tremolo flutuante, tipo da Tagima 740-S.... Pergunto isto tambem em funçâo das dificuldaes que existem para manusear a Floyd (nivelar, trocar cordas).
Dah uma ajuda ae galera!!

Elvenfoot
Veterano
# jun/06
· votar


Se vale a pena uma floyd rose ou não depende muuuuito do seu estilo! A grande vantagem da floyd é as alavancadas que se poder dar, mas em compensação você precisa regular sua guitarra muito mais para conseguir manter o balanço da ponte e tudo mais, o que te da um custo maior e muito mais trabalho! Se você está acostumado a palhetar apoiando na ponte a floyd rose fará você mudar obrigatóriamente seu estilo!!!

Sobre a ponte flutuante, ela precisa também de regulagens, mas precisa de muito menos regulagem do que uma floyd rose, normalmente este tipo de ponte não tem trava na palheta da mão, então uma alavancada mais forte tende a dar uma desafinada boa! Existem algumas dicas de como enrolar corda e tudo mais para dar uma reduzida, outra desvatagem desta ponte é que você só pode dar a alavancada para "soltar" a corda (mais grave) e não para os "dois lados" como a floyd!


Eu lhe aconselho o seguinte, caso você queria tocar coisas mais voltadas para o metal, ou/e que usem muuuito ponte estilo floyd rose, então pegue uma, mas caso você não precise tanto, uma ponte tremolo da conta do recado, e vai lhe arranjar muuuuito menos problemas. eu aconselho a ponte da gotoh, muuuito boa mesmo!

Ah sim, as pontes floyd rose necessitam de um buraco próximo para ele ser manuseada, caso você não vá trocar sua guitarra, e vá trocar apenas a ponte, leve em consederação este custo adicional de "preparação"!

TonyMad
Veterano
# jun/06
· votar


Kra, eu peguei uma com floyd rose, a Ibanez GRG270 e gostei mto. No inicio, achei q seria impossivel regular e tal e ia me dar um puta trabalho, mas um amigo meu q ja sabia mexer em floyd veio aqui e me explicou tudo. Ela tem mais frescuras e tal, mas não tem nada de absurdo nao. Pra aprender sozinho é complicado, mas se vc tiver alguem pra te explicar legal, vc nao vai sentir nenhuma dificuldade em regula-la.

_li3feson_
Veterano
# jun/06
· votar


TonyMad
E dah mta diferença nu estilo de palheta.... de apoiar a mão?

Elvenfoot
Eh pra toka mais metal e prog mesmo e caba usando bastante alavancada... E nu caso seria troka a guitarra msm, em função da captação tb.....

O que vcs axam de uma Tagima T-735, com Floyd rose, cromada e captação Di-marzio.... não sei o modelo mais não são Humbuckers, não.... são 2 singles e um de 2 lâminas na ponte.... será que ela aguenta pah toka metal?

Thyago Almeida
Veterano
# jun/06
· votar


Ponte BOA naum precisa dessas frescuras todas. A minha ponte naum eh regulada ha mais de um ano e meio e está perfeita. Faço apenas pequenos ajustes qnd troco as cordas e mesmo assim naum eh sempre. E olha q eu uso mto alavanca.

Trocar cordas naum eh um problema taum grande assim, eh soh pegar o jeito e trocar corda por corda. O problema da floyd eh usar outras afinaçoes, mas como eu tbm tenho uma les paul isso n eh problema pra mim...

Ah, minha guitarra eh uma Ibanez RG Japan.

Al_Capone
Veterano
# jun/06
· votar


compre , voce vai poder dar harmonicos cavalos e whammy dive bomb \o/

Luigi LeBeau
Veterano
# jun/06
· votar


ah1 pra mim naum vale a pena mesmo! ehehe nucna mais! deus me livre! ehehe

TonyMad
Veterano
# jun/06
· votar


_li3feson_

Essa Tagima T-735 acho q não é floyd nao. Olha as caracteristicas tiradas do site da tagima:
Corpo: Marupá ou cedro com rebaixamento traseiro
Braço: Pau marfim
Escala: Marfim ou Brazilian rosewood com 22 trastes e marcações em abalone pearl
Captadores: 3 Single-coils
Controles: Chave seletora de 5 posições, 1 controle de volume e 2 de tonalidade

Ponte: Tipo Vintage
Tarraxas: Blindadas
Escudo: Preto/Pérola/Branco/Turtle
Diponível na versão Left Hand (Canhoto)

As da Tagima q tem floyd são as Memphis MG100 e MG200. A Memphis é a low end da Tagima. É como a Squier pra Fender, saca? Qdo fui comprar a minha, me recomendaram NAO comprar Memphis.
Por isso eu acabei optando pela Ibanez GRG270, q é um pouco mais cara.
Kra, uma coisa mto importante q ouvi mto falar qdo tava pesquisando é q não adianta pegar uma guitarra barata d+ com floyd, pq tu so vai ter dor de cabeça, pq ela vai desregular mto facil.

Qto as palhetadas, não sei a diferença, pq é a minha primeira guitarra. Antes da minha, so toquei numa Washburn ha mto tempo atras, e numa Shelter SST-62. Não vi diferença em questão de palhetada nao. Acho q isso não muda.
O camarada q me ensinou a mexer na floyd tem uma Jackson com floyd tb e so toca metal. Ele gostou mto da minha guitarra.

_li3feson_
Veterano
# jun/06
· votar


TonyMad
eh que essa T-735 que eu vi foi toda mudada, colocaram a capitação e a aponte nova....
A ponte eh kcte, mais tenho dúvidas se a capitação , por não contar com Humbuckers, se a captação msm sendo di-marzio guenta pra toka metal?
Ela tah custando por volta de 1200 reias, novinha u kra soh compro, mudo tudo e boto pah vende.... Q q se axa... vale a penaou melhor procura algo com a capitação mais voltada pra metal msm...... tah certo que eu tenho q leva em consideração q curto mto toka SRV, Mark Knopfler.....
Ql sua opinião?

ki_suco
Veterano
# jun/06
· votar


olha, trocar cordas não é complicado, é meio chatinho no máximo, mas nada mais.

pra mim o chato mesmo é ficar desafinando pra caramba quando se dá uma alavancada mais forte... pra isso tem que ter uma ponte boa (gotoh, schaller, floyd original ou as edge e lo-pro-edge da ibanez), que tem peças de melhor qualidade que não se desgastam...

paulgilbert
Veterano
# jun/06
· votar


td depende de vc...
eu prefiro sem...
apesar de meu coraçao balançar pro lado floyd as vezes...

mas sem floyd tem + sustain, segura + afinaçao...

DeFaCe_
Veterano
# jun/06
· votar


Comprar guitarra com Floyd Rose ou não?
sim

nobre
Veterano
# jun/06
· votar


se vc gosta e quer usar mesmo as alavancadas, dive bombs, squeals etc, vai ter que ir de floyd, pra mim é 8 ou 80, tremolo normal nao serveria de nada pra mim, desafina mto facil e não dá pra subir o tom na alavanca. Uma floyd de qualidade bem regulada, voce pode literalmente descer o braço e segurar a guita pela alavanca que ela vai voltar no lugar certinho. Praticamente só afino minha guitarra quando troco as cordas

*agora o lado ruim, claro. Diminui um pouco o sustain (amenizado se vc usar cordas mais pesadas, eu uso 0.010)... Bends em uníssono são um pouco afetados pois ao subir o tom de uma corda a ponte cede um pouco desafinando as outras, tem que adaptar sua técnica pra subir também a corda secundária junto no bend...
E finalmente, voce PRECISA ter outra guitarra se pretende fazer shows e coisas do tipo, pq se uma corda estourar no palco F****, mal dá pra terminar uma música, pois todas as outras cordas desafinam por causa da variação de tensão na ponte, e o processo de trocar e afinar é trabalhoso

_K1RK_
Veterano
# jun/06
· votar


_li3feson_

Comprar guitarra com Floyd Rose ou não?

C vc gosta vai em frente, mas eu naum compraria naum pq mudo d afinaçaum direto e gosto disso

Só compraria c/ Floyd c eu fosse rico, daew teria umas 4, kda uma c/ uma afinaçaum diferente

TonyMad
Veterano
# jun/06
· votar


eh que essa T-735 que eu vi foi toda mudada, colocaram a capitação e a aponte nova....
A ponte eh kcte, mais tenho dúvidas se a capitação , por não contar com Humbuckers, se a captação msm sendo di-marzio guenta pra toka metal?


Kra, eu não conheço o som da Tagima, porém, na minha opinião, eu não pegaria uma modificada assim, nao gosto de modificação q envolva mexer no corpo do instrumento, saca? O kra teve q cortar o corpo da guitarra pra poder botar a ponte floyd.
Pode ser noia minha, mas eu nao pegaria. Eu preferiria procurar uma guitarra com esse preço q ja tenha a floyd de fabrica

LuizJu88
Veterano
# jun/06
· votar


_li3feson_
Quanto a esta tagima procure se informar se ela foi feita desta maneira(encomendada direto da Tagima) ou se foi modificada de uma comum...
Se for modificada de uma comum eh bom olhar bem...pq modificações no corpo do instrumento tem de ser MTO bem feitas!!
Agora se ele encomendou direto da fabrica tagima ja com a floyd e etc pode confiar...meu colega encomendou uma e veio mto bem feita e regulada!!

E na minha opiniao Floyd compensa sim se vc gosta de usar bastante a alavanca e nao tem q ficar mudando mto a afinação!!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jun/06
· votar


_li3feson_

kra, eu tive uma guitarra com floyd e te digo, olha bem se vc realmente vai precisar, se for "dispensavel" ela vai se tornar uma dor de cabeca, se vc realmente precisa de floyd, nao tem jeito entao manda ver, mas tenta pegar alguma mais confiavel, floyd costuma desafinar facil se nao for la aquelas coisas, o pior de tudo nela eh que se desafinar dependendo do caso vc nao afina tao rapido assim (dependendo desafina bastante com a alavancada), e tambem se arrebentar uma das cordas vc vai ter um bom trabalho pra colocar outra, isso tudo num show vai te prejudicar e muito...

o foda eh que nao existe efeito melhor do que o das floyds, hehehe...

ROo
Veterano
# jun/06
· votar


_li3feson_
Floyd ja é complicado, se for pegar pega de uma guitarra boa mesmo, tem umas floyd vagabunda que só dao dor de cabeça. E pega se for realmente necessario

_li3feson_
Veterano
# jun/06
· votar


nobre
foda q eu to seim condições de fika cum duas gitars agora..... ae u q vc falo do show acaba pesando...

TonyMad
LuizJu88
foi pedida direto de fabrica...

TonyMad
Veterano
# jun/06
· votar


foi pedida direto de fabrica...

blz, mas eu ainda sou a favor de comprar uma cujo modelo ja tenha floyd por padrão, saca?

Itamarwjr
Veterano
# jun/17
· votar


Galera, tem muitos posts por aqui e resolvi utilizar estes. Comprei uma Cort X1 DFR que vem com floyd, mas antes de utiliza-la, queria algumas dicas pra facilitar minha vida, como cuidados, manutenção e tal. Já sei que é mais fácil trocar corda por corda mas queria algumas dicas do q fazer ou não, o que modificar na pegada e coisas assim.

Obrigado!

JulianoF.
Membro Novato
# jun/17
· votar


o que fazer: levar um luthier de confiança para regulagem completa da guitarra e ponte.

quanto a trocar corda, basta bloquear a ponte (coloca um pedaço de madeira ou uma borracha escolar embaixo da ponte) e troca corda por corda, afina, e depois retira o apoio. Se a ponte estiver bem regulada, deve resolver.

Mas para qualquer guitarra nova, uma regulagem inicial e avaliação de um luthier é essencial.

Itamarwjr
Veterano
# jun/17
· votar


JulianoF.
Sim claro, isto ja tinha em mente, a questão que gostaria de ajuda é quanto a forma correta de usar, se existe algum macete, alguma dica do que fazer e do que não fazer, ou se eu posso usar normalmente?

PS Não pretendo levantar ela pela alavanca, mas quais cuidados quanto a isto?

alexsatriani
Membro Novato
# jun/17
· votar


Itamarwjr, como já foi dito pelo Juliano, uma regulagem pelo luthier é fundamental, mas quando eu troco as cordas da minha Jackson, não apoio a ponte, simplesmente não retiro todas as cordas. Substituo uma por uma afinando-a. Assim, quando termino, a guitarra está afinada e a ponte não se moveu para trás.
Quanto ao uso, faço da mesma forma que a minha guitarra sem floyd.

Itamarwjr
Veterano
# jun/17
· votar


alexsatriani
Opa, obrigado pela resposta!

Lelo Mig
Membro
# jun/17
· votar


Itamarwjr

Cara, não têm uma regra muito fixa não... alguns "macetes" facilitam a vida, mas não são regras exatas.

Substituir corda à corda, levando a corda nova até a afinação, como citou nosso amigo alexsatriani é o que faço também.

Umas alavancadas e re afinação depois de tudo ajuda a manter o conjunto mais estável.

Mas, não precisa travar a ponte, ou maiores preocupações não. Se for uma boa alavanca o conjunto fica estável, não compromete nada... nunca tive problemas.

Meu único senão com Floyd é quando arrebenta corda ao vivo... de resto não há problema algum.

Agora, claro, como hoje em dia, como quase nunca uso alavanca (não com o uso esperado de uma Floyd), não compraria uma guitarra com ela.

Itamarwjr
Veterano
# jun/17
· votar


Lelo Mig
Valeu tbm! No caso de estabilizar a ponte, é tudo pela micro afinação correto?

Outra coisa, a guitarra que comprei, que está por chegar é uma Cort x1 DFR, a cort x1 é uma das queridinhas da galera, mas essa com floyd tenho um certo receio pelo preço dela...mas a pergunta que faço é existe alguma ponte razoável que não seja gotoh e graphtech?

Obrigado!

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Eu recentemente adotei uma metodologia que aprendi num fórum gringo...
Troco as cordas em função da tração que cada uma aplica.
A ideia é que as cordas mais tracionadas, sejam trocadas/afinadas primeiro, o que em tese move cada vez menos o braço, assim só restando o fator "corda" para variar. A afinação tem se mostrado mais estável dessa forma.

Isso varia entre cada marca, tipo, e diâmetro de corda... Nas D'Addario e Elixir vem inscrito isso, mesmo que o comprimento da escala varia, a tendência é o peso não variar muito. Nas demais marcas não posso afirmar nada.

Itamarwjr
existe alguma ponte razoável que não seja gotoh e graphtech?

Bigspy, Schaller, Ibanez, Strandberg, Atlansia (artesanal ao que sei), Kahler, Wilkinson, Super Vee, Trem King, Steinberger...

LeandroP
Moderador
# jun/17
· votar


Itamarwjr

Utilizei uma guitarra com ponte tipo Floyd Rose durante alguns anos.

Pra colocação das cordas, primeiro eu deixava a ponte mais ou menos alinhada com o corpo da guitarra. Eu utilizava um calço de apoio da ponte dentro da cavidade do corpo pra ponte não descer completamente por estar sem as cordas. Este calço era uma borracha escolar comum.

Com a ponte mais ou menos equilibrada eu colocava as cordas sem tensionar muito, apenas pra elas não ficarem frouxas. Depois disso retirava a borracha debaixo da ponte e iniciava o processo de afinação partindo das cordas graves pras cordas agudas, e depois subia afinando novamente as cordas graves. Isso porque a medida que você aperta uma corda, as outras vão afrouxando ligeiramente. Fazia isso até encontrar um equilíbrio, e naturalmente a afinação desejada.

Na ponte, os parafusos que regulavam a microafinação eu costumava deixar no meio termo, nem pra mais e nem pra menos. Assim, quando eu apertasse o trava-cordas (a pestana), eu poderia ajustar a afinação, tanto pra cima como pra baixo.

É um processo muito chato e que foi me aborrecendo ao longo do tempo, o que acabou me motivando a não utilizar mais este tipo de ponte. Ela tem suas vantagens e desvantagens, o que pra mim pesou mais a desvantagem mesmo.

Iversonfr
Veterano
# jun/17
· votar


LeandroP

Eu uso uma bateria 9V de calço. O jeito que você fazia era trabalhoso, se você mudasse um pequeno detalhe talvez não teria desistido. Realmente devia ser uma luta de cabo de guerra ficar reafinando as cordas.

Aprendi isso com um luthier: Coloque o calço e aperte um pouco os parafusos atrás. A ponte não irá pra trás, ainda estará alinhada pois está calçada e o calço deve manter a ponte na perfeita posição dela e não aproximadamente, eu uso o box de papelão das cordas pra complementar a altura da bateria às vezes. Afine as cordas, trave o nut. Agora afrouxe os parafusos atrás até que a ponte comece a se mover e tombe um pouco pra frente. Agora as molas estão frouxas e sua afinação foi pro saco. Agora retire o calço e vai apertando as molas para ir puxando a ponte pra trás e afine apertando os parafusos. Quando a ponte ficar paralela ao corpo, a guitarra voltará na afinação certa. Essa maneira é rápida e independe se a corda é ou não do mesmo diâmetro da antiga.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprar guitarra com Floyd Rose ou não?