Autor |
Mensagem |
kids_ Veterano |
# jun/06
não sei se tem fundamento essa duvida mais la vai!
minha guitarra tem 2 caps singles e 1 duplo, e a chave tem 5 posições, queria saber o q muda em cada posição da chave (não no som pois da pra notar, mais sim na parte tecnica) ??
num sei se perguntei certo mais tudo bem.
flws
vlw
|
GuitarHome Veterano
|
# jun/06 · Editado por: GuitarHome
· votar
Bom, Primeiro de tudo não é "capitadores" e sim captadores.
(não no som pois da pra notar, mais sim na parte tecnica) ??
Parte tecnica é do guitarrista =D.
Parte elétrica é da guitarra =D.
Bom a chave para baixo é captador da ponte. e pra cima é do braço.No meio é o captador do escudo. Entre o Meio e pra baixo (ponte) é o captador do meio ligado junto com o captador da ponte. Entre o meio e pra cima (braço), seria a 4ª posição ( considerando a da ponte a 1ª ) é o captador do braço junto com o do escudo..
Abraços..
|
Guitar_L Veterano |
# jun/06
· votar
kids_
Se for single no meio, no braço e hambucker na ponte axu q fica assim: (olhando a guitarra de cima)
Chave para a esqueeda: Cap do Braço
Chave entre a esquerda e o meio: Caps do Braço/Meio.
Chave no meio: Cap do Meio.
Chave entre o meio e a direita: Caps do Meio/Ponte.
Chave para a direita: Cap da Ponte.
Abraços
|
rafaelcds Veterano |
# jun/06
· votar
Guitar_Luppi
Hum... duvida minha agora.
Na minha guitarra a disposição dos captadores eh igual a do kids_
Mas assim:
Eu sei que captador Single dá chiado sozinho...
Então:
Captador da Ponte Sozinho sendo Hambucker não dá chiado. Tudo bem...
Captador da Ponte + Meio dá chiado. Pq?
Captador do Meio Sozinho. Tudo bem...
O resto tdo bem... pois sei que juntando dois singles nao dá chiado...
So queria saber mesmo pq o Hambucker mais o single da chiado... sacaram?
|
kids_ Veterano |
# jun/06
· votar
Bom, Primeiro de tudo não é "capitadores" e sim captadores.
Parte tecnica é do guitarrista =D.
Parte elétrica é da guitarra =D.
so burro mesmo ahuahuhau!
Guitar_Luppi
GuitarHome
captadores (aprendi) do braço seriam os q ficam mais perto do braço? q no caso são os singles?
|
GuitarHome Veterano
|
# jun/06
· votar
kids_
haha =P..
Captador do braço é exatamente isso, é o captador que fica mais perto do braço ! o da ponte é o que mais fica perto da ponte!
e o do escudo é o captador entre o da ponte e o do braço, ou seja o do meio =d!
|
kids_ Veterano |
# jun/06
· votar
GuitarHome
mais essa chave não muda o fechamento do caps? tipo em série ou palelo?
|
Guitar_L Veterano |
# jun/06
· votar
rafaelcds
Aew nem tem como eu te ajudar cara, nunca tive uma guitarra com singles xD A minha tem 2 Hambuckers q defasam pra singles, e como eh uma chave q defasa os dois, não tem como testar. Não sei o pq disso não cara.
kids_
Exatamente isso.
Abraços
|
GuitarHome Veterano
|
# jun/06
· votar
kids_
Não consigui interpretar sua pergunta. Explica melhor =D!
|
kids_ Veterano |
# jun/06
· votar
assim galera, num sei se eh só os humbuckers ou os singles tbm, mais vi nu tópico de captadores q eles (ou ele) pode ser fechado em paralelo ou série, q fais ele vira single sei la. mais ou menos isso. entende?
|
GuitarHome Veterano
|
# jun/06
· votar
kids_
Muitos captadores com mais de uma bobina, possuem 4 fios condutores, que permitem as mais diversas ligações entre as bobinas. Um recurso comum é o "coil-Tap" ou "split", que nada mais é que ligar apenas 1 bobina das 2 do captador. Tirando assim
de um humbucker por exemplo, um som muito próximo a um single-coil. Normalmente quando se "splita" causa-se também o ruido do single-coil, assim, basta voltar a chave a posição "humbucker" para que o ruido encerre. Este tipo de ligação normalmente é feito de duas maneiras : mini-toggle (uma mini-chave de duas posições, para alternar entre "split" e humbucker. Push-Pull (ou Push-Push), potênciometro (normalmente de Tom ou volume) que pode ser "puxado" para cima, ativando assim o modo
"split" e empurrado de volta para baixo, voltando a posição humbucker. Equivocadamente, se refere a isso como "defasar" o captador, enquanto na verdade, isso não é defasar, é apenas "separar" (Splitar) as bobinas. Pode ocorrer de dar defasamento, quando somente 1 pickup é splitado quando tem mais pickups ligados ao mesmo tempo. Normalmente o que se faz é "splitar" todos os pickups para que isso não ocorra. Muitos instrumentistas gostam do som "fora-de-fase".
=D!
|
kids_ Veterano |
# jun/06
· votar
GuitarHome
certu, então esse split eh feito independentemente da chave seletora?
|
LeandroP Moderador |
# jun/06
· votar
1 - humbucker cheio
2 - humbucker + meio
3 - meio
4 - meio + braço
5 - braço
Se instalar uma chavinha, as possibilidades aumentam:
1 - humbucker cheio
1 - humbucker splitado (chavinha ligada)
2 - humbucker + meio
2 - humbucker splitado + meio (chavinha ligada)
3 - meio
4 - meio + braço
5 - braço
Se no lugar do potenciômetro de tonalidade do braço você instalar outro de volume, dá pra fazer um blender (misturador), e usar o captador da ponte junto com o do braço.
Enfim, existem várias maneiras de ligar os captadores. Se ligar em paralelo, aí as combinações aumentam ainda mais.
|
kids_ Veterano |
# jun/06
· votar
LeandroPanucci
Guitar_Luppi
GuitarHome
vlw galera, brigadão, esclareceram todas minhas duvidas!
flws
|