As grandes marcas vem relaxando!

Autor Mensagem
Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# abr/06


Ontem enquanto dava uma volta no Barra Shopping, entrei em uma loja de instrumentos e estava dando uma olhada quando derrepente vi vendendo uma Epiphone SG 400 Cherry, na nova versão (com tarrachas cromadas e SG escrito no braço ou inves de Gibson). Constatei que o que eu achava é verdade. As grandes marcas garantidas no nome que fizeram com os guitarristas sem visão pra o novo e simplesmente para o que elas faziam começaram a relaxar na confecção dos instrumentos.

A Sg à venda tinha o acabamento muuuito inferior à minha que é antiga deve ter uns 3 anos. RESUMINDO: A falta de visão dos guitarrista que preferem marca ao invés do som, esta levando todos a ruina.

VAMOS ACORDAR E ACABAR COM ESSA FALTA DE RESPEITO CONOSCO!!!

diwillo
Veterano
# abr/06
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla

Cara..isso nao eh uma coisa generalizada, tipo..algumas marcas tao fazendo isso..as vezes vc encontra uma epi ruim.mas nao eh sempre!
Mas eu axo q oq vem ocorrendo eh q as grandes marcas tao lançando as linhas inferiores, entende?
Tipo, a Ibanez tem a Gio e tal..saca? E eh ei q eles diminuem a qualidade..
Abraço

lespaulbabilon
Veterano
# abr/06
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla

Acho que isso varia de marca para marca. A Fender, eu considero uma empresa que não diminui a qualidade das suas guitarras bruscamente. É fato que ela criou uma sub-marca para guitarras de qualidade inferior. Mas isso já é um fator da desigualdade social. Não é todo mundo que tem dinheiro para comprar uma Fender American. Por isso a Fender tanto criou uma sub-marca (Squier) e começou a produzir as Fender em outros países, como Japão e México. As Squiers são guitarras pra iniciantes/intermediários, não seguem o mesmo padrão de qualidade das Fenders, mas são guitarras de renome.

A mesma coisa aconteceu com a Gibson. No Brasil, não é todo mundo que pode pagar hoje em dia R$9.000,00 numa Standard. A Gibson também criou sua sub-marca, a Epiphone. Isso tudo, na minha opinião, é nada mais que fruto da desigualdade social. As empresas que buscam lucros, devem se adequar à maioria dos consumidores.

Enfim, o fato da diminuição na qualidade dos instrumentos, para mim é tudo questão social. Fazer com que o consumidor possa consumir o produto.
Mas tenho certeza que grandes guitarras como as próprias Gibson não abaixam a qualidade das suas guitarras (claro, as mais tops).
Aí muita gente pode dizer que antigamente as guitarras eram vintage, e eram melhores que as de hoje. Sim, transformações ocorrem, mas são transformações demoradas e não muito bruscas. E mesmo assim a qualidade de uma Gibson de hoje é incomparável com a maioria das guitarras.

A mesma coisa com a Jackson, Ibanez, Gretsch, e outras.

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


SG escrito no braço ou inves de Gibson

Qual?

http://www.epiphone.com/default.asp?ProductID=25&CollectionID=3

Se achar no link fala pra gente o modelo.

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar


Uma marca que parece se preocupar com qualidade mesmo nas segunda linha que lança é a ESP.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# abr/06
· votar


As novas vem escrito SG naquela capinha que tapa o tensor no headstock. Entendeu?

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla
Não, no site está igual e com as tarrachas antigas. pelo menos a G-400 normal. Não foi outro modelo que você viu não?

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# abr/06
· votar


Não cara, agora elas são com tarrachas cromadas e SG no Headstock

vodoo chile
Veterano
# abr/06
· votar


a minha tem as cromadas mas tem o gibson no tensor.. O.o

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Bom, eu sou adepto da luthieria.

Penta_Blues
Moderador
# abr/06
· votar


Boa tarde!!!

Fritz_mkvl
Bom, eu sou adepto da luthieria.

Cara, eu concordo com vc, principalmente depois de comprovar o trabalho de confecção de um braço pra Les Paul que o Seiji fez pra minha guitarra.
Valeu!!!

Rabbit
Veterano
# abr/06
· votar


lespaulbabilon
A Gibson também criou sua sub-marca, a Epiphone

Ingenuo erro. A gibson nunca criou a Epiphone, a Gibson simplesmente comprou a Epiphone em 1957. Epaminondas Stathopoulo criou seu primeiro instrumento cerca de 1875(mais ou menos isso). Entao nesse caso Epiphone nao eh submarca da Gibson, e sim uma marca em que a gibson eh dona. Evita concorrencias.

Valeu!

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar


Penta_Blues
Estou com um trabalho do Fábio aqui em casa também. Recomendo 100%.

Rabbit
Veterano
# abr/06
· votar


lespaulbabilon
Mas tenho certeza que grandes guitarras como as próprias Gibson não abaixam a qualidade das suas guitarras (claro, as mais tops).

Abaixa sim, soh que vcs consideram Gibson somente as guitarras de melhor qualidade. Esse eh o efeito que a Gibson quer e consegue. A Gibson faz guitarras de todas as qualidades, por que ela nao quer perder nenhuma fatia do mercado.

Por exemplo, a epiphone fabrica guitarras de todas as qualidades. Se de hoje pra amanha a epiphone inventasse um nome novo pra linha Special. Seria certo considerar epiphone legitima soh a linha custom? A Special deixaria de ser epiphone? Nao sei se me entendeu.

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Uma marca que parece se preocupar com qualidade mesmo nas segunda linha que lança é a ESP.
Porra se não se preocupa, dá pra ver que as LTD são feitas com preocupação... acabamento tão bom quanto as ESP

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# abr/06
· votar


minha tem as cromadas mas tem o gibson no tensor.. O.o

Mas a sua dever ser a Special!

teuabreu
Veterano
# abr/06
· votar


Sem falar que as que chegam aqui no Brasil de forma geral, não são as mesmas que vão abastecer mercados mais exigentes mesmo sendo mesma marca-modelo-fabricação, por isso é muito dificil se comentar algo a respeito.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# abr/06
· votar


Acho que agora vc´s me entenderam!

Alan_Domingues
Veterano
# abr/06
· votar


Bem vindo ao Brasil. Só acordou agora ? Perdeu o bonde então amigo.

lespaulbabilon
Veterano
# abr/06 · Editado por: lespaulbabilon
· votar


Rabbit

Desculpe-me pelo erro, mas acho que a idéia permaneceu intacta...heheh
Ter uma marca inferior, para abranger mais consumidores.

Abaixa sim, soh que vcs consideram Gibson somente as guitarras de melhor qualidade. Esse eh o efeito que a Gibson quer e consegue. A Gibson faz guitarras de todas as qualidades, por que ela nao quer perder nenhuma fatia do mercado.

Por exemplo, a epiphone fabrica guitarras de todas as qualidades. Se de hoje pra amanha a epiphone inventasse um nome novo pra linha Special. Seria certo considerar epiphone legitima soh a linha custom? A Special deixaria de ser epiphone? Nao sei se me entendeu.


Acho que entendi. Mas com certeza, como eu disse, não houveram grandes saltos na qualidade das guitarras, como em várias outras marcas ocorrem. As Jackson na minha opinião estão caindo na qualidade, as Ibanez também. Eu não acho que as Gibson sejam as guitarras de melhor qualidade, mas é fato que sua fama é fruto da qualidade. Quando toquei numa Gibson de 1980 e em uma que acabara de "sair do forno" (2004), não vi mudanças drásticas, que levaram numa "desconstruição" da instituição Gibson, e na qualidade dos seus instrumentos. Fato que eu acho que já ocorre na Ibanez ou na Jackson.

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


A produção atual de guitarras e contrabaixos elétricos de TODAS as marcas privilegia a produção em massa e o menor custo de produção possível, e não a qualidade, mesmo as marcas consagradas só mantiveram a qualidade de seus produtos nas suas linhas Custom Shop (que custam caro).
Ademais, com a destruição das florestas dada a superexploração, as madeiras hoje comercialmente disponíveis provém de árvores cada vez menores, daí a qualidade da madeira (e por consegüinte do timbre), cai.
Essa inclusive é uma das causas da sobrevalorização das guitarras mais antigas, "vintages" (as verdadeiras, claro).
Abç

danilomagacho
Veterano
# abr/06
· votar


Acho isso perfeitamente normal... o erro aqui tá no título do tópico... As grandes marcas vem relaxando! O cara escreve isto e sai de cara falando que foi ver uma Epiphone... A Epiphone não é uma grande marca, é uma marca meia boca mas que a maioria compra ela porquê não pode ter uma Gibson.

E não venha me falar que Epiphone é Gibson... não é, pertence a Gibson mas não é, senão vão ter que falar também que Kramer é Gibson, Steinberg é Gibson, Tobias é Gibson...

Parem com isso, Epiphone é Epiphone, uma outra marca de guitarra, pertencente à Gibson, não é Gibson, ela é feita em outra fábrica, com materiais de qualidade inferior, e a produção é de qualidade inferior e principalente o controle da qualidade dos instrumentos, o que acaba por não inibir a saída da fábrica de instrumentos com falhas graves.

As GRANDES MARCAS continuam produzindo guitarras muito, muito boas, com padrão de qualidade muito alto, com hardware de primeiríssima, mas que a grande maioria das pessoas não pode pagar. Se quiser ter uma boa guitarra, de uma grande marca, tem que desembolsar de 4 mil pra cima, e olha que pode ser muito acima... uma LP top de linha da Gibson vai te custar 10000 ou mais, uma JEM fodona também... uma Fender um pouco menos, mas também é muito cara... e por aí vai... (ainda não estou falando de custom shop... daí o valor fica monstruoso...).

Se não podem pagar parem de reclamar e comprem as Epiphone, levem a um bom luthier para dar um acerto na má qualidade da guitarra, comprem captadores de qualidade, etc...

Ahh... sim... eu sou completamente contra as Epiphone, eu acho que tem guitarra muito melhor com preços mais acessíveis... Washburn, LTD, etc...

NOTA POLÊMICA: A única marca que realmente faz guitarras ruins é a Ibanez, já que ao invés de criarem outra marca de segunda linha, eles fabricam guitarras de segunda ou de terceira linha, em fábricas meia sola (india, indonesia, etc...) e ainda por cima escrevem Ibanez no Headstock (e cobram caro por esse Ibanez no headstock).

Drinho
Veterano
# abr/06 · Editado por: Drinho
· votar


Se você tem um pingo de bom senso, e experiência com guitarras, isso é, um cara que tá começando a tocar não vai pensar em 1/10 das coisas que um cara que já entende do assunto pensa na hora de comprar um instrumento, você está praticamente imune a isso.
Se você parar para pensar, qualquer grande marca que faça guitarra de valor mais acessível é de fato relaxada, grande parte dessas guitarras são coreanas, chinesas, da indonésia, enfim mão de obra barata, a linha de produção é muito grande, e a supervisão dentro disso não é das melhores, as peças são baratas. Então o custo do instrumento em si é muito pequeno, as grandes marcas gastam o minimo possivel no bruto, pra depois enfiar a faca quando joga o nome no headstock. Falo isso por experiencia própria, pois já tive jackson que não valia metade do que eu paguei. Agora veja as guitarras de custo muito alto, Gibson, Fender, Ibanez mais tops, signatures enfim, você ve que a guitarra tem qualidade, as peças são boas, a mão de obra é americana, japonesa, mesmo assim você paga MUITO mais do que ela vale, tudo isso em função do nome. Uns tempos atras aqui em santo andré tinha em uma loja vendendo a gibson lespaul do zakk wylde. Com certeza a guitarra é fantástica, captação, peças de primeira, construção ótima... mas a bendita tava custando 21 mil reais... onde já se viu uma guitarra custar isso, é um carro, quem comprou foi um colecionador.. então ou voce tem muito dinheiro para comprar guitarras de nome, ou você tenta dentro de suas condiçoes buscar o melhor possivel. A pior sensação que tem é você saber que foi feito de troxa.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# abr/06
· votar


erro aqui tá no título do tópico... As grandes marcas vem relaxando! O cara escreve isto e sai de cara falando que foi ver uma Epiphone... A Epiphone não é uma grande marca, é uma marca meia boca mas que a maioria compra ela porquê não pode ter uma Gibson

Não acho que a Epiphone Seja Gibson, e acho que é uma boa marca, não como a gibson. A Epiphone NÃO é uma segunda linha e sim um fabricante adiquirido pela Gibson. E se vc ler alguns outros tópicos, vc vai perceber que já tem muita gente reclamando da qualidade das Gibsons.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# abr/06
· votar


Queria fazer entender a todos que MARCA NÃO É TUDO, O IMPORTANTE É O SOM!!!!!!! Eu tenho uma Epiphone SG 400 e uma COndor Les Paul. E a condor com o captador Seymour DUncan Alnico II Pro que eu coloquei ficou bem melhor que a Epiphone, fora o acabamento que tb é lindo!

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# abr/06
· votar


Ah!!!! Outra coisa, quando eu falei da má qualidade, não foi da Epiphone em relação a Gibson. E sim de um modelo X de 1994 ter um acabamento legal e o mesmo modelo X de 2006 ter um acabamento inferior. Quem não leu o topico direito, NÃO fale merda!

Rabbit
Veterano
# abr/06
· votar


danilomagacho

Pra mim vc falou bobagem do comeco ao fim.

A Epiphone não é uma grande marca, é uma marca meia boca

Estude, pesquise um pouquinho antes de ir disparando bosta sobre coisas que vc nao sabe.

Epiphone eh uma das maiores marcas de guitarra da atualidade. Simplesmente nao fabrica guitarras iguais as Gibson. Mas eh claro que tem condicoes pra isso e sabe fazer guitarras da qualidade de qualquer Gibson. Mas a Gibson-Fender precisam fazer essa diferenciacao, como uma lavagem cerebral na cabeca dos alerdados, ignorantes, imaturos e com dinheiro pra gastar, pra justificar o preco de suas guitarras.

Nao existe esse negocio de tal marca sabe fazer guitarras boas e outra nao, ou esse negocio de material de primeirissima qualidade eh bullshit. Um bom luthier sabe fazer uma guitarra boa que nao perde pra nenhuma Gibson, imegine uma empresa como epiphone. Soh que o que eles estao preocupados nao eh qualidade e sim saida e entrada de dinheiro. Se for preciso colocar um materialzinho mais caro pra justificar cobrar 6000 numa guitarra de 1000 assim eles farao. Eh a mesma coisa das guitarras vintage serem mais caras, nao eh porque elas valem ou tem material melhor do que nenhuma guitarra, e sim a historia dela.

E acho que nao tem nada de errado com o titulo do cara. As marcas vem relaxando sim, pra lucrar mais. porque hoje qualquer boyzinho quer ser guitarrista.

AxlRJ
Veterano
# abr/06
· votar


Cara

Brasil é foda...

uma Fender American la fora custa U$1000,00, ai chega o brasileiro (oba essa guitarra tem grande procura, vamo bota o preço a R$5000,00)

uma Gibson LP Standard custa U$2300,00 ai chega o brasileiro fdp denovo querendo dar uma de malandro e vende por R$9000,00

por isso que Brasil n vai pra frente

Brasileiro tem mania de supervalorizar tudo que é bom...

dai agente tem q engolir Zooms 505 e Fenders Squiers...

enquanto musicos dos paises desenvolvidos tem pedais da Line 6 e pelo menos 1 Gibson e 1 Fender em seus sets...


Quanto a marca, marca n eh nada, MODELO é tudo...

pro cara ai que disse que Epiphone é marca meia boca, melhor ficar queto...

Vai testar uma guitarra descente (no minimo pego uma Special)...

pra mim a unica marca que nunca vi guitarra ruim é Ibanez (n to puxando saco n, nem to falando q n existem ruins, mas eu nunca testei em nenhuma ruim)...

Ja Fender, Epiphone, ESP, e até Gibson tem modelos ruins...

Rabbit
Veterano
# abr/06
· votar


AxlRJ

Pois eh, acho que eh isso ai. E isso nao eh questao so de imposto nao. Eh questao de ignorancia do consumidor e sabedoria do vendedor.

Ate as fabricas brasileiras tem condicoes de fabricar guitarras de otima qualidade. No Brasil temos madeira e bons profissionais. O problema eh que nunca vai compensar para as fabricas. Por que niguem vai dar valor a uma guitarra brasileira, e vao continuar afirmando que as Gibson-Fender serao melhor, mesmo nao sendo.

Valeu!

Alan_Domingues
Veterano
# abr/06
· votar


danilomagacho

NOTA POLÊMICA: A única marca que realmente faz guitarras ruins é a Ibanez, já que ao invés de criarem outra marca de segunda linha, eles fabricam guitarras de segunda ou de terceira linha, em fábricas meia sola (india, indonesia, etc...) e ainda por cima escrevem Ibanez no Headstock (e cobram caro por esse Ibanez no headstock).

Opa, ainda bem que alguem concorda comigo. Se não iam me chamar de maluco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a As grandes marcas vem relaxando!