Na sua opinião, qual a importancia relativa de cada componente num timbre perfeito?

Autor Mensagem
korgan
Veterano
# jun/06


Tipo, digamos q o timbre ideal seja o 100%, entao na sua opiniao, qual a importancia relativa de cada equipamento?

Vamos discartar pedais de efeito, pegada do guitarrista e outros fatores q nao seja equipamento. Entenda timbre perfeito nao como um timbre absoluto, mas um timbre que, no seu estilo, seja impecável... seja timbre clean, drive quente ou drive com peso e etc.

Na MINHA opinião e no q ja ouvi, eu acho q eh:

50%: Amplificador Valvulado
35%: Guitarra (madeira, captadores e etc)
10%: Cabos
5%: Encordoamento

Resumindo, eu acho q o mais NOTAVEL é a distorçao/timbre do amplificador. A guitarra claro q eh importante também, mas, NA MINHA OPINIAO, é preferível vc ter o melhor amplificador do mundo, e uma guitarra mediana, do que ter a melhor guitarra do mundo, e amp medíocre.
Cabos sao importantes tb, evitam ruídos, e encordoamento normalmente quem percebe eh somente quem está tocando, claro q uma corda q ja esta parecendo uma linha com cerol, vai acabar o som.

E vcs oq acham?

MatheusMX
Veterano
# jun/06
· votar


korgan
Também acho isso ae

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


A pegada do guitarrista é muito importante e influência no timbre...

korgan
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon
Com certeza, mas vamos abstrair isso, senao vao aparecer diversos incontaveis fatores... vamos nos ater mais em equipamento em si.

LeandroP
Moderador
# jun/06
· votar


99% do guitarrista, mas é relativo, absolutamente falando.

MatheusMX
Veterano
# jun/06
· votar


99% do guitarrista, mas é relativo, absolutamente falando.
O.o

queria discutir isso , mas não vou desvirtuar o tópico huahae

korgan
Veterano
# jun/06
· votar


Ow meu povo... vcs entenderam onde eu quero chegar...
Claro q se o satrianni pegar uma zoom 505, e eu pegar todos os equipos dele, ainda assim ele vai tocar infinitamente melhor q eu....

Mas supondo que eh pra fazer um power chord em D, duas notas, e avaliando somente o TIMBRE, eh isso q quero falar....

Claro q o power chord do petrucci eh bem melhor q o meu, mas vamos dar aquela abstraída básica? ;)

LeandroP
Moderador
# jun/06
· votar


korgan
Claro q o power chord do petrucci eh bem melhor q o meu

De repente nem é, você já pensou nisso?

MatheusMX
Veterano
# jun/06
· votar


palheta também muda o timbre mais ou menos na mesma proporção das cordas , e a pele do dedo do guitarrista ? O.o hehe

korgan
Veterano
# jun/06
· votar


LeandroPanucci

Com certeza é :)

Vamo la panucci, de sua opiniao rapaz... nao se acanhe ;)

JB_
Veterano
# jun/06
· votar


primeiramente o guitarrista, mesmo usando equip igual o som que eles tiram vão ser diferentes por causa da maneira que eles tocam, se vc entregar o equip do Vai pro Paul Gilbert com certeza vai tirar um som bem diferente, palhetada, bends, vibratos... isso sem contar o estilo que cada um toca, licks... Depois vem o amp, se alguem pegar uma ibanez foda e um pedal simples tipo o Ds-1 e ligar num ampli de 300 reais vai achar uma bosta, mas se vc pega esse equip e liga num ampli foda nem parece o mesmo pedal, sei disso por experiência própria

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


Mais ou menos igual ao que você disse:

60% - Amp e efeitos;
25% - Guitarra;
5% - Cabos;
Idem - Cordas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


40% Talento do músico
(incluindo aí pegada, concepção, técnica e feeling)
40% instrumentos e amps
20% o resto (tudo junto).
Abçs

Metal Fuzz
Veterano
# jun/06
· votar


Cabos?
...
2%

No máximo!

korgan
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
LeandroPanucci

Vamos supor q a terra foi dominada por robôs, e todos os robôs são iguais, e somente os robôs podem tocar guitarra, logo, qual seria a importancia de cada equipo, pressupondo-se q todos os robôs sao iguais, logo o fator "músico" nao é relevante? :D

Guilherme Ghelfi
Veterano
# jun/06
· votar


Também acho isso ae

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


Vamos supor q a terra foi dominada por robôs, e todos os robôs são iguais, e somente os robôs podem tocar guitarra, logo, qual seria a importancia de cada equipo, pressupondo-se q todos os robôs sao iguais, logo o fator "músico" nao é relevante? :D
Felizmente isso está apenas no terreno das suposições.
Abç

[i][/i]

Junior GuitarSP
Veterano
# jun/06
· votar


Como eu disse em outro topico... tem que ter musica no sangue hehehe

60% musica no sangue
os outros 40% depende de qual estilo de musica vc vai tocar, pq um timbre de blues é diferente de um heavy-metal e etc...

silvio_rp
Veterano
# jun/06
· votar


50% amplificador
35% guitarra
10% cabos
5% cordas, palheta

korgan
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Desisto :)

Se eh difícil abstrair o fator músico, eu acho q 90% do "timbre" é o músico, pois existem regulagens, pegada, estilo, etc etc...
Mas fazendo um esforço herculiano de minha parte e abstraindo o músico, eu acho o citado acima :)

Vlw.

Extrapolation
Veterano
# jun/06
· votar


sem contar, obviamente, na tecnica e pegada do guitarrista e maneiras diferentes de tocar, e equalização!:

20%: Pedais
20%: Amplificador
30%: Guitarra (madeira, captadores, ação de cordas!, tipo de ponte! e etc)
10%: Cabos
10%: Encordoamento
10%: Palheta!!!! sim, tipo de palheta

acho q fecho 100 hehehe

Elvenfoot
Veterano
# jun/06
· votar


Antes eu achava que a palhetada não variava tanto... grande erro XD quando vi uns cara tocando com a palhetada bizarra.... aí sim senti que a palhetada ultra rápida michael angelo tem um som sux demais! <Eu acho tá! Mas o som que vc tira com ela é loco, mas ela pura tocada lenta fede!>

MAs encordoamento faz uma diferença extremamente visível (pelo menos no meu caso que uso as cordas até elas não terem mais reparo! o que leva um cado de tempo... -.-)

Manticore
Veterano
# jun/06 · Editado por: Manticore
· votar


Na sua opinião, qual a importancia relativa de cada componente num timbre perfeito?

O timbre perfeito pra vc pode ser que seja um ruído feio pra mim e vice versa...é relativo...especulações, calculos, nem importa...contanto que o som esteja do teu agrado.........

Copag
Veterano
# jun/06
· votar


Eu, com minha humilde (e pequena) experiência, não posso calcular muito bem em porcentagem, mas uma coisa que eu sinceramente posso dizer que faz falta, porque estou sofrendo com isso, é o tal do bom amplificador.

Eu realmente não tenho grana pra comprar agora, então preciso ficar pelo menos até o final do ano com meus "lixos" mesmo.

O próprio JB_ já falou, e é o meu caso. Eu achei o DS-2 uma porcaria quando liguei a primeira vez. Tá certo que eu gosto de algo mais esmagador, mas achei o timbre seco, estranho, e isso e aquilo, até ouvir o som num amp de verdade. E o som dele é basicamente maravilhoso, para o que se propõe.

Então, acho que nessa porcentagem aí, uma boa parte é pro amp sim.

Outra coisa que (na minha idéia) deve influenciar bastante são os captadores. Tem um guitarrista de uma banda daqui que tá com uma semi-acústica muito boa, pedais bons, amp razoável, e não consegue chegar no timbre que precisa. E vai trocar os caps, pois não falta trocar nem regular mais nada. Também não estou falando só pela causa dele, mas sempre tive idéia de que os captadores realmente devem influenciar sim...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


korgan
Ok, vamos lá:
45% amp (valvulado de preferência)
45% boa guitarra, bem regulada.
10% cordas novas e de boa qualidade.
Abç

GuitarHome
Veterano
# jun/06
· votar


Tirando a pegada, técnica do guitarrista eu acho:

49%: Amplificador e efeitos.
35%: Guitarra (1º Madeira, 2º Captador. [ Combinação dos dois ] ).
10%: Encordeamento
5%: Cabos
1%: Palheta

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


35% amplificador
35% boa guitarra, bem regulada.
10% cordas novas e de boa qualidade.
10% cabos e ponta da palheta.

acho que é mais ou menos isso.

Excluindo-se ai, coisas como músico, e pedais, racks de efeitos, caixas separadas, microfonação (aparelho e aonde é microfonada), mesa/aonde foi gravado o som, sala/ambiencia e mixagem.

Omni
Veterano
# jun/06
· votar


Axo q PORCENTAGEM não expressa corretamente a importância de cada elemento.
Afinal um amp fantástico, uma pedaleira pro com um patch bem regulado, cordas boas, cabos bons e palhetas boas, em conjunto com um pedaço de pau com um captador muito do fajuto pregado e 6 cordas amarradas não te dá 65% de um timbre perfeito, dá?

adolfo
Veterano
# jun/06
· votar


Acho q a intençao era perguntar a importancia no timbre... claro q um guitarrista experiente regula melhor os equipos, tem pegada mais agressiva e tal, porem se 2 guitarristas tocarem no mesmo equipo regulado da mesma forma, o timbre sera IDENTICO (a pegada ira alterar um pouco o som q sera ouvido, mas o timbre vai ser igual). Fica meio dificil explicar.. Mas voltando ao topico, eu acho q o que mais influencia sao os efeitos (pedais, pedaleiras, racks)

adolfo
Veterano
# jun/06
· votar


Tipo, é facil identificar o guitarrista pela pegada, mas o timbre é o mesmo com qualquer pegada (nao o som q sai, mas o timbre em si).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Na sua opinião, qual a importancia relativa de cada componente num timbre perfeito?