Dúvida sobre a ponte da Ibanez GRG 150

    Autor Mensagem
    Fathers of Bodom
    Veterano
    # mai/06


    é o seguinte, comprei uma ibanez grg 150, tá, blz
    mas a questão é a ponte (fat-10)
    é o tipo d ponte na qual eu poderia dar alavancadas "pra fora" ??
    até dá pra fazer essas alavancadas, mas não dá pra ter um alacance satisfatório

    isso poderia danificar alguma coisa caso eu continue fazendo ??? ._.

    Al_Capone
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    cara , vai dar uma desafinada boa

    Al_Capone
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    e nao e muito racomendavel dar alavancadas ´´para tras´´ com tremolo normal

    Fathers of Bodom
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    po, nem dá tanta desafinada pq tipo, só dá pra fazer bem poquinho msm
    mas fica legal dependendo da musica q eu tiver tocando

    e tipo, tem algum risco d dar algum problema ??

    Al_Capone
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    a cara , pra dar alavancadas pra tras tem que ter o back box , se nao fode tudo , mas sei lah , vai no topico do bertoal e do seiji que eles et respondem certinho cara .

    Al_Capone
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=125069&page=26#11

    ryushin
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Essa guitarra NÃO tem tarracha com trava nem trava na ponte... NÃO use a alavanca dela..

    ryushin
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Um amigo meu tem o mesmo modelo.. E o luthier travou a ponte...

    Fathers of Bodom
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    di boa, vlw al_capone, vo perguntar lá tbm =]

    mas ryushin, qt q ele pagou + ou - pra travar a ponte ??

    Fathers of Bodom
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    [tirei minha dúvida no topico do bertola e do seiji, vlw !!!! =D ]

    gsprs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    a minha nao é esse modelo...
    mas é tremolo tb..
    mandei travar a ponte...
    fica melhor..
    nem uso alavanca...

    Renkar
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Renkar
    · votar


    Fathers of Bodom
    Opa!
    Era de mim mesmo q o Ryushin tava falando.. ^^
    Assim, eu fui no luthier pra regular a guitarra, daí paguei R$45. Aí além dele regular a guitarra e tal ele travou a ponte sem cobrar nada a mais.

    A alavanca dessa ponte dela não é muito recomendável usar pois, como o ryushin disse, ela não tem trava nem nas tarrachas nem na ponte, e por isso alavancando com ela vai desafinar um pouco e deixar a afinação instável por causa das tarrachas sem trava e a corda vai ficar fazendo atrito com a área de contato com o carrinho da ponte, o que tb não é mto bom..

    Mas me parece que fazendo algumas regulagens ainda dá pra usar essa alavanca, segue aqui a pergunta q eu fiz pro Bertola e o que ele respondeu:
    OBS: Foi no tópico das perguntas pro Bertola e pro Seiji:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/125069/p20

    Renkar
    "Pergunta:
    Tenho uma Ibanez GRG-150 (ponte tremolo). É essa daqui:
    http://www.musicware.com.br/ibanez/grg150.jpg

    Certa vez vi o Bertola falar aqui no FCC que fazendo algumas modificações nesta guitarra já seria possível dar algumas boas alavancadas sem necessidade de colocar uma Floyd, que iria prejudicar muito o sustain.
    Quais modificações seriam estas? Que faixa de preço +- sairiam estas modificações num luthier?
    Abraços!
    "

    Mauricio Luiz Bertola
    "Cara, as pontes estilo "vintage" ou variações delas, como essa dessa Ibanez aí, para atuarem corretamente devem ter os seguintes procedimentos seguidos: Regulagem correta da ponte, incluindo aí a tensão das molas (que devem ser novas e de boa procedência). Lubrificação, com graxa branca ou vaselina sólida dos parafusos de fixação (em caso de pivôs, não há a necessidade disto), lubrificação dos rastilhos (no ponto em que a corda tensiona neles), com óleo de máquina. Lubrificação dos sulcos da pestana com grafite em pó (no caso de possuir "roller-nut", não há a necessidade de fazê-lo). Lubrificação dos abaixadores de cordas (na parte de baixo, onde as cordas passam), com graxa branca ou vaselina sólida. Colocação correta das cordas nas tarrachas (sem "embôlos", com poucas voltas, laceando a corda en torno da haste, cortando os excessos, etc).
    Seguidos esses procedimentos, a tendência a desafinação será bem menor.
    Abç
    "

    Mas eu não cheguei a testar estas regulagens.. deixei a ponte travada mesmo..
    Eu tô pensando em guardar uma graninha pra comprar uma wilkinson e umas tarrachas com trava, daí vai ficar perfeito \o/

    Abraços!

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Bozo_O_Palhaco_Traquino
    · votar


    ryushin

    Essa guitarra NÃO tem tarracha com trava nem trava na ponte... NÃO use a alavanca dela..


    Será q colocando tarracha com trava impediria a desafinação? Tenho uma GRX70 q desafina não só com alavancada, mas tb acontece de desafinar a terceira corda quando dou um bend nela...

    Renkar
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Será q colocando tarracha com trava impediria a desafinação? Tenho uma GRX70 q desafina não só com alavancada, mas tb acontece de desafinar a terceira corda quando dou um bend nela...

    Tarracha com trava com certeza melhoraria bastante! Mas quanto ao desafinamento com o bend... eu acho que sei o que pode ser..
    Quando você afina, vc não pode terminar de afinar relaxando a tarracha, porque isso vai deixar a parte da corda que tá no headstock, depois do nut, mais relaxada, e a parte que passa pelo braço, afinado. Mas aí quando você dá o bend a tensão aumenta do lado do braço, de modo que o que tava relaxado na parte do headstock passa pro braço, desafinando a corda do bend.
    Pra resolvir isso, é só vc sempre terminar de afinar uma corda apertando ela. Como? Vc deixa ela um pouco mais grave do que o normal (coisa pouca). Daí vc afina apertando e quando chegar no tom certo nem mexe mais na tarracha, evite de relaxar a corda no final da afinação de cada corda.

    OU então vc pode afinar do jeito normal, relaxando ou apertando, mas sempre lembrando de "puxar" a corda um pouco, segurando a corda +- sobre a parte dos captadores e puxando a corda pro sentido da ponte (sempre afinando denovo após fazer isso). Desse modo, a parte da corda que tá no headstock não fica relaxada e daí não acontece isso qdo dá o bend.

    Se essas duas coisas não resolverem não sei o que pode ser.. aí acho que seria legal vc levar num luthier pra dar uma regulada..

    Abraços!

    Fathers of Bodom
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Renkar

    putz, vo procurar um luthier pra ver esse lance, pq mt vezes eu preciso d umas alavancadas e talz; daí eu vejo com o luthier e digo mais ou menos qt q fica \o/

    Eliseu_Augusto
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Eliseu_Augusto
    · votar


    eu também vou comprar essa guitarra.. então a ponte dela não é muito boa ?

    assacinodeemos
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Desenterrando o topico !


    Alguem que tenha esse modelo de ponte poderia por favor postar umas fotos dela , se possivel mostrando a parte das molas e saddles .

    Obrigado !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre a ponte da Ibanez GRG 150