Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar


Fábio Seiji
Essa semana eu não tenho absolutamente nada, dou uma ligada ou te passo um e-mail então.

Ah, você ainda não me passou quanto eu te devo.

Guitar Man 20
Veterano
# abr/06
· votar


Fábio Seiji

kra, você não me falou quando eu vou pagar na venda da minha sg...
eh uma epiphone special, trastes um pouco gastos, um pouco riscada e com o seletor de caps pifando direto
eu queria pegar uma groovin e dar como parte do pagamento a minha sg...

GustavoStrato
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

hum,,, valeu a resposta ae, vo testa ela e se der tirar umas fotos melhores para colocar aqui para vc ver, pode ser???

fora isso do poplar ser mais denso,,, ele tb é mais leve. tem mais alguma peculiaridade??? e não muda o timbre muito não né?

e finalizando... dicas pra eu olhar algum defeito especifico na guitarra?

Por exemplo, quando os trastes estão, seria como se eles estivesse "comidos" ?

MUITO OBRIGADO!

tomarock
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Fábio Seiji

por favor, estou com um problema numa guitarra com floyd...
eh q a corda mizinha se encontra muito tensionada, quebrando-a facilmente. Apenas a mizinha tem esse problema, a tensao das demais estao boas. gostaria de saber qual o procedimento pra deixa-la mais "mole", pra quebrar menos entende...
agradeço antecipadamente[b][/b]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


GustavoStrato
Trastes desgastados apresentam "buracos", causados pelo uso de cordas velhas. Se ela possuir esses "buracos" nos trastes, vc deverá fazer uma retífica de trastes. Verifique se a guitarra não apresenta rachaduras no corpo (não confundir com rachaduras na pintura, que nada ocasiona), se os parafusos dos carrinhos da ponte não estão "espanados", se os parafusos de fixação do escudo e do braço estão apertados e em boas condições, se os potenciômetros, chave e "jack" não apresentam ruídos e chiados, etc.
O poplar tem um timbre parecido com o alder, quanto ao peso...bem isso muda de peça para peça, e é irrelevante.
tomarock
Para isso é necessário uma regulagem de entonação (oitavas) e de ação da guitarra, a verificação se o carrinho não se encontra com nenhuma "rebarba" e/ou até mesmo o uso de um encordoamento mais espesso (altamente recomendável).
Abçs

Felipe Rocha Defavari
Veterano
# abr/06 · Editado por: Felipe Rocha Defavari
· votar


....

Williamfw
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa, qt mais ou menos um luthier cobra pra regula o braço pra cordas 0.10?

GustavoStrato
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu ae os toques!!!

Parafusos espanados são o q? Desculpe eh q sou muito leigo nesses termos... Se os captadores e os parafusos apresentarem ferrugem, já q a guita eh de 99, tem algum problema?

E como eu vejo se o parafuso do braço da apertado??? Só sentindo? Pondo o dedo pra ve se tá firme???

Muito obrigado ae denovo cara!!!


Williamfw

ajudando ae cara, o luthier aqui de bh cobrou 40 reais pra dah uma regulada geral, limpeza, e regular pra cordas 0.10

Abraços

Williamfw
Veterano
# abr/06
· votar


GustavoStrato
Ah vlw cara, e pra ajuda ae tb, parafuso espanado é qd aquele caminho do parafuso ou sei la como se fala fica liso (desgastado). ai nao rosqueia mais direito, vlw

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


Guitar Man 20
kra, você não me falou quando eu vou pagar na venda da minha sg...
eh uma epiphone special, trastes um pouco gastos, um pouco riscada e com o seletor de caps pifando direto
eu queria pegar uma groovin e dar como parte do pagamento a minha sg...


vc tinha me perguntado? desculpe-me eu não vi.
mas eu sinceramente não sei... na verdade não tem como saber disso sem vc ir à uma loja que compre e venda e perguntar.

cavaleirolouco
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

olá, cara.. essas guitarras da giannini que são "cópias" da jazz master e da jaguar são boas? vc já pegou alguma delas super sonic e gemini? estou afim de pegar uma delas... obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


cavaleirolouco
Elas são cópias em termos, pois a Giannini fez um design híbrido (para não ter que pagar os malditos royaltes impostos pelas poderosas corporações norteamericanas), que eu inclusive achei ruim.
Algumas pessoas falam bem dessas guitarras, outras muito mal, portanto vc terá que experimentá-las por sí, pois eu ainda não trabalhei com essas especificamente (as outras são muito ruins).
Abç

GustavoStrato
Veterano
# abr/06 · Editado por: GustavoStrato
· votar


Williamfw

valeu ae garoto!
e aquele negócio das tarrachas terem "espaços" só mexendo nela pra ve neh? mudando a afinação correto??

abraços

Guilhermek
Veterano
# abr/06
· votar


1)Caros Luthiers minha guitarra esta apresentando um som muito abafado, quando eu uso o GDI 21, jah testei os cabos, e nao sao, provavelmente é o pedal??? tem um detalhe as cordas da minha guita estao velhas, sera isso o problemas ou é realmente um sintoma deste pedal.

2)Outra coisa, extiste algum tratamento dado as ferragens q impeça a oxidaçao ou remova toda ela? tenho muito acido urico e mesmo passando uma flanela cuidadosamente apos ter tocado ainda aparecem marcas de ferrugen, alias alguns parafusos do escudo estao bem oxidados seria bom troca-los?


3)Mais uma coisa, minha guitarra possui uma chave de 5 posiçoes, mas percebi que apenas 3 estao funcionando (ponto, meio e braço) oq pode ser isso??

Minha guitarra: Shelter FST 62 Strato
Meu amp : Warm Muisic 208 Gt

Muito obrigado!!!

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


Guilhermek
1- Deve ser o pedal, ms se vc tá achando que são as cordas velhas é só trocea-las por novas.

2- existem tratamentos industriais anti corrosivos, mas são muito caros para nós, pobres mortais, então procure deixar sua guitarra sempre bem limpinha e passe talco nas mãos sempre que precisar e procure beber bastante água, o incidência de ácido úrico no organismo se dá pelo excesso de ingestão de proteínas e falta de água, assim a uréia se concentra formando ácido úrico, animais que vivem sob muita oferta de água secretam amônia (peixes) e os que vivem sob pouca oferta de água secream ácido úrico (aves).

3- mal contato ou chave danificada

Guilhermek
Veterano
# abr/06
· votar


Fábio Seiji

ah cara, vo faze isso sim, essa de passa talco na mao eu nao sabia, tipo eh melhor eu troca os parafusos oxidados neh?? pq jah ta começando aparecer nos caps e na ponte.

aratohendrix
Veterano
# abr/06
· votar


Opa, to com um probleminha q é o seguinte...

A uns tempos atras eu troquei o encordoamento de 009 pra 010, regulei a floyd, ela ficou igual, as oitavas num ficaram 100%, mas foi o q eu consegui fazer, e o tensor não foi preciso pq o braço não apresentou curvatura.

A guitarra ficou boa, mas as cordas ficaram meio altas, e pelo q sei, a unica maneira de baixar é nos pivos. Fui apertando e foi bastante, mas o que senti foi que a ponte abaixou mto pouco ou até nada e eu ganhei um trastejamento na mizona na 12, na G na 19, e mais alguma outra no final da escala

Então, será que esta espanado? sera q se eu colocar cordas novas, sendo um segundo jogo de 010 da guitarra ela vai se acostumar melhor? (ta, eu sei, é meio nada a ver uahuae)

valeu

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


Guilhermek
é bom trocar os parafusos sim pq a oxidação vai dificultar cada vez mais a retirada deles, além de manchar tudo em volta.

aratohendrix
Cara, melhor vc levar ao seu luthier pra dar uma olhada; provavelmente o tensor e o nut estão desregulados e vc deve ter desegulado a ponte também. Existe procedimento correto pra averiguar se a ação do tensor e ds cordas estão OK, não é assim olhando se o braço curvou ou não pq cada um tem uma precisão diferente nos olhos.

aratohendrix
Veterano
# abr/06
· votar


Fábio Seiji
pode crer, acho q a grana q me sobra eu vou levar no luthier mesmo
mas sinceramente cara, acho q num devia ter pego guitarra com floydrose, num é meu estilo, pena q até eu poder trocar vai demorar

Zandor
Veterano
# abr/06
· votar


Pergunta sobre escudo e captador:

- Que tipo de chave de 3 posições eu posso usar?
- Que tipo de plástico usar pra fazer escudo de guitarra strato, e com o que cortar?
- O que usar pra fazer a "blindagem" ?

zeh_666caop
Veterano
# abr/06
· votar


bertola... vc faz instrumentos??? gostaria de montar uma strato
qualque coisa me manda seu contato, moro no RJ
mto obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


zeh_666caop
Envie um e-mail para mlbertola@hotmail,com
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


Zandor
1- depende do modelo de guitarra
2- à princípio qualquer plástico serve, mas existem placas próprias para isso ou mesmo escudos prontos à venda.
3- lâmina de cobre, papel alumínio ou fita adesiva própria

Renkar
Veterano
# abr/06
· votar


Pergunta:
Tenho uma Ibanez GRG-150 (ponte tremolo). É essa daqui:
http://www.musicware.com.br/ibanez/grg150.jpg

Certa vez vi o Bertola falar aqui no FCC que fazendo algumas modificações nesta guitarra já seria possível dar algumas boas alavancadas sem necessidade de colocar uma Floyd, que iria prejudicar muito o sustain.
Quais modificações seriam estas? Que faixa de preço +- sairiam estas modificações num luthier?
Abraços!

thiago baixo
Veterano
# abr/06
· votar


seiji, vi que vc trabalha em sbc... mas qual o endereço? não sei se é permitido vc flar isso, mas quanto fica uma regulagem em um cobtra baixo de 4 cordas?

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


thiago baixo
Fala Thiago, tudo beleza?

Cara eu não faço serviço de regulagem, mas se for coisa simples me manda um email que eu vejo como posso te ajudar. <fseiji@yahoo.com>
A oficina fica no centro de são bernardo.

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


Fábio Seiji

kd uc?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Renkar
Cara, as pontes estilo "vintage" ou variações delas, como essa dessa Ibanez aí, para atuarem corretamente devem ter os seguintes procedimentos seguidos: Regulagem correta da ponte, incluindo aí a tensão das molas (que devem ser novas e de boa procedência). Lubrificação, com graxa branca ou vaselina sólida dos parafusos de fixação (em caso de pivôs, não há a necessidade disto), lubrificação dos rastilhos (no ponto em que a corda tensiona neles), com óleo de máquina. Lubrificação dos sulcos da pestana com grafite em pó (no caso de possuir "roller-nut", não há a necessidade de fazê-lo). Lubrificação dos abaixadores de cordas (na parte de baixo, onde as cordas passam), com graxa branca ou vaselina sólida. Colocação correta das cordas nas tarrachas (sem "embôlos", com poucas voltas, laceando a corda en torno da haste, cortando os excessos, etc).
Seguidos esses procedimentos, a tendência a desafinação será bem menor.
Abç

Fast_pick
Veterano
# abr/06 · Editado por: Fast_pick
· votar


Bertola

Blz!?
Cara, queria saber uma coisa, eu tenho uma guitarra Ibanez Grg 270 Bk(black) de fábrica, eu a mandei para um luthier parafusar os captadores diretamente no corpo e para fazer um contorno branco em volta, ficou perfeito, mas eu estava querendo fazer isso no braço dela tmbm e no headstock, será q existe alguma possibilidade disso afetar o instrumento de alguma forma!!? Já agradeço sua atenção!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Fast_pick
Cara, não recomendo isso, pois é um serviço caro, trabalhoso, que exigirá o reacabamento de todo o instrumento, e principalmente não lhe trará nenhum benefício timbrístico.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)