Dissonâncias e mais Dissonâncias! Mas como?

Autor Mensagem
gattusjorge
Veterano
# mar/06


E aih Pessoal blz!!

Sou evangelico e toco na banda da minha igreja, mas nao sou assim aquele Juninho Afram, uma coisa q se diga: nossa que fera!
Certa vez eu vi um cara de uma banda aqui de Coroatá-MA(BANDA DOXA) e achei legal q o cara soh tocava com dissonâncias.

Eu quero saber como usar dissonâncias para substituir acordes!

Eu tenho "C maior" = C(7) - F - G - E(7), Am - Dm - Em - Fm - Gm(raramente usado)
Como eu substituiria cada acorde??

Obrigado!!!

gattusjorge
Veterano
# mar/06
· votar


Vamos Lah Galera Vamos Enriquecer o Tópico!!!
:-D

Williamfw
Veterano
# mar/06
· votar


estuda harmonia, dai vias saber o q fazer.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


não tenho ideia do que vc esta falando velho desculpe :(


pelo menos serviu de up \o/

gattusjorge
Veterano
# mar/06
· votar


Lord Derfel Cadarn
não tenho ideia do que vc esta falando velho desculpe :(

hihihi! wallew!

Williamfw
estuda harmonia, dai vias saber o q fazer.

Seria tipow Escala maior, menor e outras mais?

gattusjorge
Veterano
# mar/06
· votar


Âpi!

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


gattusjorge

Eu tenho "C maior" = C(7) - F - G - E(7), Am - Dm - Em - Fm - Gm(raramente usado)

isso ai de cima é pra ser o campo harmonico de dó??? tá errado...

é C Dm Em F G Am Bm5b (em triade)

ou

C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm5b/7 (em tetrades)

usa a busca e procura por:

- Campo harmonico
- Formacao de acordes
- Topicos com duvida sobre acordes

Eu quero saber como usar dissonâncias para substituir acordes!

o mais comum é colocar tensoes nas tetrades...

exemplo:

C - C7M - C7M/9 ou C7M/13 ou C7M/13b e por ai vai...

Williamfw
Veterano
# mar/06
· votar


é um começo já hehehehe
tipo, eu não sei explica direito
mas os dissonantes, nao sei todos, mas é bastante usado pra da um efeito na musica, tipo, um sequencia assim, D D6, por ai vai, nao sei explica direito, nao so professor hehehehe, e os acordes com 7 sao bastante usados para preparaçao, como se o acorde tivesse pegando impulso pra chega num tom maios, nao sei se fui claro. vlw

gattusjorge
Veterano
# mar/06
· votar


Digao
Bicho, me disculpa maz nao consegui intender :-(

Eu uso essas pra substituir as q eu disse eh??

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


gattusjorge

sao as possibilidades...

C - C7M - C7M/9 ou C7M/13 ou C7M/13b

partindo dum acorde de C maior vc tem aquelas variacoes... existem muitas outras, coloquei só um exemplo...

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


gattusjorge

mas tem uma coisa importante, dissonancia sao notas q vc adiciona ao acorde (triade ou tétrade) pra provocar determinado efeito,,, E esse efeito depende da harmonia da musica (conducao de vozes)...

Geralmente por tentativa e erro vc acha um acorde q fique "bonito" mas essa "boniteza" dele tem a ver com a movimentacao das vozes na harmonia...

compliquei... mas é +- isso...

Veja as musicas q tem dissonancias e soam bem... analise as notas dos acordes e veja qual a movimentacao das notas...

por exemplo: veja qual a movimentacao de G7 pra C7M...

G7 C7M

Sol Sol

Si Si

Ré Dó

Fá Mi

nesse exemplo só ouve movimento em 2 das quatro notas... e movimentos pequenos de 1/2 e 1 tom... por isso q soa bem...

Se vc analisar G7 para A7 vai ver q nao soa bem pq a distancia do movimento das vozes é muito grande, dai fica brusco...

Extrapolation
Veterano
# mar/06
· votar


gattusjorge
podias ter escrito melhorzinho... hehe
aquele Gm (usado raramente quer dizer, usado raramente no lugar do Fm né?)

bom... realmente o tom dessa tua musica ae é C MAIOR sim... mas se atentar aos AEM (acordes de emprestimo modal)
logo de cara já temos um C7!!! mas isso nao quer dizer q nao seja o tom dó maior

antes de começar a querer substituir os acordes tens q pensar que função eles desempenham ae

se o marisco nao responder antes de mim eu tento lhe explicar algo hehehe

Extrapolation
Veterano
# mar/06
· votar


C(7) - F - G - E(7), Am - Dm - Em - Fm - Gm

isso né?
|: C7 | F | G | E7 | Am | Dm | Em | Fm ou Gm :|


entao... temos:

I7 | IV | V | ( V7 do VIm ) | VIm | IIm | IVm
AEM dominante secundario AEM


o resto... acho q tu pode procurar pelo forum q tu vai achar as respostas...
ah sim... eu nao tenho certeza absoluta disso ae, pq tb to vendo uma outra forma de tratar isso ae q daria F maior de tom tb

bela harmonia, de q musica é?

gattusjorge
Veterano
# mar/06
· votar


nao eh uma determinada musicaExtrapolation
eh em geral
digamos q a musica respeite toda a harmonia de C maior(com uma leve sétima em C7 eh claro)

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


gattusjorge

vc tem q ver q o C7 e o E7 sao preparacoes.. e o Fm e o Gm emprestimo...

gattusjorge
Veterano
# mar/06
· votar


Digao

blz!

fgr
Veterano
# mar/06
· votar


Nossa, vc acabou de citar um tema chamado "Harmonização"

Devem existir uns 300 livros falando sobre isso então com certeza o que poderemos te passar aqui não chegaria a 1% do conteúdo completo do que vc poderia aprender mas vamos lá..

1° Não se limite as regras
2° Preze ao maxino pelo bom gosto
3° Não abuse das dissonancias

Esse acho que eh o começo...

Agora vamos a parte teorico de grosso modo...

Você tem essa melodia:

C(7) - F - G - E(7), Am - Dm - Em - Fm - Gm(raramente usado)

Pelo que entendi vc tem uma melodia que ocorre uma troca de tom.

Você começa em C(C(7) - F - G - E(7))e depois vai para o seu relativo menor Am(Am - Dm - Em - Fm - Gm)
O Fm e o Gm são acordes E.M(Acorde de emprestimo modal), eles não pertencem aescala de Am e nem de C. chamado tb de outside.

Montando o campo harmonico de C temos:

C - D - E - F - G - A - B

Bom, aqui vou te passar dicas...
Seria impossivel te passar aqui o que levam em, media 3 anos pra se aprenderem um conservatorio mas vamos tentar algo para simplificar e abrir seus horizontes:

A Principio vamos deixar claro que a 7° não eh considerado dissonancia mais e que ela terá que ser usada em todos os acordes com rarissimas exeções.

A Harmonia está ligada diretamente a melodia principal de uma musica..(em uma musica cantada seria o vocal..)

Mas como vc quer apenas acressentar dissonancias vamos resumir isso da seguinte forma..

Não existe "regras", se fosse assim todas as musicas seriam iguais então vou te dar algumas ideias...

C = C7/13- (a 13° menor de C eh Ab que eh a 3m de F, um cromatismo em cima da 3 de F...)

F = F#° (Como a proxima nota eh G, as diminutas costumam insitar os ouvidos para a proxima nota)

G = G7/9 (G eh uma 5°, ela costuma sera nota que pede a tonica ams no caso ela está indo para a 3°)

E7= E/G# (Acorde de passagem para Am... Isso dependendo da melodia pode soarestranho! rs)

.............................

Belloni
Veterano
# mar/06
· votar


Creio que a duvida principal do cara é como ir de um acorde para o outro... Geralmente você faz inversões no acorde... fazendo com q a terça vire tonica, quinta, vire terça... entre outras coisas. Quanto a dissonancia, evite usar no acorde 5 justa, 4 justa e setima Maior.. dae tu vai tirar uns sons bem feios.. ;D

Rabbit
Veterano
# mar/06
· votar


gattusjorge

Bom vc quer deixar a musica mais bonita, e encorpada. Realmente, pra dissonancia nao tem regra, vai de gosto. Sei que vc quer algo mais pratico, entao em vez de estudar tanto por enquanto(aconselho a estudar) faca o seguinte: Compare Harmonias. Pegue uma musica que vc queira encorpar e compare a mesma lista de acordes com musica de Chico Buarque, Vinicius de Morais, Tom Jobim e por ai vai, Dificilmente encontrara alguma musica sem dissonancia. Mais tenha cuidado por que nem sempre ficara bom. Tem acordes que dificilmente poderao ser trocados ou adicionado qualquer nota por que mudara o sentido da musica, vc precisara de muito bom gosto e estudo pra isso.

Extrapolation
Veterano
# mar/06
· votar


gattusjorge
nao eh uma determinada musicaExtrapolation
mas saiu uma musica legal ae

agora, eu vi q a sua duvida realmente era sobre o q o fgr escreveu... mas ele chegou àquela substituições por cauas de uma analise do tipo q eu fiz ae...

e como tá tonal ae essa harmonia, podes pensar em funçao tonica, sub-dominante e dominante...
ou seja... tu pode pegar os acordes do tipo I e substituir por VIm ou IIIm e vice-versa!

entao fica assim
tonica: I, VIm , IIIm
sub: IIm, IV
dom: V7, VIIm7/5b

isso para o tom maior... se fosse menor dariam outros acordes... mas sempre nos mesmos graus

substitua os acordes pelos seus "parentes" ai pra veres como combinam

qualquer outra duvida ae...
depois eu posto uma "reamornização" esdruxula feita por mim
por incrivel q pareça to estudando bioquimica no instante hehe

gattusjorge
Veterano
# mar/06
· votar


beleza galera tou aprendendo pra caramba!!!

;-D

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


gattusjorge


Leia este tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41601/

Pra saber qual dissonância usar, é preciso separar os acordes por categoria (maior, menor, dominante, sub-dominante, diminuto, aumentado, etc.)

Extrapolation
Veterano
# mar/06
· votar


LeandroPanucci
vai te ralar hehehe
eu tento explicar os treco pros cara ai tu vem fala meia duzia de palavras e mata a xapada toda heheheheh

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Extrapolation

sorry ;p

Extrapolation
Veterano
# mar/06
· votar


LeandroPanucci
to brincando
tu é o mestre

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Extrapolation

Sou tão aprendiz quanto qualquer outro.

:)

Extrapolation
Veterano
# mar/06
· votar


LeandroPanucci
entao eu nao sou nada ainda... nem nasci hehehe

gattusjorge
Veterano
# mar/06
· votar


Poxa vida eu tava tntado pegar uma muzk e nao tava pgando uma passagenzinha boba pq nao conhecia direito o uso d diminutos. e ontein eu peguei bakna!!!

pra que servem acordes AUMENTADOS
ei... eu misquicie! o q qi eh dominante e sub-dominante?

pô galera tou morrendo d vergonha
meu nome tem escrito veterano embaixo hehe

mas eh pq eu tenho cadastro aqui desde q eu comecei a pegar em violão!
do tempo q eu quebrava corda colocando pq naum sabia o qto dvia apertar!

gattusjorge
Veterano
# mar/06
· votar


hehe!

gattusjorge
Veterano
# mar/06
· votar


\o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dissonâncias e mais Dissonâncias! Mas como?