Novamente dúvidas sobre pegada...

Autor Mensagem
Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06


Opa!

Esse negócio de pegada e palhetada é um dilema que eu tenho há muito tempo, a princípio sempre achei que pra tocar bem tem que ter pegada, e isso significa "força", principalmente pra mim que toco (ou tento) tocar metal...
Porém tocando dessa maneira como disse não via muitos resultados a não ser notas emboladas, sem precisão, ruídos e etc, fora que nunca conseguia passar de uma certa velocidade...
Porém comecei a treinar com uma pegada bem leve e suave, batendo a palheta o suficiente pra corda vibrar e nada mais, com isso notei uma gigantesca melhora nos meus treinos, consigo tocar mais coisas, tirar mais músicas e o principal, limpo, sem embolar e nada...
Porém eu já ouvi falar por aí que "palhetada de moça" não serve pra metal e etc, não que eu palhete como uma moça hahaha, mas agora tento fazer um negócio mais elegante, limpo, com uma palhetada mais tranquila, mesmo sons como sepultura e slayer...
Agora fica a dúvida, eu estou errado ou realmente era bobeira da minha cabeça? Essa minha nova maneira está certa ou eu tenho que procurar tocar com mais "pegada"?

marcio_zav
Veterano
# mar/06 · Editado por: marcio_zav
· votar


eu estou errado ou realmente era bobeira da minha cabeça
Bobeira!

Toque como achar melhor.
Toque naturalmente, sem ficar "forcando a barra"

Bruttall
Veterano
# mar/06
· votar


Toca do jeito que te agrada, o mais confortável possível...de um jeito que vc execute bem as notas. Ter pegada é executar perfeitamente o que deseja.

SRV5150
Veterano
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Então, não adianta só tocar forte, tem q tocar limpo!!! abafe as cordas q vc não está tocando e vc verá a diferença...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


opa, valew aí pelas dicas

o que acontece muito também é que eu que ouço muito metal estilo sepultura, slayer, pantera acabo vendo vídeos desses guitarristas, e vc tem a impressão que eles estão "estuprando" a guitarra hahaa, e vc acaba achando que aquilo é força, logo vc acha que tem que tocar daquele jeito pra ficar bom...
é algo inconsciente mas aconteceu comigo hehe

danielcastelli
Veterano
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Não acho que seja bobeira, porque eu já notei a mesma coisa.
E se voce parar pra observar, os carar que tem o som mais limpo tipo Petrucci, Satriani, Romeo... nenhum "estupra" a guitarra como você disse.
Mas tem excessos como o Zakk... mas cavalos a parte, eu acho que uma palhetada ais leve ajuda na velocidade e na limpeza sim.

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida
já ouvi falar por aí que "palhetada de moça" não serve pra metal e etc

Se você me olhasse tocando, diria que minha palhetada é de uma moça virgem e cu doce de 16 anos.
Minha palheta mal encosta nas cordas, minha pegada é leve demais.
Entretanto, eu já toquei em várias bandas de Death Metal.

Ouça minha palhetada aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/126980/

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Eu defendo que Metal é música agressiva e deve ser tocada com esse sentimento.

Não é impressão sua, os caras do Slayer, Cannibal Corpse e companhia tocam com muita força, têm uma pegada absurda.

Mas isso nas bases. Solo fica a seu critério.

Base de Metal tem que ser tocada com agressividade, senão perde o propósito.

Cover_Malmsteen
Veterano
# mar/06 · Editado por: Cover_Malmsteen
· votar


cada guitarrista tem seu geito de tocar eu particularmente n gosto de guitarrista que pega leve na palheta, pegada é muito importante em alguns momentos do solo, tem hora q n mais n maioria das vezes sim, isso diferencia um guitarrista genial de um guitarrista comum, e força n só na mão direita mais tbm na esquerda principalmente

Matheus Mattos
Veterano
# mar/06
· votar


sempre achei que pra tocar bem tem que ter pegada, e isso significa "força"

Pegada não é força. Pegada é... pegada.

cada guitarrista tem seu geito de tocar eu particularmente n gosto de guitarrista que pega leve na palheta, pegada é muito importante em alguns momentos do solo, tem hora q n mais n maioria das vezes sim, isso diferencia um guitarrista genial de um guitarrista comum

Putz!! Como não me falaram isso antes? Vou começar a descer porrada nas cordas da minha guita e passar a ser um guitarrista genial. :p

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


Matheus Mattos
por um lado sim, eu com + pegada seria muito melhor. Pq manjo de técnica e teorica oq me mata eh a pegada msm.

GuitarHome
Veterano
# mar/06
· votar


Pegada não é força. Pegada é GEITO!!!

sherminnador
Veterano
# mar/06
· votar


O GEITO vem com o tempo e prática.

GuitarHome
Veterano
# mar/06
· votar


sherminnador
Sim porque nao existe exercicíos de GEITO :P

Spectrum
Veterano
# mar/06 · Editado por: Spectrum
· votar


O GEITO vem com o tempo e prática.

Pegada não é força. Pegada é GEITO!!!
O.o
JEITO! =D
(se vcs tavam falando ironicamente, eu não entendi Oo)

GuitarHome
Veterano
# mar/06
· votar


Spectrum
haha nao é atoa que pego Port quase todo ano :)

Spectrum
Veterano
# mar/06
· votar


GuitarHome
huahaua ^^

teuabreu
Veterano
# mar/06
· votar


Na verdade é importante ter uma dinamica boa, tocar com força, na grosseria e depois suave é importante para criar um clima na musicas, basta ver o Stevie Ray Vaugham, tem momentos que parece que a guita vai gritar de dor, tocando quase que espancando a guita, depois toca suave como se a guita fosse uma moça virgem pedindo carinho.

O importante é saber onde encaixar, e no momento da musica que for necessario tocar das duas maneiras!

Dr Stein
Veterano
# mar/06
· votar


a melhor coisa a fazer é esquecer o jeito q vc toca e simplesmente.....tocar! =D

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06
· votar


Dr Stein
a melhor coisa a fazer é esquecer o jeito q vc toca e simplesmente.....tocar! =D

(2)

diablero
Veterano
# mar/06
· votar


eu toco iguala um colono

sherminnador
Veterano
# mar/06
· votar


GuitarHome

uhuhauha

Metal_X
Veterano
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida

Toke do seu jeito e pronto

Yonas
Veterano
# mar/06
· votar


"palhetada de moça" não serve pra metal e etc
quem diz isso merece mesmo ter tendinite e etc no braço...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


opa hahahha, valew aí pelas dicas
realmente quando o som pede algo mais forte eu aumento a força sim, mas em geral agora eu estou tocando bem na manha, achei bem melhor e estou me desenvolvendo bem mais assim...
talvez metal precise de algo mais forte e etc, mas isso não significa bater na guitarra, acho que isso só iria gerar notas emboladas e ruídos como acontecia comigo, e sim algo preciso, definido, na medida certa...

Metal_X
Veterano
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida

naum precisa ter força p/ tocar metal e sim jeito, jah viu a palhetada do James Hetfield?

Akilo q eh palhetada d metal, o resto eh o resto

Josh_Home
Veterano
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida

Pegada tá no pulso velho... não é força. O Metal_X lembrou de uma coisa bacana, o jeito que o James Hetfield toca... Steve Ray Vaughn é um estilo a parte, ele descia o braço mas atacava as notas certas e nem por isso ele tocava Metal... pegada é JEITO. Tem coisas que não tem manual ou forma de ensinar.

Cover_Malmsteen
Veterano
# mar/06
· votar


Eu estou sempre certo n discutam %$##@!"&*()_+?:>Ç^^`Ç_

pedrobrito
Veterano
# mar/06
· votar


Tocar com pegada não é tocar com força, reveja seus conceitos...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


pegada é JEITO
Tocar com pegada não é tocar com força


é, realmente tive que aprender isso no caminho mais duro hehehe...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novamente dúvidas sobre pegada...